segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os limites do futebol - Pe. Zezinho, scj

 Pe. Zezinho, scj


Correr atrás de uma bola tem lá os seus valores. O futebol pode educar e educa. Mas pode também perverter e perverte! Existe o esporte, a indústria macro-multinacional desta modalidade esportiva, as macro-indústrias dele oriundas e a ele coladas, as micro-indústrias, os macro-interesses, os micro-interesses, os milhares de produtos, os milhões de vendedores, os milhões de empregos nos vestiários e no campo, nas fábricas, nas emissoras de rádioe televisão, nos jornais... E não esqueçamos as torcidas organizadas, e os estádios, as associações, e os milhões de jogadores.

Gigantesco e pantagruélico, jogo que todos os anos movimenta milhões de dólares, o esporte chamado futebol atinge desde o pequeníssimo torcedor que já ensaia um chute na bola do seu tamanho, ao ancião que discute apaixonado a última derrota do seu clube.

Bom sob muitos aspectos, com potencial para aproximar e educar, ele é também um esporte que gera paixões. Por isso o quebra-quebra, as brigas de rua, os assassinatos, os colossais desvios de verba, a mentira, o fingimento, o vale-tudo para por a mão na taça, os preços astronômicos de um bom jogador e todos os graves desvios de um esporte que tinha apenas como objetivo fazer correr, congraçar e alegrar uma comunidade.

Virou indústria e foi longe demais. Chega a mandar em governos e exigir gastos de bilhões de dólares ou euros, dinheiro que faz falta para hospitais e habitação popular. Mas o espetáculo não pode parar... Há pelo menos dez países com estrutura suficiente para abrigar uma Copa do Mundo, mas países pobres ou emergentes mergulham na aventura de sediá-la e assim ganhar mais visibilidade. O gasto é ciclópico e não está dito que traz lucro para o país que o sediou. À boca pequena já se fala no gasto de 1 bilhão de reais apenas para refazer o Maracanã. E quanto custaria a reconstrução das cidades serranas do Rio de Janeiro? Não seria o caso de propor ao comitê da FIFA que ache outro país?

Mas são tantos os interesses que fica impossível se imaginar um controle desse esporte. A pergunta pode ser incômoda e até despropositada, mas deve ser feita: O futebol ainda é um esporte? O que um católico que conhece Mt 25,31-46 tem a dizer?

http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários para: online@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário