17/09 | |
Santa Hildegarda Hildegarda, descendente de nobre e riquíssima família alemã, nasceu no castelo de Böckekheim, na bela região do rio Reno, em 1098. Como era o costume na época, aos oito anos de idade foi entregue aos cuidados de religiosas, mais especificamente da abadessa Jutta, do convento das monjas beneditinas. Alí recebeu primeiros fundamentos dos ensinamentos de Cristo, aprendendo o desapego que deveria ter com as coisas e vaidades mundanas. Assim, depois de conhecer e conviver na comunidade religiosa, Hildegarda pediu para ser aceita entre as beneditinas, ingressando como noviça sem dificuldade alguma. Quando, em 1136 a superiora Jutta morreu, a direção do mosteiro passou para as mãos de Hildegarda. Além deste convento sob seu governo, ela fundou outros dois: em 1147 o de Bingen e, em 1165 o de Eibingen, ambos na Alemanha. Desde a infância ela apresentava uma personalidade muito carismática e um alto grau de elevação mística. Aos poucos, esses dons acabaram se manifestando como visões, definidas por ela mesma como "lux vivens", ou seja, luz vivificante. Um dia, Hildegarda ouviu uma voz superior, que ela identificou como do Espírito Santo, ordenando-lhe que escrevesse todas as revelações que lhe eram feitas. Apesar de não ser letrada, Hildegarda acabou por desenvolver uma grande atividade literária. Por estes dons, acabou adquirindo muito conhecimento sobre medicina e ciências naturais, transmitidos depois por livros precisos que escreveu sobre essas matérias reconhecidos cientificamente. Mas o seu talento enciclopédico se expressou em particular no canto e música. Ela foi talvez a primeira mulher musicista da História da Igreja católica. O final de sua vida foi muito sofrido e amargurado. Além de estar muito doente, ainda foi vítima de injustiças e mentiras, devido ao seu rigor como superiora séria e disciplinada. Aos oitenta e dois anos, no dia 17 de setembro de 1179, Hildegarda morreu, no seu convento de Bingen. Pôde, finalmente, ir descansar ao lado do Senhor. Esta mulher extraordinária, mística beneditina, cientista, conselheira de bispos e imperadores, seguiu influenciando a espiritualidade católica, mesmo depois de sua morte, através de seus escritos, traduzidos em quase todas as línguas do mundo. Fazendo isto desde a Idade Média até os nossos dias. No século XX, em 1921, ainda a influência do seu carisma, inspirou a criação uma nova congregação, a das Irmãs de Santa Hildegarda. Com a fama de sua santidade reconhecida ainda em vida, fez com que vigorasse um culto expressivo e ininterrupto, mantido entre os fieis do mundo todo. O local de sua sepultura tornou-se um dos centros de peregrinação mais visitado. Santa Hildegarda teve a sua veneração litúrgica autorizada pela Igreja, para ser comemorada no dia de sua morte. | |
São Roberto Belarmino São Roberto Belarmino nasceu de uma rica e numerosa família toscana, em Montepulciano no ano de 1542. Sobrinho de um Papa (sua mãe era irmã de Marcelo II), Roberto Belarmino ingressou em 1560 na Companhia de Jesus. Estudou teologia em Pádua e Lovaina e em 1576 tornou-se o primeiro titular da cátedra de apologética isto é, de defesa da ortodoxia católica na Universidade Gregoriana, que naquela época se chamava Colégio Romano. Foi professor de São Luiz Gonzaga. Eleito cardeal e arcebispo de Cápua em 1599.Era teólogo oficial da Igreja, com a sua doutrina e com o exemplo de sua caridade e simplicidade de vida, que o povo admirava. Foi um homem muito discutido durante a Reforma Católica. Escreveu muitas obras exegéticas, pastorais e ascéticas. Nos três primeiros anos de vida religiosa sofreu horríveis dores de cabeça que não o impediram de estudar teologia e defender sua própria tese por três dias consecutivos, diante de um público literalmente fascinado. Os compromissos escolásticos nunca o distraíram da oração. De volta a Roma, entre outros encargos teve também o de diretor espiritual, e esteve ao lado de São Luís Gonzaga conduzindo-o até os últimos instantes de vida. Sua vigorosa dialética postas a serviço da doutrina católica valeram-lhe o título de martelo dos hereges, uma obra simples, mas rica de sabedoria como o seu Catecismo mereceu-lhe o título de mestre de tantas gerações de crianças que, nesse livrinho em forma de diálogo, têm aprendido as verdades fundamentais da fé professadas no batismo (foi traduzido em mais de cinqüenta línguas). Dentre várias obras teológicas, escreveu A arte de bem morrer, isto é, o modo de despedir-se da vida com serenidade e desapego. Morreu a 17 de Setembro do ano 1621 em Roma. Em 1930 teve a tríplice glorificação: bem-aventurado, santo e doutor da Igreja. |
sábado, 17 de setembro de 2011
SANTO DO DIA
LITURGIA DIÁRIA
Dia: 17/09/2011
Primeira Leitura: 1º Timóteo 6, 13-16
XXIV SEMANA COMUM
(verde-ofício do dia)
Leitura da primeira carta de são Paulo a Timótio - caríssimo, 13Em presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que ante Pôncio Pilatos abertamente testemunhou a verdade, 14recomendo-te que guardes o mandamento sem mácula, irrepreensível, até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo, 15a qual a seu tempo será realizada pelo bem-aventurado e único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16que é o único que possui a imortalidade, e que habita numa luz inacessível; o qual não foi nem pode ser visto por nenhum homem; ao qual seja dada honra e império sempiterno. Amém. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(99)
Evangelho: Lucas 8, 4-15
Primeira Leitura: 1º Timóteo 6, 13-16
(verde-ofício do dia)
Leitura da primeira carta de são Paulo a Timótio - caríssimo, 13Em presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que ante Pôncio Pilatos abertamente testemunhou a verdade, 14recomendo-te que guardes o mandamento sem mácula, irrepreensível, até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo, 15a qual a seu tempo será realizada pelo bem-aventurado e único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16que é o único que possui a imortalidade, e que habita numa luz inacessível; o qual não foi nem pode ser visto por nenhum homem; ao qual seja dada honra e império sempiterno. Amém. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(99)
REFRÃO: Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
1. Servi o Senhor com alegria. Vinde, entrai exultantes em sua presença. - R.
2. Sabei que o Senhor é Deus: ele nos fez, e a ele pertencemos. Somos o seu povo e as ovelhas de seu rebanho. - R.
3. Entrai cantando sob seus pórticos, vinde aos seus átrios com cânticos; glorificai-o e bendizei o seu nome, - R.
4. porque o Senhor é bom, sua misericórdia é eterna e sua fidelidade se estende de geração em geração. - R.
Evangelho: Lucas 8, 4-15
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 4Havia se reunido uma grande multidão: eram pessoas vindas de várias cidades para junto dele. Ele lhes disse esta parábola: 5Saiu o semeador a semear a sua semente. E ao semear, parte da semente caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. 6Outra caiu no pedregulho; e, tendo nascido, secou, por falta de umidade. 7Outra caiu entre os espinhos; cresceram com ela os espinhos, e sufocaram-na. 8Outra, porém, caiu em terra boa; tendo crescido, produziu fruto cem por um. Dito isto, Jesus acrescentou alteando a voz: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! 9Os seus discípulos perguntaram-lhe a significação desta parábola. 10Ele respondeu: A vós é concedido conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros se lhes fala por parábolas; de forma que vendo não vejam, e ouvindo não entendam. 11Eis o que significa esta parábola: a semente é a palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem; mas depois vem o demônio e lhes tira a palavra do coração, para que não creiam nem se salvem. 13Aqueles que a recebem em solo pedregoso são os ouvintes da palavra de Deus que a acolhem com alegria; mas não têm raiz, porque crêem até certo tempo, e na hora da provação a abandonam. 14A que caiu entre os espinhos, estes são os que ouvem a palavra, mas prosseguindo o caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas e prazeres da vida, e assim os seus frutos não amadurecem. 15A que caiu na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança. - Palavra da salvação.
Comentário do Evangelho
O autêntico discípulo
Nesta parábola o destaque é o "ouvir a palavra" e as diferentes respostas. O autêntico discípulo é aquele que ouve a palavra e a põe em prática, dando frutos de amor e comunhão de vida com o próximo e com Deus. Como estímulo à ação missionária, a parábola exprime o crescimento eficaz do Reino. Existem os corações bons e generosos que recebem a Palavra e que dão abundantes frutos. Diferente de Mateus, que acentua a separação entre os discípulos que ouvem a palavra e os obstinados que a rejeitam, Lucas o ameniza. Lucas é o evangelista da misericórdia de Deus, sempre pronto a acolher a todos.
José Raimundo Oliva
OraçãoPai, reconhecendo o quanto me custa ser fiel ao projeto do Reino, peço-lhe a graça de ser fiel até o fim, perseverando no compromisso assumido contigo
O Evangelho do Dia ( Sabado )
Ano A - Dia: 17/09/2011
O semeador saiu a semear
Leitura Orante
Lc 8,4-15
Uma grande multidão, vinda de várias cidades, veio ver Jesus. Quando todos estavam reunidos, ele contou esta parábola:
- Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente.
E Jesus terminou, dizendo:
- Quem quiser ouvir, que ouça!
Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola. Jesus respondeu:
- A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam.
- O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.
- Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente.
E Jesus terminou, dizendo:
- Quem quiser ouvir, que ouça!
Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola. Jesus respondeu:
- A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam.
- O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.
Leitura Orante
Saudação
- A todos nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco, aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes
de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia, o texto Lc 8,4-15 e observo o sentido da parábola de Jesus.
- O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.
Jesus explica a parábola do semeador aos discípulos. O centro da parábola contada por Jesus é "pôr em prática a palavra ouvida". O terreno simboliza o coração da pessoa, que pode ser pedregoso, espinhoso, exposto ou bom, conforme esteja sufocado pelas más inclinações, pelas preocupações, ambições, sofrimentos, ilusões. Este terreno pode também estar livre e pronto para acolher a semente da Palavra e produzir frutos.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Qual palavra mais me toca o coração? Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. Sobre a semente da evangelização e os frutos, os bispos falaram muito bem na V Conferência, em Aparecida. E deixaram para nós esta reflexão:
"Os esforços pastorais orientados para o encontro com Jesus Cristo vivo deram e continuam dando frutos. Entre outros, destacamos os seguintes: a) Devido a animação bíblica da pastoral, aumenta o conhecimento da Palavra de Deus e do amor por ela. Graças à assimilação do Magistério da Igreja e a uma melhor formação de generosos catequistas, a renovação da Catequese tem produzido fecundos resultados em todo o Continente, chegando inclusive a países da América do Norte, Europa e Ásia, para onde muitos latino-americanos e caribenhos têm emigrado. b) A renovação litúrgica acentuou a dimensão celebrativa e festiva da fé cristã centrada no mistério pascal de Cristo Salvador, em particular na Eucaristia. (...) c) Nosso povo tem grande estima pelos sacerdotes. Reconhece a santidade de muitos deles, como também seu testemunho de vida, seu trabalho missionário e sua criatividade pastoral, particularmente daqueles que estão em lugares distantes ou em contextos de maior dificuldade. Muitas de nossas Igrejas contam com uma pastoral sacerdotal com experiências concretas de vida em comum e de uma retribuição do clero mais justa. Em algumas Igrejas desenvolve-se o diaconato permanente. Contam também com ministérios confiados aos leigos e outros serviços pastorais, como delegados da Palavra, animadores de assembléia e de pequenas comunidades, entre elas, as comunidades eclesiais de base, os movimentos eclesiais e um grande número de pastorais específicas. (...) A Igreja estimula com esperança o incremento de vocações para a vida contemplativa masculina e feminina. d) Ressalta a abnegada entrega de tantos missionários e missionárias que, até o dia de hoje, tem desenvolvido uma valiosa obra evangelizadora e de promoção humana em todos os nossos povos, com multiplicidade de obras e serviços. Desse modo é reconhecido o trabalho de numerosos sacerdotes, consagradas e consagrados, leigos e leigas que, a partir do nosso Continente, participam da missão ad gentes. e) Crescem os esforços de renovação pastoral nas paróquias, favorecendo um encontro com Cristo vivo mediante diversos métodos de nova evangelização que se transformam em comunidade de comunidades evangelizadas e missionárias. (...)
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3-Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus Mestre,
disseste que a vida eterna consiste em conhecer a ti e ao Pai.
Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,
porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo,
testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre.
Vou demonstrar pela vida que o amor de Deus é uma semente que dá bons frutos em minha vida. Escolho uma frase ou palavra para memorizar.
Vou repeti-la durante o dia.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Patrícia Silva, fsp
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Mês da Bíblia - setembro 2011.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Bispos brasileiros participam de encontro em Roma .
Promovido pela Congregação para os Bispos, dirigida atualmente pelo cardeal Marc Ouellet, o encontro tem o objetivo de refletir sobre temas pertinentes ao ministério episcopal, como “O Bispo, mestre da fé”, “O Bispo santificador do seu povo”, “O Bispo homem de oração Pai, Irmão e Amigo dos sacerdotes”, entre outros.
As reflexões desenvolvidas ao longo do encontro foram ministradas pelos cardeais e bispos que ocupam funções em Dicastérios Romanos. No fim da manhã do dia 15, o papa Bento XVI recebeu o grupo, em Castelgandolfo. Em seu pronunciamento o pontífice falou sobre o ministério episcopal como meio de santificação do povo e do próprio bispo.
A programação final do encontro nesta sexta-feira inclui oração das laudes e missa às 7h, presidida pelo cardeal Ennio Antonelli; encontro de grupos continentais das 9h30 às 13h; oração das vésperas às 16h. O fim da seção acontece às 19h e o jantar às 20h, horário de Roma.
As reflexões desenvolvidas ao longo do encontro foram ministradas pelos cardeais e bispos que ocupam funções em Dicastérios Romanos. No fim da manhã do dia 15, o papa Bento XVI recebeu o grupo, em Castelgandolfo. Em seu pronunciamento o pontífice falou sobre o ministério episcopal como meio de santificação do povo e do próprio bispo.
A programação final do encontro nesta sexta-feira inclui oração das laudes e missa às 7h, presidida pelo cardeal Ennio Antonelli; encontro de grupos continentais das 9h30 às 13h; oração das vésperas às 16h. O fim da seção acontece às 19h e o jantar às 20h, horário de Roma.
Nosso 1º encontro do Tríduo em honra as Chagas de São Francisco de Assis.
Como já tínhamos anunciado anteriormente que ocorreria o Nosso 1º Encontro do Tríduo em honra as chagas de são Francisco de Assis deste ano da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Caicó em parceria com o Terço dos Homens da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima na Capela de São Judas Tadeu no Bairro Samanaú, que foi realizada ontem à noite as 19h00min, hoje o 2º encontro será no Bairro Recreio na capela de São Sebastião também as 19h00min, e amanhã será no Alto da Boa Vista na capela de Santa Luzia as 18h00min contamos com a presença de todos. Vamos relembrar este encontro de ontem à noite com algumas fotos.
Mensagens do dia ( Remodela-me, Senhor! )
Desci à casa do oleiro a fim de encomendar um vaso.
No momento em que esperava para ser atendido, meus olhos admirados passeavam de um objeto a outro, encantados com sua beleza.
Foi quando reparei em um canto um pequeno pedaço de barro.
Pareceu-me abandonado.
Aproximei-me e, ali mesmo, fui testemunha de uma coisa espantosa.
Remodela-me, Senhor! - repetia com ar sofredor a pobre criatura.
Impressionado, dirigi-me ao oleiro:
Amigo, sempre apreciei teu trabalho. Como todos sabem, a m elhor obra é a que sai de tuas mãos, no entanto, me recuso a acreditar que por mero descuido relegaste um pequeno pedaço de barro à mais triste solidão.
Ele me fitou em silêncio, a princípio pensei que fosse condenar minha aflição, mas após alguns minutos se pronunciou:
Caro amigo, aprecio tua preocupação, porém o pequeno barro de nada me serve, te garanto que não tem jeito não.
Como assim, me recuso a acreditar que tão hábil oleiro não saiba o barro aproveitar.
Julgaste-me mal. Este barro é que é um enganador, garanto que milhares de vezes o tomei entre as mãos e todas as vezes decepcionado, me vi forçado a abandoná-lo. É impossível trabalhar com ele, e se o deixo perto de mim é porque mesmo assim o amo de coração.
Mas que defeito tão grave é este?
É simples, não se deixa modelar.
Entendo! - exclamei desconcertado.
Neste dia, deixei a olaria pensativo. Quantas vezes pedimos, imploramos...
E não sabemos aproveitar as oportunidades que a vida nos dá.
Cada dia uma nova porta se abre à nossa frente. Cada dia somos chamados a fazer a experiência da Ressurreição.
Podemos aceitar o convite e caminhar ou ficar parado, olhando mais uma porta se fechar. Remodela-me, Senhor! - repetia o pequeno barro. Será que ele queria ser remodelado? E você?
Regina Célia Suppi
Concórdia - SC
O MARKETING DE PAULO DE TARSO (IV) - Pe Zezinho scj
Os verbos aparecer, expor-se, manifestar-se precisam ser reestudados nesse tempo de marketing da fé. Essa linguagem, nesses dias de intenso marketing religioso é de difícil assimilação por parte de pregadores que, nas mais diversas igrejas, correm em busca dos holofotes e das luzes da ribalta cantando à frente dos outros, ocupando espaço, indo a todas as câmeras e microfones com, a justificativa de que Jesus precisa ser conhecido. Acontece que quando vão lá não têm nem sequer três minutos para falar de Jesus e na maioria das vezes respondem a perguntas sobre a própria vida e não sobre o Cristo.
Argumentam que, tornando-se conhecidos podem, depois, em outros programas falar do Cristo e evangelizar. Afirmam que Paulo foi ao areópago. É verdade! Foi, mas falou de Cristo e não de si mesmo. De si mesmo falou onde já era conhecido, mas não desperdiçou nenhuma chance de anunciar Jesus. Isso de tornar-se conhecido não é o que Paulo propunha quando dizia que os apóstolos são dados em espetáculo ao mundo. Basta ler o trecho todo: Não queriam ser, nem eram os primeiros. Eram vítimas e não atores. Eram dados em espetáculo, mas não davam espetáculo!
Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. (I Coríntios 4, 9)
E Paulo ia mais longe no seu marketing da fé:
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. (1Cor 1, 23) Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. (Fl 1, 21) Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. (1Cor 8, 6) Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. (Fl 1,21) E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. (2Tm 3,12)
Quanto ao marketing que nos faz seguidores mais deste do que daquele pregador, onde há promoção intensa deste ou daquele pastor ou padre é inevitável que haja grupos de fãs. Mais responsável do que quem o divulga é o pregador que aceita ser divulgado. Se ele quisesse poderia por um freio na promoção que o exalta demais. Quando não quer, dá uma de João-Sem-Braço, balança os ombros e diz que não tem controle sobre o que dizem dele. Pode não ter com os de fora, mas, se quisesse, teria com os do seu grupo! As palavras de Paulo sobre pregadores com claque são duras:
Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? (1Cor 1,13)
Lembremos que é o mesmo Paulo que, com Barnabé, rasgou as vestes quando quiseram endeusá-los. O marketing da fé e do pregador segundo Paulo mereceria ser estudado por uma equipe de especialistas. Nos dias de hoje os limites que Paulo impôs e propôs foram, de longe, ultrapassados. Tivesse ele palcos, sons ampliados, televisão e Internet, diria outra coisa? Ou diria o que disse? O que ensinou naqueles dias serviu para os cristãos daquele tempo ou ainda serve para nós? Proponho um debate aberto sobre o tema. Como está, virou palcos repletos de holofotes. Nós que subimos neles poderemos mudar as coisas. Isto,s e quisermos fazê-lo!
http://www.padrezezinhoscj.com/
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Referência: Palavras que não passam (90 min.)
Brincar de oração - Pe. Zezinho, scj
Aquele grupo que vi ontem a orar em voz alta na televisão não estava orando, Senhor! Sinto muito dizê-lo, mas meus irmãos não estavam orando! Usavam teu nome para conseguir mais contribuição e para fazer mais adeptos. Não sou melhor do que eles, nem mais sincero. Acho que eles acreditam no que fazem, mas aquilo não era orar. Estavam usando teu nome para conseguir mais presença e mais contribuição. Era que suas preces diziam! Supostamente falavam contigo, mas visavam os telespectadores e as contas do fim do mês.
Falavam sem falar contigo porque passavam do Tu para o Vós e para o Você com enorme facilidade. Num momento falavam contigo pedindo tua presença de Espírito Santo e uma frase depois já te chamavam de Filho e de Pai sem a devida clareza de quem sabe com que está falando. Mais adiante a mesma moça que te pedia luzes para aquele evento falava aos jovens presentes como se estivesse orando a eles. E houve um momento em que alguém te invocou como Espírito Santo servo do Pai! Outro pregador, enquanto falava contigo deu-te um endereço para que os ouvintes enviassem a contribuição e outro endereço para quem fosse lá presenciar milagres, às quinze horas na grande concentração! Foi uma peça de oratória em prece, destinada a produzir efeitos mercadológicos e a atrair adeptos. Não falavam contigo. Não foi oração, Foi persuasão!
Não sou nem melhor, nem mais santo do que eles, mas peço-te a graça de não fazer o mesmo. Quando estiver falando contigo, quero estar falando contigo. E espero saber a quem me dirijo, um só Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Como nunca te vi, talvez ore errado, mas quero orar a ti como Pai, ou como Filho, ou como Espírito Santo que és, sem nunca deixares de ser o único Deus que és. É a fé que aceitei.
Quero orar com mais clareza e saber falar contigo. Não quero usar teu nome para conseguir doações. Falarei direto aos possíveis doadores, se tiver que fazê-lo. Ma não envolverei teu santo nome para convencer os fiéis a darem mais naquele mês! Ensina-me também isso!
Instrumentalizar-te seria a pior das pregações!
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Mensagens do dia, com Pe. Zezinho
Se Jesus voltasse um dia
Pe. Zezinho,scj
Se Jesus voltasse um dia, e um dia ele vai voltar, como é que vai achar a terra? Um mundo evangelizado? Dinheiro domesticado? O pão, enfim, repartido?
Se Jesus voltasse um dia e um dia ele vai voltar! Vai achar um só rebanho? Ou rebanhos separados e pastores se agredindo, pra ver quem tem mais ovelhas e o pedaço mais tranqüilo do que era o Reino de Deus?
Se Jesus voltasse um dia, de que lado eu estaria? Achando que estou com ele por estar mais à direita ou por lutar pela esquerda? Ou por ser "equilibrado"?
Se Jesus voltasse um dia e um dia ele voltará, de que lado eu estaria?
De que lado estou agora? A que ídolos me agarro ? O que digo de minha igreja e o que digo das outras ? Sou mais do que eles no quê ? Acho que achei e eles não acharam ou acho que eu posso ter achado meu veio ele o dele e nós dois estamos achando nosso tesouro na mesma mina ? Ou no reino de Deus não há lugar para nós e eles ?
Se Jesus chegasse agora e convocasse todos os seus seguidores, você certamente iria e eu também . mas como veríamos ao nosso lado certas pessoas que não consideramos do meio ?
Qual é mesmo a sua parte no Reino de Deus ? E qual a minha ? Poderíamos juntá-las ou você acha que isso é impossível porque um dos dois sairia perdendo ?
Se Jesus voltasse agora e nos visse com esse medo de partir o pão juntos, de subir o morro ou ir à periferia juntos, de manter hospitais juntos , de orar juntos será que ele nos reconheceria ?
Pode-se crer em Jesus de maneira serena, intelectual e interrogativa. Quem és, Senhor? Pode-se crer nele de maneira emocionada, nem por isso emotiva ou impulsiva: És aquele que responde às minhas indagações! Pode-se crer em Jesus de maneira entusiática e visceral, com gritos e lágrimas, com o sentimento à flor da pele: Sim, tu podes, eu sei que me respondes e responderás...
Só Deus pode saber o que se passa num coração que o procura. Ele conhece o grau de confusão, de carência, de ansiedade e de procura ou de serena busca. Também conhece os indiferentes e os que usam do seu nome para realizar seus obejtivos que não visam nem o Reinod e Deus nem o bem da humanidade.
Por isso, proclamar Jesus e chamar alguém para conhecê-lo e amá-lo conosco é uma coisa. Chamar as pessoas para quem amem Jesus e o conheçam do jeito que nós o conhecemos acaba em proselitismo. Quando damos aos que chamamos, a idéia de que o nosso jeito de amar e louvar Jesus é o único e o mais perfeito estamos mais perto da histeria do que da História!
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Se Jesus voltasse um dia, e um dia ele vai voltar, como é que vai achar a terra? Um mundo evangelizado? Dinheiro domesticado? O pão, enfim, repartido?
Se Jesus voltasse um dia e um dia ele vai voltar! Vai achar um só rebanho? Ou rebanhos separados e pastores se agredindo, pra ver quem tem mais ovelhas e o pedaço mais tranqüilo do que era o Reino de Deus?
Se Jesus voltasse um dia, de que lado eu estaria? Achando que estou com ele por estar mais à direita ou por lutar pela esquerda? Ou por ser "equilibrado"?
Se Jesus voltasse um dia e um dia ele voltará, de que lado eu estaria?
De que lado estou agora? A que ídolos me agarro ? O que digo de minha igreja e o que digo das outras ? Sou mais do que eles no quê ? Acho que achei e eles não acharam ou acho que eu posso ter achado meu veio ele o dele e nós dois estamos achando nosso tesouro na mesma mina ? Ou no reino de Deus não há lugar para nós e eles ?
Se Jesus chegasse agora e convocasse todos os seus seguidores, você certamente iria e eu também . mas como veríamos ao nosso lado certas pessoas que não consideramos do meio ?
Qual é mesmo a sua parte no Reino de Deus ? E qual a minha ? Poderíamos juntá-las ou você acha que isso é impossível porque um dos dois sairia perdendo ?
Se Jesus voltasse agora e nos visse com esse medo de partir o pão juntos, de subir o morro ou ir à periferia juntos, de manter hospitais juntos , de orar juntos será que ele nos reconheceria ?
Pode-se crer em Jesus de maneira serena, intelectual e interrogativa. Quem és, Senhor? Pode-se crer nele de maneira emocionada, nem por isso emotiva ou impulsiva: És aquele que responde às minhas indagações! Pode-se crer em Jesus de maneira entusiática e visceral, com gritos e lágrimas, com o sentimento à flor da pele: Sim, tu podes, eu sei que me respondes e responderás...
Só Deus pode saber o que se passa num coração que o procura. Ele conhece o grau de confusão, de carência, de ansiedade e de procura ou de serena busca. Também conhece os indiferentes e os que usam do seu nome para realizar seus obejtivos que não visam nem o Reinod e Deus nem o bem da humanidade.
Por isso, proclamar Jesus e chamar alguém para conhecê-lo e amá-lo conosco é uma coisa. Chamar as pessoas para quem amem Jesus e o conheçam do jeito que nós o conhecemos acaba em proselitismo. Quando damos aos que chamamos, a idéia de que o nosso jeito de amar e louvar Jesus é o único e o mais perfeito estamos mais perto da histeria do que da História!
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SANTO DO DIA
16/09 | |
São Cipriano Cipriano era filho de uma nobre e rica família africana de Cartago, capital romana na no norte da África. Foi considerado um dos personagens mais empolgantes e importantes do século III. Primeiro pelo destaque alcançado como advogado, quando ainda era pagão. Depois por ser considerado um mestre da retórica e defensor irrestrito da unidade da Igreja. Mas o fator principal foi sua conversão ao cristianismo, já na maturidade, entre os trinta e cinco e quarenta anos de idade, causando um grande alvoroço e espanto na sociedade da época. Cipriano não deixou apenas sua vida de pagão, mas também distribuiu quase toda a sua fortuna entre os pobres, renunciando à ciência profana da qual se alimentara até então. Com muito pouco tempo, foi ordenado sacerdote e, por eleição direta do clero e do povo, imediatamente substituiu o bispo de Cartago logo após sua morte. Cipriano o fez contrariando seu próprio desejo, mas em obediência à Igreja. Nos anos de 249 a 258, durante o episcopado de Cipriano, a Igreja africana passou por sérios problemas. Os imperadores Valeriano e Décio empreenderam uma perseguição sem tréguas aos cristãos. Além disso, uma grande e terrível peste atacou o norte da África, causando muitas mortes e sofrimento. Como se não bastasse, a Igreja ainda se agitava com problemas doutrinários, internamente. Durante a perseguição do imperador Décio, em 249, grande número de fiéis e sacerdotes, até mesmo bispos, fraquejaram perante as torturas e renunciaram à fé cristã. Por esses atos ficaram conhecidos como "cristãos lapsos". A Igreja, então, mergulhou, definitivamente, na polêmica do "lapso", criando o seu primeiro grande cisma, isto é, uma divisão entre o clero. Não se sabia que atitude tomar contra os fiéis que abandonavam a fé e depois desejavam voltar para o seguimento de Cristo. Em Roma, fora eleito o papa Cornélio, com amplo apoio dos bispos liderados por Cipriano, que apreciava muito a conduta de seu colega bispo, com o qual trocava muita correspondência. Mas havia Novaciano, em Roma, que se elegeu antipapa e começou uma forte corrente a favor da não-reconciliação dos desertores. Já na África, um certo Felicíssimo era completamente contra tal atitude, rogando pela clemência e reintegração do rebanho desgarrado. Assim, liderados, novamente, pelo bispo Cipriano, Novaciano foi perdendo força. Uma outra controvérsia, que assolava a Igreja na época, era a validade ou não dos batismos realizados por hereges. Essa era a única divergência que existia entre o papa Cornélio e o bispo Cipriano. O papa, seguindo a tradição da doutrina, considerava válidos os batismos, já o bispo dizia que "não se pode dar a fé a quem não a tem". Assim, a questão permaneceu sem solução. Em 258, ainda com a perseguição contra a Igreja, Cipriano foi denunciado e sentenciado à morte por decapitação. As atas escritas revelam que nesse dia, quando o pró-cônsul determinou a sentença, as únicas palavras proferidas por Cipriano foram "Graças a Deus!" Foi executado no dia 14 de setembro de 258. São Cipriano deixou-nos inúmeros escritos, entre os quais oitenta e uma cartas que se tornaram uma fonte de informação preciosa da vida eclesiástica daquele tempo. A Igreja declarou-o padroeiro da África do Norte e da Argélia, sendo sua festa litúrgica marcada para o dia 16 de setembro, quando se comemora a festa do santo papa Cornélio, o amigo de fé que ele tanto defendeu. | |
São Cornélio Cornélio nasceu em Roma. Foi eleito para o pontificado, depois de um período vago na cátedra de São Pedro, devido à violenta perseguição imposta pelo imperador Décio. O papa Cornélio foi eleito quase por unanimidade, menos por Novaciano, que esperava ser o sucessor, martirizado por aquele cruel tirano. Assim, Novaciano consagrou-se bispo e proclamou-se papa, isto é, antipapa. Nessa condição, criou-se o primeiro cisma da Igreja. A Igreja debatia, internamente, para tentar uma solução definitiva quanto à conduta a ser adotada em relação a um dos seus maiores problemas da época, referente aos "lapsos", nome dado aos sacerdotes e fiéis que renegavam a fé e separavam-se da Igreja durante as perseguições que se impunham aos cristãos. Segundo os partidários de Novaciano, Cornélio teria adotado um discurso e uma postura muito indulgente, boa e compreensiva para com os desertores da fé católica. Atitudes que lhe valeram grandes atribulações e incompreensões. Mas a toda essa oposição contou sempre com o apoio incondicional e fiel do bispo Cipriano de Cartago, Argélia, norte da África. Entretanto o imperador Décio morreu em combate, sendo sucedido por Galo, que voltou com as perseguições. Assim, o papa Cornélio acabou preso e exilado para um lugar que hoje se chama Cività-Vecchia, em Roma. No exílio, o papa Cornélio passou os últimos dias da sua vida. Onde encontrava um pouco de alegria era nas cartas que recebia do bispo Cipriano, seu admirador e amigo de fé, muito preocupado em mandar-lhe algumas palavras de consolo. Morreu em junho de 253, sendo sentenciado ao martírio por ordem daquele imperador, por não aceitar prestar culto aos deuses pagãos. Foi sepultado no Cemitério de São Calixto. A festa litúrgica do santo papa Cornélio foi colocada, no calendário da Igreja, no dia 16 de setembro, junto com a de São Cipriano, que depois também foi martirizado pela fé em Cristo. |
LITURGIA DIÁRIA
Dia: 16/09/2011
Primeira Leitura: 1º Timóteo 6, 2-12
SANTOS CORNÉLIO E CIPRIANO PAPA E BISPO MÁRTIRES (vermelho, pref. comum ou dos mártires - ofício da memória)
Leitura da primeira carta de São Paulo a Timóteo - Caríssimos, 2E os que têm patrões que abraçaram a fé, nem por isto os menosprezem, sob pretexto de serem irmãos. Ao contrário, deverão servi-los ainda melhor, pelo fato de que eles são fiéis amados de Deus e participantes de seus benefícios. 3Quem ensina de outra forma e discorda das salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da doutrina conforme à piedade, 4é um obcecado pelo orgulho, um ignorante, doentio por questões ociosas e contendas de palavras. Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as suspeitas injustas, 5os vãos conflitos entre homens de coração corrompido e privados da verdade, que só vêem na piedade uma fonte de lucro. 6Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, porém quando acompanhada de espírito de desprendimento. 7Porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar. 8Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto. 9Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. 10Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. 11Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(48)
REFRÃO: Felizes os humildes de espírito, / porque deles é o reino dos céus.
1. Por que temer os dias maus e infelizes, / quando a malícia dos perversos me circunda? / Por que temer os que confiam nas riquezas / e se gloriam na abundância de seus bens? -R.
2. Ninguém se livra de sua morte por dinheiro / nem a Deus pode pagar o seu resgate. / A isenção da própria morte não tem preço; / não há riqueza que a possa adquirir, / nem dar ao homem uma vida sem limites / e garantir-lhe uma existência imortal. -R.
3. Não te inquietes quando um homem fica rico / e aumenta a opulência de sua casa; / pois, ao morrer, não levará nada consigo, / nem seu prestígio poderá acompanhá-lo. -R.
4. Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: / "Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!" / Mas vai-se ele para junto de seus pais, / que nunca mais e nunca mais verão a luz! -R.
Evangelho: Lucas 8, 1-3
Primeira Leitura: 1º Timóteo 6, 2-12
Leitura da primeira carta de São Paulo a Timóteo - Caríssimos, 2E os que têm patrões que abraçaram a fé, nem por isto os menosprezem, sob pretexto de serem irmãos. Ao contrário, deverão servi-los ainda melhor, pelo fato de que eles são fiéis amados de Deus e participantes de seus benefícios. 3Quem ensina de outra forma e discorda das salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da doutrina conforme à piedade, 4é um obcecado pelo orgulho, um ignorante, doentio por questões ociosas e contendas de palavras. Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as suspeitas injustas, 5os vãos conflitos entre homens de coração corrompido e privados da verdade, que só vêem na piedade uma fonte de lucro. 6Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, porém quando acompanhada de espírito de desprendimento. 7Porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar. 8Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto. 9Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. 10Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. 11Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(48)
1. Por que temer os dias maus e infelizes, / quando a malícia dos perversos me circunda? / Por que temer os que confiam nas riquezas / e se gloriam na abundância de seus bens? -R.
2. Ninguém se livra de sua morte por dinheiro / nem a Deus pode pagar o seu resgate. / A isenção da própria morte não tem preço; / não há riqueza que a possa adquirir, / nem dar ao homem uma vida sem limites / e garantir-lhe uma existência imortal. -R.
3. Não te inquietes quando um homem fica rico / e aumenta a opulência de sua casa; / pois, ao morrer, não levará nada consigo, / nem seu prestígio poderá acompanhá-lo. -R.
4. Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: / "Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!" / Mas vai-se ele para junto de seus pais, / que nunca mais e nunca mais verão a luz! -R.
Evangelho: Lucas 8, 1-3
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 1Depois disso, Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus. 2Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses. - Palavra da salvação.
Comentário do Evangelho
Um grupo de discípulos e discípulas
Lucas, no prólogo de seu evangelho, propõe-se a fazer um relato de modo ordenado dos acontecimentos relativos a Jesus. A ordem proposta não é no sentido de linearidade histórica, mas em uma perspectiva teológica da compreensão da Boa Nova de Jesus. A introdução "depois disso" não significa uma sucessão temporal, mas uma sucessão lógica das suas narrativas. Esta é a única vez que, nos evangelhos, ao longo do ministério de Jesus, se menciona um grupo de discípulos formado por homens e mulheres, sendo estas identificadas nominalmente. Na narrativa da paixão elas aparecerão, particularmente estas que acompanhavam Jesus desde a Galiléia (Lc 23,55).
Sobre as mulheres é dito que tinham sido curadas. Isto é, tinham sofrido as conseqüências da exclusão social e de gênero, mas sentiam-se libertadas por Jesus. Seguiam Jesus e serviam o grupo. Elas já entenderam e praticavam o serviço, que é a característica fundamental do Reino. Sobre os doze não se diz nada. Mas mais adiante estarão discutindo sobre quem seria o maior. Estes estão ainda possuídos da ideologia davídica em vista de um messias poderoso.Em torno de Jesus, sob o seu fascínio, reúnem-se discípulos e discípulas que vão amadurecendo. Surgem relações novas entre homens e mulheres, caracterizadas pela liberdade, solidariedade e serviço.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, reveste-me do amor e da fidelidade necessárias para ser servidor do Reino. Que eu demonstre meu reconhecimento a ti, colocando minha vida a serviço do meu próximo
O Evangelho do Dia ( Sexta-Feira )
Ano A - Dia: 16/09/2011
Mulheres seguem Jesus
Leitura Orante
Lc 8,1-3
Depois disso, Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os Doze iam com ele, e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças: Maria, chamada Madalena, de quem saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e muitas outras mulheres, que os ajudavam com seus bens.
Leitura Orante
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar
e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto Lc 8,1-3, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
No grupo de seguidores de Jesus estavam também algumas mulheres, contra o costume dos rabinos da época. Madalena, agradecida pela libertação recebida de Jesus, outras simpatizantes que prestam auxílio. A tradição conservou seus nomes: Joana, Susana e, muitas outras que com seus recursos ajudavam Jesus e seus discípulos. Não eram pessoas pobres e é admirável terem colocado a si mesmas e seus recursos a serviço do Reino. Demonstra também a superação do preconceito e da superação da condição de inferioridade das mulheres. Eram discípulas e missionárias de Jesus,
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?
Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. O que o texto me diz no momento?
Falam da dignidade humana da mulher, os bispos da América Latina e Caribe: " A antropologia cristã ressalta a igual identidade entre homem e mulher em razão de terem sido criados a imagem e semelhança de Deus. O mistério da Trindade nos convida a viver uma comunidade de iguais na diferença. Em uma época marcada pelo machismo, a prática de Jesus foi decisiva para significar a dignidade da mulher e de seu valor indiscutível: falou com elas (cf Jo 4,27), teve singular misericórdia com as pecadoras (cf. Lc 7,36-50; Jo 8,11), curou-as (cf. Mc 5,25-34), reivindicou sua dignidade (cf Jo 8,1-11), escolheu-as como primeiras testemunhas de sua ressurreição (cf. Mt 28,9-10) e incorporou-as ao grupo de pessoas que lhe eram mais próximas (cf. Lc 8,1-3). A figura de Maria, discípula por excelência entre discípulos, é fundamental na recuperação da identidade da mulher e de seu valor na Igreja. O canto do Magnificat mostra Maria como mulher capaz de se comprometer com sua realidade e de ter uma voz profética diante dela." (DA 451).
Minha vida reflete o que o texto diz sobre a presença das mulheres na evangelização?
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo com o Padre Zezinho
MULHER IGREJA
1- Eu te vejo tão jovem, tão cheia de vida
tão mulher como as outras mulheres da terra
Mas em ti qualquer coisa desperta atenção:
Deste a Deus o teu coração ( bis)
Igual Maria, igual a Marta,
igual a Clara, igual Tereza;
Igual Tereza, igual Clara,
Igual Maria Mãe de Jesus!
2- Eu te vejo ta frágil, tão forte de graça,
Tão mulher como as outras mulheres da terra;
Mas o mundo te olha sem compreender,
Deste a Deus teu corpo e teu ser. (bis)
3- Eu não sei quem tu és, nem recordo o teu nome,
És mulher, és irmã, és amor, és Igreja.
E se em ti qualquer coisa desperta atenção,
seja Deus em teu coração (bis)
4- Eu queria pedir neste canto que eu canto
pra lembra que tu és feminino da Igreja.
Por favor não te canses de tal decisão:
Fique em Deus o teu coração. (bis)
(CD Quietude, Pe. Zezinho,scj)
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir o preconceito e o sentimento de inferioridade em relação à mulher. Vou demonstrar pela vida que o amor de Deus se revela no amor ao próximo.
Escolho uma frase ou palavra para memorizar. Vou repeti-la durante o dia.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
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quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Nota de falecimento
Nós que fazemos o terço dos homens de caico irmanados ao nosso irmão cicero lopes ,viemos nesta hora de dor prestar nossas condolência oa nosso irmão ,pois na tarde de hoje faleceu no hospital do serido o seu irmão severino lopes,(foto acima) mais conhecido como nêgo velho. que deus conforte a familia.
Tríduo em honra as chagas de são Francisco de Assis
Em virtude do Tríduo em honra as chagas de São Francisco de Assis, não serão realizado o terço normalmente como de costume, todas as quinta-feira as 19h30min, pois a Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Caicó em parceria com o Terço dos Homens da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima anunciado anteriormente realizará o 1º encontro na capela de São Judas Tadeu desta comunidade as 19:00 e não as 19h30min. E aproveitando para fazer um balanço dos dias anteriores das quantidades de comparecimento dos Homens do Terço nas demais capelas foi o seguinte:
Na segunda-feira no salão paroquial da Igreja Matriz de N. S. de Fátima compareceram 23 membros;
Na terça-feira na capela de São Joaquim compareceram 28 membros
Na quarta-feira na capela de São Sebastião no bairro Recreio compareceram 09 membros
Mensagens do dia ( A cerca )
Havia um menino que tinha um temperamento difícil.
Então seu pai deu-lhe um saco de pregos
e disse-lhe para pregar um prego na cerca dos fundos da casa, toda vez que perdesse a paciência.
E, já no primeiro dia, o garoto pregou 37 pregos.
A partir desse dia, a impaciência do menino foi diminuindo gradualmente.
Ele descobriu que era mais fácil conter o seu temperamento do que bater pregos na cerca.
Finalmente, chegou o dia em que o menino não perdeu mais a paciência.
Sabendo disso, seu pai lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca cada dia que ele conseguisse conter o seu temperamento.
Os dias foram passando e o menino pôde, enfim, contar a seus pais que não havia mais pregos na cerca.
O pai pegou o filho pela mão, levou-o até a cerca e disse:
- Você fez bem, meu filho, mas veja os buracos na cerca.
Ela nunca mais será a mesma.
Quando você fala coisas com ódio, elas machucam e deixam cicatrizes.
Você pode enfiar uma faca em um homem e retirá-la.
Não importa quantas vezes você diz que sente muito, a ferida continuará lá.
Uma ferida verbal é tão ruim quanto uma física.
Isso vale para todos, inclusive nossos amigos.
Amigos são jóias raras.
Afinal, eles nos fazem sorrir, nos encorajam para seguir em frente, nos dão ouvidos, nos consolam e sempre estão dispostos a abrir o coração para nós.
Mostre aos seus amigos o quanto você se importa com eles.
Autor desconhecido
O MARKETING DE PAULO DE TARSO (III) - Pe Zezinho scj
Com enorme humildade Paulo fala de seu desempenho como apóstolo.
Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. (1Cor 4, 9)
Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, posto que persegui a igreja de Deus. (1Cor 15, 9)
O apóstolo nunca se põe como vencedor dos outros. Exemplar é o texto da avaliação de si mesmo como apostolo com um objetivo claro. Não vale qualquer coisa para evangelizar. Em linguagem de arena, ele não monta em qualquer pangaré.. Não é peão que cai na garupa do primeiro cavalo que passa.
Meu viver é Cristo. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gl 2,: 20)
Sou como um corredor, mas não corro em qualquer direção; sou bom de pugilato, mas não saio por aí dando socos no ar. (I Cor 9, 26)
Combati o bom combate, corri até o fim, guardei a fé. (2Tm 4, 7)
Observemos que ele não diz que chegou em primeiro, que subiu ao pódio, que derrotou os outros. Só diz que não desistiu, que correu até o fim e que fez uma boa luta. E teve o cuidado de acrescentar que esperava a recompensa justa ao lado dos que com ele lutaram pela mesma causa. Fala como membro de um time que vence junto, não como vencedor isolado. Não puxa os holofotes para si. Não se exalta acima dos outros. Afirma-se ao lado dos demais apóstolos.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Resta-me agora, esperar a coroa de louros da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2Tm 4,8)
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Com arte e com ternura - Pe. Zezinho, scj
Há coisas que eu nunca entendi e nunca vou entender na natureza, como há coisas dentro de mim que nunca entendi e jamais entenderei. O que eu sei é que o Deus que nos criou cuida de nós, como cuida daquela folha que balança perto da minha janela, colocando nela o orvalho que a alimenta e mata a sua sede. Deus tem classe, tem arte e tem ternura. Os detalhes são impressionantes; microscópicos e macroscópicos. Há detalhes no mar, no girar do planeta, nas estações e no tempo de cada vida. Há detalhes de cor e de leveza. A flor que fotografei, cheia de mil pontinhos coloridos, vicejou apenas quatro dias. Duvido que alguém conseguiria fazer uma obra de arte como aquela.
Não sou botânico, não sei explicar o ciclo das plantas, mas sei que elas têm o seu tempo de vida. Um pequeníssimo detalhe determina se alguém pode se alimentar com elas. Sei que elas nascem para dar vida e morrem para ajudar a gerar novas vidas. Não entendo o mistério da semente, que esconde dentro do seu ser pequenino as grandes árvores, mas sei que há um projeto. Aquele que criou o DNA de tudo, tinha certamente, uma razão para fazer o que fez e do jeito que fez. Todas as manhãs, quando tenho chance e vejo as aranhas construindo suas teias, os pássaros cantando e a buscar o seu alimento, as folhas balançando e todo o processo da Criação a seguir o seu curso, olho para mim mesmo, para o lado, para o céu e para a terra. Imagino como será o Céu de Deus e penso nele. Então pergunto:
-Por que será que Ele fez? O que será que Ele quer?
Não me passa nunca pela cabeça a idéia do acaso. Não pode ser acaso que a terra gire com precisão de segundos, que mude cinco a seis vezes de posição para receber a luz do Sol em cima, em baixo, nos lados, frente e verso. Alguém queria que ela recebesse a luz do Sol de maneira a não torrar... Alguém queria a vida neste planeta do jeito que a vida é. A seguir vem a outra pergunta:
- O que será que Ele quer de mim? Por que me pôs aqui, agora, neste tempo, nesta Era e nesta hora?
Às vezes não tenho as respostas, mas não é por isso que deixarei de perguntar...
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Mensagens do dia, com Pe. Zezinho
Conheces a nossa busca
Pe. Zezinho, scj
Falo contigo, Deus, e invoco-te como Pai. Conheces nossa busca, nossas procuras e nossos encontros. Então, já sabes com que sinceridade te buscamos, o quanto te procuramos e o quanto já encontramos.
Conheces também as nossas perplexidades e os nossos limites. Sobre muitas coisas já temos certezas, sobre a maioria delas ainda tateamos, por isso, não tendo certezas palpáveis recorremos ao dom da fé, porque o justo vive mais da fé do que da certeza.
Tira, pois de nós o deslumbramento de crentes exaltados que garantem que viram e sabem mais do que os outros, que lhes deste a vitória, que ninguém os deterá. É conversa de quem avança por sobre os outros!
A nós que prezamos o respeito e a fraternidade, dá-nos mais vislumbres, para que, como Moisés, mesmo não sabendo exatamente quem eras, saibamos que eras Tu; como os três no Tabor saibamos não fazer alarde de nossas visões e vislumbres.
Não nos queres cegos pela tua luz nem, deslumbrados contigo. Queres que vejamos o suficiente para não perdermos contato com as realidades que iluminas. Liberta-nos de extremismos e fanatismos perigosos que levam o crente a proclamar apressadamente o que ainda não assimilou e a anunciar milagres que não aconteceram, visões que não teve porque nem sequer leu direito o teu santo livro e nem se debruçou o suficiente e por anos a fio sobre a Palavra que proclama.
Liberta-nos desse entusiasmo que tira do fiel a serenidade de quem procura e vai procurar a vida inteira, posto que és insondável e sempre há mais de ti para saber..
Não vendo nem tocando o mistério saibamos que há muito mais ser buscado, muito mais a ouvir e muito mais a estudar. Que saibamos por aí, dando receitas de medicinas espirituais cujo conteúdo não conhecemos, nem experimentamos e muito menos receitar nossas lentes para outro tipo de miopia. O que serve para nossos olhos pode não servir para os olhos de nosso irmão.
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Falo contigo, Deus, e invoco-te como Pai. Conheces nossa busca, nossas procuras e nossos encontros. Então, já sabes com que sinceridade te buscamos, o quanto te procuramos e o quanto já encontramos.
Conheces também as nossas perplexidades e os nossos limites. Sobre muitas coisas já temos certezas, sobre a maioria delas ainda tateamos, por isso, não tendo certezas palpáveis recorremos ao dom da fé, porque o justo vive mais da fé do que da certeza.
Tira, pois de nós o deslumbramento de crentes exaltados que garantem que viram e sabem mais do que os outros, que lhes deste a vitória, que ninguém os deterá. É conversa de quem avança por sobre os outros!
A nós que prezamos o respeito e a fraternidade, dá-nos mais vislumbres, para que, como Moisés, mesmo não sabendo exatamente quem eras, saibamos que eras Tu; como os três no Tabor saibamos não fazer alarde de nossas visões e vislumbres.
Não nos queres cegos pela tua luz nem, deslumbrados contigo. Queres que vejamos o suficiente para não perdermos contato com as realidades que iluminas. Liberta-nos de extremismos e fanatismos perigosos que levam o crente a proclamar apressadamente o que ainda não assimilou e a anunciar milagres que não aconteceram, visões que não teve porque nem sequer leu direito o teu santo livro e nem se debruçou o suficiente e por anos a fio sobre a Palavra que proclama.
Liberta-nos desse entusiasmo que tira do fiel a serenidade de quem procura e vai procurar a vida inteira, posto que és insondável e sempre há mais de ti para saber..
Não vendo nem tocando o mistério saibamos que há muito mais ser buscado, muito mais a ouvir e muito mais a estudar. Que saibamos por aí, dando receitas de medicinas espirituais cujo conteúdo não conhecemos, nem experimentamos e muito menos receitar nossas lentes para outro tipo de miopia. O que serve para nossos olhos pode não servir para os olhos de nosso irmão.
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SANTO DO DIA
15/09 | |
Antonio (Anton) Maria Schwartz Anton, para nós Antonio nasceu na humilde e cristã família Schwartz, no dia 28 de fevereiro de 1852, em Baden, Áustria Era o quarto dos treze filhos, seu pai era um simples operário, sem profissão definida, enquanto sua mãe cuidava da casa e dos filhos, que estudavam na escola paroquial dessa cidade. Aos quinze anos ficou órfão de pai, vivendo uma grave crise pessoal, que durou dois anos. Em 1869, recuperado, foi estudar na escola popular gratuita dos padres piaristas. Alí conheceu a obra do fundador São José Calasanz, tornando-se um seu devoto extremado. Mas três anos depois, as atividades das escolas pias e da própria Ordem, foi suspensa na Áustria. Para completar sua formação, ingressou no seminário diocesano, pois queria seguir a vida religiosa. Nessa época passou por duas graves enfermidades, ambas curadas, segundo ele, por intercessão de Nossa Senhora. Em 1875 ordenou-se sacerdote e assumiu o segundo nome. O Padre Antonio Maria Schwartz foi capelão por quatro anos, depois viajou à Viena, para promover assistência espiritual aos doentes nos hospitais das Irmãs da Misericórdia de Schshaus. Além disso, começou a orientar na religião, os operários e os jovens aprendizes em formação profissional. Tomando como base suas raízes humildes, percebeu as necessidades desses operários. Para lhes proporcionar apoio e orientação, fundou a "União dos aprendizes católicos sob a proteção de São José Calasanz", empreendendo uma intensa atividade pastoral. Sem, contudo, ter abandonado a assistência que prestava aos doentes nos hospitais. Após quatro anos pediu ao Cardeal de Viena que apoiasse essa Obra, mas este mostrou que não tinha com que financia-la. Por isso Padre Antonio Maria adoeceu literalmente, tanto que precisou dos cuidados as Irmãs da Misericórdia. Dois anos. Esse foi o tempo necessário para o Cardeal dar seu apoio e ajuda, permitindo que ele ficasse apenas com o apostolado junto aos operários e aprendizes. Padre Antonio Maria recuperou o entusiasmo e com total dedicação, em 1888 criou o "Artesanato cristão", um jornal para os artesãos e operários, que escreveu durante um longo tempo sozinho. Também buscou e conseguiu os meios para construir a primeira "igreja para os operários de Viena", um templo humilde e escondido pelas casas populares. Foi nessa igreja que, para melhor assisti-los fundou, a "Congregação dos Pios Operários", adotando a regra de São José de Calasanz, ainda hoje florescente. Ele vivificou sua Obra com valentia cristã durante quarenta anos. O "Apóstolo Operário de Viena" que dividia opiniões permaneceu sempre fiel a si mesmo e à Igreja de Cristo. Seus passos foram corajosos e chegou ao Parlamento, para conseguir lugares de formação profissional para os jovens e para o justo repouso dominical dos operários. Morreu em 15 de setembro de 1929, em Viena, Áustria. O Papa João Paulo II o proclamou Beato Antonio Maria Schwartz, em 1998, designando a data da morte para a homenagem litúrgica. | |
Nossa Senhora das Dores Nossa Igreja celebra hoje a festa que tem uma antiga tradição cristã. A sensibilidade de piedosa compaixão do povo cristão está eloqüentemente expressa no quadro da Pietá. Nossa Senhora das Dores recebe no colo o filho morto apenas tirado da cruz. É o momento que se reveste da incomensurável dor uma paixão humana e espiritual única: a conclusão do sacrifício de Cristo, cuja morte na cruz é o ponto culminante da Redenção. Em 1667 a Ordem dos Servitas, inteiramente dedicada à devoção de Nossa Senhora (os sete santos Fundadores no século XIII instituíram a "Companhia de Maria Dolorosa") obteve a aprovação da celebração litúrgica das sete Dores da Virgem, esta festa foi celebrada também com o título de Nossa Senhora da Piedade e A compaixão de Nossa Senhora, tendo sido promulgada por Bento XIII (1724-1730) a festa com o título de Nossa Senhora das Dores, e que durante o pontificado de Pio VII foi acolhida no calendário romano e lembrada no terceiro domingo de setembro. Foi o Papa Pio X que fixou a data definitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico, que mudou o título da festa, reduzida a simples memória: não mais Sete Dores de Maria, mas menos especificadamente e mais portunamente: Virgem Maria Dolorosa. Com este título nós honramos a dor de Maria aceita na redenção mediante a cruz. É junto à Cruz que a Mãe de Jesus crucificado torna-se a Mãe do corpo místico nascido da Cruz, isto é, nós somos nascidos, enquanto cristãos, do mútuo amor sacrifical e sofredor de Jesus e Maria. Eis porque hoje se oferece à nossa devota e afetuosa meditação a dor de Maria. Mãe de Deus e nossa. A devoção, que precede a celebração litúrgica, fixou simbolicamente as sete dores da Co-redentora, correspondentes a outros tantos episódios narrados pelo Evangelho: a profecia do velho Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Cidade Santa, o caminho de Jesus para o Gólgata, a crucificação, a Deposição da cruz, a sepultura, portanto, somos convidados hoje a meditar estes episódios mais importantes que os evangelhos nos apresentam sobre a participação de Maria na paixão, morte e ressurreição de Jesus. Saiba Mais sobre essa devoção e Reze a Coroa de Nossa Sra das Dores no endereço abaixo |
LITURGIA DIÁRIA
Dia: 15/09/2011
Primeira Leitura: Hebreus 5, 7-9
NOSSA SRA. DAS DORES
(branco, seq.facultativa, pref.de Maria - ofício da memória)
Leitura da carta aos Hebreus - 7Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade. 8Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. 9E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(30)
Evangelho: João 19, 25-27
Primeira Leitura: Hebreus 5, 7-9
(branco, seq.facultativa, pref.de Maria - ofício da memória)
Leitura da carta aos Hebreus - 7Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade. 8Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. 9E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(30)
REFRÃO: Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
1. Junto de vós, Senhor, me refugio. Não seja eu confundido para sempre; Inclinai para mim vossos ouvidos, apressai-vos em me libertar. Sede para mim uma rocha de refúgio, uma fortaleza bem armada para me salvar. - R.
2. Inclinai para mim vossos ouvidos, apressai-vos em me libertar. Sede para mim uma rocha de refúgio, uma fortaleza bem armada para me salvar. Pois só vós sois minha rocha e fortaleza: haveis de me guiar e dirigir, por amor de vosso nome. - R.
3. Vós me livrareis das ciladas que me armaram, porque sois minha defesa. Em vossas mãos entrego meu espírito; livrai-me, ó Senhor, Deus fiel. - R.
4. Mas eu, Senhor, em vós confio. Digo: Sois vós o meu Deus. Meu destino está nas vossas mãos. Livrai-me do poder de meus inimigos e perseguidores. - R.
5. Quão grande é, Senhor, vossa bondade, que reservastes para os que vos temem e com que tratais aos que se refugiam em vós, aos olhos de todos. - R.
Evangelho: João 19, 25-27
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 25Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. 26Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. 27Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa. - Palavra da salvação.
Comentário do Evangelho
A mãe de Jesus é acolhida por João
Nos evangelhos sinóticos (Mt, Mc, Lc) as mulheres, sem nomear a mãe de Jesus, no momento da crucifixão de Jesus permanecem olhando de longe. No evangelho de João, não mais à distância, mas junto à cruz, são nomeadas a mãe de Jesus e Maria Madalena, bem como o discípulo que Jesus amava. Com esta proximidade surge o diálogo entre eles.
A mãe de Jesus, Maria, está presente no início e no fim do ministério de Jesus. No início, nas bodas de Cana, Jesus se dirige a ela dizendo: "Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou" (Jo 2,4). Agora é chegada a hora da glória, com a missão, atribuída pelo Pai, cumprida. Com a proclamação "Mulher, eis o teu filho", a mãe de Jesus é acolhida por João. Maria, pela geração de seu filho, está associada ao ministério encarnado de Jesus. A partir da cruz, Maria Madalena e o discípulo que Jesus amava, que testemunharão o túmulo vazio, são a expressão das novas comunidades missionárias, nas quais a mãe de Jesus é acolhida. Estas comunidades darão continuidade ao ministério de Jesus, contando com sua presença real através do Espírito que lhes é dado. No coração de Maria certamente, mais duradoura do que a dor, pulsa a alegria de ver seu filho glorioso no cumprimento da missão que recebeu do Pai, com toda a fidelidade e amor.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, a prática do amor e da justiça revele tua ação no íntimo do meu coração, transformando-me em instrumento de tua misericórdia, que eleva a humanidade decaída.
O Evangelho do Dia ( Quinta-Feira )
Ano A - Dia: 15/09/2011
Nossa Senhora das Dores
Leitura Orante
Jo 19,25-27
Perto da cruz de Jesus estavam a sua mãe, e a irmã dela, e Maria, a esposa de Clopas, e também Maria Madalena. Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava, disse a ela:
- Este é o seu filho.
Em seguida disse a ele:
- Esta é a sua mãe.
E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele.
- Este é o seu filho.
Em seguida disse a ele:
- Esta é a sua mãe.
E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele.
Leitura Orante
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos,
para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes
de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 19,25-27, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
As mulheres e um discípulo assistem a crucifixão de Jesus. O Mestre não está só. Ali, ao pé da cruz, inicia-se a "comunidades dos crentes". Este aspecto é claro quando Jesus confia o discípulo à mãe e a mãe ao discípulo. Maria é indicada como mãe. Não com um nome, mas com uma função. Também o discípulo não é chamado pelo nome, mas como "discípulo que ele amava". Também uma função representativa. Maria e o discípulo têm, embora de modo diferente, relação com a Igreja. A mãe de Jesus torna-se Mãe do discípulo e de todos os discípulos. Desta forma pode-se concluir que a Mãe de Jesus, ao pé da cruz, tornou-se Mãe da Igreja. Assim também, o último ato de Jesus na cruz foi fundar a Igreja
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?
O que o texto me diz no momento? Tenho Maria como minha Mãe? Como é meu relacionamento com ela? E meu relacionamento com a Igreja? Como se dá? Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: " Uma autêntica evangelização de nossos povos envolve assumir plenamente a radicalidade do amor cristão, que se concretiza no seguimento de Cristo na Cruz; no padecer por Cristo por causa da justiça; no perdão e no amor aos inimigos. Este amor supera o amor humano e participa no amor divino, único eixo cultural capaz de construir uma cultura da vida. No Deus Trindade a diversidade de Pessoas não gera violência e conflito, mas é a mesma fonte de amor e da vida. Uma evangelização que coloca a Redenção no centro, nascida de um amor crucificado, é capaz de purificar as estruturas da sociedade violenta e gerar novas estruturas. A radicalidade da violência só se resolve com a radicalidade do amor redentor. Evangelizar sobre o amor de plena doação como solução ao conflito deve ser o eixo cultural "radical" de uma nova sociedade. Só assim o Continente da esperança pode chegar a se tornar verdadeiramente o Continente do amor." (DAp 543).
Sinto-me membro de Corpo, cuja Cabeça é Jesus? Sou capaz de sofrer por causa de Cristo?
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? Canto com o Padre Zezinho, scj,
Mater Dolorosa
Tu que, ao sangue do teu Filho mistura tuas lágrimas.
Tu, que sem perder teu brilho sufoca tuas mágoas.
Tu que tens teu Filho morto nos teus braços de mulher
Ora pelas mães! Ora pelas mães!
Pelas mães dos assassinos
Pelas mães dos que morreram
Todas elas vestem luto
Pois morreram com o filho
Ora pelas mães que estão sem paz
Pois nelas a violência dói bem mais
Ora pelas mães que estão sem paz
Pois nelas a violência dói bem mais.
CD Quando me chamaste - Pe. Zezinho - Paulinas COMEP
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre.
Vou demonstrar pela vida que vivo como Igreja da qual Maria é a Mãe. Escolho uma frase ou palavra para memorizar. Vou repeti-la durante o dia.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Patrícia Silva, fsp
**************************
Mês da Bíblia - setembro 2011.
Inspirado no livro do Êxodo.
Tema: "Travessia: passo a passo, o caminho se faz".
Lema: "Aproximai-vos do Senhor" (Ex 16,9).
Divulgue na sua comunidade. Lá você encontra também uma Maratona Bíblica.
Saiba mais no blog: http://comunicacatequese.blogspot.com/
Deus abençoe esta sua "travessia" no mês da Bíblia.
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