domingo, 10 de novembro de 2013

LITURGIA DIÁRIA - 10/11/2013


Dia: 10/11/2013
Primeira Leitura: Mc 7,1-2.9-14


XXXII DOMINGO COMUM*
(Verde - ofício do dia )


Leitura do Segundo Livro dos Macabeus.
Naqueles dias: 1 Aconteceu que foram presos sete irmãos, com sua mãe, aos quais o rei, por meio de golpes de chicote e de nervos de boi, quis obrigar a comer carne de porco, que lhes era proibida.
2 Um deles, tomando a palavra em nome de todos, falou assim: 'Que pretendes?
E que procuras saber de nós? Estamos prontos a morrer, antes que violar as leis de nossos pais'. 

9 O segundo, prestes a dar o último suspiro, disse: 'Tu, ó malvado, nos tiras desta vida presente. Mas o Rei do universo nos ressuscitará para uma vida eterna,
a nós que morremos por suas leis'. 10 Depois deste, começaram a torturar o terceiro. Apresentou a língua logo que o intimidaram e estendeu corajosamente as mãos.
11 E disse, cheio de confiança: 'Do Céu recebi estes membros; por causa de suas leis os desprezo, pois do Céu espero recebê-los de novo'. 12 O próprio rei e os que o acompanhavam
ficaram impressionados com a coragem desse adolescente, que considerava os sofrimentos como se nada fossem. 13 Morto também este, submeteram o quarto irmão aos mesmos suplícios, desfigurando-o. 14 Estando quase a expirar, ele disse: 'Prefiro ser morto pelos homens tendo em vista a esperança dada por Deus, que um dia nos ressuscitará.
Para ti, porém, ó rei, não haverá ressurreição para a vida!'


— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Responsório (Sl 16,1. 5-6. 8b. 15)

— Ao despertar, me saciará a Vossa Presença e verei a vossa face!
— Ao despertar, me saciará a Vossa Presença e verei a vossa face!

— Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios! 
— Os meus passos eu firmei na vossa estrada, e por isso os meus pés não vacilaram.
Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! 
— Protegei-me qual dos olhos a pupila e guardai-me, à proteção de vossas asas. Mas eu verei, justificado, a vossa face e ao despertar me saciará vossa presença!


.Segunda Leitura (2Ts 2,16 - 3,5)


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:
Irmãos: 16Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou em sua graça e nos proporcionou uma consolação eterna e feliz esperança, 17animem os vossos corações e vos confirmem em toda boa ação e palavra. 3,1Quanto ao mais, irmãos, rezai por nós, para que a palavra do Senhor seja divulgada e glorificada como foi entre vós. 2Rezai também para que sejamos livres dos homens maus e perversos pois nem todos têm a fé! 3Mas o Senhor é fiel; ele vos confirmará e vos guardará do mal. 4O Senhor nos dá a certeza de que vós estais seguindo e sempre seguireis as nossas instruções. 5Que o Senhor dirija os vossos corações ao amor de Deus e à firme esperança em Cristo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus. 


Evangelho (Lc 20,27-38)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27Aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: 'Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela.' 34Jesus respondeu aos saduceus: 'Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. 37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor de 'o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó'. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele.'

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário