quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Diagnósticos e profilaxias - Pe. Zezinho, scj


 Pe. Zezinho, scj


As palavras são incomuns, mas não há quem não saiba que o corpo humano é intrincado. Os médicos são cientistas humildes que admitem conhecer o básico, mas não saber o suficiente para cuidar de todas as disfunções do corpo e da mente humana. Por isso, estudam o básico e se especializam, com o devido cuidado de, após o diagnóstico, enviar o paciente aos cuidados de outro médico que sabe lidar com aquela particularidade. Não há nem pode haver médico capaz de cuidar de todas as doenças. Deus nos criou cheios de pequenos detalhes. É mais fácil mexer com todas as peças de um avião do que com as do corpo humano. Avião tem computador, mas não pensa nem sente nem decide.

Por esta razão é que num só diretório de São Paulo contem mais de 800 especializações. Há médicos para tudo. Por saberem o suficiente sobre algum detalhe do corpo chamamos os nossos médicos de doutores, e eles até assinam Dr., mas sabem que doutorado é coisa ainda mais exigente. Lidar com o corpo e a mente humana é coisa delicada. Médico sem humildade é um descalabro. Diga-se o mesmo do sacerdotes, bispos, padres, ou pastores. Dar respostas apressadas para problemas gigantescos e atribuir tudo o que assusta a anjos e demônios é brincar com fé do povo, das mesma forma que indicar apressadamente qualquer remédio ou fazer qualquer diagnóstico é brincar com a vida humana.

O diagnóstico e a profilaxia revelam o charlatão, no consultório no hospital ou nas igrejas. Você certamente não aceitaria ser operado por um médico apressado e de poucos livros e receitas mágicas. Então também não aceite as respostas de pregadores imediatistas e de respostas mágicas.

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário