domingo, 24 de julho de 2011

LITURGIA DIÁRIA


Dia: 24/07/2011

Primeira Leitura: 1º Reis 3, 5.7-12


XVII DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio - I semana do saltério)


Leitura do primeiro livro dos Reis - Naqueles dias, 5O Senhor apareceu-lhe em sonhos em Gabaon durante a noite, e disse-lhe: Pede-me o que queres que eu te dê. 7Sois vós, portanto, ó Senhor meu Deus, que fizestes reinar o vosso servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, e não sei como me conduzir. 8E, sem embargo, vosso servo se encontra no meio de vosso povo escolhido, um povo imenso, tão numeroso que não se pode contar, nem calcular. 9Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal; pois sem isso, quem poderia julgar o vosso povo, um povo tão numeroso? 10O Senhor agradou-se dessa oração, e disse a Salomão: 11Pois que me fizeste esse pedido, e não pediste nem longa vida, nem riqueza, nem a morte de teus inimigos, mas sim inteligência para praticar a justiça, 12vou satisfazer o teu desejo; dou-te um coração tão sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti e nem haverá depois de ti. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(118)

REFRÃO: Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!
1. Minha partilha, Senhor, eu o declaro, é guardar as vossas palavras. - R.
2. Mais vale para mim a lei de vossa boca que montes de ouro e prata. - R.
3. Venha-me em auxílio a vossa misericórdia, e console-me segundo a promessa feita a vosso servo. Venham sobre mim as vossas misericórdias, para que eu viva, porque a vossa lei são as minhas delícias. - R.
4. Por isso amo os vossos mandamentos, mais que o ouro, mesmo o ouro mais fino. Por isso escolhi as vossas leis como partilha, e detesto o caminho da mentira. - R.
5. São admiráveis as vossas prescrições, por isso minha alma as observa. Vossas palavras são uma verdadeira luz, que dá sabedoria aos simples. - R.


Segunda Leitura: Romanos 8, 28-30


Leitura da carta de São Paulo aos Romanos - Irmãos, 28Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios. 29Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos. 30E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou. - Palavra do Senhor.


Evangelho: Mateus 13, 44-52


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 44O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. 45O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. 46Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra. 47O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. 48Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta. 49Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos 50e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isto? Sim, Senhor, responderam eles. 52Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário