sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Jesus, de onde você vem?


Jesus, de onde você vem?
Quem é Jesus, o Cordeiro, o Noivo, o filho Amado e o escolhido? De onde ele vem?

Sabemos pouco sobre o início de sua vida, apenas que nasceu em Belém, concebido através do poder do Espírito no útero de Maria, uma jovem de Nazaré.

Ela era cheia de graça e de beleza, plena do Espírito Santo, mulher misteriosa, silenciosa, ansiosa, apaixonada por Deus e pela Palavra de Deus, verdadeiramente um dos pobres de Adonai.

Tinha sede do Reino, chorando pelas humilhações do seu povo, o povo escolhido de Deus. Foi para ela que um anjo, Gabriel, foi enviado com o intuito de anunciar que Deus a escolhera para tornar-se a Mãe do Messias. Em seu amor e pequenez ela aceitou: Veja, sou a serva do Senhor. Que seja feito de acordo com sua palavra.
E assim a palavra tornou-se carne em seu ventre fresco e silencioso.

Ela rejubilou no amor que concebeu seu filho, seu corpo, coração e espírito em êxtase silenciosa no beijo de Deus. Após este evento, tão impressionante e grandioso, entretanto tão pequeno, humilde e misterioso, Deus tornou-se carne.

Maria se dirigiu apressada à sua prima, Isabel, que concebera um filho, milagrosamente, em sua idade avançada. Quando estas duas mulheres grávidas se encontraram, grávidas também com esperança misteriosa, e Maria cumprimentou Isabel, a criança no ventre desta, João, que mais tarde batizava no Jordão, estremeceu de alegria. Maria era noiva de um homem chamado José, um homem justo e adorável.

José presenciou o nascimento e testemunhou a alegria e entusiasmo dos pastores; estava presente quando os magos do Oriente vieram adorar o pequeno rei; levou a criança para o templo e ouviu a profecia de Simeão.

Levou a sua amada Maria e a criança no meio da noite como refugiados para o Egito, para fugir da terrível fúria e crueldade de Herodes que mandou matar todos os bebês de Belém e seus arredores.

No Egito, como pobres refugiados, ele deve ter ouvido a criança chamá-lo "papai". Durante cerca de vinte e oito anos, Jesus viveu em Nazaré escondido entre os indefesos, os fracos e os humildes, o filho do carpinteiro.

A forma como ele viveu revela como ele valoriza a humanidade e a vida comum de todo o ser humano em família, especialmente os pobres, os fracos e os humildes. A palavra tornou-se carne e viveu entre nós de maneira simples e pobre como ser humano amado por Deus.


Jean Vanier

Nenhum comentário:

Postar um comentário