segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Quem acolher será o maior (Lc 9,46-50)


Os discípulos estavam preocupados em saber qual deles era o maior, só que não se tratava do maior no reio dos Céus. Jesus responde: "Todo o que recebe este menino em meu nome, a mim é que recebe; e quem recebe a mim, recebe aquele que me enviou; pois quem dentre vós for o menor, esse será grande."
Para entender este texto, é preciso conhecer o contexto em que ele foi dito e escrito.
É preciso conhecer como era a imagem da criança no tempo de Cristo.  Naquele tempo, raramente alguém perderia seu tempo conversando com uma criança. Quase ninguém dava atenção a uma menina ou a um menino. A imagem ou figura da criança era socialmente desvalorizada.
Foi por isso que Jesus falou para os discípulos que aquele que quisesse ser o maior, seria aquele que fosse capaz de acolher uma criança, em seu nome. Fazer uma coisa dessas naquela época seria o mesmo que hoje, um lixeiro fosse convidado dançar a valsa de 15 anos com a aniversariante, em uma festa realizada em um clube socialmente famoso e importante.
No tempo de Jesus, acolher significava valorizar uma pessoa, esquecendo a sua posição social inferior, falando com ela dando atenção sincera, colocar-se totalmente ao seu dispor para qualquer coisa que ela estivesse precisando, tudo isso com muita gentileza e muita sinceridade.
Jesus então lança um desafio aos discípulos que estavam se comparando para ver quem era o maior, para que eles acolhessem uma criança fazendo tudo isso, não se esquecendo de serem muito gentis. E com um detalhe muito importante, pois acolher uma criança em nome de Jesus, era um gesto de tamanha grandeza, porque, acolhendo-a, estariam acolhendo o próprio Jesus. A grandeza, neste caso, consistia em amar a quem não era amado, valorizar quem não era valorizado, mostrar-se solidário e amigo a quem era desprezado por todos.
Prezados irmãos. Repararam que em nossas festas não convidamos a faxineira, nem o segurança, nem aquela criança pobre que mora na outra rua?  Não! Não! Só convidamos pessoas do nosso nível sócio-econômico. Pessoas que são capazes de nos trazer presentes e de nos convidar também para as suas festas.
        Jesus hoje nos dá uma grande lição. Acolher os que são desprezados. Investir uns dez ou vinte minutos do nosso tempo para contar umas piadas para o porteiro, para dar um bom dia gostoso a faxineira, e lhe perguntar, como vai?  Jesus está nos dizendo que podemos ser mais gentis com os humildes, dizendo Feliz Natal aos excluídos em geral...
Agora eu deixo para você completar esta lista, em sua realidade social, na qual só você sabe quem são os que estão precisando ser acolhidos.

Sal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário