sábado, 20 de fevereiro de 2016

SANTO DO DIA (Beatos Francisco e Jacinta) 20/02

Beatos Francisco e Jacinta

No ano de 1908, nasceu Francisco Marto. Em 1910, Jacinta Marto. Filhos de Olímpia de Jesus e Manuel Marto. Eles pertenciam a uma grande família; e eram os mais novos de nove irmãos.

A partir da primavera de 1916, a vida dos jovens santos portugueses sofreria uma grande transformação: as diversas aparições do Anjo de Portugal (o Anjo da Paz) na "Loca do Cabeço" e, depois, na "Cova da Iria". A partir de 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceria por 6 vezes a eles.

O mistério da Santíssima Trindade, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a intercessão, o coração de Jesus e de Maria, a conversão, a penitência... Tudo isso e muito mais foi revelado a eles pelo Anjo e também por Nossa Senhora, a Virgem do Rosário.

Na segunda aparição, no mês de junho, Lúcia (irmã de Jacinta e Francisco) fez um pedido a Virgem do Rosário: que ela levasse os três para o Céu. Nossa Senhora respondeu-lhe: "Sim, mas Jacinta e Francisco levarei em breve". Os bem-aventurados vivenciaram e comunicaram a mensagem de Fátima. Esse fato não demorou muito. Em 4 de abril de 1919, Francisco, atingido pela grave gripe espanhola, foi uma das primeiras vítimas em Aljustrel. Suas últimas palavras foram: "Sofro para consolar Nosso Senhor. Daqui, vou para o céu".

Jacinta Marto, modelo de amor que acolhe, acolheu a dor na grave enfermidade, tendo até mesmo que fazer uma cirurgia sem anestesia. Tudo aceitou e ofereceu, como Nossa Senhora havia lhe ensinado, por amor a Jesus, pela conversão dos pecadores e em reparação aos ultrajes cometidos contra o coração imaculado da Virgem Maria. Por conta da mesma enfermidade que atingira Francisco, em 20 de fevereiro de 1920, ela partiu para a Glória.

No dia 13 de maio do ano 2000, o Papa João Paulo II esteve em Fátima, e do 'Altar do Mundo' beatificou Francisco e Jacinta, os mais jovens beatos cristãos não-mártires.

Beatos Francisco e Jacinta, rogai por nós!


Santo Eleutério
Santo Eleutério que lembramos hoje, tem como significado do nome: libertador. Assim Eleutério ao viver inteiramente para Cristo conseguiu ser instrumento de libertação de erros e pecados para muitos. Viveu entre os séculos V e VI em Tournai, norte da França, hoje Bélgica, por volta do ano 470. Conta-nos a história que quando menino ele ouviu a profecia de que seria um bispo. Eleutério ao corresponder o chamado vocacional entrou para a formação que o encaminhou ao sacerdócio e mais tarde à sagração episcopal, ou seja, foi escolhido pelo Espírito Santo e feito bispo na Igreja e para a Igreja Católica. Eleito como primeiro bispo de Tornai, Santo Eleutério foi um grande desbravador da fé que deu o seu sangue por amor ao rebanho. Pela Igreja de Cristo naquela região Santo Eleutério trabalhou arduamente para organizar a construção de igrejas, o arrebanhar vocações, formar o clero, em fim tudo o necessário para lidar com a recém-nascida diocese. Grande pacificador Santo Eleutério conviveu em meio a grandes conflitos, por isso ao lidar com um povo de índole guerreira teve que se empenhar em Deus, para penetrar a Paz de Cristo em tantos corações. Era o tempo também das conversões em massa, onde um rei decidindo mudar de vida e seguir Jesus, acabava atraindo toda uma nação, já que confundindo religião com nação. Neste sentido o Santo de hoje entrava em ação com uma sólida evangelização a fim de que o Evangelho torna-se estilo de vida para o povo. Zeloso, perseverante e homem de oração combateu as heresias (doutrinas mentirosas) e batalhou com Jesus para o resgate de muitas almas pagãs. Santo Eleutério pelo povo deu a vida que recebeu de Deus e que a Ele voltou no martírio em 532.

Nenhum comentário:

Postar um comentário