terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Os santos, os ídolos, a Tradição e a Palavra de Deus

O leitor "Samuel" enviou-nos a seguinte mensagem, em resposta ao post "Prostrar-se (ajoelhar-se) é adorar?":


"A Biblia diz que os santos (pessoas convertidas) que morreram estao la (no Céu), porem nao diz que eles intercedem por nos.O fato de os pedidos estarem presentes ali nao quer dizer que sajem os pedidos feitos a imagens de santos. A Biblia em nenhum momento cita alguem que recorreu a algum irmao que ja havia falecido para interceder por ele. Quem ja faleceu e vive no ceu, vive no ceu e nao pode fazer nada por nos que estamos na terra, se a Biblia nao diz isso quer dizer que voces acrescentaram. E nao diga que nenhum pastor esta nos levando a crer que voces idolatram imagens de santos. Eu vejo com meus proprios olhos, vejo parentes,conhecidos, colegas fazendo promessas exageradamente para santos, pedidndo muitas coisas e prometendo coisas extremamente desnecessarias e abusivas. E no meio de tudo isso se esquecem do Deus vivo, se quer citam o nome dEle!

Jesus disse que tudo o que pedissemos a seu Pai, no nome dEle (Jesus),o Pai nos daria. Ja vi um padre dizer que os proprios fieis catolicos tem essa ideia de idolatria e tambem disse que a Igreja nunca pediu para que eles tivessem os santos como Idolos intercessores, mas no proprio Documento do Compendio Vaticano afirma que Maria deve ser invocada na Igreja como medianeira. Voce poderia interceder por mim, mas alguem que ja morreu e esta no ceu concerteza nao pode fazer isso. Se tem alguem aqui que faz uma interpretacao pessoal da Palavra nao somos nos, falamos somente o que ela diz. O problema e que voces dao mais importancias a tradicoes de homens do que a Palavra de Deus. Voce pode ver pelo resultado, ja que voce gosta de ver pelo crescimento e numero de conversoes, os grupos protestantes ainda nao sao os maiores, mas sao os que mais crescem no Brasil. Isso e o que diz o ultimo IBGE.

Obrigado! E Deus os abencoe!"
-


Prezadíssimo Samuel, 

Deus o abençoe. Tentaremos esclarecer as tantas confusões que você apresentou no seu comentário, mesmo sabendo que é uma tarefa impossível para qualquer ser humano, e explicaremos porquê.

Você já ouviu aquele ditado que diz que o pior cego é o que não quer ver? Infelizmente, tenho que dizer, parece-me que você se enquadra neste grupo. A Bíblia Sagrada diz, literalmente, que as orações dos santos são apresentadas diante de Deus. Você reconhece este fato, logo, não há mais o que discutir, se é que você, como protestante, reconhece a Bíblia como única regra de fé e prática para o cristão. Por que você considera algumas partes da Bíblia como verdades inquestionáveis, e despreza outras? Eu lhe digo porquê: isso acontece porque você aprendeu e foi condicionado a observar a interpretação que o seu "pastor" faz da Bíblia, e não o que a Bíblia diz realmente.

Nós vivemos num país livre e você tem todo o direito de escolher a religião que quer seguir. Não estamos aqui tentando convertê-lo à Igreja Católica. Nossa intenção principal é defender a verdade, pura e simplesmente. Então, entenda por favor que católico algum faz pedidos para "uma imagem de santo", assim como o "pastor" ensinou para você. Isso é um tremendo absurdo! Estamos no século 21; será possível que você realmente acredite que somos tão ignorantes a ponto de pensar que uma imagem de gesso possa fazer alguma coisa por nós? Por favor, não nos ofenda com tamanha estupidez.

Como já expliquei a algumas dezenas de pessoas por aqui, as imagens são símbolos para nós, assim como a fotografia de uma pessoa querida que está distante serve para matar a saudade. Você carrega uma foto da sua mãe, da sua esposa ou da sua filha na carteira? Ou tem um porta-retrato com a foto de alguém que você ama sobre a sua escrivaninha? Você pode olhar com carinho para essa foto, mas você com certeza não crê que aquela foto seja a pessoa, a não ser que você esteja completamente maluco. A foto é um símbolo, uma representação de alguém; da mesma maneira, são as imagens dos santos.

Agora, pessoas malucas, confusas, ignorantes e/ou ruins existem em todo lugar. Eu conheço realmente muitos casos de "pastores evangélicos" bandidos. Alguns estão sendo processados até por estupro, tortura e ameaça de assassinato, como é o caso do Marcos Pereira, da "Assembleia de Deus" (veja aqui).

Existem muitos casos desse tipo. "Pastores" presos ou investigados por formação de quadrilha então, nem se fala. E quantas pessoas que se declaram "evangélicas" cometem todo tipo de crime em nome da sua religião? Eu sei e você sabe que são milhares.

Mas nem por isso eu vou dizer que todo "evangélico" é estuprador, ladrão, torturador, criminoso... Então, porque você julga a Igreja Católica com base nas práticas equivocadas de meia dúzia de conhecidos seus?

Para saber o que é a Igreja, você precisa conhecer o que a Igreja de fato ensina, e não partir do mau exemplo um ou outro sujeito que se diz católico. Isso não é óbvio? Gente boa e gente ruim sempre existirá, e estão em todos os lugares, em todas as instituições, confessando todas as religiões. Mas será que os maus exemplos servem como parâmetro para julgar uma instituição? Os traidores de uma causa por acaso representam esta causa?

Você já ouviu falar em argumento ad-hominem? Pois você acaba de usá-lo. O argumento ad-hominem é uma falácia: é tentar negar uma proposição apontando as falhas do autor da proposição. Não tem nenhuma base lógica nem racional, e é injusto por sua própria natureza. Uma pessoa qualquer que defenda ou represente uma determinada causa pode ser indigna, mas a causa que ela defende pode ser justa e digna... ou, no caso da Igreja, santa. Entende isto? A Igreja, mesmo sendo santa, abriga pecadores. Mas o pecador não pode representar a Igreja, e sim o santo. Por quê? Porque o santo faz o que a Igreja ensina, e o pecador é infiel ao que ela ensina. Simples.

Estou aqui tentando abrir um pouco a sua mente, ampliar os seus horizontes, mas sei que é uma tarefa praticamente impossível se eu não contar com o Auxílio Divino, pois as suas ideias estão completamente condicionadas, o seu julgamento é preconcebido desde a raiz. Em todo caso, entenda que "ídolo", no contexto bíblico é uma coisa, e santo é outra, completamente diferente. "Ídolo" vem do latim idolus, que deriva do grego eidolon. Esta palavra significa, literalmente, uma imagem ou objeto inanimado ao qual se atribui vida própria e poder. No contexto do Antigo Testamento, é a imagem de um falso deus pagão. Veja como é totalmente impossível classificar como "deuses" os santos, ou suas representações artísticas. Nós não cremos que os santos sejam os nossos salvadores, nem os criadores do Universo e nem os juízes dos vivos e dos mortos. Por isso, os santos, nossos irmãos no Céu, não podem receber culto de latria, isto é, adoração, que é devida somente a Deus. É esta a doutrina católica.

Quanto à questão da "tradição dos homens", da qual o "pastor" tanto fala, responda por favor, quem é que segue tradição de homens: a única Igreja que tem dois mil anos de história e vem do tempo dos Apóstolos ou uma "igreja" derivada do movimento de um grupo de homens que começou no século XVI? A Igreja que preserva a Tradição dos Apóstolos ou alguma "igreja" que foi inventada há alguns poucos anos ou, no máximo, há algumas décadas?

A Palavra de Deus, por excelência, é Jesus Cristo, que deixou a sua Igreja Una neste mundo, sob a condução dos seus Apóstolos, aos quais Ele deu autoridade. Mostre-me, - eu o desafio, - onde a Bíblia diz que devemos nos basear exclusivamente na Escritura como regra de fé e prática, desprezando a Sagrada Tradição da Igreja.

Você não vai encontrar tal passagem, porque ela não existe. Mas eu lhe mosto onde a Bíblia diz que devemos preservar a Tradição:

Em 2 Tessalonicenses 2, 15:
"Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavras, seja por epístola nossa."

Aí está o Apóstolo Paulo declarando, objetivamente, que devemos guardar não somente o que está escrito (as epístolas dos Apóstolos formam a maior parte do Novo Testamento da Bíblia), mas também a Tradição Apostólica.

Em 2 Tessalonicenses 3, 6:
"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a Tradição que de nós recebeu."

Afastem-se de todo irmão que não anda segundo a Tradição da Igreja! O que mais é preciso que a Bíblia diga, para que alguém se convença da falsidade da doutrina da sola scriptura?

Você também vai encontrar a Bíblia afirmando que a Igreja é a coluna e o sustentáculo da Verdade para o cristão (1Tm 3,15), e não a Escritura sozinha. Você também vai encontrar Jesus Cristo dizendo aos escribas e fariseus o seguinte:

"Vocês examinam as Escrituras, porque vocês acham que nelas tem vida eterna, mas elas falam de Mim, e vocês não querem vir a Mim, para que tenham a vida" (Jo 5,39-40)

Claro como água! Não bastam somente as Escrituras: é preciso aderir à Igreja, sobre a qual o Senhor prometeu que as portas do Inferno nunca triunfariam, e com a qual Ele estaria até o fim do mundo! Em 2Pedro 1,20 etá escrito:

"Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal."

Mais uma vez, a Palavra é direta: e Escritura não é para ser interpretada por cada um, segundo seu bel-prazer! Se fosse para cada um ler a Bíblia, interpretar "do seu jeito" e sair por aí fundando "igrejas", cada um ensinando uma doutrina diferente da outra, o Senhor não teria dado autoridade aos Apóstolos, especialmente a Pedro, que foi o primeiro pastor terreno da Igreja, o primeiro Papa:

"Tu és Pedra e sobre esta pedra edifico a minha Igreja" - Jesus Cristo a Pedro (Mt 16,18)

"Vai e confirma os teus irmãos" - Jesus Cristo a Pedro ((Lc 22, 31-32)

"Apascenta o meu rebanho" - Jesus Cristo a Pedro (Jo 21, 14-27)

"O Senhor me escolheu dentre vós (Apóstolos) para que da minha boca os pagãos ouvissem o Evangelho." - O próprio Apóstolo São Pedro, dando testemunho da missão que lhe foi confiada diretamente por Jesus Cristo (At 15, 1-12)

Finalizando, sim, é verdade, o último censo diz que o número de protestantes vêm aumentando no Brasil. Assim como a Bíblia Sagrada diz que nos últimos tempos a apostasia crescerá, e muito, e a verdadeira Igreja será perseguida.

A Luz de Nosso Senhor brilhe sobre o seu discernimento
Henrique Sebastião


Fonte: http://vozdaigreja.blogspot.com/2003/01/os-santos-os-idolos-tradicao-e-palavra.html#ixzz2JPOwWoK6

Nenhum comentário:

Postar um comentário