quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Reflexão do Evangelho do dia 31 de outubro (Lucas 13,22-30)

Não se preocupe com quantos irão se salvar; faça a sua parte!
        O tema de hoje é Salvação. Alguém pergunta a Jesus se é verdade que poucos serão salvos. Certamente, esta pergunta foi feita por alguém que estava preocupado de estar fazendo parte do grupo dos não-salvos. Observe que Jesus não responde diretamente a pergunta. Ele nem diz que serão muitos nem que serão poucos... diz apenas que "façam o máximo esforço possível para passar pela porta estreita". Em outras palavras: NÃO SE PREOCUPE COM QUANTOS IRÃO ENTRAR, FAÇA A SUA PARTE!
        Os judeus daquela época, e muitos deles ainda hoje, se acham em posição privilegiada, por ter sido o povo escolhido de Deus... Só que eles não entenderam ainda que eles foram o povo escolhido de Deus para DISSEMINAR A PALAVRA DE DEUS, e não para ocupar o lugar de juízes e legisladores da humanidade, pois esse é o papel de Deus.
Jesus diz que "virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim, há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos." Os homens que virão do oriente, ocidente, norte e sul, são todos aqueles que não são judeus e estão espalhados pelo mundo. Somos os "últimos" a ter tomado conhecimento da mensagem de Deus, enquanto os que foram os primeiros a saber, poderão ser os últimos no Reino, ou até mesmo nem conseguir entrar, devido a prática da injustiça! Jesus é incisivo ao dizer que os injustos não serão reconhecidos pelo Pai. E isso vale para todos. E só pode ser injusto quem tem o mínimo de poder em suas mãos... Portanto... Que saibamos usar corretamente qualquer poder que nos seja concedido, seja com nossos irmãos, filhos, amigos, empregados, parentes, mas principalmente com os "pequeninos" de Jesus.

Jailson Ferreira
jailsonfisio@hotmail.com
Fonte: http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário