20/04 | |
Santa Inês de
Montepulciano
Inês, nasceu em 28 de janeiro de 1268, na aldeia de Graciano,
próxima da cidade de Montepulciano, que depois lhe serviu de sobrenome. Era
filha de pais riquíssimos, da família dos Segni. Mas sua vocação deve ter se
manifestado quando era ainda criança, pois mal aprendeu a falar e já ficava
pelos cantos recitando orações, procurando lugares silenciosos para conversar
com Deus.
Não tinha ainda seis anos quando manifestou aos pais a vontade de se tornar religiosa e, com nove anos, já estava entregue aos cuidados das religiosas de São Domingos. Entretanto, não foi só isso. Ainda não completara dezesseis anos de idade, quando suas companheiras de convento a elegeram superiora e o Papa Nicolau VI referendou essa decisão incomum. Contudo sua atuação no cristianismo fica bem demonstrada com uma vitória que ficou histórica e muito contribuiu para sua canonização. Existia em Montepulciano uma casa que várias mulheres utilizavam como prostíbulo. Inês passou a dizer às religiosas que um dia transformaria aquela casa em convento. Partindo dela: prometer, lutar e conseguir, não era surpresa alguma para ninguém. A surpresa foi ter conseguido ir além do prometido, tanto influenciou as mulheres que as pecadoras se converteram, e a casa se transformou num convento exemplar na ordem e na virtude. Como não poderia deixar de ser, numa vida tão explosiva quanto um raio, a morte também lhe veio precocemente. Não tinha completado cinqüenta anos de idade quando uma dolorosa doença a acometeu e ela morreu rapidamente, no dia 20 de abril de 1317, assim como tinham acontecido com as outras etapas de sua vida. O local de sua sepultura se tornou alvo de peregrinações, com muitas graças ocorrendo por intercessão de Santa Inês de Pulciano, como passou a ser chamada. Ali se registrou curas de doentes, a conversão de grandes e famosos pecadores e outros fatos prodigiosos. Inês de Montepulciano foi canonizada pelo papa Bento XIII, em 1726. | |
São Teodoro
O significado de seu nome, "dom de Deus", tem tudo a ver com os
talentos especiais que Teodoro demonstrou durante toda a vida. O religioso,
nascido na segunda metade do século VI na Galácia um território da Asia Menor
hoje Turquia. Desde pequeno demonstrou ter realmente vindo ao mundo para a
edificação da Igreja, terminando seus dias como instrumento dos prodígios e
graças que brotavam à sua volta.
Diz a tradição que, já aos oito anos, procurava lugares escondidos e solitários para rezar. Depois, quando adolescente, chegou a cavar uma gruta na capela de São Jorge, especialmente para ali entregar-se à oração e a contemplação. É preciso esclarecer que, além de tudo, seus pais pediram para o filho a proteção de são Jorge desde o instante do seu nascimento, pois sua mãe teve um parto muito difícil. Teodoro foi agradecido ao santo, que tinha como padrinho, pelo resto de seus dias. Todavia seus pais também não esperavam que ele se dedicasse tanto assim à religião e se preocupavam, pois ele era muito diferente dos outros meninos da sua idade, principalmente por ter cavado "sua" caverna na capela. Dizem os devotos que o próprio são Jorge apareceu num sonho a sua mãe, para que ficasse tranqüila quanto ao futuro de Teodoro. Logo depois alguns prodígios e graças começaram a acontecer na gruta, pois que, em pouco tempo, todos os dias, grande parte dos moradores locais eram atraídos para lá. Teodoro ainda não tinha idade para isso, mas o bispo da cidade vizinha de Anastasiópolis assumiu a tutela do rapaz e o ordenou sacerdote. E mal voltou para sua cidade natal, o povo o elegeu bispo. No cargo ele permaneceu por dez anos, quando abandonou tudo e voltou à sua vida solitária de penitência e oração contemplativa. Novamente as graças passaram a fazer parte do cotidiano da gruta de Teodoro, onde grandes multidões o procuravam. Teodoro ali ficou até o dia 20 de abril de 613, quando morreu. Sua festa é muito celebrada pelos católicos do mundo todo, especialmente na França, Alemanha e entre os cristãos de língua eslava. |
sábado, 20 de abril de 2013
SANTO DO DIA - 20/04/2013
LITURGIA DIÁRIA - 20/04/2013

Dia: 20/04/2013
Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 9, 31-42
(branco - ofício do dia)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.
32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida.33Encontrou aí um homem chamado Eneias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Eneias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Enéias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor.
36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as obras boas que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias, ela ficou doente e morreu. Então levaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!”
39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo (Salmos 115,12-17)
— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.
— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.
— Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhões da escravidão: Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.
Evangelho (João 6,60-69)
— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

O Evangelho do Dia - 20/04/2013
Ano C - DIA 20/04
O Espírito é que dá a vida - Jo 6,60-69
Muitos discípulos que o ouviram
disseram então: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” [...] Jesus
perguntou: “Isso vos escandaliza? Que será, então, quando virdes o Filho do
Homem subir para onde estava antes? O Espírito é que dá a vida. A carne para
nada serve. As palavras que vos falei são Espírito e são vida. Mas há alguns
entre vós que não creem”. Jesus sabia desde o início quem eram os que
acreditavam e quem havia de entregá-lo. E acrescentou: “É por isso que eu vos
disse: ‘Ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai’”. A
partir daquele momento, muitos discípulos o abandonaram e não mais andavam com
ele. Jesus disse aos Doze: “Vós também quereis ir embora?” Simão Pedro
respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos
firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
Leitura Orante
Oração Inicial
Preparo-me para rezar a Palavra
com meus
irmãos internautas,
com a oração:
Espírito de verdade,
a ti consagro a
mente
e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e
compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
tem
piedade de nós.
1- Leitura (Verdade)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o
texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 6,60-69, e observo
pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus desafia seus ouvintes. Sua
preocupação está na capacidade que as pessoas têm de ouvir sua mensagem,
compreendê-la e se comprometer com ela. E com razão. Muitos o abandonam. Pedro,
porém, pelo grupo dos discípulos, dá uma resposta cheia de comprometimento:
"Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! E
nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo que Deus enviou."Jesus,
Mestre:
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu
ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a
tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as
tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as
tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu
em mim. Amém".
Jesus e Maria, dai-me a vossa bênção:
Em nome do Pai, do
Filho e do Espírito Santo. Amém.
2- Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim,
hoje?
Assumo a postura de discípulo/a missionário/a? Qual é a minha missão?
Ou, prefiro, afastar-me?
Os bispos, em Aparecida, afirmaram: “Os fiéis leigos
são “os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo
de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Realizam,
segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo” São
“homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja”.
(DAp 209).
3- Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a
Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com
Paulo VI:
Jesus, Mestre divino,
que chamastes os Apóstolos a vos
seguirem,
continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas
famílias,
pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de
nossos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas.
Dai força para que vos
sejam fiéis como apóstolos leigos,
como diáconos, padres e bispos,
como
religiosos e religiosas,para o bem do Povo de Deus
e de toda a humanidade.
Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a
partir da Palavra?
Meu olhar, hoje, é iluminado pela fé na Palavra de vida
eterna do Mestre Jesus Cristo que me impulsiona para a missão de servir.
Ó
Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos
mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar
e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e
Espírito Santo. Amém.
Irmã Patrícia Silva,
fsp
sexta-feira, 19 de abril de 2013
PROGRAMAÇÃO DO ENCONTROS DE FÉ/2013 DA PARÓQUIA DE FÁTIMA
Diocese de Caicó
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
Encontros de fé / 2013
TEMA: JUVENTUDE PROTAGONISTA DA FÉ!
DIOCESE DE CAICÓ
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
ENCONTROS DE FÉ/2013
Data/hora: Conforme Programação seguinte.
Público alvo: Toda a
juventude da Paróquia e da cidade, movimentos religiosos e fieis em geral.
PROGRAMAÇÃO
Conj. Samanaú
Dia 01 de maio – Quarta – feira
18h – Concentração
em frente à Escola Municipal Severina Brito da Silva.
19h – Caminhada para
a Capela de São Judas Tadeu. Missa.
Conj. Salviano Santos
Dia 03 de maio – Sexta – feira
18h30min –
Concentração de frente ao Mercadinho Zezinho Loja II.
19h – Caminhada para
frente da Escola. Missa.
Conj. Nova
Caicó
Dia 05 de maio – Domingo
18h30min –
Concentração na entrada do conjunto.
19h – Caminhada para
a Quadra de Esporte do Conjunto. Benção do Santíssimo Sacramento.
Bairro Alto da Boa Vista
Dia 07 de maio – Terça – feira
18h30min –
Concentração na Praça em frente à Escola.
19h – Caminhada para
a Capela de Santa Luzia. Benção do Santíssimo Sacramento.
Dist. Laginhas
Dia 09 de maio – Quinta – feira
19h – Concentração
de frente ao PETI
19h30min – Caminhada
para a Capela de São Francisco. Benção do Santíssimo Sacramento.
Bairro Boa Passagem
Dia 11 de maio – Sábado
18h30min –
Concentração de frente a Praça do Bairro.
19h – Caminhada para
a Capela de São Joaquim. Benção do Santíssimo Sacramento.
Conj. Recreio
Dia 12 de maio – Domingo
18h30min –
Concentração em frente à Escola Bernadete Ginane
19h – Caminhada para
a Capela de São Sebastião. Benção do Santíssimo Sacramento.
Conj. Vila do Príncipe
Dia 13 de maio – Segunda – feira
18h30min –
Concentração de frente a Capela de São Sebastião, caminhada para a matriz de
Nossa Senhora de Fátima.
19h – Missa em ação
de graças.
Equipes envolvidas
Orientação
Pe. José Alexandre Lopes Pereira
Diác. Manoel Cassiano de Figuerêdo Rocha
Diác. Clésio Ricardo de Brito
Acólito/Leitor Aerinylson Moreira da
Nóbrega
Francisca Neuma de Figuerêdo
Ana Raquel
Débora Saldanha
Maria das Dores
Edinete
Fabiana
Hosana
Casais do ECC
Coordenação
Bárbara (Laginhas)
Anielly e Naiara (Nova Caicó)
Viviane (Salviano Santos)
Lucas (Boa Passagem)
Isaac (Recreio)
Jobson (Samanaú)
Gilberlan (Alto da Boa Vista)
Animação – Coordenação
Hunder/Mariana e Manoel Cassiano/Neuma (Casais ECC)
Membros
Aerinylson/Alciene; Lenivaldo/Vitória; Marcelo/Vera Núbia (Casais ECC); Marcos; Isaac; Jardel/Francinilda; Anielly; Naiara e Gilberlan.
Liturgia
Teresinha Denila; Antônio Dantas da Silva; Aerinylson/Alciene; Cassiano Neto/Pâmela.
Obs: Comentários,
leituras, salmos e orações dos fieis, a cargo dos jovens.
Comunicação
Anielly; Naiara e Isaac.
Apoio
Legião de Maria; Terço dos homens e das mulheres; ministros extraordinários da Eucaristia; Apostolado da Oração; Casais (ECC); Pastorais e todos os fieis da Paróquia.
Notas:
1. Nas comunidades acontecerão encontros de fé,
caminhadas conduzindo a Cruz e Ícone de Nossa Senhora para os locais das Missas
ou Bênçãos do Santíssimo Sacramento.
2. Transporte
para locomoção ficará a cargo de cada comunidade.
Caicó –
RN, 18 de abril de 2013
Pe. José
Alexandre Lopes Pereira
Pároco
Diác. Manoel Cassiano de
Figuerêdo Rocha
Pelas
Equipes.
Conselho do Dia

Este é o conselho que a Imitação
de Cristo nos dá para hoje:
Guarda-te, pois, filho, de discorrer curiosamente
sobre coisas que excedem teu entendimento; cuida antes e trata de seres ainda o
ínfimo no reino de Deus. E dado que alguém soubesse quem seja deles o mais santo
ou o maior no reino dos céus, que lhe aproveitaria esse conhecimento, se dele
não tomasse motivo de humilhar-se diante de mim e louvar mais fervorosamente o
meu nome? Muito mais agrada a Deus quem cuida na grandeza dos seus pecados, na
escassez das virtudes e na grande distância que o separa da perfeição dos
santos, do que aquele que disputa sobre a maior ou menor glória deles. Melhor é
implorar os santos com devotas orações e lágrimas, suplicar-lhes com humildade
de coração sua gloriosa intercessão, que perscrutar, com vã curiosidade, seus
segredos. ( Que não devemos escrutar as coisas mais altas e os ocultos juízos de
Deus)
Fonte: Imitação de Cristo
6ª-feira da 3ª Semana da Páscoa
Como viver em Cristo
João
6,52-59Naquele tempo:52 Os judeus discutiam entre si, dizendo: 'Como é que ele pode dar a sua carne a comer?'53 Então Jesus disse: 'Em verdade, em verdade vos digo,se não comerdes a carne do Filho do Homem
e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna,
e eu o ressuscitarei no último dia.55 Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida.56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele.57 Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai,
assim o que me come viverá por causa de mim.58 Este é o pão que desceu do céu.Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram.Aquele que come este pão viverá para sempre.'
59 Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.
Reflexão
Estamos chegando quase ao fim do Discurso do Pão da Vida. Aqui começa a parte mais polêmica. Os judeus se fecham e começam a questionar as afirmações de Jesus.
João 6,52-55: Carne e sangue: expressão da vida e da doação
total. Os
judeus reagem: "Como esse homem pode dar-nos 0a sua carne para comer?" Era perto
da festa da Páscoa. Dentro de poucos dias, todos iam comer a carne do cordeiro
pascal na celebração da noite de páscoa. Eles não entenderam as palavras de
Jesus, porque tomaram tudo ao pé da letra. Mas Jesus não diminui as exigências,
não retira nada do que disse, e insiste: "Eu garanto a vocês: se vocês não comem a carne do
Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. Quem come a
minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no
último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira
bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo
nele”.
1. Comer a carne de
Jesus
significa aceitar Jesus como o novo Cordeiro Pascal, cujo sangue nos liberta da
escravidão. A lei do Antigo Testamento, por respeito à vida, proibia comer
sangue (Dt 12,16.23; At 15.29). Sangue era o sinal da vida.
2. Beber o sangue de Jesus significa assimilar a mesma maneira de viver que marcou a vida de Jesus. O que traz vida não é celebrar o maná do passado, mas sim comer este novo pão que é Jesus, a sua carne e o seu sangue. Participando da Ceia Eucarística, assimilamos a sua vida, a sua doação e entrega. “Se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue não terão vida em vocês”. Devem aceitar Jesus como messias crucificado, cujo sangue vai ser derramado.

João 6,59: Termina o discurso na
sinagoga. Até aqui foi a conversa entre Jesus e o povo e os judeus
na sinagoga de Cafarnaum. Como aludimos anteriormente, o Discurso do Pão da Vida
nos oferece uma imagem de como era a catequese naquele fim do primeiro séculos
nas comunidades cristãs da Ásia Menor. As perguntas do povo e dos judeus
refletem as dificuldades dos membros das comunidades. E as resposta de Jesus
representam os esclarecimentos para ajuda-los a superar as dificuldades,
aprofundar sua fé e viver mais intensamente a eucaristia que era celebrada
sobretudo nas noites de sábado para o domingo, o Dia do
Senhor.
Para um confronto pessoal
1) A
partir do Discurso do Pão da Vida, a celebração da Eucaristia recebe uma luz
muito forte e um aprofundamento enorme. Qual a luz eu estou percebendo que me
ajuda a dar um passo?
2) Comer a
carne e o sangue de Jesus, é o mandamento que ele nos dá. Como vivo a eucaristia
na minha vida? Mesmo não podendo ir à missa todos os dias ou todos os domingos,
minha vida deve ser eucarística. Como tento realizar este
objetivo?
Hoje, Jesus faz três afirmações capitais como
são: que se deve comer a carne do Filho do homem e beber o seu sangue, que se
não se comunga não se pode ter vida; e que esta vida é a vida eterna e é a
condição para a ressurreição (cf. Jo 6,53.58). Não há nada no Evangelho tão
claro, tão rotundo e tão definitivo como estas afirmações de Jesus.
Não sempre os católicos estamos à altura do que
merece a Eucaristia: às vezes se pretende "viver" sem as condições de vida
assinaladas por Jesus e, contudo, como tem escrito João Paulo II, «a Eucaristia
é um dom demasiado grande para admitir ambigüidades e reduções».
"Comer para viver": comer a carne do Filho do
homem para viver como o Filho do homem. Este comer se chama "comunhão". É um
"comer", e dizemos "comer" para que fique clara a necessidade de assimilação, da
identificação com Jesus. Comunga-se para manter a união: para pensar como Ele,
para falar como Ele, para amar como Ele. Aos cristãos fazia-nos falta a
encíclica eucarística de João Paulo II, A Igreja vive da Eucaristia. É uma
encíclica apaixonada: é "fogo" porque a Eucaristia é ardente.
«Ardentemente desejei comer convosco esta ceia
pascal, antes de padecer» (Lc 22,15), dizia Jesus ao entardecer da Quarta-feira
Santa. Temos de recuperar o fervor eucarístico. Nenhuma outra religião tem uma
iniciativa semelhante. É Deus que entra no coração do homem para estabelecer aí
uma relação misteriosa de amor. E desde aí se constrói a Igreja e se faz parte
no dinamismo apostólico e eclesiástico da Eucaristia.
Estamos tocando a entranha mesma do mistério,
como Tomás, que apalpava as feridas de Cristo ressuscitado. Os cristãos teremos
de revisar a nossa fidelidade ao fato eucarístico, tal como Cristo o tem
revelado e a Igreja nos o propõe. E temos de voltar a viver a "ternura" para a
Eucaristia: genuflexões pausadas e bem feitas, incremento do número de comunhões
espirituais... E, a partir da Eucaristia, os homens nos aparecerão sagrados, tal
como são. E lhes serviremos com uma renovada ternura.
Eu quero Comer e Beber
Jesus
Esta passagem de hoje esconde uma
beleza por trás de sua dureza... De fato, Jesus disse: "porque minha carne é verdadeira comida, e o
meu sangue, verdadeira bebida." Quem vai duvidar das palavras de Jesus? Eu
não. No entanto é aqui que se encontra a beleza do nosso Sacramento da
Eucaristia: Jesus transforma PÃO E VINHO (alimento) nEle próprio, para que
possamos TÊ-LO DENTRO DE NÓS. Essa é uma das grandes diferenças entre o
Cristianismo e as outras religiões: o nosso Deus vem até nós, se faz humano, se
faz pequeno, se entrega COMPLETAMENTE a nós, para que possamos tê-lo dentro de
nós, e assim possamos também SER PARTE DELE.
Quando comungamos na missa, o Pão da
Vida é rapidamente digerido pelo nosso sistema digestivo, e rapidamente todas as
nossas células passam a ter um pouquinho desse alimento. Assim, podemos dizer
que Jesus está dentro de nós, dos pés a cabeça. E se todos os nossos irmãos, que
também estão comungando, estão com Jesus dos pés a cabeça, então todos nós
estamos fazendo parte de um corpo único: o de Jesus. Isso é que é COMUM UNIÃO.
Agora imagine fazer parte de um corpo único com todas as pessoas ao redor do
mundo que também estão comungando... Viu como Jesus é grande? E olhe que Ele
começou do tamanho de um pequeno pedaço de pão...
Mas ter Jesus dentro de si
implica em algo bem sério: se fazer Jesus! Ou seja, agir conforme Jesus
agiria em cada situação. E essa é uma grande responsabilidade de quem quer estar
em comunhão com Jesus. Ter Jesus dentro de si, portanto, é muito mais do que
receber a Hóstia Consagrada na missa... Ter Jesus dentro de si é receber a
Comunhão na missa e dar o verdadeiro sentido a ela, através dos seus atos,
palavras e pensamentos.
Milagre Eucarístico
de Lanciano
A leste de
Roma, bem próximo ao mar Adriático, encontra-se a
cidade de Lanciano, pequena
cidade italiana. Ali nasceu Longino, o centurião que deu o
golpe de lança no lado de Cristo crucificado e que, posteriormente, se converteu
ao cristianismo.
No Século VIII, havia naquela localidade, num
mosteiro, um monge basilicano que passou a duvidar da presença real de Cristo na
Eucaristia, ou seja, duvidou que houvesse
transubstanciação das frações do pão e do vinho ao Corpo e Sangue de Cristo, no
ato da consagração. Durante uma celebração da Missa, foi surpreendido por gotas de sangue caindo sobre o altar, enquanto em suas
mãos a Hóstia elevada transformou-se em
carne viva, um círculo de carne em torno do pão.
O vinho do cálice, transformou-se
em sangue visível. A carne permaneceu intacta, enquanto o sangue
do cálice dividiu-se em cinco coágulos
distintos.
Era uma manhã do ano 700. Diante do milagre,
os fiéis permaneceram estáticos por uns segundos, tendo o sacerdote em seguida
começado a chorar incontrolavelmente, cheio de alegria e agradecimento. "Venham
irmãos", disse ele, "maravilhem-se diante de nosso Deus e contemplem a Carne e o
Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo!". As pessoas se apressaram para ir ao altar
para presenciar o milagre e passaram a clamar por perdão e misericórdia. Muitos
batiam no peito e confessavam publicamente seus pecados, declarando-se indignos
em presenciar tão grande milagre. O fato espalhou-se rapidamente entre a
população local e povos circunvizinhos.
Posteriormente, os próprios monges testemunharam mais um sinal extraordinário daquele milagre. Ao pesarem os fragmentos de sangue coagulado
(todos de tamanhos diferentes), observou-se que, pesadas uma a uma separadamente
ou todas juntas, totalizavam sempre o mesmo peso.
O fato foi uma comprovação sobrenatural da
presença real de Jesus na Eucaristia e, desde então, peregrinos do mundo inteiro
passaram a visitar o local para venerar a Hóstia, que permaneceu alojada no mosteiro, sob a guarda dos monges
e seus sucessores durante mais de 1200
anos, sem qualquer substância conservadora.
Tais amostras foram, em 1970 submetidas à intensas avaliações científicas, sob rigorosas
condições.
Sob
orientação do Professor Odoardo Linoli, chefe da Unidade de Anatomia e Histologia Patológica e Citogenética do Hospital de Arezzo, durante quatro meses foram feitos criteriosos
exames biológicos, microquímicos, cromatográficos, imunológicos e eletroforéticos da carne e do sangue, seguindo
criteriosa metodologia científica e com todas as etapas rigorosamente
documentadas. Os resultados foram surpreendentes:
1º) O
sangue é de espécie humana, do grupo
AB.
2º) A
carne é de músculo cardíaco humano, sem qualquer ação de produtos químicos
preservantes, evidenciando ter sido colhida viva e agora se apresentando
mumificada pela ação do tempo, sem contudo decompor-se. Nela são evidenciados o miocárdio, o
endocárdio, vasos e nervos cardíacos. O grupo sanguíneo da carne é o mesmo das
gotas de sangue.
3º)
Macroscopicamente, é uma fatia vertical de
um coração humano, com as
cavidades direita e esquerda bem individualizadas. Suas características fazem supor uma
dissecação anatômica perfeita, atividade somente iniciada no ano 1300. Portanto, impossível de ter sido feita no século VIII, época
reconhecida e documentada do surgimento
dessa peça. A carne era realmente
carne.
4º)
Evidenciaram-se estruturas vasculares de
tipo arterioso e venoso normais,
que não apresentam alterações
estruturais, que pertencem a um indivíduo são e jovem.
5º)
Quanto às análises direcionadas a precisar revelação de substâncias
mumificantes, concluiu-se que a antiga
carne de lanciano pertence a um coração. Um coração sadio.
6º) Da
análise eletroforética das proteínas dos fragmentos de sangue, constatou-se que a composição percentual das
proteínas no líquido, correspondem
exatamente às proteínas do sangue humano normal.

“Um fragmento de miocárdio e de coágulos hemáticos, deixados em estado natural durante séculos, além de
expostos à ação dos agentes físicos atmosféricos, ambientais e parasitosos, chegaram até nós depois de mais de um milênio,
para ser submetido as atuais
investigações científicas,
inexplicavelmente inalterados.”
(Comentário final da monografia de Linolli)
(Comentário final da monografia de Linolli)
SANTO DO DIA - 19/04/2013
19/04 | |
Santa Ema da
Saxônia
Ema da Saxônia morreu a 19 de abril de 1040. No mosteiro de São
Ludgero, na Alemanha, inexplicavelmente longe da Saxônia, se conserva uma
relíquia desta santa: uma mão prodigiosamente intacta.
Ela, de origem alemã, nasceu no berço de uma família muito religiosa e cristã. Era irmã de Meginverco, bispo da cidade de Paderborn, que também se tornou santo. Muito nova foi dada em matrimônio para Ludgero, conde da Saxônia, que a deixou viúva um ano depois do enlace. Muito devota, bonita, rica e sem filhos, não desejou se casar novamente. E se manteve constante em seu novo projeto de vida, que foi a total dedicação às obras de caridade. "A mulher estéril, diz a Bíblia, será mãe de muitos filhos". Assim foi com Ema. Generosa nas doações e no atendimento ao próximo, mas austera e intransigente consigo mesma, procurou a perfeição no difícil estado de viuvez, uma condição bastante incômoda para uma mulher que ficou só e muito rica. Ela, entretanto, potenciou sua fecundidade espiritual e, administrou seu patrimônio, em benefício dos pobres e órfãos, através das instituições assistenciais. Quarenta anos depois, por ocasião de sua morte, ela já não possuía mais nada neste mundo, tendo transferido, através de sua caridade, seus bens ao tesouro do paraíso, onde, no dizer de Jesus, "As traças e a ferrugem não consomem, nem os ladrões roubam" (Mt 6,20). A escolha de Ema não foi uma fuga perante as responsabilidades familiares, mas uma opção em favor de um serviço mais amplo aos necessitados, em nome de Jesus Cristo, que nos deixou o exemplo de dar sua vida pela salvação dos homens. Aliás, o apóstolo Paulo louva a opção das viúvas que se dedicam unicamente ao Senhor e ao serviço comunitário da diocese de tal modo que, nos primeiros séculos do Cristianismo, existia uma espécie de associação de viúvas que trabalhavam distribuindo as esmolas dadas aos pobres pela Igreja. Ema havia escolhido esta maneira de servir a Deus, a mais difícil e rara. Sua mão se conservou intacta, nove séculos e meio após sua morte, sem dúvida como um sinal certo da sua mais característica virtude: a generosidade. Esta verdadeira serva de Cristo, auxiliou o seu esposo celestial com a oração e a caridade, merecendo a devoção não de um marido, mas de milhões de cristãos. A Igreja a declarou Santa e oficializou o seu culto público, que já era celebrado a mais de nove séculos, no dia de sua morte. O corpo de Santa Ema da Saxônia, sem aquela mão de que se falou, repousa na catedral de Brema, Alemanha. | |
Santo
Expedito
(Patrono das Causas Urgentes)
Hoje nossa Igreja comemora o dia de Santo Expedito, Soldado
Romano, traja uma capa vermelha e está com o pé em cima de um corvo, ave
conhecida pelos atrasos intermináveis. O corvo grita sem fim Cras! Cras!, que
significa amanhã e, Santo Expedito que apresenta em uma das mãos, a cruz com a
inscrição Hodie, que significa hoje, consegue a pronta solução de algumas
questões. Na outra ,mão Santo Expedito carrega uma palma, símbolo do martírio. É
conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes, dos viajantes e patrono
nas causas urgentes.
A utilização do nome Expedito e o seu significado não é tão certo como a época e local em que o santo morreu, tem várias explicações: A primeira delas é que existiam duas espécies de soldados: o "expeditus" e o "impeditus". O expeditus" recebida essa designação porque carregava um armamento leve e era desembaraçado do encargo ao qual o "impeditus" recebia.
A parte formada pelos "expeditus" podia seguir a frente do
exército formando um corpo inteiro na defesa do território. Coincidentemente,
Santo Expedito fazia parte desse grupo e o nome "Expeditus" teria se tornado
nome próprio. Outra explicação vem da característica frequente dos romanos em
apelidar as pessoas, assim, o nome Expedito foi dado devido a um traço de
caráter desse santo, que é a presteza e a prontidão no cumprimento de seu dever.
Ele era chefe da 12 Legião Romana, sediada em uma das províncias romanas da
Armênia. O fato de ter ocupado cargo tão elevado pode ser explicado pela
preferência pelos cristãos, dada pelo imperador Dioclesiano para os postos
importantes na administração e no exército.
Por ordem de César Galero, o imperador Diocleciano tinha obrigado os oficiais cristãos de seu exército a renunciarem a religião. Muitos oficiais já haviam pago com a vida pela recusa. Santo Expedito, a exemplo de São Sebastião, que também participou de cargos importantes em outras legiões e que se recusou a renunciar a religião, foi flagelado até derramar sangue e então teve a cabeça decepada. Acredita-se que Santo Expedito tenha nascido na cidade de Malatia, situada entre Armênia e Capadócia. Segundo a história, a Armêniua foi considerada uma terra de predileção. A Sagrada Escritura conta que foi nas montanhas armênicas do Ararat que a Arca de Noé parou quando as águas do diluvio começaram a baixar. Também foi essa mesma região que recebeu as pregações dos Apóstolos Judas Tadeu, Simão e Batolomeu. A devoção a memória de Santo Expedito começou em sua pátria, tomando proporção maior e atingindo o Oriente, depois o Ocidente, especialmente a Alemanha. Seu nome espalhou-se pela Itália, Espanha e França. Em 1894, teve um altar dedicado a ele na capela das Religiosas Mínimas com sua estátua. | |
São Leão IX
Bruno, nasceu no ano 1002 na nobre família dos Dagsburgo, ou
Asburgo, como ficou sendo grafado depois, e veio ao mundo com algumas manchas no
corpo como que predestinado, naquele início de segundo milênio. Sua mãe, Santa
Heilwiges, era uma católica fervorosa, viu que a pele do menino apresentava, ao
nascer, muitas manchas vermelhas, formando cruzes por todo o corpo.
Ficou na casa paterna, freqüentada pela nobreza da corte, até os cinco anos de idade, quando sua mãe o confiou ao bispo de Toul, Bertoldo, que com o passar dos anos o fez se doutorar em direito canônico. Ordenando-se sacerdote, foi atuar junto ao seu primo Conrado, que tinha posição de destaque no Império, ali trabalhando pela religião e pela comunidade, cuidando de complicadas tarefas administrativas. Seu trabalho o fez ser eleito bispo de Trèves em 1026, quando implantou e desenvolveu uma reforma profunda nos conventos e na própria forma de evangelização, na sua diocese. Está registrado que, paralelamente ao trabalho desenvolvido em favor da Igreja nas altas rodas do governo e da sociedade, Bruno mantinha ao mesmo tempo uma atitude disciplinada e fervorosa quanto aos preceitos da caridade. Para dar exemplo de humildade, diariamente recebia pobres em seu palácio, alimentava-os e repetia a cerimônia do Lava-pés, tendo-os como seus discípulos. Liderava também, anualmente, uma peregrinação aos túmulos de São Pedro e São Paulo, em Roma. Nada disso passou despercebido. Quando faleceu o Papa Damaso II, Bruno foi eleito por unanimidade para o trono de Pedro. Mas recusou. É que a eleição ocorreu em um concílio convocado pelo imperador da Alemanha, Henrique III, em Worns. Compareceu enorme número de bispos, prelados, embaixadores e príncipes, referendando o nome de Bruno, mas o bispo só aceitou o cargo depois que o mesmo ocorreu em Roma, quando seu nome foi de novo consagrado por unanimidade, em 1049, na própria basílica de São Pedro. Ele assumiu e adotou o nome de Leão IX, passando para a História por sua atuação memorável como Papa. Citando alguns exemplos: reorganizou a disciplina eclesiástica, implantando nova disciplina e a volta dos preceitos originais do cristianismo nos sínodos de Latrão, Pavia, Reims e Mogúncia; acabou com os abusos da simonia, isto é, com a cobrança para as indulgências dos pecados, e o casamento dos clérigos; criou cardeais de outras nações e não só italianos, como se fazia então; levou a paz entre a da Hungria, e a Alemanha, evitando uma guerra iminente. Há duas passagens mais na vida do Papa Leão IX, uma dolorosa e outra heróica. A dolorosa se refere ao cisma provocado por Miguel Cerulário, patriarca de Constantinopla, que rompeu com Roma e separou a Igreja em duas, e que este Papa não conseguiu evitar. A heróica, também triunfal, foi quando os normandos buscavam dominar a Europa e invadiram a Itália. Já haviam capturado as províncias de Apulia e Calábria, quando o Papa conseguiu reforços do imperador, pegou em armas e liderou os soldados contra os invasores. Evitou a tomada de Roma, mas caiu prisioneiro dos inimigos. Embora tratado com muito respeito pelos adversários, a batalha minara sua saúde. De volta a Roma, morreu em 19 de abril de 1054. Celebrado neste dia, daquela época até hoje, são milhares as graças e milagres ocorridos, por sua intercessão, aos pés de seu túmulo. | |
LITURGIA DIÁRIA - 19/04/2013

Dia: 19/04/2013
Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 9, 1-20
(branco - ofício do dia)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 1Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”.7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.
10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”. 12E numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista.13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”.
15Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.
18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Naqueles dias, 1Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”.7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.
10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”. 12E numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista.13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”.
15Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.
18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo (Salmos 116)
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
— Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
— Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!
Evangelho (João 6,52-59)
— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

O Evangelho do Dia - 19/04/2013
Ano C - DIA 19/04
Jesus o Pão que desceu do Céu - Jo 6,52-59
Os judeus discutiam entre si:
“Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” Jesus disse: “Em verdade, em
verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o
seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe
o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha
carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com
a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que
vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta
viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os
vossos pais comeram – e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão
viverá para sempre”. Jesus falou estas coisas ensinando na sinagoga, em
Cafarnaum.
Leitura Orante
Oração Inicial
Preparo-me para a Leitura orante,
colocando-me na presença de Deus e invocando, com todos que se encontram na
internet, o Espírito Santo:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e
meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda
o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de
nós.
1- Leitura (Verdade)
Leio atentamente, na Bíblia, o texto:
Jo 6,52-59.
Jesus disse isso quando estava ensinando na sinagoga de
Cafarnaum.
Jesus afirma que, quem come da sua carne e bebe do seu sangue,
vive nele e ele vive nesta pessoa. E mais: quem come deste pão vive eternamente.
Mas, quem não comer deste pão e não beber do seu sangue, não terá a vida
eterna.
2- Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Jesus é muito claro para mim. Ele diz que eu preciso dele, preciso me alimentar
dele para ter a vida. Ele quer viver em mim e quer que eu viva nele. Em
Aparecida, os bispos disseram: “Igual às primeiras comunidades de cristãos, hoje
nos reunimos assiduamente para “escutar o ensinamento dos apóstolos, viver
unidos e tomar parte no partir do pão e nas orações” (At 2,42). A comunhão da
Igreja se nutre com o Pão da Palavra de Deus e com o Pão do Corpo de Cristo. A
Eucaristia, participação de todos no mesmo Pão de Vida e no mesmo Cálice de
Salvação, nos faz membros do mesmo Corpo (cf. 1 Cor 10,17). Ela é a fonte e o
ponto mais alto da vida cristã, sua expressão mais perfeita e o alimento da vida
em comunhão. Na Eucaristia, nutrem-se as novas relações evangélicas que surgem
do fato de sermos filhos e filhas do Pai e irmãos e irmãs em Cristo. A Igreja
que a celebra é “casa e escola de comunhão”, onde os discípulos compartilham a
mesma fé, esperança e amor a serviço da missão evangelizadora.”(DAp
158).
3- Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com o Padre Zezinho:
Daqui do meu lugar
Daqui do meu lugar, eu olho
teu altar,
e fico a imaginar aquele pão aquela refeição,
partiste aquele
pão e o deste aos teus irmãos,
criaste a religião do pão do céu do pão que
vem do céu,
somos a igreja do pão,
do pão repartido e do abraço e da
paz,
somos a igreja do pão,
do pão repartido e do abraço e da
paz.
Daqui do meu lugar, eu olho o teu altar,
e fico a imaginar aquela
paz, aquela comunhão,
viveste aquela paz, e a deste aos teus
irmãos,
criaste a religião do pão da paz, da paz que vem do céu.
Somos a
igreja da paz, da paz partilhada e do abraço e do pão,
Somos a igreja da
paz,
da paz partilhada e do abraço e do pão.
(CD Muito mais que pão, Pe.
Zezinho,scj)
4- Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a
partir da Palavra?
Meu novo olhar será no dia de hoje renovado pela fé na
Eucaristia, para Jesus Cristo que vive em mim e eu nele.
Ó Jesus Mestre,
Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos
mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar
e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e
Espírito Santo. Amém. Sugestão
Irmã Patrícia Silva,
fsp
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