terça-feira, 13 de junho de 2017

Santo Antônio

Santo Antônio foi um grande pregador da Palavra de Deus, morreu aos 36 anos de idade e foi canonizado um ano após sua morte. Neste dia 13 de junho, celebramos sua festa com toda a Igreja que lhe deu o título “Doutor  Evangélico”.

A paciência é o baluarte da alma, ela a fortifica e defende de toda perturbação.”

É viva a Palavra quando são as obras que falam.”

Ó Senhor, dá-me viver e morrer no pequeno ninho da pobreza e na fé dos teus Apóstolos e da tua Santa Igreja Católica.”

Quando te sorriem prosperidade mundana e prazeres, não te deixes encantar; não te apegues a eles; brandamente entram em nós, mas quando os temos dentro de nós, nos mordem como serpentes.”

“Uma água turva e agitada não espelha a face de quem sobre ela se debruça. Se queres que a face de Cristo, que te protege, se espelhe em ti, sai do tumulto das coisas exteriores, seja tranqüila a tua alma.”

“Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa”

“Ó meu Senhor Jesus, eu estou pronto a seguir-te mesmo no cárcere, mesmo até a morte, a imolar a minha vida por teu amor, porque sacrificaste a tua vida por nós.”

“Neste lugar tenebroso, os santos brilham como as estrelas do firmamento. E como os calçados nos defendem os pés, assim os exemplos dos santos defendem as nossas almas tornando-nos capazes de esmagar as sugestões do demônio e as seduções do mundo.”


1-“Acolhei-vos uns aos outros como também Cristo vos acolheu para a glória de Deus”.
2-“O jejum e a esmola devem fazer-se com alegria,, a oração com a esperança da divina misericórdia”.
3-“O que há de mais caro ao homem do que a vida? A vida do corpo é a alma, a vida da alma é Cristo”.
4-“A alma tem dois pés que a sustentam: a esperança e o temor”.
5-“Ninguém, a não ser Deus, pode encher a alma”.
6-“A pobreza faz-nos ricos; a humildade faz-nos livres”.
7-“O brilho da humildade é como a luz do dia”.
8-“Cristo saiu do seio do Pai e veio ao mundo para semear e construir a sua Igreja, na qual se conserva a semente não corruptível, mas que permanece pelos séculos dos séculos”.
9-“Se a tua obra é pequena aos teus olhos, será grande diante do Senhor”.
10-“Bem-aventurado o ventre que Te trouxe! Na verdade é bem-aventurado porque te trouxe a Ti, Deus e Filho de Deus, Senhor dos Anjos, criador do céu e da terra, redentor do mundo!”.
11-“Quando diminui o homem o amor próprio, aumenta o amor divino”.
12-“Quem permanece na lei do amor será feliz em todas as suas obras, porque o amor de Deus confere graça na vida presente e bem-aventurança na glória da vida futura”.
Fonte: Livro “Santo Antônio, Mestre da Vida” (Ed. Santuário)