domingo, 20 de janeiro de 2013

“Eles não tem mais vinho” (Jo 2,1-11)

 

        A festa das Bodas de Cana é uma das passagens bíblicas mais fascinantes do Evangelho. Maria está na festa, Jesus e seus discípulos também. Maria percebe que o vinho está acabando, e para evitar o constrangimento dos noivos, pois faltará o principal para festa, o vinho, que simbolizava a alegria. Então, Maria se dirige a Jesus, fazendo-lhe um pedido: "Eles não tem mais vinho". Maria ao faz esse pedido a Jesus, porque em seu coração sabia que seu filho podia ajudar. Jesus está ali, junto com seus amigos festejando o casamento, e provavelmente, também tomavam vinho. A resposta de Jesus parece desrespeitosa: "Mulher, porque dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou". Ao dar essa resposta a sua mãe, Jesus quer dizer que ainda não era o momento oportuno para começar sua missão. E Maria não discute com Jesus, e diz aos serventes: "Fazei o que ele vos disser". Só eles ficaram sabendo da origem daquele vinho delicioso, servido por último aos convidados. O bom vinho alegra as pessoas e a festa fica melhor. Com o milagre da Bodas de Caná, Jesus começa a manifestar sua glória e a despertar a fé em seus discípulos.
        Podemos observar a perfeita sintonia entre Maria e seu Filho, Jesus Cristo. Essa sintonia é tamanha, que basta uma palavra de intercessão da Mãe para que o pedido seja prontamente atendido pelo Filho. Jesus não resiste ao pedido da mãe e, faz de sua Maria a suprema intercessora de quantos a Ela recorrem em busca de socorro nas ocasiões de dificuldades e necessidades. Maria, a maior intercessora de todos os cristãos, foi sem dúvida a responsável pelo primeiro milagre operado por Cristo. Não foi preciso que alguém da família fizesse algum pedido a Maria, por usa vontade ela o fez. Maria não só realiza a vontade de Deus, mas nos orienta a fazer o que seu filho mandar. Ele é o vinho novo de nossa vida, assim com transformou água e vinho, ele transforma as situações difíceis em que nos encontramos, situações que muitas vezes pensamos não encontrar a solução. E Jesus no final, nos dá muita alegria, ao ouvirmos o que ele tem a nos dizer.
        Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, está atenta ao que acontece com seus filhos, ela está ao nosso lado caminhando conosco, sabe de nossas necessidades, de nossos sofrimentos e agonias.  O que precisamos saber, é que devemos esperar nossa hora chegar, para recebermos a resposta de Cristo, que realizará as graças pedidas por Maria. Ela está atuante, acolhendo nossos pedidos e apresentando a Jesus.
        Um forte abraço a todos.
   
Mª Elian

Oração:
Maria, mulher atenta em Cana, faze de nós pessoas com olhos abertos e mãos disponíveis. Maria, dá-nos o vinho de Jesus. Que ele multiplique o nosso amor, mesmo que as nossas talhas sejam imperfeitas e de pedra.
"Foi essa caridade preventiva da Virgem Maria que levou Dante – sublime poeta a tantos títulos censurável – a escrever estes esplêndidos versos a respeito da bondade de Nossa Senhora":
Mulher, és tão grande e tanto vales
que, quem graça e a ti não recorre,
seu desejo é o de voar sem ter asas.
A tua benignidade não só socorre
a quem pede, mas muitas vezes,
generosamente, ao pedir, precede.
Em ti, misericórdia, em ti, piedade,
em ti, magnificência, em ti se reúne
tudo quanto na criatura há de bondade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário