terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Comentário do Evangelho

Ele é o Filho de Deus

No evangelho de João não encontramos a narrativa do batismo de Jesus. Cabe a João Batista dar o testemunho dele: "Eu vi o Espírito descer do céu... e permanecer sobre ele... é ele quem batiza com o Espírito Santo... Eu vi... e dou testemunho: ele é o Filho de Deus!". Ao escrever seu evangelho, João tem duas referências teológicas básicas: a preexistência e a filiação divina de Jesus. Estes dois temas, que estão presentes no Prólogo (Jo 1,1-18), reaparecem aqui, na fala de João Batista: "... antes de mim ele já existia...", "... ele é o Filho de Deus...". Em todo o evangelho Jesus é apresentado como Filho de Deus e não como filho de Davi.
O batismo de João, com a água, está associado ao batismo de Jesus, no Espírito Santo. Este Espírito sobre Jesus significa o endosso divino da proposta de João Batista, a conversão para a prática da justiça que remove o pecado no mundo, pela qual se entra em comunhão com Deus. Esta é o testemunho de Jesus e é sua proposta para nossa prática missionária.


José Raimundo Oliva

OraçãoPai, tu enviaste Jesus com a missão de nos introduzir no Reino da fraternidade. Dá-me a graça de reconhecê-lo e fazer-me seguidor dele.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário