quinta-feira, 7 de novembro de 2013

SANTO DO DIA - 07/11/2013

07/11
S. Wilibrordo
São Wilibrordo nasceu em Nortúmbria no ano de 658; seu zêlo pela difusão do Reino de Deus será o único motivo de sua dinâmica existência. Este monge, que os biógrafos descrevem de pequena estatura, de cabelos negros, de delicada constiuição, com olhos profundos e vivos, encarna o tipo ideal ocidental; trabalhador que não conhece pausa nem crise de desânimo; austero, prudente, leal, tenaz, devoto do papa. Formado na abadia inglesa de Ripon, com idade de vinte anos fora à Irlanda para aperfeiçoar sua cultura teológica sob a guia do abade Egberto, que aos trinta anos o consagrou sacerdote.

A evangelização da Alemanha do transreno teve início no século VII, no fim a época merovíngia, por obra dos monges irlandeses e anglo-saxões, e atingiu o máximo desenvolvimento no século seguinte com a ação missionária de São Bonifácio. O primeiro a desembarcar na Frísia, nos Países Baixos, foi Wilfrido de York. Depois o abade Egberto, mestre de vida espiritual da época, aí mandou Wilibrordo.

Para erigir a nova sede diocesana na Frísia, Wilibrordo foi de novo a Roma, onde o Papa Sérgio I, a 21 de novembro de 695, o consagrou Bispo, com o nome de Clemente (24 anos mais tarde Gregório II fez o mesmo com o monge saxão Wilfrido-Bonifácio). A partir desse momento seria difícil enumerar todas as viagens do infatigável missionário, das margens do Reno até a Dninamarca. Fundou em Echternach (Luxemburgo) um pequeno convento. Foi homem de ação e de oração, e sobretudo grande organizador, com destacado senso de comando, que lhe permitiu, graças também à formação de Bispos auxiliares (uma novidade para o Ocidente), evitar as divisões das Igrejas com a consequente dispersão da atividade pastoral.

São Wilibrordo morreu aos oitenta e um anos de idade, no dia 07 de novembro do ano 739, no convento de Luxemburgo.
Santo Prosdócimo
São muitos os nomes que soam familiares e típicos de certas localidades italianas, mesmo parecendo insólitos, estranhos ou exclusivos. Estes nomes estão ligados ao culto de um
Santo local, em muitos casos de um antigo Bispo e em outros de um Mártir.

O nome Prosdócimo, pouco freqüente atualmente, para os familiarizados imediatamente mostra sua origem da região do Vêneto, da cidade de Padova e, mais tarde, também de Rieti. Isto porque o culto a este Santo vem de uma tradição muito antiga do século II, que homenageia o primeiro Bispo de Padova, de Rieti e também, Padroeiro destas duas cidades. Segundo narram os registros oficiais da Igreja, Prosdócimo teria evangelizado também toda a Veneza ocidental, numa grande obra de difusão que fixou definitivamente o Cristianismo no coração daquelas populações.

Até a mais bela imagem dedicada à ele, acabou sendo feita por um ilustre artista italiano, faz parte de um conjunto dedicado a Santa Justina, outra mártir célebre daquela região. Na tela, Prosdócimo aparece com o típico atributo do jarro, símbolo da sua incansável atividade de batizador, ou seja, formador do rebanho do Senhor.

Nas várias regiões de Rieti e Padova, o Bispo Prosdócimo teria patrocinado prodígios e milagres, que as mais antigas tradições, descrevem com toda a liberdade de expressão, reforçando ainda mais seus exemplos edificantes de fé em Cristo. Às vezes, porém, os poucos documentos, tornam mais redundantes as tradições. Como foi o caso deste bispo. Depois de sua morte, se encontrou o registro citando que a comunidade erguera fora das muralhas de Padova, a igreja Santo Prosdócimo, que mais tarde se tornou a basílica de Santa Justina, uma das mais belas da cidade.

A glória do Bispo Prosdócimo teria sido de fato Justina, ter sido convertida por ele. Esta nova cristã soube manter intacta a sua fé, enfrentando o martírio na perseguição de Nero. Entretanto, Prosdócimo foi poupado, não havendo nenhum registro, ou tradição, que explique o porque.

O Bispo Prosdócimo morreu naturalmente, carregado de merecimentos e de anos. O seu culto ainda é vigoroso, sendo venerado pelos fiéis, que rezam por sua paternal intercessão nas situações de aflição e desânimo. A Igreja confirmou a sua celebração e no calendário litúrgico, Santo Prosdócimo deve ser homenageado no dia 07 de novembro.

O nome Prosdócimo em grego significa "esperado". Ele foi o primeiro evangelizador destas cidades. De fato, verdadeiramente o esperado por elas, que ainda eram pagãs. A tradição diz que ele teria sido enviado para atendê-las pelo próprio São Pedro, que para isto ele próprio o consagrou como o primeiro Bispo de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário