quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Evangelho do Dia - 13/11/2013

Ano C - DIA 13/11

Jesus cura dez leprosos. - Lc 17,11-19

Caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Estava para entrar num povoado, quando dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a certa distância e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto estavam a caminho, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.


Leitura Orante

Oração Inicial


Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se neste ambiente virtual.Queremos hoje, fazer tudo "em nome" de Deus. Por isso, rezamos:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Rezo o Salmo 117 - Deus é o nosso aliado
Louvem ao Senhor, nações todas, e o glorifiquem todos os povos!
Pois o seu amor por nós é firme, e sua fidelidade é para sempre! Aleluia!

1- Leitura (Verdade)


O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na Bíblia: Lc 17,11-19
A lepra era uma doença de pele, grave, contagiosa, que impedia a participação e o relacionamento na vida quotidiana, e também, no culto. No livro Levítico (Lv 13,45-46) esta doença é regulamentada em lei para proteger as demais pessoas do contato e, não, para ajudar os portadores de lepra. Diz o texto citado: “ Quem tiver sido declarado doente por afecção cutânea, andará esfarrapado e despenteado, com a barba coberta e gritará: “Impuro, impuro!” Viverá à parte e terá sua morada fora do acampamento”. Há o caso de Naamã, curado nas águas do Jordão e convertido ao deus de Israel (2Rs 5). Os doentes incuráveis se agrupam. Quando Jesus passa pela Samaria, eles pararam longe para não contaminarem. Dali gritaram pedindo ajuda. Nas palavras de Jesus a eles, está implícita a cura. Quando ele diz: “peçam aos sacerdotes que examinem vocês”. Ao obedecer, os leprosos demonstram fé. E no caminho, se vêem curados, sem necessidade dos vários ritos. Então um dos dez volta para agradecer. Os outros preocupam-se com o aspecto jurídico de reconhecimento oficial da cura. O que volta, dá glórias a Deus. A gratidão expressa no retorno daquele samaritano (pagão) curado que se ajoelha diante de Jesus e agradece põe em relevo a ingratidão dos outros nove que rapidamente se esqueceram da mediação do Mestre.

2- Meditação (Caminho)


O que o texto diz para mim, hoje?
A gratidão a Jesus pela salvação é elemento essencial da vida cristã. No texto lido, só um homem curado foi agradecido. Pergunto-me e me examino: sou uma pessoa reconhecida, agradecida pela graça e misericórdia de Deus para comigo? De quantas “lepras” já fui curado/a por Jesus? Quantas agradeci?
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: “A vida nova de Jesus Cristo atinge o ser humano por inteiro e desenvolve em plenitude a existência humana “em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural”. Para isso, faz falta entrar em um processo de mudança que transfigure os vários aspectos da própria vida. Só assim será possível perceber que Jesus Cristo é nosso salvador em todos os sentidos da palavra. Só assim manifestaremos que a vida em Cristo cura, fortalece e humaniza. Porque “Ele é o Vivente, que caminha a nosso lado, manifestando-nos o sentido dos acontecimentos, da dor e da morte, da alegria e da festa”. (DAp 356).

3- Oração (Vida)


O que o texto me leva a dizer a Deus?
O bem-aventurado Alberione dizia: "Tudo nos vem de Deus. Tudo nos leva ao Magnificat!"
Rezo, espontaneamente, e concluo com o Salmo 118.
Agradeçam a Deus!
Agradeçam ao Senhor, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre!
A casa de Israel repita: o seu amor é para sempre!
A casa de Aarão repita: o seu amor é para sempre!
Os que temem o Senhor repitam: o seu amor é para sempre!
Na minha angústia, eu gritei para o Senhor: ele me ouviu e me aliviou.
O Senhor está comigo: jamais temerei! O que o homem me poderia fazer?
O Senhor está comigo, ele me ajuda: eu verei a derrota dos meus inimigos!
É melhor refugiar-se no Senhor do que depositar confiança no homem.
É melhor refugiar-se no Senhor do que depositar confiança nos chefes.
As nações todas me cercaram: em nome do Senhor , eu as rechacei!
Cercaram-me, fecharam o cerco: em nome do Senhor, eu as rechacei!
Cercaram-me como vespas, ardendo como fogo no espinheiro: em nome de Javé, eu as rechacei!
Iam empurrando para me derrubar, o Senhor porém me socorreu.
O Senhor é minha força e energia, ele é a minha salvação.
Há gritos de júbilo e vitória nas tendas dos justos: «A direita do Senhor é poderosa!
A direita do Senhor é sublime! A direita do Senhor é poderosa!»
Não vou morrer. Eu viverei para contar as obras do Senhor.
O Senhor me castigou e castigou, mas não me entregou à morte! Abram para mim as portas do triunfo: vou entrar agradecendo ao Senhor .
Esta é a porta do Senhor: os vencedores entrarão por ela.
Eu te agradeço, porque me ouviste, e foste a minha salvação! (...)
Tu és o meu Deus, eu te agradeço. 
Meu Deus, eu te exalto! 
Agradeçam ao Senhor, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre!

4- Contemplação (Vida e Missão)


Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será se agradecimento pelos infinitos dons de Deus na minha vida.

Bênção


- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Irmã Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário