sábado, 14 de fevereiro de 2015

Evangelho do Dia - 14/02/2015

Ano B - DIA 14/02


A multiplicação dos pães - Mc 8, 1-10

Naqueles dias, novamente se juntou uma grande multidão e não tinham o que comer. Jesus, então, chamou os discípulos e disse: “Sinto compaixão desta multidão! Já faz três dias que estão comigo e não têm o que comer. Se eu os mandar embora sem comer, vão desfalecer pelo caminho; e alguns vieram de longe”. Os discípulos responderam: “De onde conseguir, aqui em lugar deserto, pão para saciar tanta gente?”. Ele perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?”. Eles responderam: “Sete”. Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, deu graças, partiu-os e deu aos discípulos para que os distribuíssem. E distribuíram à multidão. Tinham também alguns peixinhos. Jesus os abençoou e mandou distribuí-los. Comeram e ficaram saciados, e ainda recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. Eram umas quatro mil.Então ele os despediu. Logo em seguida, Jesus entrou no barco com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta.


Leitura Orante

Oração Inicial


A meditação da Palavra de Deus é também chamada Leitura orante ou Lectio divina. De origem latina, a expressão significa "Leitura de Deus". Ou seja, quando refletimos e rezamos as Sagradas Escrituras, estamos chegando ao coração do próprio Deus. Hoje, o Evangelho nos convida a conhecer o coração de Jesus, um coração que sente compaixão pela multidão faminta, desamparada, peregrina ... 
Peçamos que o nosso coração também esteja sensível aos apelos da Palavra de Deus e aos nossos irmãos que passam necessidades. Rezemos: Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.

1- Leitura (Verdade)


Em silêncio, faça uma leitura calma e atenta do texto. Agora, procure recordar a leitura. Faça memória do lugar, dos personagens, das palavras de Jesus, dos gestos de Jesus... Que personagens aparecem no texto? Que estão procurando? Por que estão recorrendo a Jesus? Como Jesus se comporta com estes personagens? Que mudanças acontecem entre a situação inicial e a situação final dos que se aproximam de Jesus? Que mensagem Jesus quer transmitir com suas atitudes, gestos e palavras? O que significa estar em um deserto? O que significa sentir fome? Sede?

2- Meditação (Caminho)


É o momento de relacionarmos a nossa reflexão com a vida. Qual a mensagem do texto para mim hoje? Qual sentimento o texto despertou em mim? Que luz Jesus me revela com sua mensagem, seus gestos, suas atitudes? O que Cristo está me pedindo? Faça um momento de silêncio para confrontar a meditação com a realidade que você vive.

3- Oração (Vida)


A Palavra meditada agora se transforma em oração. O que o texto me faz dizer a Deus? Faça sua oração espontaneamente ou reze o salmo 23(22):O Senhor é o meu pastor, nada me falta... 

4- Contemplação (Vida e Missão)


De que maneira esta passagem nos compromete? Quem é o faminto, o sedento, o necessitado a quem quero servir no dia de hoje? Pense em uma ação bem concreta para ser realizada durante o dia, em resposta ao apelo que o próprio Deus despertou em seu coração.

Bênção


- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o seu olhar. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Angela Klidzio, fsp
angela.klidzio@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário