sábado, 4 de outubro de 2014

Evangelho do Dia - 04/10/2014

Ano A - DIA 04/10


A volta dos setenta e dois. - Lc 10,17-24

Os setenta e dois voltaram alegres, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do teu nome”. Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cobras e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo. Nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos nos céus”. Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho 
e aquele a quem o Filho o quiser revelar." Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: "Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir." 


Leitura Orante

Oração Inicial


Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os que se encontram com a Palavra neste espaço virtual:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.

1- Leitura (Verdade)


O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 10,17-24, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Os discípulos retornam da missão e o que mais os satisfez foi o fato de terem exorcizado o demônio, em nome de Jesus. Não contam nada do acolhimento das cidades à Boa Nova anunciada. Jesus lhes responde que mais importante que submeter o inimigo é pertencer ao Reino “porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu “. Este é também um momento de alegria. Jesus também "ficou muito alegre" e agradeceu ao Pai , Senhor do Céu e da terra. Os sábios a quem se refere são os chefes dos judeus. Os "sem instrução" são os discípulos, os que têm necessidade de aprender. Diz ainda: “Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo”. Os discípulos são felizes, testemunhas privilegiadas dessa revelação do Mestre

2- Meditação (Caminho)


O que o texto diz para mim, hoje?
Este texto me convida a avaliar a minha fé. Quais são as maravilhas que Deus realiza na minha vida e na vida de minha família, de minha comunidade? Sou feliz por ter meu nome escrito no céu? O que faço para que isto aconteça? Os bispos da América, em Aparecida, disseram: " Diante de tudo damos graças a Deus e o louvamos por tudo o que nos tem sido dado. (...) Sobretudo, nos tem sido dado Jesus Cristo, a plenitude da revelação de Deus, um tesouro incalculável, a “pérola preciosa” (cf. Mt 13,45-46). Verbo de Deus feito carne, Caminho, Verdade e Vida dos homens e das mulheres aos quais abre um destino de plena justiça e felicidade. Ele é o único Libertador e Salvador que, com sua morte e ressurreição, rompeu as cadeias opressivas do pecado e da morte, revelando o amor misericordioso do Pai e a vocação, dignidade e destino da pessoa humana." (DAp 6).

3- Oração (Vida)


O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a oração de Jesus:
Ó Pai, Senhor do céu e da terra,
eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução
aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos.
Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.

4- Contemplação (Vida e Missão)


Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de fé. Em casa, na rua, no trabalho, onde estiver, em qualquer situação, vou contemplar a ação de Deus e na sua presença agradecer por revelar-se aos pequenos.

Bênção


O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br


Outubro 2014 - Mês Missionário
Tema: Missão para libertar
Mensagem do papa Francisco em
http://comunicacatequese.blogspot.com.br/
Outubro 2014 - Mês Missionário
Tema: Missão para libertar
Mensagem do papa Francisco em 
http://comunicacatequese.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário