terça-feira, 5 de abril de 2022

Semana Santa não é feriado

 


Muitos aguardam ansiosamente pela Semana Santa, tendo em vista ser alguns dias de “folga”, até porque quem não iria amar cinco dias de folga, festa, farra, descanso, sombra e água fresca, não é? Dessa forma quem não veria a semana santa como feriado? Para o calendário civil realmente a Semana Santa é feriado, mas eu te questiono, será que nós como cristãos podemos viver a Semana Santa como um simples feriadão de festas e descanso? A resposta é simples e clara: não!



A Semana Santa não é um feriado para quem é católico, em palavras mais claras, para quem crer nas Ressurreição. E sim, um momento de viver as dores de Cristo, de passar pela agonia da crucificação, de se entristecer ao ver o Salvador morrendo para nos dar a vida. Ter consciência maior sobre o perdão de nossos pecados, contemplando assim a Sua Magnífica Ressurreição e com Ele Ressuscitar! É o momento de viver a Cruz, e não apenas observá-la. Aquela Cruz que para os pagãos é loucura, mas para nós é o símbolo mais perfeito do AMOR.


O Domingo de Ramos é o primeiro dia da Semana Santa, que marca o início do caminho para o Calvário. Nele se celebra a aclamada entrada de Jesus em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer as dores da morte, para depois vencê-la com a Sua Divina Ressurreição. Após o Domingo de Ramos, somos introduzidos de fato na Semana Santa e passamos a todos os dias viver um pouco do caminho de Cruz, vemos de “fora” a trama do povo que entregará Jesus na Sexta -Feira da Paixão.

Logo, podemos nós viver todo este sofrimento com festas? Podemos nós saber que enquanto Jesus morre, queimamos Judas e comemoramos a sua morte? Talvez comemorar não seja a sua intenção, mas responda a si mesmo, se um ente muito querido seu morresse e morresse no seu lugar, você iria fazer uma festa regada de bebidas e muita “curtição” bem na época de sua morte? Reflita!

No decorrer desta Semana, no Sábado Santo, ocorre a Vigília Pascal. É o momento em que o Senhor ressuscita, e mostra o seu poder sobre a morte. O Senhor, que morre na Cruz por todos nós, ressuscita, triunfa sobre o pecado e com Ele, nós também ressuscitamos. A Páscoa não é mais nada além do significado mais puro do Cristianismo: Jesus vence a morte e com isto nos dá vida! Vida eterna, vida cheia de luz e da alegria que nunca passará.

Você pode achar isso um exagero e que não há nenhum mal em curtir sua Semana Santa e aproveitar o sossego de um feriadão. Mas convenhamos, se você professa a fé católica, a Semana Santa é a semana mais importante de todas as semanas para você. Pois é aquela que dá o sentido ao ser católico, ao crer em Cristo, que Ressuscitado vence a morte e o pecado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário