quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Evangelho do Dia - 04/09/2014

Ano A - DIA 04/09


Lançar as redes, em nome de Jesus - Lc 5,1-11

Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Então se sentou e, do barco, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu:'Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos.Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes'.
Assim fizeram,e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam.Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca,para que viessem ajudá-los.Eles vieram, e encheram as duas barcas,a ponto de quase afundarem. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus,dizendo: 'Senhor, afasta-te de mim,porque sou um pecador!'É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros,por causa da pesca que acabavam de fazer. Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!Então levaram as barcas para a margem,deixaram tudo e seguiram a Jesus”.


Leitura Orante

Oração Inicial


Saudação
- A nós todos que nos encontramos na web, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando com São João Paulo II:
Vinde Espírito Santo /
e dai-nos o Dom da Sabedoria /
para que possamos avaliar todas as coisas à luz do Evangelho / 
e ler nos acontecimentos da vida os projetos de amor do Pai. / 
Dai-nos o Entendimento / uma compreensão mais profunda da verdade / 
a fim de anunciar a salvação com maior firmeza e convicção. / 
Dai-nos o Dom do Conselho / que ilumina a nossa vida / 
e orientai a nossa ação segundo vossa Divina Providência. / 
Dai-nos o Dom da Fortaleza / e sustentai-nos no meio de tantas dificuldades / 
com vossa coragem para que possamos anunciar o Evangelho. / 
Dai-nos o Dom da Ciência / para distinguir o Único necessário / 
das coisas meramente importantes. / 
Dai-nos Piedade / para reanimar sempre mais nossa íntima comunhão convosco. / 
e, finalmente, 
dai-nos vosso santo Temor / para que, conscientes de nossas fragilidades, /
reconhecermos a força da vossa graça. /
Vinde Espírito Santo /e dai-nos um novo coração. Amém. 

1- Leitura (Verdade)


O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Lc 5,1-11, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
A partir de Lucas 5, o Mestre alarga seu campo de ação e para isto forma um grupo de colaboradores. Neste texto de hoje, temos a narração do primeiro chamado, diante da multidão que “se apertava em volta dele” para ouvir a Palavra de Deus. Jesus subiu no barco de Simão e dali, sentado, ensinava à multidão. No final, manda que Simão leve o barco para águas mais profundas e lá, ele e os companheiros joguem as redes. Simão explica que eles trabalharam a noite toda e nada pescaram. Mas, farão isto porque Jesus lhes pede. E assim fizeram. Como resultado, encheram dois barcos com tanto peixe que quase afundaram. A abundância da pesca pode simbolizar a expansão da Igreja. Simão Pedro experimenta, de um lado, seu fracasso, e de outro, o grande êxito por acreditar na Palavra de Jesus. Pescar é símbolo da missão. A presença e atuação de Jesus despertou em Simão o sentimento de pecador. Caiu aos pés dele e disse: “Sou um homem pecador!” Por isso, sente que Jesus, o Santo, deve se afastar dele. O Mestre faz-lhe, então, o chamado para ser “pescador de gente”. O Evangelho termina com os apóstolos deixando tudo e seguindo Jesus.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje? Quais outros textos este me recorda? Qual palavra mais me toca o coração? Jesus entra na barca de Pedro. Entra também na minha "barca". Qual é ela?
O Mestre vai ampliando o seu círculo de colaboradores. Em Lc 6,12-16, lemos a convocação dos doze apóstolos. No capítulo 10, escolhe 72 discípulos para, de cidade em cidade, anunciarem o Reino de Deus. A Igreja continua convidando, convocando, enviando discípulos e missionários, “lançando as redes em águas mais profundas”. Disseram os bispos, em Aparecida:
"Nestes últimos tempos, Ele nos tem falado por meio de Jesus seu Filho (Hb 1,1ss), com quem chega a plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a ser santos (cf. Ef 1,4-5)." (DAp 130).
Como me encontro nesta missão? Tenho a missão de ser santo ou santa, qualquer que seja minha vocação: leiga, religiosa ou para o ministério sacerdotal. Como vivo este chamado?

3- Oração (Vida)


O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo:
Jesus Mestre,
agradeço-vos pelas luzes que me destes nesta Leitura Orante.
Perdoai-me, pelos limites
que me impediram de fazê-la melhor.
Ofereço-vos a resolução que tomei
e que espero viver, com a vossa graça. Amém.

4- Contemplação (Vida e Missão)


Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Sentindo a presença de Deus na minha "barca".
Vou demonstrar pela vida que estou buscando o caminho da santidade, agindo sempre "em nome de Jesus".

Bênção


- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Setembro - Mês da Bíblia 2014
Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus é o tema proposto para o Mês da Bíblia de 2014, partindo das prioridades do Projeto de Evangelização “O Brasil na missão continental” e os aspectos fundamentais do processo de discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão. 
O lema é “Ide, fazei discípulos e ensinai” (cf. Mt 28,19-20). Ele foi indicado pela Comissão Bíblico Catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com as Instituições Bíblicas, entre elas o Serviço de Animação Bíblica.
Saiba mais, acessando:
www.paulinas.org.br/sab


I.Patricia Silva,fsp
patricia.silva@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário