sexta-feira, 31 de maio de 2013

31.05 - Evangelho da Visitação de Nossa Senhora



Uma visita especial

Lucas 1,39-56

39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia.
40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria,
a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 Com um grande grito, exclamou:
"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!"
43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?
44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos,
a criança pulou de alegria no meu ventre.
45 Bem-aventurada aquela que acreditou,
porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".
46 Maria disse:"A minha alma engrandece o Senhor,
47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
48 pois, ele viu a pequenez de sua serva,
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
49 O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.
51 Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.
52 Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou.
53 De bens saciou os famintos despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor,
55 como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre".
56 Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Reflexão

Hoje é a festa da visitação de Nossa Senhora à sua prima Isabel, e o evangelho narra esta visita. Quando Lucas fala de Maria, pensa à comunidade do seu tempo que viviam separados nas cidades do Império Romano e lhes oferece em Maria um modelo de como devem se relacionar com a Palavra de Deus. Certa vez, ouvindo Jesus falar de Deus, uma mulher do povo exclamou: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram!”, elogiando assim a Mãe de Jesus. Imediatamente, Jesus respondeu: “Felizes, muito mais aqueles que escutam a palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 11,27-28). Maria é o modelo da comunidade fiel que sabe praticar a Palavra de Deus. Descrevendo a visita de Maria a Isabel, o evangelista ensino como devem agir as comunidades para transformar a visita de Deus no serviço aos irmãos e às irmãs.

O episódio da visita de Maria a Isabel deixa claro outro aspecto típico de Lucas. Todas as palavras e as atitudes, sobretudo o cântico de Maria, são uma grande celebração de louvor. Parece a descrição de uma solene liturgia. Assim, Lucas, lembra o ambiente litúrgico e celebrativo, em que Jesus se formou e no qual as comunidades devem viver a própria fé.


Lucas 1,39-40: Maria visita sua prima Isabel. Lucas acentua a prontidão de Maria em responder às exigências da Palavra de Deus. O anjo lhe falou da gravidez de Isabel e Maria, imediatamente, se levanta para verificar o que o anjo lhe tinha anunciado, e sai de casa para ajudar uma pessoa que passa necessidades. De Nazaré até às montanhas da Judá são mais de 100 quilômetros! Não havia carros, ônibus ou trens.

Lucas 1,41-44: A saudação de Isabel. Isabel representa o Antigo Testamento que está em seus momentos finais. Em Maria, é o Novo que está despontando. O Antigo Testamento acolhe o Novo com gratidão e confiança, reconhecendo nele o dom gratuito de Deus que vem realizar e completar toda e qualquer expectativa do povo. No encontro das duas mulheres se manifesta o dom do Espírito que faz exultar de alegria o ser que está no ventre de Isabel. A Boa Nova de Deus se revela sua presença numa das coisas mais comuns da vida humana: duas mulheres do lar que trocam as visitas para se ajudar. Visita, alegria, gravidez, crianças, ajuda recíproca, casa, família: Lucas quer deixar intuir e ajudar a descobrir nas comunidades (e a todos nós) a presença do Reino. As palavras de Isabel, até hoje, fazem parte da oração mais conhecida e rezada em todo o mundo que é a Ave Maria.


Lucas 1,45: O elogio de Isabel a Maria. “Feliz aquela que acreditou na realização das palavras do Senhor”. É o lembrete de Lucas às comunidades: acreditar na Palavra de Deus, porque tem a força de realizar o que Ela afirma. É Palavra criadora. Gera uma nova vida no seio de uma virgem, no seio de pessoas pobres e abandonadas que A acolhe com fé.

Lucas 1,46-56: O cântico de Maria. Muito provavelmente, este cântico, era já conhecido e cantado nas comunidades. Ela ensina como deve ser rezado e cantado. Lucas 1, 46-50: Maria inicia proclamando a mudança que se deu em sua vida graças ao olhar amoroso de Deus, cheio de misericórdia. Por isso, canta feliz: “Exulto de alegria em Deus, meu Salvador”. Lucas 1, 51-53: canta fidelidade de Deus para com seu povo e proclama a mudança que o braço de Javé está realizando em favor do pobres e dos famintos. A expressão “braço de Deus” lembra a libertação do Êxodo. É esta força salvadora de Deus o que dá vida à mudança: dispersa os orgulhosos (1, 51), derruba os tronos dos poderosos e levanta os humildes (1, 52), manda de volta os ricos de mãos vazias e enche de bens os famintos (1, 53). Lucas 1, 54-55: No final, ele lembra que tudo isso é expressão da misericórdia de Deus para com seu povo e expressão de sua fidelidade às promessas feitas a Abraão. A Boa Nova não é uma resposta à observância da Lei, mas expressão da bondade e da fidelidade de Deus às promessas feitas. É o que Paulo ensina nas cartas aos Gálatas e aos Romanos.

O segundo livro de Samuel conta a história da Arca da Aliança. Davi quis colocá-la em sua casa, mas ficou com medo e disse: “Como pode vir a mim a Arca do Senhor?” (2 Sm 6,9). Davi ordenou, assim, que a Arca fosse colocada na casa de Obed-Edom. “E a Arca do Senhor ficou três meses na casa de Obed-Edom, e o Senhor abençoou Obed-Edom e toda a sua casa” (2 Sm 6, 11). Maria, à espera de Jesus, é como a Arca da Aliança que, no Antigo Testamento, visitava as casas das pessoas levando benefícios. Ela vai até a casa de Isabel e fica lá três meses. E enquanto fica na casa de Isabel, toda a família é abençoada por Deus. A comunidade deve ser como a Nova Arca da Aliança. Visitando a casa das pessoas, deve trazer benefícios e a graça de Deus às pessoas.

Para uma avaliação pessoal
1. O que nos impede de descobrir e de viver a alegria da presença de Deus em nossa vida?
2. Onde e como a alegria da presença de Deus se dá hoje em minha vida e naquela da comunidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário