quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Deus que tudo vê - Pe. Zezinho, scj

 Pe. Zezinho, scj

Só quem tudo vê e conhece todos os porquês pode julgar direito. É melhor que os religiosos e pregadores parem de mandar gente para o inferno em nome de Deus. Primeiro, porque não possuem esse direito e segundo, porque não sabem o suficiente para dizer o que estão dizendo.
"Deus viu, Deus quer, Deus está vendo" são expressões que muitos de nós usamos sem, às vezes, pararmos para pensar. Claro que Deus está vendo, claro que Deus vê tudo, mas acontece que, às vezes, usamos esta expressão com o intuito de assustar os outros e exercer domínio sobre as pessoas. Aí, não! O Deus que vê o lado ruim, também vê o lado bom. São expressões bonitas que devemos usar mais conosco do que com os outros.
Deus está vendo a atenção que um pai tem pelo filho, o ódio que alguém tem no coração, a malícia, o carinho, a pureza de algum coração. Deus está vendo a inocência, a ira e tudo o que se passa neste mundo. Mais do que isto: o Deus que vê, sabe o que fazer com o que vê.
Mas daí a dizer que Deus está vendo e vai castigar, já é pretensão nossa. Como sabemos que atitude Ele vai tomar? Os desígnios de Deus são insondáveis, diz a Bíblia (Rm 11,33; Jó, 5,9). E diz que Ele também é pronto para a misericórdia (Ef,2-4; Tg 5,11). Se ficamos apenas com a idéia da justiça que pune, perderemos as outras noções de Deus. O Deus que vê, toma as decisões por Ele mesmo, porque Ele faz como o vento, que sopra onde quer, como quer e em quem quer (Jo 3,8). Nada mais errado do que alguns e-mails de pregadores ou fiéis de outras Igrejas que chegam a mim, via Catolicanet, anunciando castigo para quem não lê a Bíblia e não conclui exatamente como eles. Como gostariam de derrotar e calar a boca de quem crê diferente. Deturpam os textos bíblicos ou atribuem a Deus a ira de que estão possuídos... Significativamente, só lembram as passagens que falam do Deus que pune. Nunca as passagens de misericórdia. É que não aprenderam isso nas suas Igrejas. O Deus deles vê o que eles vêem e reage como eles reagiriam. Nada mais errado! Parecem soldados treinados para a guerra santa e não missionários treinados para a paz!
O Deus que tudo vê sabe qual é a dimensão da raiva, a origem daquela raiva, daquele ódio, daquele desequilíbrio. Deus sabe qual é a dimensão daquele amor e a sua origem. Deus conhece a ternura do casal. Sabe quem está precisando de atenção e quem não está, quem deu ou não deu. Não faz sentido o pregador garantir, no púlpito, que Deus vai punir porque está escrito na Bíblia. Lá também está escrito que Ele perdoou gente que jamais seria perdoada pelo mundo. Devemos concluir, sim, que Ele está vendo, mas o que Ele vai fazer só a Ele compete decidir. Muita gente faz o diagnóstico e conclui errado. É certo dizer que Deus vê, mas o que Ele vai fazer é assunto só Dele. Como é que eu posso concluir o que Deus vai fazer, se eu não sei coisas que Deus sabe?
O Deus que tudo vê e tudo sabe, julga os corações que conhece. Deus é quem sabe qual é o sentimento que está naquela alma na hora do ódio, da raiva e de vingança, do crime, do pecado, do castigo. Ou naquela hora de pureza, de carinho, de ternura. Só Ele é que pode julgar o que está vendo e que conclusão vai tirar. Eu não posso...
Deus toma as suas decisões, independente de nossas sentenças, ou de nosso julgamento. O juiz é Ele e não nós. Cuidemos com as nossas expressões e oremos para entender o Deus que tudo vê. Não julgueis porque também sereis julgados, dizia Jesus! (Mt 7,1). E concluía: "Com a mesma medida com que julgarem, vocês serão julgados" (Mt 7,2). O Pai nosso é ainda mais incisivo. Pede a Deus que trate nossas dívidas para com Ele e com os outros da maneira como tratamos as dívidas dos outros para conosco... Convém pensarmos dez vezes antes de recitarmos essa parte do Pai Nosso! (Mt 6,12).

http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários para: online@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário