domingo, 5 de agosto de 2012

Missa do Apostolado da Oração de nossa Paróquia

Na manhã deste Domingo, dia 05 de agosto de 2012, na Igreja São Joaquim, houve o rito de admissão de novos membros do Apostolado da Oração - entre sócios e zeladores. Os novos  sócios e zeladores do Apostolado acompanhados com suas madrinhas receberam as fitas deste Apostolado, como o  novo sócio Isac, que recebeu  a fita de associado, e as novas fitas de zeladores foram para Antonio, Marinalva e Geralda. A Missa foi presidida pelo nosso Paroco, Pe. José Alexandre Lopes Pereira. Confira um resumo do Apostolado e as fotos da Missa logo em seguida.
“Coração Santo, Tu reinas; O nosso encanto, sempre serás.”
sagrcoracaojesusO Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção; e assim, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.
Para ser membro do Apostolado da Oração, a condição fundamental é o amor. Amor que é o próprio Espírito de Cristo atuando através de nós. Amor que leva a ser manso e humilde de coração e ter um coração simples e pequenino, como o das crianças. O amor não tem idade, a oração não tem idade.
História do Apostolado da Oração:
O Apostolado da Oração está intimamente ligado à Ordem dos Jesuítas. Começou em 1884 em um Colégio desta Ordem na França, onde estudantes de filosofia e teologia estavam ansiosos para fazer algum apostolado. Seu orientador lhes fez ver, que enquanto eram estudantes, não tinham condições para fazer pregação e outros trabalhos de apostolado direto. O que poderiam fazer era oferecer seus estudos, os sacrifícios voluntários e outros atos de piedade. Dois anos depois, este mesmo Padre orientador espiritual publicou um livro chamado O Apostolado da Oração. O livro e a devoção obtiveram a aprovação do Superior Geral da Ordem dos Jesuítas, e o próprio Papa Pio IX o aprovou em 1849. Um bom teólogo, Pe. Gautrelet, SJ, deu o embasamento teológico à devoção ao Sagrado Coração, bem como ao Apostolado da Oração e daí por diante a devoção se propagou rapidamente.
Em 1861 começou a circular o Mensageiro do Coração de Jesus, como órgão oficial do Apostolado. Passou a ser publicado em várias línguas e a Associação recebeu estatutos próprios e aprovação oficial do Papa. A sede da Associação está em Roma e o Superior Geral dos Jesuítas é também o Superior Geral do Apostolado da Oração. Ele os dirige através de um Delegado e Secretário Geral. A idéia central, da qual nasceu o Apostolado é esta: Todos os batizados são chamados a cooperar na edificação do corpo da Igreja e da Comunidade de Fé. Nem todos o fazem da mesma maneira (Ef 4,16). Nem todos podem trabalhar diretamente como apóstolos e missionários. Mas todos podem e devem fazê-lo por meio da oração e sacrifício. São Paulo diz (Col 1,24) que o Cristão deve completar em sua pessoa o que falta à paixão de Cristo, em favor do corpo de Cristo, a Igreja. Assim, nossa vida torna-se um sacrifício, uma oblação, oferecida com Cristo em Cristo, para a Glória de Deus e salvação do próximo.
O Apostolado da Oração no Brasil:
O Apostolado da Oração começou no Brasil em Itu, São Paulo, em 1871, pelo Pe.Bartolomeu Tassei, SJ, considerado o fundador e propagador do AO no Brasil. Antes disto houve um pequeno centro isolado em Pernambuco, em 1867, mas que não teve projeção nacional.
Em 1888 havia cerca de 300 Centros de AO pelo Brasil inteiro, com mais de 400.000 membros. Com a difusão do AO houve um despertar intenso para a Sagrada Eucaristia e a vida de fé. Atualmente, o Apostolado da Oração continua a crescer em fervor espiritual e apostólico, em todo o território nacional.
Estrutura do Apostolado da Oração:
Para maior eficácia no cumprimento de sua missão pastoral, o Apostolado da Oração tem uma estrutura própria e bem definida. Toda a espiritualidade dos membros do AO ficaria destituída de sentido caso seja individualizada, isto é, transformada em fé particular. A organização deve ser observada criteriosamente, caso contrário transformamo-nos num grupo orante sem objetivos, sem atuação nem participação na comunidade.
Estrutura Geral
DIRETOR GERAL MUNDIAL: é o Padre Geral da Companhia de Jesus.
SECRETÁRIO NACIONAL: Nomeado pelo Diretor Geral Mundial, coordena e orienta o AO no território nacional.
DIRETOR DIOCESANO: Nomeado pelo Bispo Diocesano - deve ser um sacerdote.
DIRETORES LOCAIS: Na comunidade paroquial é o Pároco.
CENTRO PAROQUIAL DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
Formado de: Diretoria
Corpo de Zeladores
Famílias Zeladas
Estrutura de um Centro Paroquial:
As atribuições da Diretoria de um Centro do AO são as mesmas de Diretorias de qualquer outra organização:
DIRETOR: Acompanha o grupo promovendo sua formação espiritual e apostólica bem como sua participação e entrosamento nas necessidades pastorais da Comunidade. Dirige as reuniões e celebrações.
PRESIDENTE: Toma todas as providências para o grupo funcionar bem. Distribui as lideranças ou trabalhos, sempre atento às atividades próprias do grupo. Em união com o Pároco, e demais membros da Diretoria, planeja e organiza as Reuniões mensais, Retiros, Celebrações, etc. Geralmente a Presidente é uma Senhora eleita entre as Zeladoras.
VICE-PRESIDENTE: Substitui o (a) Presidente em sua ausência procurando atuar sempre junto a ele(a)
SECRETÁRIO (A) (1ª e 2ª): Responsável pelas anotações das principais idéias e avisos nas reuniões, que serão registradas em livro de atas. Responsável pelo registro de nomes e endereços dos Associados - Zeladores e Famílias Zeladas. Deverá também cuidar da correspondência do Centro.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário