quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Comentário do Evangelho

Estevão testemunhou o Cristo

Nestas advertências sobre as tribulações que advirão aos missionários, Mateus insere alguns ditos de Jesus que são mencionados no discurso escatológico, relativo ao fim dos tempos (cap. 24). Os discípulos devem ser prudentes na sua missão. Não se trata de derrotar o adversário, em uma disputa pelo poder, mas de dar seu testemunho de fé, na simplicidade. O adversário reagirá com diversas formas de violência. Os discípulos serão perseguidos pelas sinagogas dos judeus, pelos tribunais dos romanos, e até no seio da própria família haverá conflitos.
O diácono Estêvão é uma testemunha da perseverança até o fim. Oriundo do judaísmo helênico, Estêvão foi escolhido pelos líderes da comunidade cristã de Jerusalém como "diácono", para serviços às viúvas, em um nível subalterno ao dos apóstolos. Contudo, por sua coerência é o primeiro mártir, bem-aventurado pela fome e sede de justiça. À semelhança de Jesus, denunciando as injustiças do sistema do Templo de Jerusalém e da Lei, sob controle dos chefes religiosos de Israel, foi morto por apedrejamento.

José raimundo Oliva


Oração
Espírito de coragem perseverante, nas adversidades da vida, vem em meu auxílio, e ajuda-me para que não arrefeça a minha adesão a Jesus e ao Reino.

Fonte: Paulinas Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário