quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Evangelho do Dia - 17/01/2013

Ano C - Dia: 17/01/2013



Vai mostrar-te ao sacerdote

Mc 1,40-45

Um leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, suplicava-lhe: "Se queres, tens o poder de purificar-me!" Jesus encheu-se de compaixão, e estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: "Eu quero, fica purificado". Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. Jesus, com severidade, despediu-o e recomendou-lhe: "Não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho". Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar e a divulgar muito este acontecimento, de modo que Jesus já não podia entrar, publicamente, na cidade. Ele ficava fora, em lugares desertos, mas de toda parte vinham a ele.

Leitura Orante

"A fé cristã é, antes de tudo, um encontro com Jesus, uma pessoa que dá à vida um novo horizonte»
(Bento XVI, encíclica "Deus caritas est», 1).
Peça este novo horizonte, orando:
Jesus, és o Mestre e a Verdade, ilumina-me para que eu melhor compreenda a tua Palavra.

1.Leitura ( Verdade)

- O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto de hoje: Mc 1,40-45.
Constato neste texto que esta é a primeira cura narrada no Evangelho de Marcos.
A lepra, na Bíblia, é símbolo de exclusão, o que é um pecado.
O leproso não podia se apresentar em público, nem conviver com pessoas sadias, pelo perigo de contágio.
Assim, o pecado afastava, isolava e tornava a pessoa intocáveil.
Por isso, são Paulo afirma que, com o pecado, entrou no mundo a morte (Cf Rm 5,12).
O homem que possuia a lepra chegou perto de Jesus, ajoelhou-se e fez seu pedido de forma interessante:
"Eu sei que o senhor pode me curar se quiser."
Jesus sentiu compaixão daquele homem e tocou nele. Jesus toca o intocável.
Naquela cultura, quem tocasse um leproso era contaminado. Jesus não se preocupa com o que pensarão dele.
Vê a pessoa e não, a sua lepra. Tocou nele. E no mesmo Instante o homem ficou curado.

2. Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?
Se quer ser perdoado, purificado de seus pecados, comece reconhecendo quem é Jesus:
Deus feito homem. Depois, faça como o leproso, peça para ele purificar você, "se ele quiser".
Este dado é importante: "se ele quiser". Deus sabe o que é melhor, o que você nem sempre sabe.
Depois, peça a Jesus que toque em você. Lembrarm os bispos, em Aparecida:
" Bento XVI no início de seu Pontificado, fazendo eco a seu predecessor, o Servo de Deus, João Paulo II, e proclamá-las para toda a América Latina: Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar a não perde nada, nada - absolutamente nada - do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se as portas da vida. Só com esta amizade abrem-se realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta... Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo. Quem se dá a Ele, recebe cem por um. Sim, abram, abram de par em par as portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida" (DA<15.)

3. Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Reze esta bela oração de Charles de Foucauld, colocando-se nas mãos de Deus.
Oração do Abandono
Meu Pai,
Eu me abandono a ti, faze de mim o que quiseres.
O que fizeres de mim, eu te agradeço.
Estou pronto para tudo, aceito tudo.
Desde que a tua vontade se faça em mim e em tudo o que tu criastes,
Nada mais quero, meu Deus. Nas tuas mãos entrego a minha vida.
Eu te dou esta vida, meu Deus, Com todo o amor do meu coração,
Porque te amo e é para mim uma necessidade de amor dar-me,
Entregar-me nas tuas mãos sem medida
Com uma confiança infinita porque tu és Meu Pai!

4. Contemplação (Vida)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Procurarei em cada momento do dia de hoje deixar-me "tocar" pelo Senhor.
Quero vencer aquele limite que tenho e que só eu sei.
Quero estar livre de julgar, condenar, não perdoar, discriminar.
Afastarei qualquer preconceito em relação às pessoas diferentes.
Elas também são amadas por Deus.

Obs.: Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, preencha o formulário de cadastro em http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário