domingo, 15 de fevereiro de 2015

Evangelho do Dia - 15/02/2015

Ano B - DIA 15/02


Jesus cura um leproso - Mc 1, 40-45

Um leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, suplicava-lhe: “Se queres, tens o poder de purificar-me!”. Jesus encheu-se de compaixão, e estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: “Eu quero, fica purificado”. Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. Jesus, com severidade, despediu-o e recomendou-lhe: “Não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho”. Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar e a divulgar muito este acontecimento, de modo que Jesus já não podia entrar, publicamente, na cidade. Ele ficava fora, em lugares desertos, mas de toda parte vinham a ele.


Leitura Orante

Oração Inicial


Hoje, domingo, Dia do Senhor, dia do encontro com a comunidade, com a família, com os amigos, dia de descanso... Vale lembrar que os primeiros cristãos, quando se reuniam nas casas para escutar os ensinamentos dos apóstolos e dividir o pão (At 2, 42-47), costumavam ler as Escrituras em busca de uma orientação para as situações que estavam vivendo. Seguindo seu exemplo, também nós queremos dedicar alguns momentos do nosso dia para o encontro com a Palavra de Deus. 
Predispondo-nos para a leitura orante, peçamos: Senhor Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justos e nos alegrarmos sempre com a vossa presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


1- Leitura (Verdade)


Leia o texto do Evangelho que nos narra o encontro de Jesus com o homem leproso. Jesus, cheio de compaixão, acolhe e cura o homem. Procure compreender as condições impostas para uma pessoa com lepra: andar com as vestes rasgadas, os cabelos soltos, a barba coberta, viver isolado e, diante das pessoas, gritar sua condição: impuro!, impuro! Detenha-se nas palavras de súplica e profissão de fé do homem: "Se queres, tens o poder de purificar-me!". Observe as palavras pronunciadas por Jesus e os gestos realizados por ele. O que me impressionou de maneira especial nesta passagem? Quais foram as palavras, as expressões que mais chamaram a atenção? Dedique alguns minutos para refletir sobre o texto.

2- Meditação (Caminho)


É o momento de realizar o encontro da Palavra de Deus com a nossa vida. Procure ver o que o texto pode trazer à sua experiência de fé para enriquecê-la. De que maneira este texto é um convite a viver hoje a fé com maior dinamismo? Acolha a prontidão de Jesus em atender ao pedido do homem, manifestando o desejo divino de que o leproso possa experimentar a vida plena na comunhão com o seu Senhor. Qual realidade você deseja que Jesus, com sua misericórdia, toque, purifique, cure? Que maravilhas o Senhor realizou em sua vida e você deseja proclamar e testemunhar? 

3- Oração (Vida)


Com o coração agradecido pelo encontro com o Senhor, pela riqueza da Palavra de Deus que nos anima, fortalece, orienta e guia, é o momento de elevar a Deus as orações. Faça as preces espontaneamente e após cada pedido repita: Libertai-nos, Senhor, e fazei-nos viver!

4- Contemplação (Vida e Missão)


Este texto, faz com que eu me comprometa a dar mais testemunho da minha fé, aproximando-me dos que sofrem e os amparando em suas necessidades?

Bênção


- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário