sábado, 24 de março de 2012

CF 2012

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.

Criado por Deus - Pe. Zezinho, scj

Pe. Zezinho, scj

Deus não fabrica lixo, logo, ao me criar, criou um ser importante, que não existia antes e não será nunca mais repetido. Não haverá nunca outra pessoa exatamente como eu, dure o mundo o tempo que durar. Deus não faz clones. Só o ser humano é capaz de tal aberração. Quem não sabe criar, copia, e copia mal!
Quando digo que Deus me criou, parece-me perfeitamente válido, necessário até, que eu coloque o meu ser de indivíduo criado por Deus, como o de um ser privilegiado. Ele podia, no concerto da criação, ter criado tudo o que lhe aprouvesse, menos eu. Se no meio de bilhões e bilhões e bilhões de criaturas Ele escolheu criar também a mim, é porque também tenho um significado no seu projeto e na sua obra. Aqui, ao usar a palavra "eu", nós não estamos sendo nem egoístas e não estamos sendo, neste caso, nem excludentes, nem exclusivistas.
Toda vez que, agradecido, eu louvo a Deus pela chance que me deu de ser alguém, estou com a minha atitude entrando no concerto da criação e dizendo a Deus: "Muito obrigado, Tu que és aquele quem é e deste-me a graça de ser quem sou. Mas assim como Tu és quem és para tudo e para todos, eu também quero ser alguém para os outros. O meu ser só existe em função do Teu ser e da Tua criação. O meu ser perde a importância se não for em função dos outros".
Todos esses sentimentos são lindos e maravilhosos de se ter e devemos mantê-los, porque, sem isso, jamais mantemos o nosso lugar aqui, agora, já, no concerto da criação. Oremos para entendermos isso!

http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários para: online@paulinas.com.br

SANTO DO DIA - 24/03/12

24/03
Dom Oscar Romero
"Sem efusão de sangue não há remissão.¨ Hb 9,22b
Hoje é um dia especialíssimo para nós, na América Latina. No dia 24 de Março de 1980, o Arcebispo de San Salvador, Dom Oscar Romero, foi morto no altar, misturando seu sangue com as ofertas que estava apresentando a Deus, pelo povo sofrido. Seu último sermão, gravado na maior clareza possível, naquele instante da Morte, foi um apelo de justiça e paz. E quando terminou a gravação, ouviram-se também na fita os tiros, que lhe arrebataram a vida terrena.
Eu mesmo me comovi diante dessa gravação, porque se tratava de um grande amigo meu, com quem me encantara e que se correspondia comigo. Escreveu-me um bilhete, que recebi depois que ele fora assassinado. Ele mesmo, no entanto, profetizara: ¨Ressuscitarei em meio ao meu povo. Vivo dentro do povo".

Todo verdadeiro santo continua ressuscitado e vivo no meio do povo.



São Turíbio de Mongrovejo
Turíbio Alfonso de Mongrovejo nasceu na cidade de Majorca de Campos, Leon, na Espanha, em 1538, no seio de uma família nobre e rica. Estudou em Valadolid, Salamanca e Santiago de Compostela, licenciado em direito e foi membro da Inquisição. Sua vida era pautada pela honestidade e lisura, mas, jamais poderia suspeitar que Deus o chamaria para um grande ministério. Quando então foi nomeado Arcebispo para a América espanhola, pelo Papa Gregório XIII, atendendo um pedido do rei Felipe II, da Espanha, que tinha muita estima por Turíbio.

O mais curioso é que ele teve de receber uma a uma todas as ordens de uma só vez até finalizar com a do sacerdócio, para em 1580, ser consagrado Arcebispo da Cidade dos Reis, chamada depois Lima, atual capital do Peru, aos quarenta anos de idade. Isso ocorreu porque apesar de ser tonsurado, isto é, ter o cabelo cortado como os padres, ainda não pertencia ao clero. E, foi assim que surgiu um dos maiores apóstolos da Igreja, muitas vezes comparado a Santo Ambrósio.

Chegando à América espanhola em 1581, ficou espantado com a miséria espiritual e material em que viviam os índios. Aprendeu sua língua e passou a defendê-los contra os colonizadores, que os exploravam e maltratavam. Era venerado pelos fiéis e considerado um defensor enérgico da justiça, diante dos opressores.

Apoiado pela população, organizou as comunidades de sua diocese e depois reuniu assembléias e sínodos, convocando todos os habitantes para a evangelização. Sob sua direção, foram realizados dez concílios diocesanos e os três provinciais que formaram a estrutura legal da Igreja da América espanhola até o século XX. Inclusive, o Sínodo Provincial de Lima, em 1582, foi comparado ao célebre Concílio de Trento. Conta-se que neste sínodo, com fina ironia, Turíbio desafiou os espanhóis, que se consideravam tão inteligentes, a aprenderem uma nova língua, a dos índios.

Quando enviou um relatório ao rei Felipe II, em 1594, dava conta de que havia percorrido quinze mil quilômetros e administrado o sacramento da crisma a sessenta mil fiéis. Aliás, teve o privilégio e a graça de crismar três peruanos, que depois se tornaram santos da Igreja: Rosa de Lima, Francisco Solano e Martinho de Porres.

Turíbio fundou o primeiro seminário das Américas e pouco antes de morrer doou suas roupas, inclusive as do próprio corpo, aos pobres e aos que o serviram, gesto, que revelou o conteúdo de toda sua vida. Faleceu no dia 23 de março de 1606, na pequena cidade de Sanã, Peru. Foi canonizado em 1726, pelo Papa Bento XIII, que declarou São Turíbio de Mongrovejo "apóstolo e padroeiro do Peru", para ser celebrado no dia do seu trânsito.

LITURGIA DIÁRIA - 24/03/2012


Dia: 24/03/2012
Primeira Leitura: Jeremias 11, 18-20

IV SEMANA DA QUARESMA
(roxo - ofício do dia)
 
Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

18Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim: “Vamos cortar a árvore em toda a sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado”.
20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (Salmos 7)

— Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.
— Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.

— Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! Não aconteça que agarrem minha vida como um leão que despedaça a sua presa, sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me!
— Julgai-me, Senhor Deus, como eu mereço e segundo a inocência que há em mim! Ponde um fim à iniquidade dos perversos, e confirmai o vosso justo, ó Deus-Justiça, vós que sondais os nossos rins e corações.
— O Deus vivo é um escudo protetor, e salva aqueles que têm reto coração. Deus é juiz, e ele julga com justiça, mas é um Deus que ameaça cada dia.



Evangelho (João 7,40-53)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”
50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

Incompreensão da missão de Jesus

Jesus ensinava a multidão em Jerusalém, durante a festa das Tendas. Entre eles se discutia se Jesus seria o messias ("cristo"). Sabem que Jesus vem da Galileia, enquanto o messias davídico deveria vir de Belém (na elaboração teológica de Mateus e Lucas, em seus evangelhos, Jesus nasce em Belém).
Os próprios guardas enviados para prender Jesus ficaram tocados por suas palavras dirigidas ao povo. Na censura a estes, os chefes religiosos judeus mostram o desprezo que tinham pelo povo, considerado ignorante da Lei, maldito e pecador.
Estes chefes, com uma compreensão messiânica diferente da popular, descartavam o messianismo de Jesus, por sua origem humilde, e procuravam matá-lo, porque sua prática libertadora ameaçava a estrutura religioso-política do Templo.


José Raimundo Oliva

Oração
Pai, ajuda-me a acolher, sem preconceitos, a revelação de Jesus, pois sua identidade messiânica de Filho de Deus transparece nas palavras e nos sinais que ele realizou.

O Evangelho do dia 24/03/2012 ( Sabado)

Ano B - Dia: 24/03/2012


Ninguém falou como Ele

Leitura Orante


Jo 7,40-53

Muitas pessoas que ouviram essas palavras afirmavam: De fato, este homem é o Profeta! Outros diziam: Ele é o Messias! E ainda outras pessoas perguntavam: Mas será que o Messias virá da Galiléia? As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou. Então o povo se dividiu por causa dele. Alguns queriam prender Jesus, mas ninguém fez isso. Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram: Por que vocês não trouxeram aquele homem? Eles responderam: Nunca ninguém falou como ele! Então os fariseus disseram aos guardas: Será que vocês também foram enganados? Por acaso alguma autoridade ou algum fariseu creu nele? Essa gente que não conhece a Lei está amaldiçoada por Deus. Mas Nicodemos, que era um deles e que certa ocasião havia falado com Jesus, disse: De acordo com a nossa Lei não podemos condenar um homem sem ouvi-lo primeiro e descobrir o que ele fez. Por acaso você também é da Galiléia? perguntaram eles. Estude as Escrituras Sagradas e verá que da Galiléia nunca surgiu nenhum profeta.

Leitura Orante

Preparo-me para a Leitura Orante,
com toda a comunidade
presente neste espaço virtual, rezando:
- Vinde, ó Deus em meu auxílio.
- Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Hino

Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.

Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.

A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.

Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.

A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados
um canto novo cantamos.

1. Leitura (Verdade)

Preparo-me para aLeitura Orante, rezando ou cantando:
"Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra,
inunda meu ser, permanece em nós"
- O que a Palavra diz?
Leio atentamente, na Bíblia, este texto de Jo 7,40-53.
No texto aparecem muitas pessoas, guardas, sacerdotes e fariseus, entre eles, Nicodemos, considerado "Mestre em Israel".
Alguns consideram Jesus "o Profeta", outros "o Messias". Outros duvidam porque Jesus vinha de Nazaré da Galileia, enquanto o Messias deveria vir de Belém, na Judeia. Começam a se dividir e alguns querem prendê-lo.
Jesus não julga nem condena ninguém. São as pessoas que, a partir de suas escolhas, se posicionam a favor ou contra ele.
Nicodemos convida o Sinédrio ao bom senso lembrando que a Lei não permitia condenar uma pessoa sem ouvi-la primeiro. O Sinédrio prefere julgar apenas pela origem de Jesus e não, pela sua pessoa. Para eles, da Galileia, ou seja, dos pobres e marginalizados, nada de bom se pode esperar. Nicodemos, o "Mestre em Israel", é tratado como ignorante e desprezado. Se aceitar Jesus, deverá se afastar do Sinédrio.

2. Meditação(Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?
Onde me posiciono ou me situo? A favor de Jesus? Ou contra? Jesus é para mim o Messias, o Profeta ou o Filho de Deus? Com que personagens me identifico? Com o povo? Com os doutores da Lei? Com os fariseus? Ou com Nicodemos? Tenho preconceitos em relação às pessoas considerando-as pela sua origem e não pelo que elas são? Faço um breve momento de silêncio para me examinar.
Cristo é o único Caminho (Jo 14,6). Ninguém pode ir ao Pai a não ser por ele. Por isso confirmo meu projeto de vida no seu seguimento. E esta confirmação está de acordo com o que disseram os bispos em Aparecida: "A Igreja tem como missão própria e específica comunicar a vida de Jesus Cristo a todas as pessoas, anunciando a Palavra, administrando os sacramentos e praticando a caridade. É oportuno recordar que o amor se mostra nas obras mais do que nas palavras, e isto vale também para nossas palavras nesta V Conferência. Nem todo o que diz Senhor, Senhor... (cf. Mt 7,21). Os discípulos missionários de Jesus Cristo tem a tarefa prioritária de dar testemunho do amor de Deus e ao próximo com obras concretas. Dizia São Alberto Hurtado: "Em nossas obras, nosso povo sabe que compreendemos sua dor". (DAp 386).

3. Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda Igreja, a
Oração da Campanha da Fraternidade 2011
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.
4. Contemplação(Vida/ Missão)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar, a partir desta oração é de reconhecimento de Jesus como Filho do Deus vivo. Ele é o Mestre, Verdade, Caminho e Vida. Tratarei as pessoas sem preconceitos, mas como são, filhas de Deus.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
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I. Patrícia Silva, fsp

sexta-feira, 23 de março de 2012

Coroa das Setes Dores de Nossa Senhora


A quaresma, sobretudo na Semana Santa, é uma época oportuna para   acompanharmos as dores de Nossa Senhora. Convidamos você para
estarmos ao lado de Virgem Dolorosa em sete das dores que ela
teve.  As dores d'Ela foram muitas, imensas...
E não foram apenas sete.
Aqui estão episódios tirados dos Santos Evangelhos. Eles formam o caminho de dores da Filha amorosa de Deus Pai sofrendo em sua alma padecimentos semelhantes aos da Paixão de seu Divino Filho.
Nada desse mundo serve de comparação para as dores que Ela sofreu junto a Jesus. Nenhuma criatura viveu com tanto amor essas dores. Também, só Ela pode ser chamada de corredentora!  Só Ela pode ser chamada de Onipotência Suplicante!
Unamos nossas dores imperfeitas aos sofrimentos d'Ela.  Considerando os padecimentos da Mãe Dolorosa, encontraremos ânimo para suportarmos as dificuldades de nosso dia a dia, teremos força para subirmos ao alto de nosso próprio Calvário.
Coroa das Sete Dores de Nossa Senhora
A Coroa das Sete Dores de Nossa Senhora relembra as principais dores que a Virgem Maria sofreu em sua vida terrena, culminando com a paixão, morte e sepultamento de Seu Divino Filho. E junto à Cruz que a Mãe de Jesus torna-se Mãe de todos os homens e do corpo Místico de Cristo: a Igreja Católica.
Virgem Dolorosa_.jpg
Unir-se às dores de Maria é unir-se também às dores de Nosso Senhor Jesus Cristo.
No início reza-se o Creio, o Pai Nosso e 3 Ave-Marias. Para cada dor de Maria deve-se rezar 1 Pai Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.
Primeira Dor de Nossa Senhora: A Apresentação de Jesus no Templo e a profecia de Simeão
Ao apresentar o Menino Jesus no Templo, Maria encontrou Simeão que proferiu a seguinte profecia: "Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma (Lc 2, 34-35)
Unidos à dor que Maria sentiu nessa ocasião, peçamos forças e graças para suportarmos com paciência todas as dores de nossas vidas, e para nos mantermos afastados do pecado.
1 Pai Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.
Segunda Dor de Nossa Senhora: A fuga para o Egito
Após o nascimento de Jesus, o Rei Herodes quis matá-lo e, por causa disso, um anjo do Senhor apareceu a São José e disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise". Obediente, "José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito." (Mt 2, 13-14).
Unidos à dor que Maria sentiu nessa ocasião, peçamos forças e graças para suportarmos com paciência as dores de nossas vidas, e para nos mantermos afastados do pecado.
1 Pai Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.
Terceira Dor de Nossa Senhora: A perda do Menino Jesus no Templo
Terminada a festa da Páscoa, o Menino Jesus ficou em Jerusalém sem que seus pais o percebessem. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. (Lc 2, 43-50)
Unidos à dor que Maria sentiu nesta ocasião, peçamos forças e graças para suportarmos com paciência todas as dores de nossas vidas, e para nos mantermos afastados do pecado.
1 Pai Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai
Quarta Dor de Nossa Senhora: O encontro com Jesus no Caminho do Calvário
Um dos momentos mais pungentes da Paixão é o encontro de Jesus com Sua Mãe no caminho do Calvário. As lágrimas que Maria deramou na ocasião, a troca de olhar com o Filho, a constatação das crueldades que Ele estava sofrendo, tudo causava imensa dor no Seu Coração de Mãe.
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Unidos à dor que Maria sentiu nesta ocasião, peçamos forças e graças para suportarmos com paciência todas as dores de nossas vidas, e para nos mantermos afastados do pecado.
1 Pai Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai
Quinta dor de Nossa Senhora: Maria fica de pé junto à Cruz de Jesus
Maria acompanhou de perto todo o sofrimento de Jesus na Cruz e assistiu de pé à sua morte: "junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofás, e Maria Madalena" (Jo 19, 25)
Unidos à dor que Maria sentiu nesta ocasião, peçamos forças e graças para suportarmos com paciência todas as dores de nossas vidas, e para nos mantermos afastados do pecado.
1 Pai Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.
Sexta Dor de Nossa Senhora: Maria recebe o corpo de Jesus morto em seus braços
Nossa Senhora da Piedade, é assim que o povo católico invoca Maria nesse momento da Paixão. Depois "tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em panos com os aromas, como os judeus costumam sepultar." (Jo 19, 40)
Unidos à dor que Maria sentiu nessa ocasião, peçamos forças e graças para suportarmos com paciência todas as dores de nossas vidas, e para nos matermos afastados do pecado.
1 Pai Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai
Sétima Dor de Nossa Senhora: Maria deposita Jesus no Sepulcro
O sepultamento de Seu Divino Filho foi a última dor que Maria sentiu durante a Paixão. "No lugar em que ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um sepulcro novo, em que ninguém ainda fora depositado. Foi ali que depositaram Jesus." (Jo 19, 41-42)
Unidos à dor que Maria sentiu nesta ocasião, peçamos forças e graças para suportarmos com paciência todas as dores de nossas vidas, e para nos mantermos afastados do pecado.
1 Pai Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.
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Privilégios para quem pratica essa devoção:
Em revelação particular a Santa Brígida, devidamente aprovada pela Igreja, Nossa Senhora promete conceder sete graças para quem, cada dia, rezar sete Ave-Marias em honra das suas dores e lágrimas:
Eis as promessas:
  • Porei a paz em suas famílias;
  • Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios;
  • Serão consolados em suas penas e os acompanharei nas suas aflições;
  • Tudo o que pedirem lhes será concedido, contanto que nada se oponha à vontade adorável do Meu Divino Filho e à santificação das suas almas;
  • Irei defendê-los nos combates espirituais contra o inimigo infernal e serão protegidos em todos os instantes da vida;
  • Irei assistí-los visivelmente no momento da morte e verão o rosto da Sua Mãe Santíssima;
  • Obtive do Meu Filho que, os que propaguem esta devoção (às Minhas Lágrimas e Dores), sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois terão todos os seus pecados apagados e o Meu Filho e Eu seremos a sua eterna consolação e alegria.
Oração Final

Estava a Mãe dolorosa
Junto à Cruz, lacrimosa,
Da qual pendia o seu Filho.
Banhada em pranto amoroso,
Neste transe doloroso,
A dor lhe rasgava o peito.
Estava triste e sofria
Porque ela mesma via
As dores do Filho amado.
Quem não chora, vendo isto,
Contemplando a Mãe do Cristo
Em tão grande sofrimento?
Dai-me, ó Mãe, fonte de amor,
Que eu sinta a força da dor,
Para que eu chore contigo.

Fazei arder meu coração
Do Cristo Deus na paixão,
Para que eu sofra com Ele.
Quero contigo chorar
E a Cruz compartilhar,
Por toda a minha vida.
Por Maria, amparado,
Que eu não seja condenado
No dia de minha morte.
Ó Cristo, que eu tenha sorte,
No dia de minha morte
Ser levado por Maria.
E no dia em que eu morrer,
Fazei com que eu possa ter
A glória do Paraíso. Amém

No signo da esperança, México aguarda Bento XVI

León, 23 mar (RV/SIR) - Passados cinco anos de sua primeira visita à América Latina – quando esteve no Brasil, em maio de 2007 –, Bento XVI volta ao “continente da esperança” no âmbito da 23ª Viagem Apostólica Internacional de seu Pontificado.
Como Sucessor de Pedro, vem confirmar os irmãos latino-americanos na fé “para proclamar neste solo a Palavra de Cristo e para reforçar a convicção de que este é um tempo precioso para evangelizar com fé vigorosa, esperança viva e caridade ardente”. Nas pegadas de seu imediato predecessor inicia esta viagem – que depois o levará a Cuba – começando pelo México, cinco vezes visitado por João Paulo II, sendo o país mais visitado pelo Papa Wojtyla depois da sua Pol?nia, aonde voltou 8 vezes como Pontífice.
Segundo Sucessor de Pedro a vir a este grande país da América Latina, qual peregrino da esperança Bento XVI vem ao México para esta visita pasto ral que tem como tema “Juntos na esperança, discípulos de Jesus”, no signo da grande “Missão Continental”, projeto de animação missionária oriundo da Conferência de Aparecida que busca fazer de todos os fiéis discípulos e missionários de Jesus Cristo. No âmbito das celebrações pelo bicentenário de independência do México, Bento XVI visita a Arquidiocese de León – no Estado de Guanajuato –, situada ao norte da capital federal, Cidade do México.
É considerada a região mais católica do país, 94% dos mexicanos de Guanajuato se professam católicos. Unindo-se a seus compatriotas de toda a nação e aos demais latino-americanos de países vizinhos que aqui vieram para ver e ouvir o Sucessor de Pedro, os habitantes de Guanajuato esperam Bento XVI para uma demonstração de fé e devoção, de alegria e festa. Feliz por receber pela primeira vez o Sucessor de Pedro, Guanajuato espera também fazer uma demonstração de hospitalidade e serviço, de i dentidade local e orgulho regional, de organização e logística – destaca a imprensa local. De fato, o Prefeito de León, Ricardo Sheffield, convida seus concidadãos a saírem às ruas para presenciar a visita de Bento XVI, “porque se trata de um evento que dificilmente se repetirá”, ressalta.
O primeiro cidadão desse importante município industrial e centro universitário afirma que em León será garantida uma cidade segura e em harmonia para todos os visitantes. Um cordão de 100 km será formado por todo o trajeto da chegada do Papa – destaca a imprensa local -, que se estenderá do Aeroporto Internacional de Guanajuato, em León, até o Colégio Santíssima Virgem de Miraflores, onde o Santo Padre ficará hospedado durante sua permanência no México. De fato, 165 mil voluntários jovens de grupos católicos – como testemunho e esperança – formarão um cordão humano que ladeará o percurso que o Pontífice fará de papamóvel.
E a partir desta quinta -feira, o Estado Maior Presidencial e a Guarda Suíça assumem o controle total do Colégio Miraflores de León. Efetivos da Polícia Federal cercam as imediações da instituição educacional, a fim de garantir a maior segurança e tranquilidade possível ao Papa. Nas adjacências, faixas comemoram a visita do Santo Padre. Igualmente, nas casas diante do Colégio Miraflores dominam o branco e amarelo, cores da bandeira vaticana.

Mexicanos: Estamos felizes porque o Papa nos traz paz e esperança


Le[on, 23 mar (SIR) - Faltando apenas poucas horas para a chegada do Papa Bento XVI à cidade de León, a agência ACI Prensa do grupo ACI, recolheu o testemunho de várias pessoas que já contam as horas para a primeira e histórica visita do Santo Padre ao México entre os dias 23 e 26 de março. Patrícia Eugenia Cruz, casada e mãe de duas meninas, comentou que espera "com muita felicidade o Santo Padre.
Espero também que nos traga uma mensagem de paz e esperança a todos os mexicanos, e também uma mensagem especialmente de caridade". O Santo Padre chegará ao aeroporto internacional de Guanajuato, na localidade de Silao, na sexta-feira 23 de março às 16:30h aonde será recebido pelo Arcebispo de León, Dom José Guadalupe Martín Rábago; pelo Núncio Apostólico no México, Dom Christophe Pierre; e pelo Presidente Federal da República do México, Felipe Calderón. Para Felipe Martínez, que conversou com a agênc ia ACI Prensa do grupo ACI em espanhol, ao redor da imponente Catedral de León, "com a visita do Santo Padre espero que se renovem todos os valores, que o Papa nos dê novamente esses valores que tanto necessitamos não só no México mas também em toda a América Latina".
Entre as diferentes acolhidas e mostras de afeto que os leoneses brindarão ao Santo Padre, está previsto que junto aos aproximadamente 3500 fiéis que estarão no aeroporto, também toque um grupo tradicional de mariachis. Por sua parte, a senhora Leo de Tejada comentou que da visita de Bento XVI espera "muitas benções porque todos aqui no México as necessitamos". Para José Miguelón "todos os mexicanos estão contentes e alegres porque nunca tinha vindo um Papa a visitar-nos. Estamos todos muito felizes, eu e os meus compatriotas, por este acontecimento do qual temos a honra os cidadãos de León".
As ruas e as estradas nas aforas da cidade de León estão cheias de letreiros que anunciam a chegad a de Bento XVI, entre os quais se destacam os pôsteres que marcam o percurso do Papamóvel e um pôster que afirma que León está preparada para receber "o Papa e o mundo". Na opinião de Mauricio Velásquez, casado também e pai de duas meninas, a visita do Papa Bento XVI ao México será motivo "para que nos traga uma mensagem de paz e esperança" a todos. Martín Ernesto Dávalos Segura, um contador casado e pai de dois meninos, afirmou que "a visita do Papa é uma bênção muito grande. O que torna maior esta bênção é que o mesmo Santo Padre decidiu vir aqui". "É um privilégio e uma honra", concluiu.

Papa no México e em Cuba: Salesianos, “iluminar as mentes e esquentar os corações”

Roma, 23 mar (SIR) – “Será uma visita pastoral e como tal o Papa terá como primeiro interlocutores a Igreja mexicana e cubana e os fiéis em geral. Mas conhecendo a capacidade do Santo Padre de inserir suas intervenções no contexto histórico e social, estou convencido que sua presença e sua palavra ajudarão a iluminar as mentes e a esquentar os corações sobre os problemas atuais”.
Assim padre Pascual Chávez Villanueva, mexicano, novo sucessor de São João Bosco e reitor mor da Congregação salesiana, presente em 132 Países do mundo, fala da viagem apostólica que Bento XVI inicia hoje ao México e na semana que vem a Cuba. Em relação à fé católica no México, padre Chávez lembra que “a população continua a ser profundamente religiosa, com uma fé fortemente marcada em sentido popular”, mas “além disso, é muito vivo o compromisso da Igreja em importantes experiências de uma nova evangeliza ção, através, por exemplo, uma nova imagem da paróquia”.
Em Cuba, por outro lado, “pode-se livremente professar a própria fé, mas a ação da Igreja é limitada ao culto, à catequese e à evangelização” e “todos esperam que a visita de Bento XVI dá um impulso maior à liberdade religiosa e, em geral, ao respeito dos direitos humanos, que como sabemos além de serem universais, são também integrais: não se pode aceitar alguns, como a liberdade religiosa, e negar outros”.

Bento XVI inicia peregrinação no México


O chefe de governo Mario Monti e outras personalidades estiveram no local para se despedir do Papa (Foto: AFP)

Cidade do Vaticano, 23 mar (SIR) - Bento XVI inicia nesta sexta-feira uma viagem de seis dias ao México e Cuba, voltando cinco anos depois à América, onde vivem quase metade (49%) dos 1.196 milhões de batizados.
Este número corresponde a uma percentagem de 28,34 por cento da população total do continente americano, valor que registrou uma queda de 0,2% entre 2009 e 2010. A queda do número de católicos na América Latina, o avanço do secularismo e o aumento da influência das seitas são algumas das principais preocupações que Bento XVI já se manifestou a respeito desta região. Nesse sentido, o Papa revelou a sua intenção de visitar o México e Cuba para ali "proclamar a Palavra de Cristo e para garantir a convicção de que este é um tempo precioso para evangelizar com fé firme, esperança viva e caridade fervorosa”.
A ideia vai ao encontro das conclusões da última Conferência Geral dos Episcopados da América Latina e das Caraíbas, que decorreu em maio de 2007, em Aparecida (Brasil). O Papa inaugurou os trabalhos desta reunião magna, que juntou mais de 260 participantes, e convidou os representantes das conferências episcopais da região a não confundirem o Cristianismo com qualquer ideologia política ou partidária. "Se a Igreja começasse a transformar-se diretamente em sujeito político, não faria mais pelos pobres e pela justiça, mas, pelo contrário, faria menos, porque perderia a sua independência e a sua autoridade moral, identificando-se com uma única via política e com posições parciais questionáveis", alertou.
Perante problemas sociais graves e o avanço das seitas, o Papa considera que Deus e a evangelização são as respostas para os desafios da América Latina e os Bispos foram desafiados a centrarem a sua ação na figura de Jesus para enfrentar "certo enfraquecimento" da vida cristã. Esse fenômeno acontece, segundo o Papa, "devido ao secul arismo, ao hedonismo, ao indiferentismo e ao proselitismo de numerosas seitas, de religiões animistas e de novas expressões pseudorreligiosas". Esta é a primeira vez que Bento XVI visita países de língua hispânica na América Latina e é a sua terceira viagem ao continente americano, após a viagem ao Brasil (2007) e aos EUA (2008).

Papa já partiu para o México


Papa embarca em vôo fretado rumo ao México (Foto: )

Roma, Itália, 23 mar (SIR) – Bento XVI já está em vôo para o México. Esta manhã deixou o aeroporto internacional de Fiumicino (Roma) num avião Boeing 777 (batizado Sestriere).
Entre as várias autoridades que se despediram do Papa, o primeiro ministro italiano, Mario Monti, e o cardeal vicário de Roma, Vallini.
O Papa deve chegar ao aeroporto de Guanajuato por volta das 16h30 locais (+ 4h de Brasília).

Oração do Dia 23/03/12

Oração deste dia 23 de março de 2012

João 7,1-2.10.25-30

Senhor, agindo na contramão dos inimigos de teu Filho Jesus, desejo conhecê-lo sempre mais e reconhecer que foi enviado ao mundo para conduzir a humanidade para ti. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém

Feliz Páscoa!


Feliz Páscoa!

"Nada do que aconteça via nos fazer feliz de novo!"

O medo e a confusão dominaram aqueles que tinham acreditado no poder do amor.

Eles, que tinham aprendido a alegria de amar o próximo daqueles de quem ninguém se aproxima: dos pobres, dos doentes, das prostitutas, dos marginalizados e marginalizadas.

O chão se desfez sob seus pés, a morte os atingiu...

Estranho, porém, foi a morte não os matou algo extraordinário aconteceu: os olhos dos amigos e amigas
que haviam acreditado num mundo transformado pelo amor reconheceram o Mestre esperado e proclamaram:
Jesus é o filho de Deus ressuscitado!

E desde então, para eles e para nós, se coloca com vitória sobre a dor, opressão e morte a certeza da ressurreição.
Alegria, alegria, agora e para sempre.

Amém!

Dividida em feudos - Pe. Zezinho, scj

Pe. Zezinho, scj

Sinto muito Senhor, mas é o que penso. Tua igreja esta dividida em feudos. São castelos fortes e redomas de vidro e de fé onde se entra com facilidade, mas de onde é difícil sair. E quem sai, sai sentindo-se culpado, expulso, excomungado.

São, também, feudos onde só entram os escolhidos pela direção desses castelos fortes da fé e onde os de fora que pensam diferente não são bem vindos. São tão cristãos quanto eles, mas como tem outro jeito de ver a vida, não podem falar naqueles púlpitos nem naquelas redomas.

Sinto muito Senhor, mas as seitas voltaram. Tua igreja está dividida em feudos, redomas, castelos. Abençoa os que conseguem ser cristãos de portões abertos, diastólicos e não sistólicos. Gostaria de ser um desses.

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O imenso filho de Deus - Pe. Zezinho, scj

Pe. Zezinho, scj

Paulo fala da imensidão de Cristo. Não há como medir a sua dimensão, por isso nos convida a mergulhar na sua altura, comprimento, largura e profundidade... Cristo é imenso. Não há como medi-Lo com os padrões deste mundo. O evangelista João afirma que se alguém quisesse escrever tudo o que Ele disse e fez não haveria papel suficiente nem lugar para guardar todos os possíveis livros a seu respeito. E ainda assim não teríamos chegado ao cerne do mistério que foi o Filho de Deus entre nós. A linguagem da Igreja é uma só, mas cada cristão terá seu modo de falar da experiência que teve ao aceitar Jesus como o Cristo.
Creio em Jesus Cristo e penso que o amo. Afirmo que ele é o Filho de Deus eternamente gerado pelo Pai. Não nasceu do Pai porque sempre existiu com Ele. Nascer é começar. Ele não teve começo. No seio da Trindade de pessoas divinas que é o Ser Deus, Ele é a pessoa Filho. Um dia, e só Deus sabe porque e como isso é possível, veio ser pessoa humana.
No período que entre nós viveu, chamou-se Jesus de Nazaré, mas era o Cristo, o ungido que Deus prometera. Admito que na minha Igreja e nas outras há pessoas que amam a Jesus mais do que eu e falam dele com muito mais clareza e profundidade. Falam de Jesus e com Jesus muito melhor do que eu. Tenho aprendido com eles.
Não sou o melhor e nem o mais sábio, nem o mais santo dentre os seus seguidores. Milhões que jamais leram um livro de teologia e não conseguiriam falar dele acreditam e amam Jesus o suficiente para dar a vida por Ele. Não é questão de teologia. É de sintonia que mais cedo ou mais tarde encontra a teologia. O melhor tratado de Cristologia é aquele que nos ensina a tratar o Cristo como Filho de Deus. Pode-se ler um tratado e não tratá-lo como tal. Pode-se tratá-lo como Filho de Deus e nem sequer saber dessas coisas.
Não me impressiono com quem fala bonito sobre Ele, porque pode-se falar bonito sobre Cristo e não segui-lo nem amá-lo. Tenho sido o primeiro a dizer aos que elogiam minha pregação: não confundam palavras bonitas com vida bonita.
Mas conheço gente que fala bonito sobre Jesus e vive o que fala. Conheço quem não sabe muito sobre Ele e até confunde as coisas, mas o ama de verdade. Fazem como o irmão mais novo, que não sabe muita coisa sobre seu irmão mais velho, mas gosta demais de estar com ele e confia no que seu irmão ensina.
Ouvirei todos os que falam de Jesus. Inclusive, quem não sabe muito sobre Ele e se atrapalha no primeiro minuto do seu discurso. Dou-lhe o direito de saber pouca teologia, já que faz o que a teologia manda: ama a Deus e ama as pessoas. Sabe o suficiente para salvar-se.
Só não ouvirei os donos da verdade. Em geral sentem-se donos até do Cristo, mas não são donos nem de si mesmos. Se em nome de Jesus eles puderem destruir alguém, é isso o que farão. Abrem a porta para o Cristo, mas costumam cobrar o seu pedágio.
Creio em Jesus, acho que sei ler a Bíblia. Penso que sei compreender o que os escritores sagrados queriam mostrar. Talvez nem tudo sobre Cristo seja exatamente como alguns daqueles cristãos de primeira hora antigos escreveram. Mas também não será como os padres, pastores e videntes de agora o dizem. Fico com os evangelhos. São suficientes para eu conhecer e amar a pessoa que eles anunciam. No céu, eu saberei a verdade total. Por enquanto, já tenho o suficiente para continuar a buscá-lo.
Sei que Ele voltou para o Pai e um dia retornará a este mundo, mas será diferente do que a primeira vez. Não sofrerá mais, nem será crucificado. Virá com poder e glória para julgar o mundo. Da primeira vez, Ele mesmo disse que veio oferecer salvação. Não veio condenar e sim salvar. Quando voltar será glorioso com todo o seu poder e aí, sim, julgará a humanidade! Não vai ser um dia fácil. Cada um vai ter sua vida mostrada e esmiuçada. Então se saberá porque alguns foram e outros não foram dignos do céu.
O que nossa fraqueza não consegue, a misericórdia dele consegue. É por isso que nós católicos oramos em todas as missas pedindo piedade e perdão. Outros cristãos também o fazem. Nós cremos no imenso poder redentor do imenso Filho de Deus. Há perdão para todos, desde que nos arrependamos de verdade.
Se isso é crer em Cristo, então eu acho que tenho fé. Ainda é pequena, mas é fé. Preocupam-me as pessoas de fé grande, mas fanática, porque pode-se crer muito, mas de maneira errada. Para matar a sede, entre o copo de água e o litro de pinga, eu fico com o copo de água. É menor, mas não embriaga!

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SANTO DO DIA - 23/03/12

23/03
São Turíbio de Mongrovejo
Até os quarenta e dois anos, a carreira de Turíbio (1538-1606) poderia dezer-se que era normal, sob todos os aspectos. Com um tio cônego (tonsurado para poder gozar uma pensão eclesiástica, mas sem receber ordens, como então era corrente), que o protegia, estudara em várias universidades e preparava, em Oviedo, o doutorado em direito. Também ele recebera a tonsura, sem passar, porém mais adiante no serviço da Igreja: estava assim já preparado para ingressar naquela incipiente burocracia de "letrados", a que dera origem a centralização do Estado moderno.

Seguindo o processo normal das coisas, recebeu uma nomeação para o Santo Ofício em Granada. Sua vida particular distinguia-se pela limpeza, mais não parece ter excedido nunca o simplesmente honesto. Nada poderia fazer suspeitar até então o santo e o grande fundador de igrejas.

Mas a indicação de seu nome, por Filipe II, para arcebispo de Lima, deu uma dimensão totalmente nova à sua vida; evoca, em certos aspectos, a transformação que a nomeação para arcebispo de Cantorbery operou em Beckett.

Recebeu uma por uma todas as ordens, com a idade de quarenta e um anos, e a partir deste momento nasce um dos maiores apóstolos da história da Igreja. Calcula-se que percorreu a pé, ou a cavalo, mais de 40 mil quilômetros, visitando até os últimos lugarejos de sua diocese, nunca das geografias mais difíceis do mundo, desde as quebradas com neve perpétua dos Andes, até os desertos tórridos do Pacífico. Segundo seus próprios cálculos, teria administrado pessoalmente o sacramento da confirmação a noventa mil pessoas.

Como chefe da principal Igreja da América, dedicou-se, inflexivelmente, a aplicar a reforma de Trento. Isto levou-o a enfrentar-se repetidas vezes com os vice-reis, com o Conselho das Índias e com o próprio rei, imbuídos de idéias regalistas. Não cedeu: os dez concílios diocesanos e os três provinciais que celebrou formaram a estrutura legal da Igreja da América espanhola até o século XX.

Com razão foi chamado "apóstolo do Peru", e "outro Ambrósio".

LITURGIA DIÁRIA - 23/03/2012


Dia: 23/03/2012
Primeira Leitura: Sabedoria 2, 1.12-22

IV SEMANA DA QUARESMA
(roxo - ofício do dia)

Leitura do Livro da Sabedoria.

1aDizem entre si os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina.
13Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se ‘filho de Deus’. 14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável; 15sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis.
16Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele.
18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.
21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (Salmos 33)

— Do coração atribulado está perto o Senhor.
— Do coração atribulado está perto o Senhor.

— O Senhor volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.
— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.
— Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, e nenhum deles haverá de se quebrar. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.



Evangelho (João 7,1-2.10.25-30)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.
30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

Conflito de Jesus com os judeus

Esta é a terceira viagem de Jesus a Jerusalém, no evangelho de João. É o tempo da festa das Tendas, a mais popular dos judeus, que comemora o fim das colheitas. Para os judeus tem um caráter messiânico, na expectativa do messias que seria o rei de Israel, dominando sobre o mundo todo. A família de Jesus deseja que ele manifeste-se na festa para assumir este papel messiânico (Jo 7,3-4). Ainda mantêm a ideologia do judaísmo, que Jesus insistentemente tem rejeitado. Na realidade o que se configura não é a ascensão ao poder, mas o conflito crescente dos judeus com Jesus, por sua solidariedade com os pobres, negando o sistema opressor do Templo e das sinagogas. A aspiração a usufruir do poder sufoca o apelo de Jesus ao serviço à vida e aos excluídos.

José Raimundo Oliva

Oração
Pai, minha vida está colocada em tuas mãos, pois tu és o Senhor do meu destino. Movido por esta certeza, dá-me a graça de testemunhar, com coragem, o teu Reino

O Evangelho do dia 23/03/2012 ( sexta-feira)

Ano B - Dia: 23/03/2012


Queriam prender Jesus

leitura Orante

Jo 7,1-2.10.25-30

Depois disso, Jesus começou a andar pela Galiléia; ele não queria andar pela Judéia, pois os líderes judeus dali estavam querendo matá-lo. Aconteceu que a festa dos judeus chamada Festa das Barracas estava perto. Depois que os seus irmãos foram à festa, Jesus também foi, mas fez isso em segredo e não publicamente. Algumas pessoas que moravam em Jerusalém perguntavam: Não é este o homem que estão querendo matar? Vejam! Ele está falando em público, e ninguém diz nada contra ele! Será que as autoridades sabem mesmo que ele é o Messias? No entanto, quando o Messias vier, ninguém saberá de onde ele é; e nós sabemos de onde este homem vem. Quando estava ensinando no pátio do Templo, Jesus disse bem alto: Será que vocês me conhecem mesmo e sabem de onde eu sou? Eu não vim por minha própria conta. Aquele que me enviou é verdadeiro, porém vocês não o conhecem. Mas eu o conheço porque venho dele e fui mandado por ele.Então quiseram prender Jesus, mas ninguém fez isso porque a sua hora ainda não tinha chegado.

Leitura Orante

Preparo-me para a Leitura Orante,
rezando com todos os
que navegam pela rede da internet
e com toda a Igreja:

-Vinde, ó Deus em meu auxílio.
-Socorrei-me sem demora.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
- Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Hino
Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.

Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.

A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.

Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.

A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados
um canto novo cantamos.

1. Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?
Rezo ou canto: "Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!" (repetir).
De início, leio na Bíblia, o Evangelho do dia em Jo 7,1-2.10.25-30.
Jesus está no Templo e é a primeira vez que, segundo João, ele ensina. É um ensinamento novo, diferente. E pergunta se o conhecem mesmo. Se sabem de onde ele é. Jesus lhes fala daquele que o enviou. A Boa-Notícia de Jesus causava impacto no povo pois comunicava "um novo ensinamento! Dado com autoridade! "Ele ensina como quem tem autoridade e não como os escribas e dos fariseus" (Mc 1,22). Qual a diferença? Os escribas, quando ensinavam, diziam as sentenças das autoridades da época. Jesus nunca citava doutores, mas ensinava com autoridade, ou seja, sua palavra, Palavra do Pai, que lhe vinha do coração para o coração do povo. Contra esta postura de Jesus, irritadas, as autoridades queriam prendê-lo.

2. Meditação(Caminho)

- O que a Palavra diz para mim?
Acolho o ensinamento novo de Jesus ou prefiro permanecer nos meus tradicionais conceitos? Posso admitir que pouco me interesso por conhecer melhor Jesus e aceitar a sua proposta? Ou prefiro deixar como está? Digo a Palavra ou apenas palavras de grandes pensadores?
Os bispos, em Aparecida, disseram: "O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros "tenham vida n'Ele"."(DAp 137).

3. Oração (Vida)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda Igreja, a
Oração da Campanha da Fraternidade 2012
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

4. Contemplação (Vida/ Missão)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Quero hoje viver com o olhar de Jesus e descobrir, a cada instante, a sua proposta nova para cada situação.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sugestões:
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- Campanha da Fraternidade 2012. Conheça o tema e subsídios: http://bit.ly/wdPtAd
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I. Patrícia Silva, fsp

quinta-feira, 22 de março de 2012

Celibato não é obstáculo para novas vocações, afirma card. Pazienza

Madri, Espanha, 22 mar (SIR/ACI/EWTN Noticias) - O Prefeito da Congregação para o Clero, card. Mauro Piacenza, descartou que o celibato seja um obstáculo a um novo florescimento vocacional de sacerdotes, pois "não devemos trair os jovens rebaixando os ideais, e sim devemos ajudá-los a alcançá-los". "Dos últimos cinqüenta anos virou quase uma moda agredir ciclicamente o celibato eclesiástico. Em alguns ambientes é fácil intuir que se trata de uma verdadeira e própria estratégia", criticou a autoridade vaticana. Em declarações ao site espanhol de informação católica Religión Digital, o card. Piacenza sublinhou que "a Igreja é plenamente consciente da extraordinária riqueza desse dom, que Deus lhe deu. Certamente não é apenas uma lei eclesiástica". O celibato, explicou o Prefeito da Congregação para o Clero, é "uma normal conseqüência, particularmente em harmonia com a identidade do sacerdote e de seu ser configurado a Cristo, totalmente entregue à obra da redenção". Questionado sobre a possibilidade de admitir o sacerdócio feminino como alternativa para aumentar as vocações, o card. Piacenza assinalou que esta questão foi resolvida pelo Beato Papa João Paulo II em sua Carta Apostólica Ordinatio Sacerdotalis, onde este assinalou que a ordenação sacerdotal está reservada só aos homens. O cardeal também se referiu à firme intenção de Bento XVI de limpar a Igreja de maus elementos em seu interior. "É necessário estar sempre vigilantes, porque jamais se termina de 'fazer limpeza', meramente porque nunca se termina de converter-se, e a luta contra o pecado durará até à consumação da história", assinalou. O prefeito vaticano recomendou àqueles sacerdotes que tenham perdido a ilusão em sua vida consagrada, que vivam "a oração e a fraternidade". "A primeira nos põe continuamente em contato com Deus e com a origem e a razão de nossa existência e de nosso ministério. A segunda é condição imprescindível de uma experiência existencial autenticamente humana, na qual a comunhão e a fraternidade é sinal da nova vida que Cristo inaugurou". O cardeal afirmou que "na vida sacerdotal, cada novo dia e cada dia o Senhor reserva algo grande. Se somos realistas e honestos conosco mesmos, todos entendemos que o dom do sacerdócio floresce em nossas mãos dia após dia, ano após ano e, depois de muitos lustros, apresenta-se com toda sua beleza, como jamais poderíamos ter imaginado no dia abençoado de nossa ordenação". "Estou acostumado a viver a dimensão da lembrança, que chega a ser memória. Eu recordo e volto a me apaixonar por Deus", concluiu.

Bento XVI na rota dos afro-descendentes

Cidade do Vaticano (RV) – Da África à América Latina: esta foi, séculos atrás, a rota que milhões de africanos foram obrigados a percorrer na época do período colonial.

Com propósitos bem diferentes, esta é também a rota da próxima viagem de Bento XVI. Em novembro passado, ele visitou o Benin, para entregar ao episcopado africano a Exortação Apostólica Pós-sinodal Africae Munus. Agora, daqui dois dias, dará início a sua 23ª viagem, que desta vez o levará ao México e a Cuba. Podemos fazer uma leitura desta viagem como Bento XVI na rota dos afro-descentes? Quem nos responde é nossa colega do Programa Português-África, Dulce Araújo, que acompanhou inclusive a estada do Pontífice na cidade beninesa de Ouidah:

"Claro que sim, aliás este foi o título de um dos editoriais que fizemos para o nosso site sobre a África, sobre Bento XVI na rota dos afro-descendentes, na rota dos escravos, poderíamos dizer, que é também o título de um projeto que a UNESCO está promovendo há mais de uma década. Precisamente porque o Papa no Benin esteve em Ouidah, onde entregou a Exortação Apostólica pós-sinodal aos bispos na África, à Igreja na África, e estávamos ainda lá quando foi anunciada a viagem agora em março do Papa ao México e a Cuba. E a ideia que me veio é que o Papa encontrava-se nesta rota porque México e Cuba são dois pontos de chegada daqueles milhões de africanos que partiram da África como escravos e que partiram lá de Ouidah, onde se encontra precisamente a "porta do não-retorno", por onde eles passaram e nunca mais voltaram à África e a "porta do perdão", que é um sinal de pedido de perdão do mundo pelo grande crime que foi cometido na história da humanidade – um crime que o Papa João Paulo II definiu o "holocausto esquecido".
Portanto o Papa vai agora a México e Cuba, penso que será também uma bênção para esses milhões de africanos que se encontram na América e no Caribe e aos quais as Nações Unidas dedicaram todo o ano de 2011, precisamente para recordar os males que eles ainda sofrem devido à escravatura, devido ao racismo e para que a cooperação internacional dê mais atenção a isso, lute seriamente contra esses estigmas da escravatura e permita e facilite a participação e a integração dos afro-descendentes em tudo aquilo que é vida social, em tudo aquilo que é gozo dos Direitos Humanos."

A ciência é um dos melhores modos para se conhecer a Deus, afirma padre jesuíta astrônomo

Arquivo
Padre Guy Consolmagno é astrônomo do Observatório Vaticano. Estudar cientificamente o universo ajuda a entender melhor “a pessoa de Cristo”, afirma. O religioso e cientista ítalo-americano, que há mais de 30 anos estuda os asteroides e os cometas (um asteroide foi batizado com o seu nome), não exclui a possibilidade de que haja outra vida inteligente no universo.
 
Mas o ET não faz a fé entrar em crise: “O que aprendemos não anula o que já sabemos. Se um dia descobrirmos que não estamos sozinhos no universo, tudo aquilo em que cremos não é que seja incorreto, pelo contrário, nos daremos conta de que é mais verdadeiro, de modos e formas que nunca pudemos imaginar”. Para confirmar tudo isso, o padre Consolmagno cita o Evangelho de São João: “No princípio era o Verbo, isto é, Jesus, a segunda pessoa da Trindade. O Verbo é a salvação, a encarnação de Deus no universo. Segundo o Evangelho, o Verbo existia antes do universo. O único ponto no espaço-tempo que é o mesmo em todas as linhas temporais. Este é o modo como a salvação acontece, e aqui se manifestou na pessoa de Jesus Cristo”. Antes da criação do universo, Cristo já existia; e, portanto, abraçava, não apenas a nós e a terra, mas a outros hipotéticos seres.

“O ateísmo moderno tende a considerar Deus simplesmente como uma força que “enche os vazios” em nossa compreensão do universo” – observa o jesuíta nascido em Detroit em 1952. “Mas usar Deus para encher os vazios de nosso conhecimento é teologicamente enganoso, já que minimiza Deus e o reduz a outra força dentro do universo em vez de reconhecê-lo como fonte de criação. Aqueles que crêem em Deus não deveriam temer a ciência, mas deveriam considerar a ciência como uma oportunidade que Deus deu à humanidade para que o conheça melhor”. A fé e a razão são como que as duas asas com as quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. É Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em definitiva, de conhecê-lo a Ele próprio, para que, conhecendo-o e amando-o, possa alcançar também a plena verdade sobre si mesmo. O padre Guy Consolmagno precisa que acredita em Deus “não porque Ele seja o final de uma cadeia lógica de cálculos, mas porque experimentou que a física e a lógica podem mostrar-me a beleza, a razão e o amor, mas não explicá-los”. Além disso, a fundamental diferença entre o jesuíta e o cientista ateu Stephen Hawking é que ele reconhece que Deus não é outra parte do universo que explica o inexplicável, mas o “Logos”, a “Razão” mesma.

As outras religiões ou filosofias podem dar-nos uma visão racional do universo, mas “apenas o Evangelho pode nos dizer que a razão mesma se materializa entre nós na forma de Jesus Cristo”. “Tomás de Aquino fala de numerosos mundos”. A encarnação, segundo o Evangelho, aconteceu aqui; mas poderia valer também em qualquer outro lugar. “A Bíblia é a ciência divina, um trabalho sobre Deus” – precisa o padre Consolmagno. “Não é necessário que seja ciência física” e explique como o universo foi construído. Mas um universo sem limites “poderia incluir outros planetas com outros seres criados pelo mesmo Deus de amor. A ideia da existência de outras raças e outras inteligências não é contrária ao pensamento tradicional cristão. Não há nada nas Sagradas Escrituras que possa confirmar ou contradizer a possibilidade de vida inteligente em outras partes do universo”. Nosso conhecimento não é completo; e é uma loucura “subestimar a capacidade de Deus para criar com uma profundidade de modos que nós não entenderemos nunca completamente”. E, portanto, seria da mesma maneira arriscado pensar que “entendemos a Deus completamente”, limitando sua ação ao planeta Terra, e aos outros seres humanos. Observar os asteroides, os meteoritos e os corpos celestes “é uma das coisas que me aproximam de Deus”. Santo Tomás, “que sempre foi proposto pela Igreja como mestre do pensamento e modelo do reto modo de fazer teologia”, reconhece que a natureza, objeto precisamente da filosofia, pode contribuir para entender a revelação divina.

A fé, portanto, não tem medo da razão, mas que a busca e confia nela. Assim como a graça supõe a natureza e a leva a término, do mesmo modo a fé supõe e aperfeiçoa a razão. Esta última, iluminada pela fé, se libera da fragilidade e dos limites derivados da desobediência do pecado e encontra a força necessária para elevar-se ao conhecimento do mistério de Deus Uno e Trino. Já João Paulo II, na encíclica Fides et Ratio, de 1998, advertia que “muitos arrastam sua vida até quase a borda do abismo, sem saber o que vão encontrar”.

A filosofia, que tem a grande responsabilidade na formação do pensamento e da cultura através do “apelo permanente à busca do verdadeiro”, tem que recuperar com força sua vocação original. Portanto, não há motivo para que exista “nenhuma competitividade entre a razão e a fé: uma está dentro da outra, e cada uma delas tem seu próprio espaço de realização”. Assim que, “a fé pede que seu objeto seja compreendido com a ajuda da razão; a razão, no auge de sua busca, admite que é necessário aquilo que a fé apresenta”. Crer na possibilidade de conhecer a verdade universalmente válida não é, em hipótese alguma, fonte de intolerância; pelo contrário, é condição necessária para um sincero e autêntico diálogo entre as pessoas. E os cientistas, com sua pesquisa, “nos dão um crescente conhecimento do universo em seu conjunto e da variedade incrivelmente rica de seus componentes, animados e inanimados, e das complicadas estruturas atômicas e moleculares”.
Vatican Insider, 20-03-2012. A tradução é do Cepat.
Giacomo Galeazzi

Oração do Dia 22/03/12

Oração deste dia 22 de março de 2012

João 5,31-47

Senhor, que eu tenha sensibilidade para perceber nas obras de teu Filho Jesus sua condição de enviado por ti, para conduzir a humanidade pelos caminhos do amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

O COLO DE DEUS

O COLO DE DEUS
Ó, divina beleza,
que resplandece na vida,
do amanhecer ao anoitecer,
como uma força translúcida
que não tem o que esconder,
nem se esconde,
porque mais forte é
do que todas as forças de escondimento.
Deus vivo das entranhas de minh'alma,
que me desperta em cada amanhecer,
com o presente de um dia sempre virgem,
me conferindo um renovado prazer
de desvirginar a vida que vai se irrompendo
em cada momento que acolho...
Na despedida do que não permanece,
na esperança do que pode ficar,
do que veio sem voltar,
do que volta sem ir,
do que nunca sai nem chega,
porque somente É.
Declinando habilmente o infinito de minha vida,
movimentando o gerúndio de minha existência,
para me conduzir do amanhecer de Deus
ao Deus do amanhecer.
Carregando-me para a noite do recolhimento,
da revisão e do consolo;
para a vida do sem-fim,
que viaja em meus sonhos e sentimentos,
que germina, cresce e amadurece sem parar,
numa viagem embalada pela esperança
de uma vida que não termina,
de um sono eterno e consolador,
no colo daquele que de tudo é o Criador.

Antonio de Lisboa Lustosa Lopes

Agua


Água que vem lá da serra e escorre na terra, saltando os espinhos...
Água que vem lá da cascata, nas sombras da mata, vencendo os caminhos!
Água que limpa as feridas da carne e da vida, tirando sinais...
Água que lava e refresca com cheiro de festa os meus ideais!
Água que pensa encontrar tão longe o mar que está à espera...
Água que planta esperanças em minhas andanças de sonho e quimera!
Água que viu tanta gente nascer livremente e crescer sempre mais...
Água que viu, de repente, morrer tanta gente sem seus mananciais!
Água que Cristo bebeu e, um dia, sorveu em forma de mel...
Água que, um dia, molhou os lábios do amor em forma de fel!
Água que nasce na serra do cio da terra com vida fecunda...
Água que vem lá da mina, assim, cristalina, raiz tão profunda!
Água que a nuvem rebenta e cai doce e lenta por sobre a cidade...
Água que faz a enchente matar tanta gente sem dó, sem piedade!
Um dia, cantaste a canção da partilha do pão entre a humanidade...
Pra todos nasceste e jorraste jamais te esquivaste de amar a verdade!
Água - fonte da lida.
Água - fonte da vida.
Água - momento de paz!
Da lida que enobrece, da vida que não empobrece.
Água - descanso me traz!


José Bertoni Nimtz