terça-feira, 1 de maio de 2012

Comemoração do 1º de maio

Hoje comemoramos o  1° de maio na capela de São Joaquim com uma recitação do terço seguida de uma novena, com a participação dos Terço dos homens, das mulheres, Legião de Maria e outros movimentos Marianos, dirigida pelo nosso Leitor Acólito Aerinylson. Confira as fotos.












O sétimo mandamento: Não Roubarás o seu funcionário


7º Mandamento: Não se trata apenas de atos isolados de roubos entres pessoas; o mandamento condena qualquer sistema social que se estrutura a partir do roubo (= lucro), seja o roubo da força de trabalho (salário mal pago), seja do produto do trabalho (impossibilidade de usufruir do fruto do próprio trabalho) seja ainda do direito do descanso (lazer).
No dia 1º de maio se comemora com o descanso e lazer, não se comemora com mais trabalho. O trabalho físico e mental é indispensável para uma vida saudável, alegre e feliz! Mas precisa ser complementado com o correspondente repouso e com o lazer! 

Feliz 1º de Maio Trabalhador

Onde estão os direitos dos trabalhadores que não são respeitados às 8hs de trabalhos estipulado pela Lei, pois o sindicato dos trabalhadores poderia fiscalizar. Aqui em Caicó mesmo há vários estabelecimentos comerciais que chegam a explorar alguns funcionários em até 11hs diária nos seus trabalhos, e que em alguns caso ele vier falar em seus direitos poderá ser demitido por justa causa, e ficar com o nome sujo no comercio, como um ex-condenado, dificultando um novo emprego em outro estabelecimento, que não vem ao caso dá nome aos bois, pois este blog não tem a intenção de denunciar ninguém, mas somente deixar um alerta para que sejam respeitados os direitos de cada um, porque a expressão venha a nós e ao vosso reino nada, ai é demais. Cadê o amor e o respeito ao próximo, porque muito pegam por amor ao lucro, e quem busca enriquecer-se age sem escrúpulos, e não se agarra com firmeza ao temor do senhor, sua casa logo será destruída. Eclesiástico cap. 27,vers. 03.

O perigo do adultério - Eclesiástico 23, 16-27


O perigo do adultério -* 16 Há duas espécies de coisas que multiplicam os pecados, e uma terceira que provoca a ira: 17 a paixão que arde como fogo aceso e que não se apaga enquanto não se consumar; o homem entregue à sensualidade, que não cessa enquanto o fogo não o devorar; o homem sensual, para o qual todo alimento é doce, e não se satisfaz enquanto não morrer; 18 o homem que trai o leito matrimonial, dizendo: «Quem me vê? As trevas me envolvem e as paredes me escondem. Ninguém me vê. O que tenho a temer? O Altíssimo não se lembrará dos meus pecados». 19 Ele só tem medo do que os homens vêem, e não sabe que os olhos do Senhor são mil vezes mais luminosos que o sol, porque vêem todos os caminhos dos homens e penetram os lugares mais escondidos. 20 Deus conhecia as coisas, ainda antes de criar o universo, e o mesmo acontece depois que as criou. 21 Tal homem será castigado na praça da cidade e será preso onde não espera. 22 O mesmo acontece com a mulher que abandona o marido e gera um herdeiro com outro homem. 23 Em primeiro lugar, ela desobedece à lei do Altíssimo; em segundo, ofende o seu marido; em terceiro, se prostitui com o adultério e gera filhos de um estranho. 24 Ela será arrastada diante da assembléia, e sobre os seus filhos se fará uma pesquisa. 25 Seus filhos não criarão raízes e seus ramos não darão frutos. 26 A memória dela será amaldiçoada, e sua infâmia nunca será apagada. 27 Os sobreviventes saberão que nada é melhor do que o temor do Senhor, e nada é mais doce do que observar os seus mandamentos.

Recitação do Terço em comemoração ao 1º de maio

Hoje às 19hs na capela de São Joaquim do bairro de Boa Passagem, nós o Terço dos Homens junto com o Terço das Mulheres estaremos recitando o terço em comemoração ao 1° de maio, e aproveitamos para fazer o convite a todos vocês que ainda não fazem parte da nossa família Mariana, e que queira fazer uma experiência sem nenhum comprometimento, ou obrigatoriedade, porque para ser um mariano tem que ser de coração, pois o livre arbítrio é respeitado na igreja católica. Convide sua família, um amigo ou vizinho e venha conhecer, pois hoje, homens e mulheres estarão juntos nesta bonita devoção a Nossa Senhora.

História - Aprendendo com "Tia Teca". 
Reveja esta peque História de Tia Teca, uma pessoa simples que não sabe ler, mas com a sua simplicidade consegue explicar do seu jeito o que é um terço.

“Havia uma senhora muito simples, que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, tia Teca, conhecida por toda vizinhança, foi vender suas verduras na casa de um senhor e lá perdeu o seu terço. Passados alguns dias, tia Teca voltou àquela casa, e este senhor veio logo zombar dela dizendo: Você perdeu o seu Deus?Ela respondeu: Eu? Perder o meu Deus? Nunca. Então ele pegou o terço e disse: Não é este o seu Deus? Graças a Deus o senhor encontrou meu terço. Muito obrigada. Por que a senhora não troca este cordão com essas sementinhas pela Bíblia? Perguntou ele. E ela humildemente respondeu: Porque a Bíblia eu não sei ler, e como o terço, eu medito toda a palavra de Deus e guardo no meu coração.

Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer?  Posso sim respondeu tia Teca pegando o terço e disse: Quando eu pego na cruz lembro-me que o filho de Deus derramou o seu sangue, pregado numa cruz, para salvar a humanidade. Essa primeira conta grossa me lembra que há um só Deus onipotente. Essas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta conta grossa me faz lembrar a oração que o senhor mesmo

ensinou-nos, que é o Pai- nosso. O terço tem cinco mistérios, que me fazem lembrar as cinco chagas do Nosso Senhor Jesus Cristo, cravado na cruz. E cada mistério tem dez Ave-Marias, que me fazem lembrar os dez mandamentos, que o senhor mesmo escreveu nas Tábuas de Moisés.
O rosário de Nossa Senhora tem vinte mistérios, que são: cinco Gozosos, cinco Dolorosos, cinco Gloriosos e cinco Luminosos. De manhã, quando me levanto para iniciar minha luta do dia-a-dia, eu rezo os mistérios Gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria em Nazaré, ao meio dia, no meu cansaço e fadiga do trabalho, eu rezo osmistérios Dolorosos, que me fazem lembrar de Jesus Cristo para o Calvário. Quando chega o final do dia, com as lutas vencidas, eu rezo os mistérios Gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar Salvação a toda humanidade e a noite rezo os mistérios Luminosos, para lembrar que mesmo em meio às dificuldades Jesus sempre me ilumine e me protege. E agora me diga onde está a idolatria? Ele, depois de ouvir tudo isso, disse: Eu não sabia disso. Ensina-me tia Teca, a rezar o terço”.

Conselho do Dia

Este é o conselho para hoje:
 
Pede-me, não o que te é agradável e cômodo, senão o que a mim me é aceito e honroso; pois, se julgares retamente, deves preferir minha lei a todos os teus desejos e cumpri-la. Conheço teus desejos e ouvi teus freqüentes gemidos. Quiseras já agora estar na gloriosa liberdade dos filhos de Deus, já te deleita o pensamento da morada eterna, na pátria celestial repleta de gozo; - mas não é ainda chegada essa hora, outro é o tempo atual, tempo de guerra, trabalho e provação. Desejas gozar a plenitude do Sumo Bem, mas por enquanto ainda não o podes conseguir. Sou eu esse Bem supremo; espera-me, diz o Senhor, até que venha o reino de Deus. ( Do desejo da vida eterna e quantos bens estão prometidos aos que combatem)

Oração do Dia

Oração deste dia 01 de maio de 2012
João 10,22-30
Senhor, que o testemunho de fé de São José Operário reforce meu desejo de ser fiel a ti e ao Reino, em meio às adversidades e contradições. E que, na simplicidade e no escondimento, minha vida seja, inteiramente, consagrada a ti. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

Mãe! Gosto de você!


Mãe, sua bondade e ternura falam-me de Deus-amor!
Mãe, você me faz sentir a vida, a beleza das cores, a harmonia, o encanto e a doçura!

Mãe, hoje quero dizer-lhe um segredo muito especial: eu a adoro!
Eu sei também que, de seu coração, brota sempre um gesto
novo de amor e carinho!
Você é capaz de esquecer o sofrimento e a dor para me ver feliz!

Hoje, quero fazer por você uma prece muito bonita e sincera: Meu Deus, abençoa esta criatura tão encantadora que me deu a vida.

Abençoa esta mulher, amiga, minha mãe, hoje e sempre!
Mãe, você é o maior bem que eu tenho neste mundo!

Olhando o céu aberto, contemplo o grande tesouro de paz, sabedoria, paciência, bondade, ternura e acolhimento que permeia o seu ser.

Você me faz crer, minha mãe, que esta vida vale a pena ser vivida,
quando entregue por amor!

Às vezes, quando a vida começa a ficar mais difícil, pensando em você, mãe,
surge uma nova esperança e meu olhar começa a brilhar.

Você sempre espera de braços abertos o filho e a filha que precisam mais uma vez do seu aconchego, de sua compreensão e carinho, como se fosse a primeira vez.

Mãe! Presente de Deus para minha vida!
Mãe, recebe hoje meu abraço e todo o meu carinho!

E, agora, gostaria que o meu agradecimento soasse mais forte do que todos os dias, porque hoje, mãe, é o seu dia!


Celina H. Weschenfelder

Desculpe-me, Mãe!


Pelos pratos de sopa no seu peito,
pelas colheradas no seu olho, pelos beijos sujos de chocolate, pelas golfadas de leite no seu vestido de missa, desculpe, mãe.

Pelo seu vaso de flor preferido que eu quebrei, pela sua aliança que joguei no ralo, pelos sustos que lhe dei, um depois do outro, pelas noites que passei chorando e você acordada, desculpe, mãe.

Pelas palavras malcriadas do adolescente, que eu era. Pela ingratidão daquele dia em que a senhora pediu carinho e eu fugi.
Pelas mentiras que eu disse, sabendo que a feria. Pelas vezes em que a achei chata por pegar no meu pé. Desculpe, mãe.

Por ter voltado menos vezes do que devia, por achar, totalmente, que não tinha mais nada a aprender com a senhora. Por não entender o seu processo de envelhecimento, desculpe, mãe.

Acho que nunca conseguirei entender o que é ter mãe. Felizmente, você sabe o que é ser mãe. E é por isso que olho para você e com um imenso "desculpe", grito feliz o meu "obrigado". Eu nem sempre soube ser filho(a), felizmente, a senhora nunca se esqueceu de ser mãe.


Padre Zezinho,scj

Mais fiéis e mais eleitos - Pe. Zezinho, scj

 Pe. Zezinho, scj

Continuo não sabendo ser plenamente dono de mim e prossigo não sabendo ser teu. Por isso meu Senhor, ouve esta minha prece. É prece de quem, às vezes, se comporta como filho especial e único e que age como filho ciumento.

Ajo como se fosses mais meu que dos outros, mas, na verdade, não sou mais seu que os outros os são. Não digo isto abertamente, mas meu comportamento, às vezes, trai estas atitudes. Comigo, milhões de outros crentes que sem o perceber, nas suas pregações e conversas, dão a entender que são melhores do que os outros.

Vejo isso nas pregações de templos, rádio e televisão. Eles foram escolhidos para salvar o mundo que está mais perdido do que eles. Mas, pelo modo como se expressam eles também estão perdidos. Apostam na seta errada. O teu endereço não é só o templo deles.

Vejo isso nas pregações de esquinas, de avenidas super lotadas. Vejo isso em estádios. E vejo isso nas salas de visitas de muitas casas. Vejo e ouço. A Igreja deles é mais, eles são mais. Eles descobriram e corresponderam mais. É lá que se pode encontrar-te. Não é possível encontrar-te em outros templos e em outros púlpitos e altares.

Quando eu disse isso, eu estava enganado. E quando eles dizem isso, são eles os enganados. Estás onde queres estar e tens misericórdia de quem queres ter misericórdia. (Ex 33,19) E não é porque dizemos que estás mais conosco que com os outros, que vais estas mais conosco que com outros. Tua misericórdia é infinitamente mais que a nossa presunção. Ainda bem que assim é.

Se posso pedir -e devo pedir-, concede-me a graça de nunca mais falar ou agir como filho ciumento. Não és mais meu que dos outros, e eu não sou mais teu que os outros os são. Não sabes não amar e não saber amar menos. Amas do teu jeito infinito a todos, sem exceção.

Deixarias de ser Deus se deixasses de amar a quem quer que fosse de um jeito infinito. Podes dar mais dons e atribuições a esse ou àquele, chamar para um serviço maior esse ou aquele, dar profecia maior à esse ou aquele. Isto é prerrogativa sua, mas só porque alguém ganhou profecia maior, isso não significa que ele é maior que o outro que ganhou uma profecia de menor alcance.

O fato de não ter recebido mais dons, não me faz menor que os outros. Ainda restará a mim, provar que consigo ser bom e melhor do que tenho sido, sem competições, sem disputa por um espaço maior no teu colo ou no Reino dos Céus. No dia em que eu descobrir esta verdade, eu certamente serei mais teu, não mais teu que os outros. Simplesmente mais teu. Concede-me esta graça!

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Cont. A fé como produto urgente - Pe. Zezinho, scj

 Pe. Zezinho, scj


Pregadores urgentes detectam em poucos minutos um anjo ou um demônio e acham uma resposta urgente garantindo que aquela resposta mudará a vida do fiel que adquirir aquela mensagem ou ir lá ouvir aquela pregação.

Criamos um mundo imediato de sapatos, roupas e comida prontos. Basta experimentar e pagar. O mundo ficou bem mais fácil. Como não poderia ser diferente alguém descobriu a religião com resposta rápida e garantida sem que voe precise aprender catecismo ou ler a Bíblia. Peque aquele trecho e pague os que o oferecem a você quando você precisar. Pronto! Problema resolvido. Semana que vem terá mais uma rodada de curas e milagres. Tiraram a decisão das mãos de Deus. Eles urgem com Deus, exortam e arrancam o milagre com suas preces intensas. Até publicam livros e panfletos de orações poderosas e infalíveis.

Ao fiel que entende que a vida e a fé não funcionam desta forma respondem que ele não tem fé, porque a Deus nada é impossível e para quem crê não existem barreiras.

E não faltam os palestristas que classificam a fé como produto. O fiel tem uma necessidade e o pregador tem uma resposta e uma solução, Vai ao livro ou conta uma história que anima o fiel a esperar pelo milagre.

Uma coisa porém é vender objetos que ajudem a estudar melhor e aprofundar a nossa fé e outra garantir que aquele objeto perfumado ou trazido de Roma ou de Jerusalém e aquele óleo com gotas de óleo da Terra Santa tem mais chance de faze ro milagre acontecer!

Perguntei a uma senhora jovem que falava das maravilhas do rosário perfumado que trouxera de Jerusalém, que diferença havia entre manipular aquelas contas e as de outro rosário brasileiro. A resposta dela foi digna de um livro de Bauman ou de Baudrillard. Disse que o que valia não era o sentido, mas o sentimento. Este, sim é a única coisa verdadeira da vida! Pedi licença e revidei dizendo que o rapaz que diante da multidão acabara de matar a namorada refém, se governara pelo seu sentimento e não pelo sentido do seu ato!

Ela perguntou onde eu estudara!... Nos mesmos livros que seu pregador preferido também estudara! Mas optei por anunciar uma fé que não tem respostas tão urgentes nem tão mercadológicas.

A dimensão mercadológica da fé assusta! Olhe as obras, ouça os apelos, calcule o rio de dinheiro que passa pelas igrejas, pergunte aonde vai tudo isso e depois reflita sobre o produto que ajuda a fé e sobre a fé que se vale do produto! O acento revelará a igreja e o pregador!

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SANTO DO DIA -01/05/12

01/05
São José Operário
Basta traçar um paralelo entre a vida cheia de sacrifícios de São José, que trabalhou a vida toda para ver o Cristo dar a vida pela humanidade, e a luta dos trabalhadores do mundo todo, pleiteando respeito a seus direitos mínimos, para entender os motivos que levaram o Papa Pio XII a instituir a festa de "São José Trabalhador", em 1955, na mesma data em que se comemora o dia do trabalho.
Afinal de contas, naquele fatídico primeiro de maio, em Chicago, operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos e com o desrespeito a qualquer direito natural de uma pessoa que os patrões demonstravam. Eram trezentos e quarenta em greve e a polícia, sempre a serviço dos patrões, massacrou-os sem piedade. Mais de cinqüenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados no confronto desigual. Em homenagem a eles é que se consagrou este dia.

São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho artesanal, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao filho a profissão de carpinteiro e, desta maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.

Proclamando São José como protetor dos trabalhadores, a Igreja demonstra estar ao lado deles, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos homens, aquele que aceitou ser o pai adotivo do Deus feito homem, mesmo pressentindo o que poderia acontecer à sua família. Em vida José lutou pelos direitos da vida humana e agora, coloca-se ombro a ombro na luta pelos direitos humanos dos trabalhadores do mundo, por meio dos membros da Igreja que aumentam as fileiras dos que defendem os operários e seu direito a uma vida digna.
São Peregrino Laziosi
Peregrino pertencia à família dos nobres Laziosi. Nasceu na cidade de Forlí, no norte da Itália, no ano 1265. Cresceu alí em meio à uma população conhecida pelo espírito reacionário e anárquico. Tornou um jovem idealista, de caráter intempestivo, recebendo o apelido de "furação".

Certa ocasião ocorreu um incidente grave num dos tumultos populares freqüentes, porque a população se dividia entre os que apoiavam as ordens do Papa e os que preferiam seguir as do imperador germânico. Foi quando a cidade recebeu um interdito do Papa Martino IV, como castigo pelas desordens e atitudes rebeldes. Houve séria reação entre as partes. Para acalmar os ânimos, o Papa pediu ao Superior geral dos Servitas, futuro Santo Filipe Benicío, que estava no mosteiro da cidade, para agir em seu nome e apaziguar os fiéis.

Era uma tarefa delicada. Filipe, então, usando o púlpito da igreja fez um discurso fervoroso solicitando a todos que obedecessem ao Sumo Pontífice. Foi quando um grupo liderado por Peregrino, então com dezoito anos, o ameaçou de agressão. O jovem foi mais longe, chegando a lhe dar um tapa no rosto. Filipe aceitou a ofensa. Depois Peregrino mobilizando a população com gritos fizeram com que fosse expulso da cidade.

Filipe saiu humilhado, mas rezando firmemente pela conversão dos agitadores e principalmente pelo jovem agressor. Deus ouviu sua prece. Pelegrino, caindo em si, sentiu arrependimento, vergonha e remorso. Ficou tão angustiado, que dias depois, foi procurar Filipe, para se prostrar a seus pés pedindo perdão.

Naquele instante Pelegrino estava convertido realmente. Mais tarde, aos trinta anos, ingressou na Ordem dos Servos de Maria, os Servitas, como irmão penitente. A tradição diz que foi próprio Filipe que entregou o hábito à Peregrino. Mas ao certo foi que ele enviou o arrependido agressor para fazer o noviciado em Sena. Só depois voltou para Forlí, onde no mosteiro exerceu o apostolado do bem semeando a paz.

Peregrino se distinguiu pela obediência ao regulamento, pela penitência e mortificação. Durante trinta anos, cumpriu uma penitência imposta à si mesmo: ficava sempre em pé, nunca se sentava. Quando atingiu os sessenta anos de idade, devido à isso, tinha uma ferida cancerosa na perna direita, causada por varizes.

Era tão grave seu estado de saúde, que o médico receitou a amputação da perna, para salvar sua vida. Porém, da véspera da operação, Peregrino acordou subitamente no meio da noite e sentiu que devia ir rezar na capela diante de Jesus crucificado. Assim fez, com muito esforço para caminhar, se ajoelhou e rezou com fervor pedindo que Cristo lhe concedesse a graça da cura. Foi envolvido por um êxtase contemplativo tão profundo, que viu Jesus descer da Cruz e tocar sua ferida. Uma vez refeito da visão, voltou para o leito e adormeceu. Na manhã seguinte o médico constatou que havia ocorrido um milagre. Peregrino estava sem nenhuma ferida, Jesus o havia curado.

O milagre só fez aumentar a veneração que os habitantes da cidade já lhe dedicavam. Pelegrino morreu no primeiro dia de maio de 1345, vítima de uma febre. Durante seus funerais dois milagres ocorreram e foram atribuídos à sua intercessão. Seu culto se estendeu pelo mundo todo rapidamente, pois os fiéis recorrem à ele como padroeiro dos doentes cancerosos.

Em 1726, foi canonizado pelo Papa Bento XIII, sendo o dia de sua morte o indicado para celebrar a sua memória, quando também se comemora São José, operário. Por isso sua festa pode ocorrer nos primeiros dias do mês de Maria. A relíquia do manto de Santo Peregrino Laziosi é conservada à veneração dos fiéis brasileiros, na igreja de Nossa Senhora das Dores, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

LITURGIA DIÁRIA - 01/05/2012


Dia: 01/05/2012
Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 11, 19-26



IV SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia da IV semana)


Leitura dos Atos dos Apóstolos

 - Naqueles dias, 19Entretanto, aqueles que foram dispersados pela perseguição que houve no tempo de Estêvão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, pregando a palavra só aos judeus. 20Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene, entrando em Antioquia, dirigiram-se também aos gregos, anunciando-lhes o Evangelho do Senhor Jesus. 21A mão do Senhor estava com eles e grande foi o número dos que receberam a fé e se converteram ao Senhor. 22A notícia dessas coisas chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém. Enviaram então Barnabé até Antioquia. 23Ao chegar lá, alegrou-se, vendo a graça de Deus, e a todos exortava a perseverar no Senhor com firmeza de coração, 24pois era um homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. Assim uma grande multidão uniu-se ao Senhor. 25Em seguida, partiu Barnabé para Tarso, à procura de Saulo. Achou-o e levou-o para Antioquia. 26Durante um ano inteiro eles tomaram parte nas reuniões da comunidade e instruíram grande multidão, de maneira que em Antioquia é que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados pelo nome de cristãos.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Leitura do Livro do Gênesis.

26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”.
27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. 2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Salmo Responsorial(86)

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

1. Salmo dos filhos de Coré. Cântico. O Senhor ama a cidade que fundou nos montes santos; ele prefere as portas de Sião às tendas de Jacó. De ti se anuncia um glorioso destino, ó cidade de Deus. - R.
2. Ajuntarei Raab e Babilônia aos que me honram; eis a Filistéia e Tiro com a Etiópia, lá todos nasceram. Dir-se-á de Sião: Um por um, todos esses homens nela nasceram; foi o próprio Altíssimo quem a fundou. - R.
3. O Senhor inscreverá então no registro dos povos: Aquele também nasceu em Sião. E cantarão entre danças: Todas as minhas fontes se acham em ti. - R.




Evangelho: João 10, 22-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

 - Naquele tempo, 22Celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação. Era inverno. 23Jesus passeava no templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodearam-no e perguntaram-lhe: Até quando nos deixarás na incerteza? Se tu és o Cristo, dize-nos claramente. 25Jesus respondeu-lhes : Eu vo-lo digo, mas não credes. As obras que faço em nome de meu Pai, estas dão testemunho de mim. 26Entretanto, não credes, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão. 29Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai. 30Eu e o Pai somos um.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

Jesus transforma as pessoas pelo amor

A "própria cidade" de Jesus é Nazaré. É uma vila da Galileia nunca mencionada no Primeiro Testamento. Não se pode, também, localizá-la com precisão. Admite-se que seja o lugar de um antigo vilarejo denominado En-Nazira. Contudo, pode-se perceber que "sua própria cidade" é um lugar periférico e insignificante diante dos grandes centros, como Jerusalém, capital da Judeia. Nota-se isto na observação de Natanael, no evangelho de João (Jo 1,45-46): "De Nazaré pode sair algo de bom?".
Enquanto o evangelho de Lucas identifica Jesus com "o filho de José", Mateus o identifica com "o filho do carpinteiro". A mãe, os irmãos e as irmãs são mencionados, com a observação de que todos participam da humilde comunidade. A conclusão é que, com uma origem humilde, Jesus não pode ser o messias poderoso esperado. Jesus, todavia, afirma-se como um profeta, e não como o messias. A tradicional e consolidada expectativa de mudança pela conquista e pelo exercício do poder distancia-se da ação libertadora de Jesus, que transforma as pessoas e a sociedade pelo amor.


José Raimundo Oliva

Oração
Pai, livra-me da tentação de querer enquadrar-te em meus mesquinhos esquemas. Que eu saiba reconhecer e respeitar o teu modo de agir.

O Evangelho do dia 01/05/2012 ( terça-feira)

Ano B - Dia: 01/05/2012



O filho do carpinteiro?
Leitura Orante


Mt 13,54-58


Quando Jesus acabou de contar essas parábolas, saiu dali e voltou para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. Ele ensinava na sinagoga, e os que o ouviam ficavam admirados e perguntavam:
- De onde vêm a sabedoria dele e o poder que ele tem para fazer milagres? Por acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas? Todas as suas irmãs não moram aqui? De onde é que ele consegue tudo isso?
Por isso ficaram desiludidos com ele. Mas Jesus disse:
- Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra e na sua casa.
Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé.


Leitura Orante

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 13,54-58, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.

Seus conterrâneos, talvez por baixa auto-estima,mas sobretudo, pela falta de fé, questionam a origem da autoridade dele: "De onde vem a sabedoria dele e o seu poder?" Não conseguem compreender que um conhecido deles seja Filho de Deus. E o rejeitam.. O Mestre vive uma experiência semelhante à dos profetas que também foram rejeitados, desprezados, até mortos de forma cruel.. "Porque eles não tinham fé", Jesus, não pode fazer ali, em Nazaré, muitos milagres

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Qual palavra mais me toca o coração?
São muitas, mas me detenho na última expressão: "Jesus não pode fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé".O bispos, na Conferência de Aparecida, disseram que se dissolve a relação com Deus: "Vivemos uma mudança de época, e seu nível mais profundo é o cultural. Dissolve-se a concepção integral do ser humano, sua relação com o mundo e com Deus; "aqui está precisamente o grande erro das tendências dominantes do último século... Quem exclui Deus de seu horizonte, falsifica o conceito da realidade e só pode terminar em caminhos equivocados e com receitas destrutivas" (Bento XVI, Discurso Inaugural). (DAp 44).
Compreendo porque na minha vida também não acontecem muitos milagres?Tenho uma fé fraca, quero que tudo seja provado, justificado, da forma como penso. Não aceito o diferente, que o projeto de Deus seja diferente do meu. Tenho dificuldade em aceitar verdades de pessoas com quem convivo, iguais a mim...

3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda a Igreja a Oração a São José:
A vós São José, recorremos na nossa tribulação,
e depois de ter implorado o auxílio da vossa Santíssima Esposa,
cheios de confiança, solicitamos o vosso patrocínio.
Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus,
e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus,
ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno
à herança que Jesus Cristo conquistou com o seu Sangue,
e nos assistais, nas nossas necessidades, com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da Divina Família,
o povo escolhido de Jesus Cristo;
Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo,
a peste do erro e do vício;
assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo,
na luta contra o poder das trevas;
E, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada, do Menino Jesus
assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus
contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós,
com vosso constante patrocínio,
a fim de que a vosso exemplo
e sustentados com o vosso auxílio,
possamos viver virtuosamente,
piedosamente morrer,
e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para ver além das aparências e reconhecer a presença de Deus nas pessoas e nas coisas mais simples.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sugestão

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Ir. Patrícia Silva, fsp

Em busca de Deus em tempos de Google



Você ouve "ciberteologia" e lhe vem à mente Philip K. Dick, ou talvez um daqueles videogames de guerra, talvez com uma curvatura esotérica, que povoam os geeks. Mas, ao invés, é uma reflexão cognitiva já madura, embora em progresso, o esforço especulativo de "pensar o cristianismo no tempo da rede", como diz o subtítulo do último livro de Antonio Spadaro, há alguns meses diretor da Civiltà Cattolica, a mais antiga revista italiana, como ele mesmo diz com orgulho, em uma conversa com o jornal Europa, a partir justamente do seu livro (Cyberteologia, Ed. Vita e Pensiero).
Quarenta e cinco anos, jesuíta, com formação "mista, entre uma disciplina e outra", Spadaro nos preserva a fisionomia diferenciada da ciberteologia com relação às pastorais, às sociologias da rede, até mesmo das teologias contextuais: nas suas interrogações, há, ao contrário, uma urgência epistemológica, uma inteligência das fés que visa a ir ao último nó, rumo ao "Ponto Ômega", para usar o léxico de um pensador muito querido do diretor da Civiltà Cattolica, Teilhard de Chardin.
"É um autor complexo, genial, e o pensamento genial é sempre uma fonte, lamacenta, empastada", explica Spadaro. "É a ambiguidade que o torna grande, nos impõe que captemos nele mais as perguntas do que as respostas". Se o itinerarium do teólogo de Messina, por enquanto, estaciona junto à noosfera teilhardiana como tensão/atração da humanidade, cada vez mais conectada como em um sistema nervoso planetário, rumo à Deus, o ponto de partida da sua reflexão é que a Internet não pode ser banalizada como instrumento, mas já é o ambiente em que nos movemos.
"A rede e a Igreja – escreve – são duas realidades destinadas desde sempre a se encontrar. O desafio, portanto, não deve ser como ´usar´ bem a rede, como muitas vezes se crê, mas sim como ´viver´ bem no tempo da rede". Nessa contemporaneidade da reflexão, também ética, de Spadaro, pode-se ler um humanismo profundo, emprestado da longa visitação à literatura, em particular à escrita de Flannery O´Connor, à poesia de Gerard Manley Hopkins e de Walt Whitman (que o teólogo também traduziu). Uma dimensão que permite que o teólogo utilize uma sensibilidade linguística preciosa e penetrante.
Como quando se interroga sobre a persistência, no léxico da tecnologia, de conceitos tomados de empréstimo do plano religioso, como "salvar", "converter", "justificar", "compartilhar" ("a linguagem da fé é tão densa de significado que, depois, ultrapassa fronteiras", arrisca uma resposta o diretor da Civiltà Cattolica).
Ou como quando pergunta "como a busca de Deus muda no tempo dos sistemas de busca", para negar depois, radicalmente, a possibilidade de uma "googlelização da fé". Se o assunto de partida da ciberteologia é que não se pode fingir que essa dimensão da rede não existe, mas tem um impacto significativo sobre a nossa capacidade de pensar o fato cristão, segue-se daí que uma mera fenomenologia da rede, dos seus usos, das suas liturgias, dos seus gadgets continua sendo insuficiente nesse trabalho de focalização.
Ou seja, não se chega ao ponto, detém-se exclusivamente em empastar a fé com a terminologia imposta pelas novas tecnologias. Não é um trabalho de tradução, mas sim de tradição o que se exige do teólogo, de tradição e de inovação ao mesmo tempo.
Spadaro explica isso com uma referência à revista que ele dirige, a Civiltà Cattolica: "Cuidado com os mal-entendidos daqueles que opõem inovação e tradição. Olhando para a história da revista, por exemplo, pode-se captar um grande esforço de inovação justamente nas suas origens. Era em italiano, e não em latim. Tinha circulação nacional, antes que a Itália fosse unida. Ocupava-se de alta cultura, mas com uma linguagem legível, ordinária, comum, quase militante".
Uma paixão pelo original, pelo estado nascente à qual o teólogo não abdica nunca, em nenhuma das suas atividades, das suas predileções. Até mesmo na leitura das Escrituras, Spadaro se detém com gosto sobre o livro do Gênesis, da "criação do mundo como libertação criativa do caos". Porque, "na Bíblia – observa, cercado pelos livros do seu escritório, a amada Flannery O´Connor ao alcance das mãos, em uma prateleira ordenada –, a criação não é ex nihilo, mas é um gesto criativo que põe ordem em um caos informe e assustador".
Assim, a sua ciberteologia tenta sistematizar as sugestões especulativas que já se encontravam no anterior Web 2.0. Reti di relazione e, mais em geral, nas suas atividades de blogueiro que, no ano passado, gerou curiosidade até na revista Economist. Já passou muito tempo desde que Spadaro fundava a revista literária Bomba Carta, um projeto cultural que coordenava iniciativas de escrita criativa, juntamente com a produção de vídeo e a leituras via Internet. Hoje, o diretor da Civiltà Cattolica foi nomeado pelo Papa Bento XVI consultor do Pontifício Conselho para a Cultura e das Comunicações Sociais.
No entanto, ele dá de ombros ou, melhor, quase se alarma quando se destaca o dado biográfico, relacionando-o com o destaque dos cargos que ele possui: "Hoje, na Itália, definir como jovem uma pessoa de 45 anos é inquietante, porque indica que não há uma adequada valorização dos jovens, com o consequente risco de desencadear uma competição entre jovens e adultos".
Ele continua o seu raciocínio: "Na Itália, corremos o risco de viver uma hierarquia mais ligada à idade do que à competência: por favor, não há dúvida de que a experiência tem uma virtuosidade própria. Mas se a experiência é um valor – salienta Spadaro –, o frescor também o é. Atenção, por isso, ao trazer esses dois valores em conflito".
E, por outro lado, toda a base da sua ciberteologia é marcada por um esforço de conciliação, de recíproca compreensão entre duas esferas, duas dimensões das quais o teólogo conhece perfeitamente o perímetro, sem confusões, nem sobreposições quaisquer. Em um diálogo contínuo, no entanto, embora na diferença dos planos, o do ambiente tecnológico e o da Revelação: "No desafio que a mentalidade hacker começa a pôr à teologia e à fé – escreve ele no livro –, deve ser preservada a abertura humana à transcendência, a um dom indedutível, a uma graça que ´fura´ o sistema das relações e que nunca é somente o fruto de uma conexão ou de uma partilha, embora ampla e generosa".
Se não fosse assim, adverte, a rede acabaria sendo uma "torre de Babel horizontal", dando uma falsa impressão de "onipresença" de "envolver tudo", da qual, no entanto, se estende e excede a Revelação. Até agora, estávamos nos prolegômenos de uma ciberteologia, de uma fides quaerens intellectum no tempo da intromissão e das oportunidades liberadas pelas redes sociais.
"Agora, o campo está aberto", admite Spadaro, despedindo-se. Se ainda não nas categorias estamos, contudo, dentro de um ecossistema de reflexão que promete mudar, e profundamente, a perspectiva teológica contemporânea.
O fato de que isso se deva a forty-something que se ocupou de Piervittorio Tondelli e de Tom Waits, de Raymond Carver e Nick Cave ou Andy Warhol é um desafio aos lugares-comuns com os quais muitas vezes mal compreendemos o papel da Igreja, o seu humanismo, a sua missão.
A reportagem é de Filippo Sensi, publicada no jornal Europa, 27-04-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Conselho do Dia

Este é o conselho para hoje:
Que vos darei eu por esses benefícios sem conta, Oh! se pudera servir-vos todos os dias da minha vida! Se pudera, ainda que um só dia, prestar-vos condigno serviço! Na verdade, sois digno de todo serviço, de toda honra e glória eterna. Vós sois verdadeiramente meu Senhor, eu vosso pobre servidor, obrigado a servir-vos com todas as minhas forças, sem me cansar jamais de vos dar louvores. Assim o quero, assim o desejo: dignai-vos, Senhor, suprir o que me falta. ( Como, desprezando o mundo, é doce servir a Deus)

Oração do Dia

Oração deste dia 30 de abril de 2012
Senhor, faze-me sempre grato pelo imenso amor que tens para comigo, a ponto de entregar a vida para que o amor em mim seja abundante. Por Jesus Cristo, teu Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém

A Bagagem


Bom Dia Amigos!!

O peso de nossa bagagem depende da nossa maneira de avaliar a importância de cada coisa que guardamos nela...

Reflitam!!

Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão...
A medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho, por pensar que são importantes.
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas, pesa demais, então você pode escolher: ficar sentado a beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem.
Você pode ficar a vida inteira esperando, ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala.
Mas, o que tirar? Você começa tirando tudo para fora... veja o que tem dentro: Amor, Amizade... nossa! Tem bastante, curioso, não pesa nada...
Tem algo pesado... você faz força para tirar.... era a Raiva - como ela pesa!
Aí você começa a tirar, tirar e aparecem a Incompreensão, Medo, Pessimismo... nesse momento, o Desânimo quase te puxa pra dentro da mala .... Mas você puxa-o para fora com toda a força, e no fundo da mala aparece um Sorriso, que estava sufocado no fundo da sua bagagem...
Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a Felicidade... Aí você coloca as mãos dentro da mala de novo tira pra fora um monte de Tristeza...
Agora, você vai ter que procurar a Paciência dentro da mala, pois vai precisar bastante...
Procure então o resto: a Força, Esperança, Coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância e o Bom e Velho Humor. Tire a Preocupação também. Deixe de lado, depois você pensa o que fazer com ela...
Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo. Mas, pense bem o que vai colocar dentro da mala de novo.

Agora é com você. E não se esqueça de fazer essa arrumação mais vezes, pois o caminho é MUITO, MUITO LONGO, e sua bagagem, poderá pesar novamente.

Queridos Amigos!!

Guardamos tantas coisas em nossos corações que muitas vezes achamos que não vamos mais conseguir seguir adiante pelo seu imenso peso, mas devemos sempre fazer uma parada quando necessário e jogar fora tudo aquilo que pesa e nos entristece... As coisas que foram ruins vocês podem até guardar, mas se já foram transformadas em aprendizado, pois assim pesam bem menos e fortalece o aprendizado de nossa alma.

Um forte abraço!!
Velho Sábio!!

A fé como produto urgente - Pe. Zezinho, scj

 Pe. Zezinho, scj


Em várias igrejas cristãs, mercê de uma catequese imediatista que privilegia o sentir, mais do que o estudar, o aprender e o compreender cresceu o número de pregadores que dicotomizam a fé entre o bem e o mal. Não há "pode ser" nem "talvez". Trabalham com o certo e o absoluto. Tudo é anjo ou demônio, tudo é oito ou oitenta, tudo é Deus e anti-Deus. Entre São Paulo e Rio de Janeiro há pelo menos vinte cidades onde se pode morar com razoável conforto. Quem achasse que só se pode morar ou em São ou no Rio de Janeiro demonstraria incapacidade de assimilar a realidade.

São eles que em plena televisão ou congresso, quando apaga a luz atribui o fato ao inimigo, quando volta a acender após as preces que um deles comanda atribuem a volta a luz aos anjos. Recentemente um pregador olhou insistentemente o relógio de pulso que parecia não funcionar. A invés de ignorar o fato, dramatizou. Pôs a culpa no maligno, tirou o relógio do pulso e o jogou para os bastidores. O maligno estaria prejudicando sua pregação ao fazer parar o seu relógio de pulso. Outro atribuiu a epidemia da dengue ao demônio da dengue que comandava os mosquitos para levarem a doença aos lares. Solenemente expulsou-o do Brasil.

Os fatos se multiplicam e se repetem. Pior em tudo é que muitos que assim fazem estudaram teologia mas resolveram praticar uma fé mágica que vê anjos onde não há e demônios onde nunca houve. Supersimplificam a vida decidindo que o que prejudica os fiéis é do demônio e o que faz bem é dos anjos e do céu. Assim, o câncer é obra do demônio e a cura é obra do céu, exceto quando um deles fica enfermo. Aí, é provação do céu, porque o demônio não poderia ferir quem já é do Cristo.

Sua visão de Cristo foge à teologia num flagrante sinal de que não estudaram a matéria. Garantem que têm visões e revelações especiais e veiculam isso pela imprensa. Garantem curas que, não verificadas ficam por isso mesmo. E houve aquele que disse que somos cristãos porque somos filhos do Cristo. Disse também que amor filia é o mesmo que amor filial. Como ninguém contesta, tais pregações prosseguem.

Um dizia que o rock não pode ser musica cristã porque é som do demônio, outro afirmava que determinada canção muito cantada entre católico, se tocada de trás para frente era um louvor a satanás. E houve aquele que garantiu que Maria não tem poder nenhum porque ela está dormindo à espera da ressurreição, mas que seu pregador preferido opera milagres com um simples toque. Aleluia! O pregador daquela igreja está salvo e tem mais poder do que a mãe de Jesus que está morta e ainda não chegou ao céu! A conclusão é óbvia: para ele Jesus tem poder só na terra, mas não tem depois da morte porque é incapaz de levar até a mãe dele para o céu! Um trecho de Paulo lhe garante que o céu só se abrirá no ultimo dia da humanidade. Esqueceu os outros trechos da mesma Bíblia que falam de salvação imediata e que dizem que Jesus tem todo o poder no céu e na terra...

É claro que o fiel que vê alguém jogar fora óculos, cadeira de rodas e muletas ao som de uma prece escolherá esta igreja, e não a outra na qual o pegador manda pensar e diz que o milagre não tem hora nem lugar marcado para acontecer. Entre o milagre que pode acontecer, mas não se sabe quando porque é Deus quem decide operar e aquele que garantidamente acontece no culto das 20h e no do sábado, o fiel que busca resultado vai lá onde milagres acontecem ao comando de um pegador poderoso em obras e palavras.

O mundo sempre escolheu o imediato. Esperar é virtude que poucos cultivam. Também não esperam pelo céu. Porque sentar-se à espera de uma refeição que demoraria 30 minutos se ele pode encomendar um prato feito em dois ou três?

A fé do prato feito, imediata tomou conta de inúmeras igrejas. Do restaurante de comida boa, mas cujas refeições demoram, muitos mudam para o restaurante ao lado que servem na hora comida quentinha. Quem serve mais depressa ganha a freguesia. Exceto quando a freguesia descobre o valor do diálogo à mesa e sabe que refeição não é só questão de comer e saciar-se. Pode ser ágape! Mais do que comer é estar juntos!

Religião deveria ser ágape e não fast food! A vida não deveria ser fast food. Para a pressa dos nossos dias inventaram igrejas com milagres e curas garantidas, rápidas e com dia e hora marcados. Os fiéis vão lá onde se fala o que desejam ouvir, se faz o que desejam ver e aceitam pagar por isso porque é religião que enche os olhos.

Vitrais, imagens e paredes em catequese visual não lhes dizem muita coisa. O que os convence é o gesto dramático do irmão cheio de poder que derruba um demônio, faz um coxo andar e um mudo falar. Estes sinais os convencem. O sinal da cruz, uma cruz na parede, uma pintura de Jesus perdoando nada lhes diz. A fé dramática encanta mais do que a fé kerigmática.

Mas quem vai dizer isso às massas que, no dizer de Jean Baubrillard no seu livro sobre o fim do social e o surgimento das massas (Á Sombra das Maiorias Silenciosas) e de Zygmunt Bauman no seu livro sobre a transformação das pessoas em mercadoria ( Vida Para Consumo) falma da perda de sentido e de referências e da compra e da venda de mensagens num mundo habitado por consumidores que descobriram também a religião de consumo. Numa esquina compram em dois minutos uma refeição já pronta e à sua espera, numa outra entram numa igreja e em poucos minutos presenciam um milagre ou uma expulsão de demônios. É a fé urgente a serviço da vida urgente.

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SANTO DO DIA -30/04/12

30/04
São José Benedito Cottolengo
José Benedito Cotolengo nasceu em Brá, na província de Cuneo, no norte da Itália, no dia 3 de maio de 1786. Era o mais velho dos doze filhos de uma família cristã muito piedosa. Ele tinha apenas cinco anos quando sua mãe o viu medindo os quartos da casa com uma vara, para saber quantos doentes pobres caberiam neles. Dizia que quando crescesse queria encher sua casa com esses necessitados, fazendo dela "seu hospital". O episódio foi um gesto profético. Na cidade de Brá, ainda se conserva esta casa.

Com dezessete anos ingressou no seminário e aos vinte e cinco se ordenou sacerdote na diocese de Turim. Seu ministério foi marcado por uma profunda compaixão pelos mais desprotegidos, esperando sempre a hora oportuna para concretizar os ideais de sua vocação.

Em 1837, padre José Benedito foi chamado para ministrar os sacramentos à uma mulher grávida, vítima de doença fatal. Ela estava morrendo e mesmo assim, os hospitais não a internaram, alegando que não havia leitos disponíveis para os pobres. Ele nada pôde fazer. Entretanto, depois que ela morreu e ter confortado os familiares, o padre se retirou para rezar. Ao terminar as orações, mandou tocar os sinos e avisou a todos os fiéis que era chegada a hora de "ajudar a Providência Divina".

Alugou uma casa e conseguiu colocar nela leitos e remédios, onde passou a abrigar os doentes marginalizados, trabalhando ele mesmo como enfermeiro e buscando recursos para mantê-la, mas sem abandonar as funções de pároco. Era tão dedicado aos seus fiéis a ponto de rezar uma missa às três horas da madrugada, para que os camponeses pudessem ir para seus campos de trabalho com a palavra do Senhor cravada em seus corações.

Os políticos da cidade, incomodados com sua atuação, conseguiram fechar a casa. Mas ele não desistiu. Fundou a Congregação religiosa da Pequena Casa da Divina Providência e as Damas da Caridade ou Cotolenguinas, com a finalidade de servir aos pequeninos, aos deficientes e aos doentes. Os fundos deveriam vir apenas das doações e da ajuda das pessoas simples. Padre José Benedito Cottolengo tinha como lema "caridade e confiança": fazer todo o bem possível e confiar sempre em Deus. Comprou uma hospedaria abandonada na periferia da cidade e reabriu com o nome de "Pequena Casa da Divina Providência".

Diante do Santíssimo Sacramento, padre José Benedito e todos os leigos e religiosos, que se uniram a ele nesta experiência de Deus, buscavam forças para bem servir os doentes desamparados, pois como ele mesmo dizia: "Se soubesses quem são os pobres, os servirias de joelhos!". Morreu de fadiga, no dia 30 de abril de 1842, com cinqüenta e seis anos.

A primeira casa passou a receber todos os tipos de renegados: portadores de doenças contagiosas, físicas e psíquicas, em estado terminal ou não. Ainda hoje abriga quase vinte mil pessoas, servidas por cerca de oitocentas irmãs religiosas e voluntárias. A congregação pode ser encontrada nos cinco continentes, e continua como a primeira: sem receber ajuda do Estado ou de qualquer outra Instituição. O padre José Benedito Cotolengo foi canonizado por Pio XI, em 1934, sua festa litúrgica ocorre no dia 30 de abril.
São Pio V
O Papa Pio V é venerado por ter unido a Europa, acabando com as guerras internas para que todos se voltassem contra o verdadeiro inimigo, os turcos, vencidos finalmente em 1571.
Mas é preciso lembrar que ele implantou reformas essenciais também dentro do cristianismo, acabando com o nepotismo na Igreja, um mal que até hoje afeta as comunidades no âmbito político. Também não se pode esquecer que defendeu o catolicismo com corpo e alma, unhas e dentes, quando preciso, chegando a excomungar a Rainha Elisabete I, da Inglaterra.
Miguel Ghisleri nasceu em 1504, em Bosco Marengo, na província de Alexandria e, aos quatorze anos já ingressara na congregação dos dominicanos. Depois que se ordenou sacerdote, sua carreira correu na Terra como um raio. Foi professor, prior de convento, superior provincial, inquisidor em Como e Bérgamo, bispo de Sutri e Nepi, depois cardeal, grande inquisidor, bispo de Mondovi e, finalmente, papa, em 1566, tomando o nome de Pio V.

Assim que assumiu foi procurado em Roma por dezenas de parentes. Não deu "emprego" a nenhum, afirmando ainda que um parente do papa, se não estiver na miséria, "já está bastante rico". Implantou ainda outras mudanças no campo pastoral, aprovadas no Concílio de Trento: a obrigação de residência para os bispos, a clausura dos religiosos, o celibato e a santidade de vida dos sacerdotes, as visitas pastorais dos bispos, o incremento das missões e a censura das publicações, para que não contivessem material doutrinário não aprovado pela Igreja. Depois de conseguir a união dos países católicos, com a conseqüente vitória sobre os turcos invasores e de ter decretado a excomunhão e deposição da própria rainha da Inglaterra, o furacão se extinguiu. Papa Pio V morreu em 1572, sendo canonizado em 1712.

Sua memória, antes homenageada em 5 de maio, com a reforma do calendário litúrgico passou a ser festejada nesta data, 30 de abril.

LITURGIA DIÁRIA - 30/04/2012


Dia: 30/04/2012
Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 11, 1-18



IV SEMANA DA PÁSCOA*
(branco - ofício do dia)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judeia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.
2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.
6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’.
10Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesareia à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.
13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.
17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” 18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.



Salmo (Salmos 41)

— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.
— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!
— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada!
— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!



Evangelho (João 10,1-10)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho

A porta do redil

Em complemento ao tema fundamental do evangelho, que é o dom da vida eterna, João apresenta um tema eclesial sob a forma de uma parábola: o redil das ovelhas.
Jesus dirige a parábola a alguns fariseus que lhe estavam próximos, após a cura de um cego. Jesus, de início, se afirma como sendo a porta do redil. É através dele que entram os verdadeiros pastores e as ovelhas, formando a autêntica comunidade. Os fariseus, rejeitando Jesus, estão desqualificados como pastores. É também uma advertência aos fiéis das comunidades para não retornarem às práticas e observâncias tradicionais, das quais foram libertados por Jesus. A sentença final exprime todo o sentido da encarnação: "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância".

José Raimundo Oliva

Oração
Pai, torna-me um discípulo dócil de Jesus, o verdadeiro pastor que arriscou a própria vida para me salvar. Somente ele poderá conduzir-me para ti.

O Evangelho do dia 30/04/2012 ( segunda-feira)

Ano B - Dia: 30/04/2012



Jesus, a porta
Leitura Orante


Jo 10,1-10


Jesus, o pastor verdadeiro
Jesus disse: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não entra no curral das ovelhas pela porta, mas pula o muro é um ladrão e bandido. Mas quem entra pela porta é o pastor do rebanho. O porteiro abre a porta para ele. As ovelhas reconhecem a sua voz quando ele as chama pelo nome, e ele as leva para fora do curral. Quando todas estão do lado de fora, ele vai na frente delas, e elas o seguem porque conhecem a voz dele. Mas de jeito nenhum seguirão um estranho! Pelo contrário, elas fugirão, pois não conhecem a voz de estranhos.
Jesus fez esta comparação, mas ninguém entendeu o que ele queria dizer.
Então Jesus continuou: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu sou a porta por onde as ovelhas passam. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e bandidos, mas as ovelhas não deram atenção à voz deles. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.


Leitura Orante

Preparo-me para a Leitura Orante, pedindo,
com todos que se encontram na rede da web,
uzes do Espírito:
Espírito Santo,
dai-nos o dom do entendimento,
uma compreensão mais
profunda da verdade,
a fim de anunciar a salvação
com maior firmeza e convicção.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 10,1-10, e observo Jesus que se define como "porta por onde as ovelhas passam".

Jesus é a porta que dá acesso às ovelhas. É preciso "passar" por Jesus para viver a verdadeira vida. Posso considerar alguns detalhes:
1º A figura do porteiro - o recepcionista que responde pela segurança e não deixa entrar quem não deve: o ladrão e o bandido.
2º O texto fala de entrar e sair pela porta. Sugere liberdade, ausência de dominação ou escravidão.
3º A relação pessoal do pastor com cada ovelha - ele chama a cada uma pelo nome e elas conhecem a sua voz, ele as guia, elas o seguem e fogem dos estranhos. Ele oferece e preserva a vida das ovelhas.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
Na minha relação com Cristo vivo esta experiência de liberdade? Busco a verdadeira vida em Jesus? E o mundo de hoje para onde vai? Passa por esta porta ou prefere desvios? Os bispos disseram, em Aparecida: "A Igreja, que participa dos gozos e esperanças, das tristezas e alegrias de seus filhos, quer caminhar ao seu lado neste período de tantos desafios, para infundir-lhes sempre esperança e consolo". (DAp 16).

3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Vou rezar diversas vezes, hoje, o Salmo 23.
Salmo 23
O Senhor é o meu pastor; nada me falta.
Em verdes pastagens me faz descansar
e conduz-me a águas tranquilas.
Conforta a minha alma e leva-me por caminhos retos,
por amor do seu nome.
Ainda que eu atravesse o mais escuro vale,
não terei receio de nada, porque tu, Senhor, estás comigo.
A tua vara e o teu cajado dão-me segurança.
Preparaste-me um banquete à frente dos meus inimigos.
Recebeste-me com todas honras e encheste a minha taça até transbordar.
De fato, a tua bondade e o teu amor acompanham-me
ao longo da minha vida.
E na tua casa, Senhor, morarei para sempre.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é o mesmo de toda a Igreja no Continente Americano: um olhar fraterno para todos os que sofrem e se alegram.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

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Irmã Patrícia Silva, fsp

domingo, 29 de abril de 2012

O BOM PASTOR

Senhor,

Tu és o Bom Pastor.

Eu sou a Tua ovelha.

Em alguns dias, estou sujo;

Em outros estou doente.

Em alguns dias, me escondo;

Em outros, me revelo.

Sou uma ovelha ora mansa, ora agitada.

Sou uma ovelha ora perdida, ora

reconhecida.

Eu sou Tua ovelha, Senhor.

Eu conheço a Tua voz.

É que às vezes a surdez toma conta de mim.

Eu sou Tua ovelha, Senhor.

Não permita que eu me perca,

que eu me desvie do Teu rebanho.

Mas se eu me perder, eu Te peço, Senhor,

Vem me encontrar.

Amém.

MEDITANDO A AVE MARIA

- Ave Maria,Salve! Eu e toda a corte celeste nos curvamos diante de ti e te saudamos Maria, Pérola, Princesa, Senhora!

Cheia de Graça,Sim, eu, o Mensageiro de Deus, curvo-me diante de ti porque te reconheço escolhida, inteiramente pura, límpido reflexo da glória de Deus!

O Senhor é contigo!Sem dúvida, vejo-o refletido em ti. Teu rosto transparece o Seu, a Sua presença transborda de todo o teu ser.

Bendita és tu entre as mulheres!Eu, Maria, tua prima, e mulher como tu, te reconheço e proclamo bendita entre todas as mulheres de todas as gerações. Ninguém como tu foi escolhida para ser Mãe de Deus! Ninguém é nem será tão plenamente feliz e agraciada como és!

Bendito é o Fruto do teu ventre, Jesus!Jesus, o Filho do Deus Vivo é Também fruto do teu ventre. Tens na gestação de sua vida papel único e insubstituível. Ele é também fruto teu no ventre e na formação, na carne e no sangue, na docilidade irrestrita a Deus que Ele mesmo gerou em ti.

Santa Maria,Sim, eu, Igreja reconheço tua santidade incomparável e em tudo superior ao mais santo dos filhos de Deus, por tua eleição e pelo teu sim.

Mãe de Deus,Maria, Mãe do meu Senhor, Mãe do Deus feito carne, Mãe do Deus que adoro e sirvo, Mãe de
Deus e mãe minha.

Rogai por nós, pecadores,Tu, intercessora a serviço da Igreja, pede a Deus por nós os pecadores que a formamos. Sustenta-nos nas provas, ensina-nos teu exemplo, coloca-te entre a nossa miséria e a Onipotência Perfeitíssima, sê em nosso favor, Virgem Soberana! Ouve o nosso clamor!

AgoraOra por nós neste tempo que se chama hoje. Lembra-te de nós e não nos desampare enquanto seguimos, peregrinos, as pegadas do Caminho.

E na hora de nossa morte.Na hora da derradeira e definitiva passagem, traz o teu Jesus para ser páscoa conosco, dá-nos o arrependimento perfeito. Como boa Mãe, livra-nos de estar longe do Pai para sempre. Acolhe-nos nos teus braços como acolheste, nesta hora, o teu José em sua hora.

AmémSim! Assim seja! Como Jesus, como tu. Seja feita a vontade de Deus. A ela dizemos amém, como Igreja, como servos do Senhor. Faça-se também em nós,também em nós seja cumprido o amém eterno de Jesus ao Pai
Também por nosso vida se cumpra este amém até que nada mais importe senão o cristo Crucificado, até que em nós se cumpra em favor do Seu Corpo o que nos cabe cumprir. Cumpra-se em nós, Igreja, o amém eterno que repetiste.
Repitam nossas almas este “sim” que jamais passará até que no céu, contigo, possamos arder em caridade e servir aos homens que tanto amas colocando-os contigo, diante de Deus.
 
Fonte:Jardim da fé

Conselho do Dia

Este é o conselho para hoje:
 
Voz do discípulo 1. São vossas essas palavras, ó Jesus, verdade eterna, ainda que não fossem proferidas todas ao mesmo tempo, nem escritas no mesmo lugar. Sendo vossas, pois, essas palavras e verdadeiras, devo recebê-las todas com gratidão e fé. São vossas, porque vós as dissestes; e são também minhas, porque as dissestes para minha salvação. Cheio de alegria as recebo de vossa boca, para que mais profundamente se me gravem no coração. Animam-se palavras de tanta ternura, atemorizam-me os meus pecados, e minha consciência impura me afasta da participação de tão altos mistérios. Atraime a doçura de vossas palavras, mas me oprime a multidão de meus pecados. ( Com quanta reverência cumpre receber a Cristo)

Oração do Dia

Oração deste dia 29 de abril de 2012
João 10,11-18
Senhor, faze-me sempre mais pronto a ouvir a voz de teu Filho e a me deixar guiar por ele, pelos caminhos do amor solidário, seguindo o exemplo dele. Por Jesus Cristo, teu Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém

Oração universal

Pelos que buscam a Deus na incerteza: que o encontrem.
Pelos que acreditam possuir a Deus: que o busquem.
Pelos que têm medo do futuro; pelos que se levantaram e caíram de novo: que tenham novas forças.
Pelos que se desesperam: que esperem contra toda a esperança.
Pelos que vivem iludidos: que ponham os pés no chão.
Pelos que duvidam: que encontrem a luz.
Pelos que tem um coração tímido: que encontrem um coração amigo.
Pelos que estão sozinhos: que possam encontrar alguém.
Pelos que vivem na abundância: que aprendam a ter fome.
Pelos que têm o coração endurecido: que alguém o abrande.
Pelos que acreditam ter tudo: que se sintam vulneráveis.
Pelos que não tem necessidade do Espírito: que sintam seus próprios limites.
Pelos que não sabem, nem querem escutar: que ouçam o sussurro de Pentecostes.


Valter Maurício Goedert

Aborto e obscurantismo - Pe. Zezinho, scj

 Pe. Zezinho, scj


Sou apenas um padre pequeno até no apelido. Mas lecionando comunicação há mais de 30 anos tenho discernimento suficiente para saber o que é campanha pró-aborto e o que é campanha pró-vida. Consultei advogados que me disseram que o Brasil é signatário da Declaração Universal de Direitos Humanos e que o artigo 3º daquela Declaração afirma que todo ser humano tem direito à vida. Também me informaram que a Declaração sobre os Direitos da Criança da ONU afirma que a criança deve ser protegida e receber cuidados especiais tanto antes quanto após seu nascimento. Parecem e são artigos progressistas...

Não obstante há colunistas chamando de obscurantista, ultrapassada e mezozóica a religião que defende a mesma coisa que a ONU. Negam o direito de todos os nascituros e determinam aleatoriamente, a partir de que semana eles passam a gozar de algum direito. Baseiam-se em opinião que vai contra o que diz a ONU e o que diz o artigo 2º do Código Civil que defende o direito do nascituro desde a concepção e negam o artigo 5º que diz que o direito à vida é inviolável.

As igrejas não fazem outra coisa além de seguir a Constituição as decisões da ONU, cujas leis defendem a vida desde a concepção. No entanto o que se lê em colunas de jornal e revistas, assinado por jornalistas de renome é que defensores da vida e da Constituição são retrógrados e obscurantistas, defensores de dogmas ultrapassados. Sua intenção de modificar estes artigos é clara e manifesta. A Constituição diz que são intocáveis ( artigo 60, parágrafo 4º, inciso IV) e as igrejas também o afirmam. Mas de repente somos todos obsoletos, dogmáticos, do período jurássico, tudo porque defendemos o direito à vida, desde o momento da concepção.

Quem é o jurássico e o mezozóico? Quem defende a vida e os mais frágeis em todas as suas instâncias ou quem decide que, pelo bem da grávida que não quer ser mãe, um feto pode ser interrompido, sem que isto configure crime? Entre Madre Tereza de Calcutá que ia á ruas cuidar da vida e os que jogam bombas em trens, prédios metrôs, quem é o mais moderno e quem é jurássico? Entre quem defende uma vida humana em desenvolvimento e quem a suprime quem é o avançado?

Acham adjetivos negativos para quem defende o feto e vocábulos suaves e agradáveis para quem luta por sua interrupção. Há, pois uma diferença entre o conceito e a campanha. E não se diga é coisa de ateu contra religioso, porque há muitos ateus que, tanto quanto nós, defendem o direito do nascituro, também desde a sua concepção. O que está em jogo é o conceito de vida e morte, de crime e castigo, de lei universal e de luta pela primazia do indivíduo. Resume-se na luta para que se conceda a um casal que não está feliz com seu feto, o direito de abortá-lo sem que seu ato se configure criminoso. E garantem que os países que permitem são modernos e os que proíbem são jurássicos. Campanha por campanha, ficamos com os direitos do nascituro!

http://www.padrezezinhoscj.com/
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