quinta-feira, 4 de julho de 2013

5ª-feira da 13ª Semana Tempo Comum


Coragem, filho,
os teus pecados estão perdoados!
Mateus 9,1-8

Naquele tempo:
1 Entrando em um barco,
Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade.
2 Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama.
Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico:
'Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!'
3 Então alguns mestres da Lei pensaram: 'Esse homem está blasfemando!'
4 Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
'Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações?
5 O que é mais fácil, dizer:
'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'?

6 Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem
tem na terra poder para perdoar pecados,

- disse, então, ao paralítico - 'Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa.'
7 O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa.
8 Vendo isso, a multidão ficou com medo
e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

Reflexão

O evangelista Mateus abre agora uma nova sessão intermediária sobre os milagres e as controvérsias, em abertura ao Discurso da Missão. No texto de hoje, Mateus focaliza o poder de Jesus de perdoar os pecados e já inicia o choque com os fariseus.

Mateus 9,1: Jesus foi para sua cidade. Neste caso a cidade de Cafarnaum, onde Jesus tinha fixado sua residência para poder realizar sua atividade de anunciador do Reino. Cafarnaum era uma cidade-chave porque localizada ao longo da estada romana que de Cesareia Marítima, sede do pró-cônsul, ligava a cidade de Damasco, sede da Província da Síria. Era uma cidade onde passavam muitas pessoas, comerciantes, militares, funcionários do império...

Mateus 9,2: “Vendo a fé que eles tinham”. Temos aqui um exemplo de como Mateus deixa de lado os particulares, se preocupando sobretudo do ensinamento que quer apresentar. Como Jesus consegue reconhecer a fé dos homens que carregavam a cama onde estava o paralítico? O sabemos através da narração de Marcos: tiveram que abrir uma abertura no teto porque não conseguiam entrar em casa por causa da multidão que se apinhava à porta (Mc 2, 3-4)“Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”. Jesus visa a cura da alma antes daquela do corpo e realiza a cura física só em vista daquela. Mas já esta palavra apresentava uma premissa de cura, porque as doenças corporais eram consideradas como conseqüências de um pecado cometido pelo doente ou pelos seus pais (cfr. Mt 8, 29; Jo 5, 14, 9,2).

Mateus: 9,3: “Então alguns mestres da lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!”. Eram os escribas. Na origem eram secretários da administração do rei. Mas tarde, sobretudo após o exílio babilônico (586-538 a.C.), pela capacidade de poderem ler e escrever, tornaram-se os guias espirituais do povo, interpretando e ensinando a lei de Moisés e as Escrituras. Com os sumos sacerdotes e os anciãos faziam parte do Sinédrio, o supremo órgão de governo da religião judaica. Eles estranham que um simples homem (assim viam Jesus) pudesse se atribuir o poder de perdoar os pecados.
Mateus 9,4-6: “Levanta-te, pega a tua cama e vai para tua casa”. Perdoar os pecados, isto é as falta cometidas contra Deus e contra os semelhantes. que na maioria das vezes passam despercebidas porque ficam gravadas no interior a consciência das pessoas, é mais difícil que curar uma pessoa de seus males físicos, que todos podem ver. Então é mais fácil “perdoar” com as palavras, porque isso não se pode verificar exteriormente. Jesus realiza o gesto exterior para fazer ver que o poder dele é capaz de apagar os erros e as faltas que só o indivíduo sabe que tem.

Mateus: 9,7-8: A multidão ficou com medo e glorificou a Deus. Aqui Mateus explica o motivo pelo qual a multidão fica maravilhada com o gesto de Jesus e dá graças a Deus: «por ter dado tal poder aos homens». Note-se o plural. Mateus pensa talvez aos ministros da Igreja que receberam este poder de Cristo.

Para uma avaliação pessoal

1. A tentação de julgar os outros está sempre presente no coração humano. Esta tentação está presente também em nossa comunidade? Como lidamos com isso?
2. Jesus tem o poder de perdoar e sabemos que perdoa sempre quando estamos realmente arrependidos e queremos mudar de vida. Como a nossa comunidade pratica o perdão? Há ressentimentos ou perdão é total? Comigo acontece a mesma coisa, ou digo que perdôo, mas na verdade é só de boca para fora?
Fonte: http://viverminhavocacao.blogspot.com.br/2013_07_04_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário