09/11 | |
A Basílica de São João de Latrão Uma solenidade litúrgica especial, no dia 9 de novembro, comemora a dedicação da Basílica de Latrão. Esta é considerada a igreja-mãe de todas as igrejas católicas, por ser a catedral do bispo de Roma, isto é o Papa patriarca do Ocidente. A igreja originária foi construída pelo imperador Constantino, durante o pontificado de papa Melquíades no séc. IV, no terreno doado por Fausta, esposa do Imperador. Nela foram realizados os quatro primeiros Concílios Ecumênicos realizados no Ocidente: em 1123 para resolver a questão das Investiduras, ou seja, provimento em algum cargo eclesiástico por parte do poder civil: em 1139, sobre questões disciplinares; em 1179 para tratar da forma de eleição do Papa; em 1215, sobre várias heresias e a reforma eclesial. Inúmeras verdades lembra esta comemoração. Em primeiro lugar a importância de Roma onde se acha o Chefe visível da Igreja de Jesus. Santo Inácio de Antioquia, discípulo dos apóstolos, chama a Igreja de Roma de "cabeça da caridade", revelando a posição primacial, da sede romana e, portanto, também a de seu Bispo. E de Santo Ireneu o mais eloqüente testemunho da antigüidade a favor da importância da sede romana. Assim ele se expressou no ano de 180: "A esta Igreja (romana) por sua preeminência mais poderosa, é necessário que se unam todas as Igrejas, isto é, os fiéis de todas as partes, pois nela se conservou sempre a tradição recebida dos apóstolos pelos cristãos de todas as partes". Recorda ainda a referida festa que em todas as sedes episcopais há Igreja Catedral onde se acha a cátedra episcopal. O Concílio Vaticano II, na Constituição sobre a Sagrada Liturgia ensina que "todos devem atribuir a maior importância à vida litúrgica da diocese, em redor do bispo, principalmente na Igreja catedral, convencidos de que aí se realiza uma especial manifestação da Igreja pela participação plena e ativa de todo o Povo santo de Deus nas mesmas celebrações litúrgicas, sobretudo na mesma Eucaristia, numa só oração e num único altar, presidido pelo bispo cercado de seu presbitério e ministros (n.41). Na Quinta-feira santa se celebra em todas as Catedrais a Missa do Crisma, quando são bentos os Santos Óleos, depois levados para todas as Paróquias. Pelo que foi dito, a Catedral por excelência é a do Papa em Roma, a Basílica de Latrão "Mãe e Mestra de todas as Igrejas", da urbe romana e do orbe católico. Tudo isto lembra, além disto, a importância do Templo, lugar sagrado no qual se cultua de modo especial a Deus. É nele que se recebem os maiores favores divinos. No Antigo Testamento o templo de Jerusalém era o sinal da presença do Ser Supremo entre os homens. Centro do culto a Javé para ele convergiam peregrinações de todas as partes para contemplar a face do Todo-Poderoso (Sl. 42,3). A Bíblia ensina que Deus está no céu (Sl 2,4; 103,19; 115,3), mas o templo é como que uma cópia fiel do palácio celeste, que o Onipotente torna presente aqui na terra. Nele se desenrola o culto oficial. No Novo Testamento se tornou viva a doutrina de que cada batizado é o templo vivo da Trindade de acordo com o ensinamento de Jesus: "Se alguém me ama, meu Pai o amará, viremos a ele e faremos nele nossa morada" (Jo 14,23). Paulo de Tarso firmaria esta verdade, argüindo aos Coríntios: "Porventura não sabeis que os vossos membros são templo do Espírito santo, que habita em vós que vos foi dado por Deus e que não pertenceis a vós mesmos" (Cor 6,19). O verdadeiro católico preza a Catedral do Papa, a Basílica de Latrão; tem carinho especial para com a Catedral de sua Diocese e para com a Igreja Paroquial, Matriz de todas as outras; lembrado sempre de que, sendo o templo vivo de Deus, deve ornamentar esta Casa Santa com as virtudes, cuidando de seu corpo e respeitando a dignidade de cada ser humano, criado à imagem e semelhança do Criador, estimando sobretudo o batizado templo consagrado ao Espírito Santo. | |
Elisabete da Trindade Catez Elisabete Catez Rolland, nasceu em Campo d'Avor, próximo de Bourges, França, no dia 18 de julho de 1880. Filha de Francisco José e Maria foi batizada quatro dias depois. Ainda criança ela se distinguia pelo temperamento apaixonado, um tanto agressivo e colérico, mas também transparecia no seu olhar uma suave sensibilidade. No início de 1887 a família se transferiu para a cidade de Dijon, também na França. Porém, em outubro daquele ano, seu pai faleceu de repente. E essa perda provocou uma mudança muito grande no seu caráter. A partir daí, dedicou a vida para a oração e a serviço de Deus. A sua primeira comunhão foi aos dez anos, ocasião que lhe deu a oportunidade de visitar o Carmelo da cidade, com outras companheiras. Na saída todas receberam um "santinho" com uma dedicatória da superiora. O seu dizia que o nome Elisabete significa: "Casa de Deus". Desde os oito anos estudava música no Conservatório de Dijon. Muito talentosa, em 1893 recebeu o primeiro prêmio de piano do Conservatório. Como toda jovem, Elisabete freqüentava a sociedade local onde se distraia nas festas da família e dos amigos. Mas sempre se manteve fiel aos sacramentos recebidos na Igreja. Ao completar catorze anos resolveu entrar para o Carmelo. Sua mãe foi contra, dizendo que esta escolha só seria definida na sua maioridade. Mesmo assim, Elisabete ofereceu a Deus seus dotes musicais para a salvação da França. Sua vida se voltou para as orações, as leituras religiosas e a vida espiritual da paróquia, mantendo sempre sua obediência à mãe. Foi a partir dos dezenove anos que Elisabete começou a receber as primeiras graças místicas, que anotava nos diários de orações. Quando completou a maioridade, em 1901, ingressou no Convento do Carmelo Descalço de Dijon, com aprovação de sua mãe. Quatro meses depois, vestiu o hábito e adotou o nome de Irmã Elisabete da Trindade, entregando-se ao mistério da Santíssima Trindade. Em janeiro de 1903 emitiu os votos definitivos e nos próximos cinco anos entregou-se completamente a Deus na Santíssima Trindade. E o Senhor purificou ainda mais sua alma pelo sofrimento do mal de Addison que a levou à morte, no dia 09 de novembro de 1906. Com sua vida e doutrina, breve, mas sólida, exerceu grande influência na espiritualidade atual, especialmente por sua experiência trinitária. Suas anotações reverteram em obras publicadas, das quais as que se destacaram: Elevações, Retiros, Notas Espirituais e Cartas. O Papa João Paulo II, a beatificou em 1984 e designou o dia de sua morte para a celebração de sua memória. |
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
SANTO DO DIA
LITURGIA DIÁRIA -09/11/2011
Dia: 09/11/2011
Primeira Leitura: Ezequiel 47, 1-2.8-9.9-12
BASÍLICA DO LATRÃO (branco, glória, prefácio próprio - ofício da festa)
Leitura da profecia de Ezequiel - Naqueles dias, 1Conduziu-me então à entrada do templo. Eis que águas jorravam de sob o limiar do edifício, em direção ao oriente (porque a fachada do templo olhava para o oriente). Essa água escorria por baixo do lado direito do templo, ao sul do altar. 2Fez-me sair pela porta do norte e contornar o templo do lado de fora até o pórtico exterior oriental; eu vi a água brotar do lado sul. 8Essas águas, disse-me ele, dirigem-se para a parte oriental, elas descem à planície do Jordão; elas se lançarão no mar, de sorte que suas águas se tornarão mais saudáveis. 9Em toda parte aonde chegar a corrente, todo animal que se move na água poderá viver, e haverá lá grande quantidade de peixes. Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte aonde chegar a torrente haverá vida. 9Em toda parte aonde chegar a corrente, todo animal que se move na água poderá viver, e haverá lá grande quantidade de peixes. Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte aonde chegar a torrente haverá vida. 10Na praia desse mar estarão pescadores; eles estenderão suas redes desde Engadi até Engalim, e haverá aí peixes de toda espécie em abundância, como no grande mar. 11Mas seus mangues e charcos não serão saneados, abandonados que estão ao sal. 12Ao longo da torrente, em cada uma de suas margens, crescerão árvores frutíferas de toda espécie, e sua folhagem não murchará, e não cessarão jamais de dar frutos: todos os meses frutos novos, porque essas águas vêm do santuário. Seus frutos serão comestíveis e suas folhas servirão de remédio. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(45)
Evangelho: João 2, 13-22
Reflexão:
Primeira Leitura: Ezequiel 47, 1-2.8-9.9-12
Leitura da profecia de Ezequiel - Naqueles dias, 1Conduziu-me então à entrada do templo. Eis que águas jorravam de sob o limiar do edifício, em direção ao oriente (porque a fachada do templo olhava para o oriente). Essa água escorria por baixo do lado direito do templo, ao sul do altar. 2Fez-me sair pela porta do norte e contornar o templo do lado de fora até o pórtico exterior oriental; eu vi a água brotar do lado sul. 8Essas águas, disse-me ele, dirigem-se para a parte oriental, elas descem à planície do Jordão; elas se lançarão no mar, de sorte que suas águas se tornarão mais saudáveis. 9Em toda parte aonde chegar a corrente, todo animal que se move na água poderá viver, e haverá lá grande quantidade de peixes. Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte aonde chegar a torrente haverá vida. 9Em toda parte aonde chegar a corrente, todo animal que se move na água poderá viver, e haverá lá grande quantidade de peixes. Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte aonde chegar a torrente haverá vida. 10Na praia desse mar estarão pescadores; eles estenderão suas redes desde Engadi até Engalim, e haverá aí peixes de toda espécie em abundância, como no grande mar. 11Mas seus mangues e charcos não serão saneados, abandonados que estão ao sal. 12Ao longo da torrente, em cada uma de suas margens, crescerão árvores frutíferas de toda espécie, e sua folhagem não murchará, e não cessarão jamais de dar frutos: todos os meses frutos novos, porque essas águas vêm do santuário. Seus frutos serão comestíveis e suas folhas servirão de remédio. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(45)
REFRÃO: Os braços de um rio vêm trazer alegria / à morada do Altíssimo.
1. Deus é nosso refúgio e nossa força, mostrou-se nosso amparo nas tribulações. Por isso a terra pode tremer, nada tememos; as próprias montanhas podem se afundar nos mares. - R.
2. Os braços de um rio alegram a cidade de Deus, o santuário do Altíssimo. Deus está no seu centro, ela é inabalável; desde o amanhecer, já Deus lhe vem em socorro. - R.
3. Está conosco o Senhor dos exércitos, nosso protetor é o Deus de Jacó. Vinde admirar as obras do Senhor, os prodígios que ele fez sobre a terra. - R.
Evangelho: João 2, 13-22
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 13Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas. 15Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas. 16Disse aos que vendiam as pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes. 17Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome (Sl 68,10). 18Perguntaram-lhe os judeus: Que sinal nos apresentas tu, para procederes deste modo? 19Respondeu-lhes Jesus: Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias. 20Os judeus replicaram: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?! 21Mas ele falava do templo do seu corpo. 22Depois que ressurgiu dos mortos, os seus discípulos lembraram-se destas palavras e creram na Escritura e na palavra de Jesus. - Palavra da salvação.
Reflexão:
Reflexão - Jo 2, 13-22 O templo deve nos levar à reflexão sobre a realidade da morada de Deus entre os homens e a importância dessa morada. É claro que reconhecemos a presença de Deus nos nossos templos e sempre nos encontramos com ele, seja na visita ao Santíssimo Sacramento ou na participação nas diversas celebrações litúrgicas. Mas também devemos nos lembrar que o verdadeiro templo de Deus é aquele formado de pedras vivas e que tem como alicerce o próprio Jesus. Portanto, de nada adiante para nós uma religião que valoriza a presença de Deus nos templos materiais construídos por mãos humanas, construção essa muitas vezes marcadas pelo pecado e pela iniqüidade, e não valorizarmos os verdadeiros templos, ou seja, os nossos irmãos e irmãs.
Comentário do Evangelho
Espaço da presença de Deus
João narra o início do ministério de Jesus com um contraste. Jesus vai a Caná da Galiléia, convidado para uma festa de casamento na qual está sua mãe. Aí contribui para a plena alegria transformando a água em vinho. Em seguida Jesus vai a Jerusalém para a Páscoa dos judeus. Aí, no templo, depara-se com o espaço religioso a serviço da prática do mercado. Este templo é fadado à destruição, enquanto Jesus permanece por toda a eternidade.
Com Jesus o espaço da presença de Deus não é mais o templo, mas sim a comunidade. Entra-se em comunhão com Jesus pelo amor, pelo perdão e pela partilha vividos na comunidade aberta e acolhedora.
José Raimundo Oliva
Oração
Senhor Jesus, que eu tenha pelas coisas do Pai o mesmo zelo que tiveste, sabendo reconhecer as exigências práticas da minha fé.
O Evangelho do Dia ( Quarta-Feira )
Ano A - Dia: 09/11/2011
É preciso purificar o Templo
Leitura Orante
Jo 2,13-22
Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. No pátio do Templo encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas:
- Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!
Então os discípulos dele lembraram das palavras das Escrituras Sagradas que dizem: "O meu amor pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo."
Aí os líderes judeus perguntaram:
- Que milagre você pode fazer para nos provar que tem autoridade para fazer isso?
Jesus respondeu:
- Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias!
Eles disseram:
- A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias?
Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele.
- Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!
Então os discípulos dele lembraram das palavras das Escrituras Sagradas que dizem: "O meu amor pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo."
Aí os líderes judeus perguntaram:
- Que milagre você pode fazer para nos provar que tem autoridade para fazer isso?
Jesus respondeu:
- Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias!
Eles disseram:
- A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias?
Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele.
Leitura Orante
Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que circulam neste ambiente
virtual.
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 2, 13-22.
O Evangelho nos fala do templo, que é símbolo da religião. Em Jerusalém, no tempo de Jesus, o templo era o lugar privilegiado de encontro com Deus. A celebração da Páscoa consumia grande quantidade de bois, ovelhas e pombas; com licença das autoridades do templo, um átrio se convertia em estábulo ou mercado. Para o tributo do templo ou para oferendas voluntárias, o povo que vinha de outros países tinha que trocar dinheiro. Jesus chega a Jerusalém por ocasião da festa de Páscoa, e expulsa todos do templo: os comerciantes, e também os próprios animais do sacrifício. Simbolicamente, ele expulsou o culto praticado ali. (Zc 14,21)
"O zelo por tua casa me devora", diz Jesus tomando as palavras do Salmo 69,10. Jesus quer purificar o templo que se transformara em lugar de comércio, de troca de moeda, de exploração do povo pobre e de enriquecimento da classe sacerdotal. A ação de Jesus podia ser interpretada por seus contemporâneos na linha dos protestos proféticos contra a profanação da casa de Deus. Purificar, limpar aquele templo era o sinal de que a era messiânica havia chegado. A ação de Jesus era grave porque o templo era o centro econômico, político e ideológico do judaísmo daquela época. Jesus estava atacando a raiz da estrutura social.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
A reação de Jesus diante dos vendedores e cambistas que comerciavam dentro do templo de Jerusalém, serve para nós como uma exortação para que não instrumentalizemos as coisas de Deus, como suporte dos nossos interesses. Ao mesmo tempo em que nós devemos respeitar a casa de Deus como um lugar sagrado, de recolhimento e oração, nós também precisamos fazer do nosso interior um templo sagrado onde habita Deus. Assim como Jesus expulsou os vendilhões do templo, nós também com toda determinação necessitamos expulsar do nosso coração tudo o que possa transformar o nosso interior numa casa de negócios, onde paire os pensamentos maus, interesseiros e as más intenções. "O zelo por tua casa me devora". O bem-aventurado Alberione transmitiu à Família Paulina uma espiritualidade integral que engloba toda a pessoa: mente, vontade e coração. Segundo ele, nossos pensamentos motivam nossos sentimentos e estes, determinam as nossas ações. Pense um pouco: o que tem ocupado os seus pensamentos? - As motivações que tenho são saudáveis para a minha vida e a dos meus irmãos? Tenho dificuldade em perdoar, deixando " ïnutilidades" no meu coração? Confio em Deus?
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração do bem-aventurado Alberione, cuja festa celebramos no dia 26 de novembro.
"Jesus, Mestre:
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém".
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus?
Meu olhar, neste dia, será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no meu coração, sua morada e Templo.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Irmã Patrícia Silva, fsp
Uma sugestão para gesto concreto:
- No blog da Leitura Orante - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ - , no início, do lado direito, clique no selo TOPBLOG e vote quantas vezes quiser. Assim, você se demonstra missionário/a e coloca a Palavra de Deus no topo do blog e da sua vida. O blog já está entre os 100 classificados no 1º Turno.
- Se quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx
- Ou, receba também, assinando o RSS no blog http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Programação Religiosa da festa de São Judas Tadeu, de 11 a 20/11/11
DIOCESE DE CAICÓ
PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
CAPELA DE SÃO JUDAS TADEU
CONJUNTO SAMANAÚ- CAICÓ/RN
CONVITE
A Comunidade Samanaú tem a honra de convidar a todos os fieis para se fazerem presente a Festa de seu Padroeiro SÃO JUDAS TADEU a ser realizada no período de 11 a 20 de novembro de 2011
TEMAS DAS PREGAÇÕES
MISSÕES POPULARES- Jesus Cristo, enviado do Pai para a Missão
TRIDUO SOLENE - As Virtudes Teologais: a Fé, a Esperança e a Caridade
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
DE 11/11 A 16/11 – MISSÕES POPULARES
DIA 11/11 - SEXTA-FEIRA
19h- 1º Novena ( Missões Populares) – Residência do Casal : Severino M. Dantas (birico)/ D. Elita Batista
Rua Marta Araújo, 146 - Samanaú
End.: Rua Tereza Medeiros, 228- Boa Passagem
Dia 12/11 – SÁBADO
19h – 2º Novena ( Missões Populares) – Residência do Casal: José Belízio (Zezinho)/ Joelma
Rua Chiquinho Eronides, 61 - Samanaú
DIA 13/11 - DOMINGO
08h – Missa com a 1º Eucaristia
19h – 3º Novena ( Missões Populares) – Residência do Casal: João Piolho/ Maria Erinalda
Rua Inês Fernandes, 38 – Boa Passagem
TEMA: Jesus envia seus discípulos a Missão ( MT 10,5-11)
Celebrante: Acólito /Leitor Aerinylson Nóbrega
DIA 14/11 – SEGUNDA-FEIRA
19h – 4º Novena ( Missões Populares) – Residência do Casal:
Severino Filho ( biró) / Madalena
Rua Jornalista Pedro Celestino, 29 – Salviano Santos
TEMA: Jesus lava os pés dos discípulos (Jô 13,1-20)
Celebrante: Acólito /Leitor Severino B. Neto
DIA 15/11 - TERÇA-FEIRA
19h – 5º Novena ( Missões Populares) – Residência Da Senhora Vera Lúcia e família
Rua Francisco Rocha, 65 - Samanaú
TEMA: Os doutores em religião pedem a Jesus um sinal (MT 12,38-45)
Celebrante: Diác. Sérgio André.
16/11 - QUARTA-FEIRA
19h – 6º Novena ( Missões Populares) – Residência do Casal:
Gilmar Bezerra / Cristina Lucena
Rua Celso Ferreira de Morais, 08 – Samanaú
TEMA: As opiniões dos homens sobre Jesus, os discípulos são incapazes de compreender a missão do Messias ( Mc 6,1-6)
Celebrante: Diác. Nelson Moisés
INICIO DO TRÍDUO SOLENE
DIA 17/11 – QUINTA- FEIRA
04h – 9º Peregrinação, saída de São José do Seridó para Caicó, encontrando-se às 18h30min, com a carreata dos motoristas e motociclistas, no Posto de Saúde do conjunto Salviano Santos, dirigindo-se para a Capela de São Judas Tadeu – Samanaú, conduzindo o Estandarte e a imagem do Padroeiro, onde ocorrerá o hasteamento da bandeira e a palavra de abertura.
19h - 1º Novena do Tríduo Solene e a 7º do Novenário
Noitários: Conselhos da Capela, Conselho Comunitário, AA (Alcoólicos Anônimos), motoristas, motociclistas, Peregrinos e devotos de São Judas Tadeu.
Responsáveis: Eunice, Zezão, Truvão, PM – Geanilton, Jacira Aparecida, D. Elita, Jardel, José Dirceu e Marcos de Rosilda.
Tema da Pregação: A Fé
Celebrante: Pe. José Alexandre ( Pároco )
DIA 18/11 – SEXTA-FEIRA
19h– 2º Novena do tríduo solene e 8º Novenário
Noitários: Movimento infantil ( Mensageiros de Jesus),
Terço dos Homens, terço diário na Capela, Legião de Maria, Dizimistas, ECC ( Encontro de Casais com Cristo), Capelinhas Peregrinas nas residências, Juventudes, Desportistas e Adoradores do santíssimo Sacramento.
Responsáveis: Francinilda, Fastoca, Birô, Maria Carmelita, Terezinha Denila, Antonia Soares, D. Maria de Benedito, Claudio, Franceilda, Fátima, Keilla, Mariana, Joabson e Roberto Medeiros Dantas.
Tema da Pregação: A Esperança
Celebrante: Diác. Manoel Cassiano
DIA 19/11 – SÁBADO
19h– 3º Novena do tríduo solene e 9º do Novenário
Noitários: Sacerdotes, Diáconos, Ministros, Coroinhas, Escola, Creche, Comércio, Construtora COPLANAR, Artesãos, Artífices, Postos de Saúde do Samanaú / Salviano Santos, Zoonoses, Bombeiros, ITEP, Policia Militar e Penitenciaria do Seridó.
Responsáveis: Diácono Levanildo, Lilita, Fofo, Neves Maia, Joseane, Zezinho / Joelma, Paulo / Marineuza, Seu Dida / D. Damiana, Netão / Nirinha, Dr. Ildivan Mangueira, D. Zita, Rivanda, Rosilda, Francijackson, SD PM Ismênia, Neves ( Penedo), Ivone e Veruscka Saraiva.
Tema de Pregação: A Caridade
Celebrante: Diác. Clésio Ricardo
20/11 – DOMINGO
08h30min – Missa Solene, presidida por sua Excia Ver. ma Dom Manoel Delson Pereira da Cruz, OFM Cap. Bispo Diocesano e Concelebrada pelos demais sacerdotes presentes na celebração, seguida de Procissão, arreamento da Bandeira e Batizados.
PROGRAMAÇÃO SOCIAL
EVENTOS SOCIAIS
DIA 17/11 – QUINTA- FEIRA – 20h
►Chá de Confraternização – R$ 2,00 (dois reias)
DIA 18/11 – SEXTA-FEIRA – 20h
►Leilão em frente à Capela, com musica ao vivo e serviço de bar em frente ao Conselho Comunitário.
DIA 19/11 – SÁBADO
►15º Jantar de Confraternização – R$ 6,00 (seis reais), com musica ao vivo. Logo após o jantar, forró na Quadra do Conselho Comunitário, animação – BANDA FORRÓ SUADO.
DIA 20/11 – DOMINGO – 14h
►TARDE DE SOL na Quadra do Conselho Comunitário, sob a sua responsabilidade.
NOTA
*Colabore com a Capela, adquirindo bilhetes da Rifa de 01 Carneiro e 01 garrote, ao preço de R$ 2,00.
*Compre com antecedência a senha do jantar ao preço de R$ 6,00.
* Logo após cada encontro Missionário nas residências, haverá: sorteios, creme de galinha, etc...
* O serviço de BAR ( BEBIDAS ALCOÓLICAS) é de responsabilidade do Conselho Comunitário.
*Não será permitido em qualquer dia da Festa ( De 11 a 20 de Novembro), vender, leiloar ou trazer de casa, caças proibidas pelo IBAMA.
Mensagens do dia ( Pegadas na areia )
Um dia eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e no céu passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difícies e angustiantes da minha vida.
Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao meu Senhor: Senhor, tu não me disseste que, tendo eu resolvido te seguir, tu andarias sempre comigo, em todo o caminho?
Contudo, notei que durante as maiores tribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia.
Não compreendo por que nas horas em que eu mais necessitava de ti, tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
Meu querido filho. Jamais te deixaria nas horas da prova e do sofrimento.
Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas.
Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.
José Spera
Nunca ninguém viu Deus - Pe. Zezinho, scj
Nunca ninguém O viu. Deus não pode ser visto. Nossos olhos só podem ver matéria. Deus está acima da matéria. Foi isto que São João disse, ao falar com a sua profundidade de apóstolo, da sua experiência de Deus, em Jesus. Foi através de Jesus que João chegou a experimentar a existência e o amor de Deus. O próprio Jesus disse, muitas vezes, que não é possível ver o Pai, mas Ele, Jesus, O conhecia (Jo 8, 55). Afirmou, contudo que, um dia, todos veriam o Pai. Quando esse dia chegasse, nós estaríamos com Ele no Pai. Aqui não era possível.
Jesus repete muitas vezes no Evangelho de São João, aquilo que Moisés descreve a respeito da sua experiência com Deus. Moisés diz que Deus o avisa de que o homem não pode vê-Lo e querer continuar vivo, porque é uma experiência tão envolvente que nunca mais ninguém gostaria de viver o limite que é esta vida, e gostaria de transportar para aquela vida, para nunca mais voltar ao limite (Ex 33,20). Assim, também, Jesus falando do seu Pai, fala de alguém cujos limites são inimagináveis. Nós podemos até imaginar que um dia Deus acabará, mas será imaginação errada: Deus não tem limites.
É difícil falar dessas coisas! Deus não tem limites. Nunca chegaremos nem ao começo nem ao fim de Deus. Essa é a idéia que a Bíblia passa. E São João disse que nunca ninguém viu Deus. Jesus disse que viu, porque veio Dele, mas, depois de Jesus, ser humano nenhum viu Deus. Nossos olhos são limitados demais para vê-Lo e nossa mente pequena demais para entender o que significa ver Deus. Nem nossa experiência é suficiente. Trabalhamos nos nossos limites, na busca de alguém que não tem limite. É por isso que a gente ora e pede a Deus que nos tome no colo, porque nós não podemos tomá-lo no nosso. Ele é grande demais para isso.
www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br
As dores da fé - Pe. Zezinho, scj
Poucos povos sofreram tanto a dor da fé quanto o povo hebreu.
EVER pode ser traduzido como NÔMADE, sujeito que passa, peregrino, mas era também: o que barganha.
EVER se torna IVRI e IVRI se torna Hebreu.
Seria esta a origem primeira dos Hebreus, povo que se formou a partir do clã de AVRAM: pai de muitos. Mais tarde AVRAAM: pai de muitostos. Tudo começou por volta de 1850 a 1800 a.C.
O clã saíra da Caldeia em busca de um lugar para viver e da chance de adorar em paz o seu deus que ainda não era único, mas estava acima dos deuses. Um dia ele seria proclamado o único Deus que existe.
Naqueles séculos, quem quisesse prosperar ia para o Egito que seriam os USA ou a Austrália da época. Os hebreus não foram. Ficaram na sua terra pobre, nômades, pastores ______. Não se misturavam. A fé no seu Deus único e na sua vocação de povo especial incomodava os povos nos vizinhos e os outros quais mais tarde eles se inseririam e cujas leis aceitariam, desde que pudessem cultuar seu Deus especial. O seu Deus especial ainda não tinha um nome específico.
Mas ele não era como os outros deuses, nem o povo hebreu era como os outros povos.
Abraão, Isaque, Jacó, seus doze filhos e os filhos destes filhos mais as filhas, esposas e concubinas formaram um povo teimoso, combativa, que não se dobrava e vendia caro sua vida e sua liberdade.
O inimigo poderia vencê-los e até subjugá-los, mas nunca desmantelá-los.
Os hebreus não se dobravam.
Um dia eles ganharam um apelido: Ish Ra el, o nome novo veio para adjetivar o patriarca Jacó de quem se contava que brigara uma noite inteira com um anjo, um enviado desse Deus estranho e não se dobrou até que ferido na coxa, sinal de derrota honrosa não soltou o anjo sem que este lhe desse uma palavra boa (benedictio) uma bênção.
Foi apelidado de "o homem (Ish) que lutou (Ra) com Deus (el)". "El" era o nome que davam ao Deus que adoravam.
Foram séculos de formação.
Um dia bateu a seca e a fome. Foram para o Egito comprar alimento.
Lá um dos seus mal amados, chamado José, que fora vendido pelos próprios irmãos prosperavam. Era o primeiro ministro do rei. De escravo chegara ao segundo posto.
O clã, perdoado e reconciliado mudou-se para o Egito.
Mas não era de se misturar.
Cresceu e prosperou fazendo o que mais sabia: comércio!
Estavam enriquecendo.
Então o rei os derrotou.
Tratou-o como se trata o pão ázimo. Criou um povo ázimo. Estava frito e cozido, mas proibido de crescer.
Em menos de cinqüenta anos seria extinto.
Aí entra Moisés, o maior nome aceito pelo povo hebreu, já agora israelitas.
Ele não poderia ter sido concebido. Deveria ter sido abortado. A mãe se negou a abortá-lo e a matá-lo. Confiou em "El" e o pôs num cestinho de junco. "El" o salvaria.
A história é belíssima, embora haja quem a negue.
O menino foi encontrado por ninguém menos que uma das princesas do Egito.
Ela não quis saber a origem do bebê. Era um rejeitado e ela queria um filho. Trouxe-o para o palácio e deu-lhe o nome de Mosheh, Moisés, salvo das águas.
O menino hebreu que a mãe não abortara cresceu como filho de princesa e com status de príncipe, não herdeiro, mas da nobreza.
Ele não sabia da sua origem.
Quando soube que sua irmã Maria o pusera num cesto assumiu sua identidade, como José o ex-escravo, assumira a sua.
Hebreu ou israelita nunca nega sua origem. Como óleo em água convive, mas não se misturam.
Sacudido vai para baixo.
Em tempos de decantação fica por cima.
Chegou o dia de Moisés ir para baixo. Sacudiu e foi sacudido. Ao ver um homem do seu povo ser torturado, não hesitou: matou o torturador.
Sendo príncipe não foi morto. Exilaram-no.
No exílio o Salvo das águas, Moisés voltou a ser pastor e nômade.
Casou-se! Fez família.
Cont.:
http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários para: online@paulinas.com.br
SANTO DO DIA
08/11 | |
Santo Deodato São Deodato I ou Deusdedit, segundo historiadores surgiu por volta dos séculos da primeira Idade Média: Filho de subdiácono romano Estevão, foi por quarenta anos padre em Roma antes de suceder ao Papa Bonifácio IV a 19 de outubro de 615. Foi o primeiro Papa que estabeleceu com doações para distribuir ao povo por ocasião da morte do sumo pontífice. Em Roma o Papa era são somente o Bispo e o Pai espiritual, mas também o guia civil, o juiz, o supremo magistrado, a garantia da ordem. Com a morte de cada pontífice, os romanos se sentiam privados de proteção, expostos às invasões dos bárbaros nórdicos ou às reivindicações do império do Oriente. A teoria dos dois únicos, Papa e imperador, que deviam governar unidos o mundo cristão, não encontrava grandes adesões em Constantinopla. O Papa Deodato mostrou-se, todavia mediador com o outro único, que a bem da verdade era pouco solícito para o bem dos italiados, salvo uma vez, que enviou o exarca Eleutério para acabar com as revoltas de Ravena e de Nápoles. Foi a única vez que o Papa Deodato, ocupado em aliviar os desconfortos da população da cidade, nas calamidades acima referidas, teve um contato, se bem que indereto, com o imperador. Foi inserido no Martirológio Romano, pelo Cardeal Barônio um episódio que revalidaria a fama de santidade que circundava o pontífice "dado por Deus" (conforme a etimologia do seu nome) para guiar os cristãos em épocas tão difíceis: durante uma das suas frequentes visitas aos doentes, os mais abandonados, os que era atingidos pela lepra, teria curado um desses infelizes, após havê-lo amavelmente abraçado e beijado. São Deodato morreu em novembro do ano 618, amado e chorado pelos romanos que tiveram a oportunidade de apreciar seu bom coração durante grandes calamidades que se abateram sobre Roma nos seus três anos de pontificado: terremoto, que deu golpe de graça aos edifícios de mármore dos Foros, já devastados por sucessivas invasões bárbaras e horríveis epidemia. | |
Santo Godofredo Os pais de Godofredo rezaram muito para que Deus lhes desse um herdeiro. Até que em 1066, ele nasceu no castelo da família em Soissons, onde foi batizado com um nome que já apontava a direção que seguiria. Godofredo quer dizer: paz de Deus, e foi o que este francês espalhou por onde passou durante toda a vida. Com cinco anos foi entregue para ser educado pelos monges beneditinos e do convívio com a religiosidade nunca mais se afastou. Quando a educação se completou, foi para o convento de São Quintino e ordenando-se sacerdote aos vinte e cinco anos de idade. A sua integridade de caráter, profundidade nos conhecimentos dos assuntos da fé, bem como a visão social que demonstrava, logo chamaram a atenção dos superiores. Tanto que foi nomeado abade do convento de Nogent com a delicada missão de restabelecer as regras disciplinares dos monges, muito afastados do ideal da vida cristã. Em poucos anos a comunidade mudou completamente, tornando-se um centro que atraía religiosos de outras localidades que ali passaram a buscar orientação e conselhos de Godofredo. Quando os monges de um convento, famoso, rico e poderoso, o convidaram para ser o abade, ele recusou. O que desejava era viver no seguimento de Cristo dedicando-se à caridade e trabalhando no amparo e proteção aos pobres e doentes, e não o poder ou a ostentação. Era comum ver os mendigos e leprosos participando da sua mesa, pois acolhia todos os necessitados com abrigo e esmolas fartas. Suas virtudes levaram o povo e o clero a eleger Godofredo, Bispo de Amiens, mas ele só aceitou a diocese depois de receber ordem escrita do próprio Papa. Outra missão difícil para Godofredo. Alí os ricos e poderosos preferiam a vida de muitos vícios, prazeres e luxos, sem nenhuma virtude e ligação com os ensinamentos cristãos. Começou empregando toda a força e eloqüência de sua pregação contra esses abusos denunciando-os do próprio púlpito. O que quase lhe causou a morte num atentado encomendado. Colocaram veneno em seu vinho, mas o plano foi descoberto antes. Considerando-se inapto renunciou o cargo e se retirou para um local ermo. Só que nem os superiores nem o povo aceitaram a demissão e Godofredo foi reconduzido ao cargo. Mas foi por pouco tempo. Durante uma peregrinação à igreja de São Crispim e São Crispiniano, situada em Soissons, sua cidade natal, ele adoeceu. Morreu no dia 08 de novembro de 1115, no convento dedicada aos dois santos padroeiros dos sapateiros, onde foi enterrado. |
LITURGIA DIÁRIA -08/11/2011
Dia: 08/11/2011
Primeira Leitura: Sabedoria 2, 23-24; 3, 1-9
XXXII SEMANA COMUM (verde - ofício do dia)
Leitura do livro da Sabedoria - 23Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza. 24É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão. 1Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. 2Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça. 3E sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz! 4Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade, 5e por terem sofrido um pouco, receberão grandes bens, porque Deus, que os provou, achou-os dignos de si. 6Ele os provou como ouro na fornalha, e os acolheu como holocausto. 7No dia de sua visita, eles se reanimarão, e correrão como centelhas na palha. 8Eles julgarão as nações e dominarão os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. 9Os que põem sua confiança nele compreenderão a verdade, e os que são fiéis habitarão com ele no amor: porque seus eleitos são dignos de favor e misericórdia. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(33)
Evangelho: Lucas 17, 7-10
Reflexão:
Primeira Leitura: Sabedoria 2, 23-24; 3, 1-9
Leitura do livro da Sabedoria - 23Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza. 24É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão. 1Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. 2Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça. 3E sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz! 4Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade, 5e por terem sofrido um pouco, receberão grandes bens, porque Deus, que os provou, achou-os dignos de si. 6Ele os provou como ouro na fornalha, e os acolheu como holocausto. 7No dia de sua visita, eles se reanimarão, e correrão como centelhas na palha. 8Eles julgarão as nações e dominarão os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. 9Os que põem sua confiança nele compreenderão a verdade, e os que são fiéis habitarão com ele no amor: porque seus eleitos são dignos de favor e misericórdia. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(33)
REFRÃO: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
1. Bendirei continuamente ao Senhor, seu louvor não deixará meus lábios. Glorie-se a minha alma no Senhor; ouçam-me os humildes, e se alegrem. - R.
2. Os olhos do Senhor estão voltados para os justos, e seus ouvidos atentos aos seus clamores. O Senhor volta a sua face irritada contra os que fazem o mal, para apagar da terra a lembrança deles. - R.
3. Apenas clamaram os justos, o Senhor os atendeu e os livrou de todas as suas angústias. O Senhor está perto dos contritos de coração, e salva os que têm o espírito abatido. - R.
Evangelho: Lucas 17, 7-10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 7Qual de vós, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dirá: Vem depressa sentar-te à mesa? 8E não lhe dirá ao contrário: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disto comerás e beberás tu? 9E se o servo tiver feito tudo o que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigação? 10Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer. - Palavra da salvação.
Reflexão:
Reflexão - Lc 17, 7-10 Somos todos servos inúteis. Deus não precisa de nós, uma vez que ele pode, por si só, realizar todas as coisas. Mas Deus quis contar conosco, com a nossa colaboração, e isso não em vista da pessoa dele, mas sim em vista do nosso próprio bem, uma vez que, quando colaboramos com a obra da salvação da humanidade, estamos de fato participando de uma obra que não é humana, mas divina, o que se torna para nós causa de santificação e caminho de perfeição. O amor de Deus por nós é tão grande que faz da nossa inutilidade fonte de santificação e de vida nova, não só para nós mesmos, mas também para toda a Igreja, para todas as pessoas.
Comentário do Evangelho
A serviço dos pobres e excluídos
Nesta parábola exclusiva de Lucas temos um contraste entre um servo submisso e seu patrão. De início, os discípulos são convidados a se identificarem com o patrão da parábola ("Se alguém de vós tem um servo..."). Na aplicação da parábola, os discípulos são identificados com o servo (...dizei: "Somos simples servos...").
A parábola causa certo constrangimento pelas imagens usadas: por um lado o senhor proprietário rural, prepotente e gozador, e, de outro lado, um servo humilhado. Esta é uma realidade comum nas sociedades de classes, onde as elites privilegiadas exploram e humilham os pobres pequeninos e despojados de tudo. No ambiente religioso do judaísmo no tempo de Jesus, a parábola pode exprimir a relação entre a Lei opressora e o fiel oprimido, com sua obediência cega. Os primeiros cristãos extraíram da parábola um sentimento de humildade que devemos ter diante do projeto do Reino de Deus. Contudo Jesus, de outra maneira, vem revelar-nos a face de Deus Pai, amoroso e misericordioso, diferente de um deus patrão. A vida de Jesus foi toda dedicada ao serviço aos pobres e excluídos, culminando com o lava-pés dos discípulos na última ceia. E, por ele, somos convidados a assumirmos esta prática de serviço.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, reconhecendo-me servo inútil, quero esforçar-me para ser justo e misericordioso. Somente assim serei agradável a ti.
O Evangelho do Dia ( Terça-Feira )
Ano A - Dia: 08/11/2011
Instrumento
Leitura Orante
Lc 17,7-10
Jesus disse:
- Façam de conta que um de vocês tem um empregado que trabalha na lavoura ou cuida das ovelhas. Quando ele volta do campo, será que você vai dizer: "Venha depressa e sente-se à mesa"? Claro que não! Pelo contrário, você dirá: "Prepare o jantar para mim, ponha o avental e me sirva enquanto eu como e bebo. Depois você pode comer e beber." Por acaso o empregado merece agradecimento porque obedeceu às suas ordens? Assim deve ser com vocês. Depois de fazerem tudo o que foi mandado, digam: "Somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever."
- Façam de conta que um de vocês tem um empregado que trabalha na lavoura ou cuida das ovelhas. Quando ele volta do campo, será que você vai dizer: "Venha depressa e sente-se à mesa"? Claro que não! Pelo contrário, você dirá: "Prepare o jantar para mim, ponha o avental e me sirva enquanto eu como e bebo. Depois você pode comer e beber." Por acaso o empregado merece agradecimento porque obedeceu às suas ordens? Assim deve ser com vocês. Depois de fazerem tudo o que foi mandado, digam: "Somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever."
Leitura Orante
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos que se encontram na web:
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 17,7-10
O discípulo é alguém que serve. É aquela pessoa que aprendeu a superar o próprio egoísmo. Compreendeu a sua missão de discípulo servidor e reconhece até, ser um "servo inútil", quer dizer não é indispensável. Há uma outra compreensão desta expressão. Os santos a entenderam assim: o discípulo apenas é um instrumento de Deus, um canal do qual Deus se serve para comunicar a sua graça, o seu amor. O canal por si não realiza nada. É preciso que a graça de Deus passe por ele, É Deus quem age!
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Pensando na forte expressão "somos servos inúteis" ou na tradução que li " empregado que não vale nada", recordo-me das palavras sábias e experientes do bem-aventurado Tiago Alberione, ao reler a história de Deus na sua vida. Disse ele: "Sou como um "semicego" (AD 202), iluminado e guiado passo a passo; uma vez mais o instrumento inadequado" (cf. AD 209)
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: "Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). Na convivência cotidiana com Jesus e na confrontação com os seguidores de outros mestres, os discípulos logo descobrem duas coisas originais no relacionamento com Jesus. Por um lado, não foram eles que escolheram seu mestre foi Cristo quem os escolheu. E por outro lado, eles não foram convocados para algo (purificar-se, aprender a Lei...), mas para Alguém, escolhidos para se vincular intimamente a sua pessoa (cf. Mc 1,17; 2,14). Jesus os escolheu para "que estivessem com Ele e para enviá-los a pregar" (Mc 3,14), para que o seguissem com a finalidade de "ser d'Ele" e fazer parte "dos seus" e participar de sua missão. (DA,131).
E eu me interrogo: Como é meu discipulado? Tenho consciência de que sou uma pessoa escolhida por Deus para seu serviço? De que sirvo a Deus e não a mim mesmo?
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo com a oração do bem-aventurado Alberione, cuja festa celebramos no dia 26 de novembro.
"Jesus, Mestre:
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém".
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no meu coração e no coração das demais pessoas.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Irmã Patrícia Silva, fsp
Sugestão de gesto concreto:
- Coloque a Palavra de Deus no topo do blog e da sua vida. Neste blog da Leitura Orante - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com// - , em cima, do lado direito, clique no selo TOPBLOG e vote quantas vezes quiser. O blog já está entre os 100 classificados no 1º Turno.
- Se você quiser receber o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro -
http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx
ou
Assine RSS em
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com//
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Acompanhe as fotos do nosso 1º Encontro do Terço dos homens de Caicó
Acompanhe as fotos do nosso 1º Encontro do Terço dos homens de Caicó no lado direito da tela, logo abaixo do Nosso Cartaz no MARCADOR (1º ENCONTRO DO TERÇO DOS HOMENS DE CAICÓ) ou aqui: http://tercodoshomensdecaico.blogspot.com/2011/11/aconteceu-o-nosso-tao-sonhado-encontro.html . Vamos divulgar e tentar atrair os nossos amigos, vizinhos e familiares para participar do terço de sua paróquia e no próximo encontro a festa será maior ainda com a sua ajuda, e que a Nossa Mãe Rainha te ilumine todos os dias.
Já enviei alguns vídeos e estou tentando enviar mais alguns do nosso encontro que gravei , mas não está sendo muito fácil com esta internet de Caicó, mas assim que eu conseguir vou colocar junto das fotos do nosso encontro, portanto se quiserem acompanhar fique visitando a pagina mencionada.
Mensagens do dia, com Pe. Zezinho - Terra de Santa Cruz
Terra de Santa Cruz
O Brasil já teve este nome. Era dedicado à memória da cruz. Continua ser terra de santas cruzes e de tantas cruzes porque há milhões de brasileiros crucificados no isolamento, no preconceito, no desemprego, nas drogas, em lares desfeitos e no abandono. São cruzes visíveis, patentes.
Alguns se autocrucuficaram, mas a maioria foi crucificada, não teve oportunidade, nem lar, nem escolas e ninguém foi até eles. Não sabem o suficiente para sair da sua situação.
O país tem exigências que eles não conseguem cumprir faltou-lhes escolas, ou família ou uma boa igreja. São os brasileiros crucificados.
Nossas leis os esqueceram, nossa justiça não lhe fez justiça, nossas igrejas nem sempre os acolheu, nossos políticos nem sempre os defendeu ou representaram. O fato é que de geração após geração eles não conseguiram sair da pobreza na qual nasceram.
Um dia o Brasil será uma nação pensada e organizada para todos. Agora é uma nação que beneficia quem já tem. Excepcionalmente, em algum programa dá remédios ou comida para os mais pobres, mas não lhe dá oportunidade de emprego.
Somos vítima da conjuntura internacional, mas somos também vítimas da conjuntura estruturais que tem mantido o Brasil sobre frágeis estacas há séculos. Nossos fundamentos não são sólidos. Não fomos e não somos um país pensado para todos. O jantar é ainda de quem chega primeiro, pegam sempre os melhores pedaços e o que sobra vão para a maioria que chega depois, por que não tem como chegar na hora. Faltou a escola.
E no carro do país, a escola seria o acelerador, a falta de escola e de família seria o freio. Apesar dos esforços de alguns governos, o país continua de freio de mão puxado. Direitos humanos e justiça distributiva ainda são palavrões no Brasil.
Num país onde muitos ricos e muitos religiosos acham que o outro é menos, vai ser difícil criar uma democracia sólida, as cabeças estão impregnadas na mais valia.
O Brasil vai mal por causa dessas duas frases: sou mias escolhido que você. Valho mais que você. Entre nós o verbo ter continua mais forte do que o verbo ser.
http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários para: online@paulinas.com.br
O Brasil já teve este nome. Era dedicado à memória da cruz. Continua ser terra de santas cruzes e de tantas cruzes porque há milhões de brasileiros crucificados no isolamento, no preconceito, no desemprego, nas drogas, em lares desfeitos e no abandono. São cruzes visíveis, patentes.
Alguns se autocrucuficaram, mas a maioria foi crucificada, não teve oportunidade, nem lar, nem escolas e ninguém foi até eles. Não sabem o suficiente para sair da sua situação.
O país tem exigências que eles não conseguem cumprir faltou-lhes escolas, ou família ou uma boa igreja. São os brasileiros crucificados.
Nossas leis os esqueceram, nossa justiça não lhe fez justiça, nossas igrejas nem sempre os acolheu, nossos políticos nem sempre os defendeu ou representaram. O fato é que de geração após geração eles não conseguiram sair da pobreza na qual nasceram.
Um dia o Brasil será uma nação pensada e organizada para todos. Agora é uma nação que beneficia quem já tem. Excepcionalmente, em algum programa dá remédios ou comida para os mais pobres, mas não lhe dá oportunidade de emprego.
Somos vítima da conjuntura internacional, mas somos também vítimas da conjuntura estruturais que tem mantido o Brasil sobre frágeis estacas há séculos. Nossos fundamentos não são sólidos. Não fomos e não somos um país pensado para todos. O jantar é ainda de quem chega primeiro, pegam sempre os melhores pedaços e o que sobra vão para a maioria que chega depois, por que não tem como chegar na hora. Faltou a escola.
E no carro do país, a escola seria o acelerador, a falta de escola e de família seria o freio. Apesar dos esforços de alguns governos, o país continua de freio de mão puxado. Direitos humanos e justiça distributiva ainda são palavrões no Brasil.
Num país onde muitos ricos e muitos religiosos acham que o outro é menos, vai ser difícil criar uma democracia sólida, as cabeças estão impregnadas na mais valia.
O Brasil vai mal por causa dessas duas frases: sou mias escolhido que você. Valho mais que você. Entre nós o verbo ter continua mais forte do que o verbo ser.
http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários para: online@paulinas.com.br
Lares que oram e abençoam - Pe. Zezinho, scj
Que a família encontre tempo para orar junta.
Que a família ore por si mesma ,
que uma família ore pela outra família,
que a família ore com a Igreja
que a família ore por seus líderes
que a família participe da vida do bairro
que a família pratique a cidadania
Que a família abençoe-se e abençoe os vizinhos.
Quem ama tem esse poder.
Famílias abençoadoras !
http://www.padrezezinhoscj.com/
Comentários para: online@paulinas.com.br
SANTO DO DIA
07/11 | |
S. Wilibrordo São Wilibrordo nasceu em Nortúmbria no ano de 658; seu zêlo pela difusão do Reino de Deus será o único motivo de sua dinâmica existência. Este monge, que os biógrafos descrevem de pequena estatura, de cabelos negros, de delicada constiuição, com olhos profundos e vivos, encarna o tipo ideal ocidental; trabalhador que não conhece pausa nem crise de desânimo; austero, prudente, leal, tenaz, devoto do papa. Formado na abadia inglesa de Ripon, com idade de vinte anos fora à Irlanda para aperfeiçoar sua cultura teológica sob a guia do abade Egberto, que aos trinta anos o consagrou sacerdote. A evangelização da Alemanha do transreno teve início no século VII, no fim a época merovíngia, por obra dos monges irlandeses e anglo-saxões, e atingiu o máximo desenvolvimento no século seguinte com a ação missionária de São Bonifácio. O primeiro a desembarcar na Frísia, nos Países Baixos, foi Wilfrido de York. Depois o abade Egberto, mestre de vida espiritual da época, aí mandou Wilibrordo. Para erigir a nova sede diocesana na Frísia, Wilibrordo foi de novo a Roma, onde o Papa Sérgio I, a 21 de novembro de 695, o consagrou Bispo, com o nome de Clemente (24 anos mais tarde Gregório II fez o mesmo com o monge saxão Wilfrido-Bonifácio). A partir desse momento seria difícil enumerar todas as viagens do infatigável missionário, das margens do Reno até a Dninamarca. Fundou em Echternach (Luxemburgo) um pequeno convento. Foi homem de ação e de oração, e sobretudo grande organizador, com destacado senso de comando, que lhe permitiu, graças também à formação de Bispos auxiliares (uma novidade para o Ocidente), evitar as divisões das Igrejas com a consequente dispersão da atividade pastoral. São Wilibrordo morreu aos oitenta e um anos de idade, no dia 07 de novembro do ano 739, no convento de Luxemburgo. | |
Santo Prosdócimo São muitos os nomes que soam familiares e típicos de certas localidades italianas, mesmo parecendo insólitos, estranhos ou exclusivos. Estes nomes estão ligados ao culto de um Santo local, em muitos casos de um antigo Bispo e em outros de um Mártir. O nome Prosdócimo, pouco freqüente atualmente, para os familiarizados imediatamente mostra sua origem da região do Vêneto, da cidade de Padova e, mais tarde, também de Rieti. Isto porque o culto a este Santo vem de uma tradição muito antiga do século II, que homenageia o primeiro Bispo de Padova, de Rieti e também, Padroeiro destas duas cidades. Segundo narram os registros oficiais da Igreja, Prosdócimo teria evangelizado também toda a Veneza ocidental, numa grande obra de difusão que fixou definitivamente o Cristianismo no coração daquelas populações. Até a mais bela imagem dedicada à ele, acabou sendo feita por um ilustre artista italiano, faz parte de um conjunto dedicado a Santa Justina, outra mártir célebre daquela região. Na tela, Prosdócimo aparece com o típico atributo do jarro, símbolo da sua incansável atividade de batizador, ou seja, formador do rebanho do Senhor. Nas várias regiões de Rieti e Padova, o Bispo Prosdócimo teria patrocinado prodígios e milagres, que as mais antigas tradições, descrevem com toda a liberdade de expressão, reforçando ainda mais seus exemplos edificantes de fé em Cristo. Às vezes, porém, os poucos documentos, tornam mais redundantes as tradições. Como foi o caso deste bispo. Depois de sua morte, se encontrou o registro citando que a comunidade erguera fora das muralhas de Padova, a igreja Santo Prosdócimo, que mais tarde se tornou a basílica de Santa Justina, uma das mais belas da cidade. A glória do Bispo Prosdócimo teria sido de fato Justina, ter sido convertida por ele. Esta nova cristã soube manter intacta a sua fé, enfrentando o martírio na perseguição de Nero. Entretanto, Prosdócimo foi poupado, não havendo nenhum registro, ou tradição, que explique o porque. O Bispo Prosdócimo morreu naturalmente, carregado de merecimentos e de anos. O seu culto ainda é vigoroso, sendo venerado pelos fiéis, que rezam por sua paternal intercessão nas situações de aflição e desânimo. A Igreja confirmou a sua celebração e no calendário litúrgico, Santo Prosdócimo deve ser homenageado no dia 07 de novembro. O nome Prosdócimo em grego significa "esperado". Ele foi o primeiro evangelizador destas cidades. De fato, verdadeiramente o esperado por elas, que ainda eram pagãs. A tradição diz que ele teria sido enviado para atendê-las pelo próprio São Pedro, que para isto ele próprio o consagrou como o primeiro Bispo de lá. |
LITURGIA DIÁRIA -07/11/2011
Dia: 07/11/2011
Primeira Leitura: Sabedoria 1, 1-7
XXXII SEMANA COMUM (verde - ofício do dia)
Início do livro da Sabedoria - 1Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração, 2porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança; 3com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus, e o seu poder, posto à prova, triunfa dos insensatos. 4A Sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado; 5o Espírito Santo educador (das almas) fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos, e a iniqüidade que sobrevém o repelirá. 6Sim, a Sabedoria é um espírito que ama os homens, mas não deixará sem castigo o blasfemador pelo crime de seus lábios, porque Deus lhe sonda os rins, penetra até o fundo de seu coração, e ouve as suas palavras. 7Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo, e ele, que tem unidas todas as coisas, ouve toda voz. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(138)
Evangelho: Lucas 17, 1-6
Reflexão:
Primeira Leitura: Sabedoria 1, 1-7
Início do livro da Sabedoria - 1Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade do coração, 2porque ele é encontrado pelos que o não tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança; 3com efeito, os pensamentos tortuosos afastam de Deus, e o seu poder, posto à prova, triunfa dos insensatos. 4A Sabedoria não entrará na alma perversa, nem habitará no corpo sujeito ao pecado; 5o Espírito Santo educador (das almas) fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos, e a iniqüidade que sobrevém o repelirá. 6Sim, a Sabedoria é um espírito que ama os homens, mas não deixará sem castigo o blasfemador pelo crime de seus lábios, porque Deus lhe sonda os rins, penetra até o fundo de seu coração, e ouve as suas palavras. 7Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo, e ele, que tem unidas todas as coisas, ouve toda voz. - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(138)
REFRÃO: Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
1. Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Senhor, vós me perscrutais e me conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos. - R.
2. A palavra ainda me não chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda. Vós me cercais por trás e pela frente, e estendeis sobre mim a vossa mão. Conhecimento assim maravilhoso me ultrapassa, ele é tão sublime que não posso atingi-lo. - R.
3. Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar? Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos, lá vos encontrareis tambem. - R.
4. Se tomar as asas da aurora, se me fixar nos confins do mar, é ainda vossa mão que lá me levará, e vossa destra que me sustentará. - R.
Evangelho: Lucas 17, 1-6
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 1Jesus disse também a seus discípulos: É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm! 2Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos. 3Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe. 4Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: Estou arrependido, perdoar-lhe-ás. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta-nos a fé! 6Disse o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá. - Palavra da salvação.
Reflexão:
Reflexão - Lc 17, 1-6 A misericórdia é um dos valores evangélicos mais importantes e ser misericordioso significa, antes de tudo, ser capaz de colaborar com a salvação das pessoas, ser capaz de perdoá-la. Mas perdoar não significa esquecer, deixar de lado, pois o perdão não pode negar a verdade nem a responsabilidade da pessoa diante dos fatos. Perdoar significa não querer a punição para quem é culpado, mas sim criar condições para que ele possa se reerguer e reparar o mal que realizou. E somente aquela pessoa que tem fé é capaz de perdoar verdadeiramente, porque somente quem acredita no Deus misericordioso é capaz de agir verdadeiramente com misericórdia.
Comentário do Evangelho
Aumenta a nossa fé!
Lucas reúne, neste texto, duas instruções e uma advertência de Jesus aos discípulos, em vista do bom convívio comunitário e do empenho na missão. A primeira instrução é sobre as ocasiões de pecado que poderão envolver os pequenos. Não ficam esclarecidas quais são estas ocasiões nem quem são os pequenos. As ocasiões, entre outras, poderiam ser, principalmente da parte dos que estão à frente da comunidade, abuso de poder, apego ao dinheiro, desconsideração para com o irmão. Estas atitudes poderiam chocar os mais simples e humildes, ocasionando o abandono da comunidade. A seguir temos o estímulo ao perdão sem limites. Pelo perdão estabelece-se a reconciliação, consolidando-se os elos que unem a comunidade. Em conclusão temos o pedido dos apóstolos, que podemos assumir como uma oração: "Aumenta a nossa fé!". A resposta claramente simbólica de Jesus, envolvendo a amoreira plantada no mar, tem o sentido de esclarecer que o fortalecimento da fé se dá em atirar-se para fazer a vontade de Deus, mesmo que aparentemente inviável.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, concede-me uma fé robusta que me predisponha ao perdão e me previna contra as atitudes que possam levar meu semelhante a se afastar de ti.
O Evangelho do Dia (Segunda-feira)
Ano A - Dia: 07/11/2011
A fé como a semente de mostarda
Leitura Orante
Lc 17,1-6
Jesus disse aos seus discípulos:
- Sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado, mas ai do culpado! Seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar com uma grande pedra de moinho amarrada no pescoço do que fazer com que um destes pequeninos peque. Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: "Me arrependo", então perdoe.
Os apóstolos pediram ao Senhor:
- Aumente a nossa fé.
E ele respondeu:
- Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: "Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!" E ela obedeceria
- Sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado, mas ai do culpado! Seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar com uma grande pedra de moinho amarrada no pescoço do que fazer com que um destes pequeninos peque. Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: "Me arrependo", então perdoe.
Os apóstolos pediram ao Senhor:
- Aumente a nossa fé.
E ele respondeu:
- Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: "Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!" E ela obedeceria
Leitura Orante
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos que se encontram na web:
Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, na web, em torno da Palavra.
Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na minha Bíblia: Lc 17,1-6:
Jesus fala aos seus discípulos que sempre vai haver escândalos. Escândalo é o que faz tropeçar e cair. Às vezes caímos. Os outros também caem. Ninguém está isento de cair, pecar. Se o escândalo tem como vítima os pequenos, tem um agravante a mais. Neste texto do Evangelho, Jesus fala também de admoestação ou repreensão. Fala também de perdão. Perdoar sete vezes num dia significa, sempre
E finaliza, falando da fé, capaz de grandes coisas, ainda se pequena. A força da fé não depende de grandeza, mas de seu ponto de referência que é é Deus.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Em Aparecida, os bispos afirmaram: "Faz-se, pois, necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de "autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade" (DAp 248).
É assim que assumo a Palavra de Deus? É minha referência que me motiva à conversão, me impulsiona à comunhão e solidariedade?
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com o
bem-aventurado Tiago Alberione:
Jesus, Mestre,
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para reconhecer meus erros, admiti-los e mudar de atitude nos meus relacionamentos. Procurarei alimentar e crescer na fé.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Irmã Patrícia Silva, fsp
Sugestão de gesto concreto:
- Coloque a Palavra de Deus no topo do blog e da sua vida. Neste blog da Leitura Orante - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com// - , em cima, do lado direito, clique no selo TOPBLOG e vote quantas vezes quiser. O blog já está entre os 100 classificados no 1º Turno.
- Se você quiser receber o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro -
ou
Assine RSS em
Assinar:
Postagens (Atom)