segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Renunciar e seguir.

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim,
negue-se a si mesmo, e tome cada dia
a sua cruz, e siga-me. Lucas 9.23:

Talvez não haja uma tarefa tão difícil e complicada para nós humanos do que, a renuncia daquilo que nos dá prazer. O que Cristo quis dizer neste versículo aos discípulos? O que significa negue-se a si mesmo, e siga-me? Para compreendermos este “negar” a si mesmo, veremos outro contexto dentro desta historia.

Um certo jovem que queria seguir a Jesus, mas algo impedia de ser um seguidor, fazia tudo certinho, mas isto não trazia pra ele a certeza da salvação. Esta historia é apenas um exemplo de como as vezes é difícil negar a nós mesmo ou renunciar aquilo que nos dá prazer e tem sido nosso senhor.

Mateus 19:16-22 narra uma historia e mostra como é difícil a renuncia, como é complicado lutarmos contra nós mesmos. Este jovem da narrativa de Mateus, era religioso, sabia desde sua meninice as sagradas escrituras, sabia o que devia ser feito através da lei. Mas algo impediu de seguir a Jesus, algo como a riqueza. o dinheiro, as posses.

Talvez para aquele jovem não era tão complicado ser religioso, até guardava os preceitos da lei, mas este “ negar” a si mesmo lhe exigia algo que o seu coração estava preso. É difícil abrir mão daquilo que nos satisfaz, é difícil retirar o meu ego do centro do meu coração e colocar Jesus como Senhor e Salvador da minha vida.

É difícil a renuncia, não é tão fácil assim Podemos até ser religiosos, podemos guardar preceitos e toda lei, mas isto não nos garante vida eterna. Talvez aquele jovem se apoiasse nestes feitos, que até certo ponto era interessante fazê-lo, mas isto não garantia entrada no Reino dos Céus.

O jovem estava convencido que os seus feitos, e por ser altamente religioso, fossem creditados para a entrada no Reino dos céus, mas ele ouviu algo de Jesus que mexeu com suas estruturas, não ficando nada contente com o que ouviu de Cristo. Jesus replicou com palavras tão fortes que o Jovem foi embora entristecido, não disposto a seguir Jesus a tão alto preço.

O que tem impedido meu querido de você seguir a Jesus? O que tem te aprisionado e você não consegue deixar? Tem sido seu ego? Algum vício tem impedido de você seguir a Jesus? Lembre-se em nosso coração só pode haver vaga para um Senhor, Mateus 6,24a. Não podemos seguir dois senhores ao mesmo tempo, pois agradaremos a um e aborrecemos o outro.

Aquele jovem chegou a um ponto que tinha que escolher ou seguir a Jesus ou as riquezas, ele tinha que optar ou Jesus, ou a religião. Infelizmente ele escolheu as riquezas, abrindo mão da vida eterna, abrindo mão da renuncia, abrindo mão de negar a si mesmo.

A vida do Cristão é de renuncia, é negar a nós mesmos todos os dias, levando a cruz. Renunciando o mundo, renunciando a carne, renunciando meus desejos, renunciando o pecado dia a dia. Renuncie aquilo que tem roubado o lugar de Jesus em sua vida. Assim, como aquele jovem, estamos diante de dois caminhos, um de renuncia, de negar a si mesmo, e seguir a Jesus; outro caminho da religiosidade, amor ao dinheiro, roubo, mentiras, prazeres mundanos e o conformismo mundano.

O que vamos escolher? Jesus precisa ocupar por inteiro o nosso coração, pra Ele e por ele são todas as coisas. E como Jesus diz: "Vós não podeis servir a dois senhores" (Mateus 6,24a). "Eu sou o único" (Isaías 43,11).

Deuteronômio 6:5 diz: Amarás pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. ... Só a Ele seguirei

Amém
Por Josiel Dias
IEC Alcântara
São Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário