quarta-feira, 10 de maio de 2017

Como explicar Maria “Medianeira” aos protestantes


Maria Medianeira

Meu primeiro encontro pessoal com a Virgem Maria aconteceu quando eu era um estudante em um seminário anglicano protestante na Inglaterra.Eu tinha sido criado como um evangélico e encontrei meu caminho para a igreja Anglicana. Lá eu estava me preparando para a ordenação. Um amigo católico, que foi um oblato beneditino, sugeriu que eu gostaria de visitar um mosteiro beneditino católico.
Enquanto lá, eu disse a um dos monges que durante um tempo de oração contemplativa que eu havia sentido a presença de Deus de uma forma muito real, mas feminino. A feminilidade me havia perturbado porque eu sabia que Deus não é feminino. O monge sorriu e disse: “Não se preocupe. Isso não é Deus. É a Virgem Maria. Ela é a Medianeira. Ela quer ajudá-lo com suas orações e trazê-lo mais perto de Deus.”
Eu fiquei chocado. Na época, a Virgem Maria não desempenhou nenhum papel na minha vida devocional. Como um bom rapaz evangélico que eu era, tinha memorizado 1 Timóteo 2:5, que diz: “Há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” Ao chamar a Maria de “Medianeira”, ele confirmou meu preconceito contra os católicos que acreditam em coisas que “contradizem a Bíblia”. Ele também confirmou a minha suspeita de que os católicos deram à Maria um status de igualdade com Jesus.
Eu coloquei essa noção firmemente para um lado e não considerei-a novamente até depois de eu ter entrado na Igreja Católica. Este adiamento foi possível porque o papel de Maria como Co-redentora e Medianeira da graça não é um dogma definido formalmente da Igreja Católica. Continua a ser uma opinião piedosa, um modo devocional útil e forma teológica de meditar sobre Maria. Minha atenção foi atraída de volta à questão, no entanto, quando eu estava escrevendo Maria: Um Debate católicos x evangélicos com um velho amigo que tinha frequentado a Bob Jones University comigo.


Uma vara para atiçar-nos


Eu entendo títulos como Maria Medianeira e Co-redentora continuam a ser um dos pontos mais doloridos nas discussões evangélica – Católicas. Um protestante que já ouviu falar desses títulos vai usá-los como uma grande clava com o qual vencer os católicos, e é importante saber a melhor forma de envolver a discussão.
Para o diálogo genuíno, é vital ouvir e entender o ponto de vista evangélico. Os objetores evangélicos das devoções e títulos à Mãe de Deus, exaltam-se porque acham que prejudicam a honra e a adoração devida a Jesus Cristo. O protestante não pretende intencionalmente desprezar Maria, porém, menosprezam-na para defender a devoção adequada ao seu Filho.
O modo para começar qualquer discussão à cerca de Maria como Medianeira e Co-redentora é afirmar que os católicos realmente acreditam que a morte de Jesus Cristo é toda-suficiente para a salvação dos nossos pecados. Se você puder citar um autor notoriamente devoto de Maria; “Veja, aqui está alguém que promove devoção mariana”, você diz: “Ele realmente quer que ela seja proclamada Co-Redentora, mas insiste que a morte de Cristo é toda suficiente.” Contudo, é importante salientar que nem todo autor católico reflete fielmente em seus escritos as Doutrinas Católicas. Ensino católico é ensinado pelo Magistério da Igreja. Autores católicos, porém, podem – mesmo que não intencionalmente – contradizer a Igreja. Nesse sentido, é imperativo que o autor usado em sua discussão seja fiel ao Magistério. Se isso não puder ser comprovado, é melhor restringir-se ao uso do Catecismo como fonte para demonstrar o que ensina a Igreja-
Considerados os pontos acima, um livreto chamado Vox Populi Mariae Mediatrici do Centro Petição que promove estes títulos para Maria começa com estas palavras: “A salvação da humanidade foi realizada por unigênito Filho de Deus, Jesus Cristo, A Paixão e Morte de Cristo. o nosso único Redentor, não foi apenas suficiente, mas satisfação “superabundante” por culpa humana e o consequente endividamento de punição “( Um novo Dogma Mariano? Corredentora, Medianeira de todas as graças e advogada ).
O livreto passa a explicar: “Mas Deus quis que esta obra de salvação fosse realizado através da colaboração de uma mulher, respeitando seu livre arbítrio (Gal. 4:4).” Este ponto apresenta um bom próximo passo em discutir essa crença católica com uma evangélica.



Você vai cooperar ou não?


Em vez de perder tempo em uma discussão sobre Maria ser Medianeira e Co-redentora, é útil discutir o princípio e a possibilidade dos seres humanos cooperarem com Deus na obra da redenção. Os protestantes têm uma resistência arraigada a ideia de que podemos cooperar com Deus para a nossa redenção em tudo. Em seu desejo de manter as doutrinas da sola gratia e sola fide , alguns deles vão para os extremos de acreditar que não podemos fazer absolutamente nada para cooperar com Deus na nossa redenção porque isso equivaleria a salvação pelas obras.
Como resultado, os sistemas de crenças mais evangélicos contem um elemento muito forte de quietismo. Quietismo é uma espécie de fatalismo: É que a heresia que diz que você pode fazer absolutamente nada para se engajar no trabalho de sua salvação. É a crença cada alma seja como uma folha na maré da onipotente Providência de Deus. Devido a esse entendimento, é difícil para muitos evangélicos compreenderem a ideia de que Deus usa a cooperação humana para cumprir a sua vontade no mundo. Que a cooperação humana é realmente crucial para a redenção do mundo não faz parte da sua perspectiva.
Portanto, antes de falar sobre a colaboração de Maria com Deus, vale a pena discutir o princípio básico de que os seres humanos podem cooperar com Deus. A maioria dos evangélicos vai admitir que nós, de fato, necessitamos de responder à graça de Deus para que ele seja eficaz em nossas vidas. Mesmo no nível mais básico, os evangélicos admitem que uma pessoa deve “aceitar Jesus” para ser Salva, e nesse sentido, automaticamente são obrigados a admitir que devem cooperar com a Graça de Deus. Assim como eles fazem, você pode apontar que esta é uma forma de cooperação com Deus. Neste ponto, a vontade humana e a vontade divina estão unidas para a obra da salvação.
Esta cooperação com Deus não é apenas para a salvação do indivíduo. O Novo Testamento deixa claro que há mais do que isso. Assim, por exemplo, afirmamos que Jesus é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança, mas o Novo Testamento chama-nos também a partilhar esse sacerdócio (Apocalipse 1:5-6;. 1 Pe 2:5,9). Fazemos isso através da partilha dos sofrimentos de Cristo (Mt 16:24; 1 Pe 4:13.). Paulo chama-se “co-trabalhador com Cristo” (1 Coríntios 03:09). E diz que parte disso é que ele foi crucificado com Cristo e ações nos sofrimentos de Cristo (2 Cor 1,5;. Phil 3,10) .
Se o evangélico acredita na Bíblia e quer viver uma vida cristã, ele não só deve admitir que ele precisa cooperar com Deus para a sua própria salvação, mas também que esta cooperação é parte de uma identificação maior com Cristo, e que esta identificação com Cristo é para a salvação do mundo. Ele também deve admitir que, de alguma maneira misteriosa, os sofrimentos que enfrentamos fazem parte da maneira como Deus trabalha para redimir o mundo.


Maria Evangelista


Uma vez que um evangélico admite que a cooperação com Deus não é apenas possível, mas necessária, abre-se a ideia de que há um propósito para a nossa co-labuta com Deus. Nós cooperamos com Deus para a salvação do mundo. Aqui é outro ponto em que a crítica evangélica pode se conectar. O evangélico acredita que cada um de nós tem uma nova missão na vida: Devemos proclamar Cristo crucificado. Temos que espalhar o evangelho e compartilhar da obra salvífica de Cristo com o mundo. Somos chamados à oração, santidade e evangelismo. De lá, é um pequeno passo para ver que esta é uma outra maneira de dizer que somos chamados a ser mediadores do amor e do perdão de Cristo. Todo cristão acredita que ele ou ela é chamada a rezar para o mundo, para interceder e mediar pelos outros, para ter um “ministério da reconciliação” (2 Coríntios. 5:18-19). Os evangélicos conhecem os exemplos do Antigo Testamento, onde Moisés e Abraão intercederam em nome de outras pessoas juntos a Deus, e todos os cristãos concordam sobre a necessidade de mediar em oração uns pelos outros. Esta é uma boa maneira de explicar o papel Medianeira da Bem-aventurada Virgem Maria. Maria é a primeira evangelista. Ela carregava a Palavra de Deus em seu corpo, manteve-O lá, e trouxe-O ao mundo. Este foi o seu papel prático na Encarnação, mas houve também o seu papel teológico. Ao fazer isso, ela nos mostra a nossa vocação menor a ser mediadores da Nova Aliança e ministros da reconciliação.
É verdade que o papel de Maria como Medianeira é mais cósmico do que o nosso, mas os princípios são os mesmos. Compreender nossa própria participação na obra salvífica de Deus através da oração e do sacrifício de mediação nos ajuda a entender como ela faz a mesma coisa, só que maior e melhor, porque ela é o mais sagrada dos seres humanos e aquela que está mais próxima do Filho de Deus.
Vale a pena discutir que os Padres da Igreja viram Maria como medianeira de toda a graça.
Cirilo de Alexandria, no século IV escreve:
Ave, Maria, Mãe de Deus, venerável tesouro do mundo inteiro. . . é você através pela qual a Santíssima Trindade é glorificada e adorada. . . através do qual o tentador, o diabo é lançado do céu, pelo qual a criatura caída é levantada até o céu, por meio de quem toda a criação, uma vez preso pela idolatria, chegou a conhecimento da verdade, pelo qual as nações são trazidos ao arrependimento. (Qtd. em Luigi Gambero, Maria e os Padres da Igreja: A Bem-Aventurada Virgem Maria no pensamento patrístico )
Efrém da Síria, diz, “com o medianeira, és a Medianeira de todo o mundo”, e Antípatro de Bostra, pai do Concílio de Éfeso, escreveu sobre a Virgem Maria, no século V, “Salve, tu que aceitavelmente intercede como mediadora pela humanidade “(qtd. em Gambero, Maria e os Padres ).
Estas citações podem ser multiplicadas a partir das liturgias e escritos teológicos da atualidade. A linguagem exaltada dos roteiristas mostra como eles aceitavam o papel de Maria como medianeira e co-redentora. Este ponto de vista sobre Maria como Medianeira não era uma invenção posterior, mas sim nos vem da Igreja primitiva.
O crítico evangélico pode até concordar com você até este momento, mas ele ainda achará o título de “Co-Redentora” um estiramento. Maria pode ter tido uma compreensão íntima da obra redentora de Cristo, e ela pode ter um papel como intercessora e guerreira de oração, mas isso não implica necessariamente que ela seja Co-Redentora. Neste ponto, vale a pena explicar que não sugerem que a cooperação de Maria com Deus seja igual a obra de Cristo. Trata-se de uma ordem diferente, mas no entanto, necessária. As palavras de Madre Teresa “Sem Maria, sem Jesus” expressam uma verdade profunda. Deus escolheu trazer seu Filho ao mundo, através da cooperação de Maria. Sem essa cooperação não teria havido nenhuma Encarnação e, portanto, não haveria Redenção.



Mãe das Dores


O evangélico pode aceitar isso em teoria, mas ainda pode ter dificuldade para aceitar como Maria pode ser chamada de “co-redentora”. Vale a pena voltar às palavras misteriosas de São Paulo. Em uma frase surpreendente, São Paulo diz que sua participação nos sofrimentos de Cristo é realmente eficaz. Ele afirma completar “o que falta aos sofrimentos de Cristo”, em nome da Igreja (Colossenses 1:24). Se ele tem que completar os sofrimentos de Cristo, estaria São Paulo a implicar que a morte de Cristo na cruz tivesse sido inadequada? Obviamente que não. Em vez disso, ele está ensinando que Seu sacrifício todo-suficiente é concluído quando aceito e abraçado por nossa cooperação e que o nosso sofrimento desempenha um papel misterioso nesta ação. Deste modo a redenção de Cristo é aplicada e trazida à vida no momento presente por nossa própria cooperação em que, todo, o sacrifício final. Ninguém diz que nós somos iguais a Cristo, ao contrário, pela graça, a nossa cooperação se torna uma parte de Cristo todo o sacrifício suficiente.
Se Paulo compartilhava de forma misteriosa nos sofrimentos de Cristo, e se ao fazê-lo ele compartilhou na obra redentora da Cruz, então não é muito difícil ver como todos nós somos chamados a fazer a mesma coisa. De fato, em Romanos 12, Paulo nos exorta a fazer exatamente isso, quando ele diz: “Apresentei os vossos corpos como um sacrifício vivo” (Rm 12:1). Jesus também nos diz que devemos “tomar a nossa cruz e segui-lo se quisermos ser seus discípulos” (Mt 16:24).
Se Maria era a pessoa que estava mais perto de Jesus, e se ela foi Seu primeiro discípulo, não se segue que essas verdades também se aplicariam a ela? Este é exatamente o que o Novo Testamento profetiza.Quando Jesus foi apresentado no templo, o profeta Simeão, sob a inspiração do Espírito Santo, disse a Maria que “uma espada traspassará o próprio coração também” (Lucas 2:35). Este verso é a base para a compreensão católica de que Maria compartilhou dos sofrimentos de Jesus de uma maneira misteriosa, e que seus sofrimentos eram uma parte do sofrimento pelo qual Ele passou.
Eu me lembro quando um membro da nossa igreja perdeu seu filho em um acidente de carro. A dor da mãe era uma coisa terrível de se ver, e era como se uma parte dela tivesse morrido naquele dia. Estes exemplos naturais podem ajudar os outros a entender porque acreditamos Maria teve um relacionamento íntimo com o sofrimento de Jesus.
Na Catedral de Westminster, em Londres, um belo crucifixo pintado paira sobre o altar central. Na frente é um retrato do Senhor crucificado, e na parte de trás é um retrato de Maria com uma expressão de dor, seus braços em orans, posição de oração. Este crucifixo ilustra a idéia de Maria como Co-Redentora. Através de seu sofrimento ela identificou totalmente com o filho, e por trazê-Lo ao mundo, permitiu a realização de Redenção.


Você não pode apenas jogar-me fora!


Os evangélicos podem aceitar Maria como vital para a Encarnação e, portanto, a Redenção, mas podem perguntar- nos por que insistimos em que ela tem um papel redentor e mediador. Acreditamos que isto seja porque o papel de Maria não foi um evento único e pronto. Maria não concebeu e apoiou a Jesus, e então simplesmente desapareceu. Se sua ação tinha significado, era como um relacionamento contínuo com o seu Filho.
No âmbito do Novo Testamento a cooperação de Maria com Deus está em curso. Quando ela concebeu Jesus, Maria começou a colaborar com a obra da Redenção (Lucas 1:38). Ela continuou a fazê-lo, ela lhe deu (Lucas 2:7), e passou a fazê-lo, como ela intercedeu junto a ele nas bodas de Caná na Galiléia (João 2:03). Seu trabalho continuou até que ela participou com Ele na cruz (João 19:25). Como a primeira cristã, ela continuou a cooperar com a graça estando presente na fundação da Igreja no dia de Pentecostes (Atos 1:14). Ela persiste neste papel como nossa Mãe do céu hoje (Rev. 12:17).
Acreditamos que o papel de Maria continua, por isso insistimos que ela não era simplesmente um canal neutro para que Deus viesse ao mundo. Ela estava envolvida com Deus, e isso importa. Maria não foi descartada por Deus, uma vez que seu objetivo foi concluído. Em vez disso, a cooperação instalou-a em um relacionamento eterno com Deus no Seu plano de salvação do mundo.
Há uma frase memorável em um filme onde um menino rompe com uma garota, e ela se sente usada. Ela grita: “Eu não sou um trapo! Você não pode simplesmente jogar-me fora!” Ter usado Maria para realizar a Encarnação e depois esquecê-la seria tratá-la como um trapo. Deus não opera assim. Quando os católicos reconhecem Maria como Medianeira e Co-Redentora, reconhecemos que a obra de Deus na vida de uma pessoa transforma-a eternamente. Maria foi dado um novo nome na Anunciação: Cheia de Graça. Tal e qual em todos os outros exemplo das Escrituras, quando uma pessoa recebe outro nome – Abraão, Sara, Pedro, Jacó, etc. O novo nome indica uma mudança ontológica. Ela se transformou em uma nova pessoa com um novo papel para sempre.
Os Padres do Concílio Vaticano II ensinaram:
[A] a maternidade de Maria na economia da graça perdura sem interrupção, desde o consentimento que ela fielmente deu na Anunciação e que manteve inabalável junto à cruz, até à consumação eterna de todos os eleitos. Levada para o céu, ela não abandonou este cargo de salvar, mas com a sua multiforme intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. Por sua caridade materna, cuida dos irmãos de seu Filho, que ainda peregrinam rodeados de perigos e dificuldades, até que sejam levados à pátria bem-aventurada. ( Constituição dogmática sobre a Igreja , 62)
Compreender o papel de Maria na redenção lança luz sobre seu filho, mas também lança luz sobre cada um dos discípulos de seu filho. Ele completou a ela o que ele quer completar em nossa transformação a sua imagem. Seu irmão ou irmã evangélica não pode concordar com você que a Mãe de Deus é a Medianeira e Co-redentora, mas a explicação adequada dos títulos deve pelo menos dar-lhe uma nova apreciação da Maria e uma nova apreciação das maravilhas que Deus tem reservado para cada um dos seus filhos e filhas.


A mediação de Maria origina-se com Cristo


A Igreja sabe e ensina que todas as influências salutares à Santíssima Virgem para a humanidade se originam do prazer divino. Elas fluem a partir da abundância dos méritos de Cristo, o descanso em sua mediação, dela depende absolutamente, ela tira todo o seu poder a partir Dele. De forma alguma isto impede a união imediata dos fiéis com Cristo. Em vez disso, eles promovem esta união. Essa economia da influência é sustentada pelo Espírito Santo, que, assim como ofuscou a Virgem Maria quando começou na sua divina maternidade, de forma semelhante continuamente sustenta a sua solicitude para com os irmãos e irmãs do seu Filho. Com efeito, a mediação de Maria está intimamente ligada à sua maternidade. Ele possui um caráter especificamente maternal, que a distingue da mediação das outras criaturas que em vários e sempre subordinadas maneiras participam na única mediação de Cristo, apesar de sua própria mediação também ser uma mediação compartilhada. Na verdade, se é verdade que nenhuma criatura poderia ser classificada como o Verbo Encarnado e Redentor, ao mesmo tempo, a mediação única do Redentor não exclui, antes, suscita entre as criaturas a uma cooperação multiforme que é apenas uma participação nesta fonte original. E, assim, a bondade de Deus é, na realidade, de diferentes modos, para com suas criaturas. . . Com a morte redentora de seu Filho, a mediação materna da serva do Senhor tomou uma dimensão universal, para a obra da redenção e abraça toda a humanidade. Assim, não se manifesta de uma forma singular a eficácia na mediação única e universal de Cristo entre Deus e os homens. Ações de cooperação de Maria, em seu caráter subordinado, na universalidade da mediação do Redentor, único Mediador.
- Redemptoris Mater (Mãe do Redentor), 40


Nem tirar nem acrescentar nada


[A] Virgem é invocada na Igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora, socorro, medianeira. Isso, no entanto, é tão entendido que não tira nada de nem acrescenta nada à dignidade e eficácia de Cristo, o único Mediador.
Nenhuma criatura poderia ser contada juntamente com o Verbo Encarnado e Redentor, mas, assim como o sacerdócio de Cristo é participado de diversos modos pelos ministros e os fiéis, e como a bondade de Deus é irradiada de diferentes maneiras entre as suas criaturas, assim também a única mediação do Redentor não exclui, antes suscita uma cooperação multiforme que é apenas uma partilha dessa única fonte.




Adaptado do Texto originalmente publicado por Viva Com Amor

LITURGIA DIÁRIA - 10/05/2017


Quarta-feira: 10/05/2017
Primeira Leitura: At 12,24-13,5a


4º SEMANA DA PÁSCOA
(Branco - oficio do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 24a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério, voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos.

13,1Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.

2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir.

4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5aQuando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 66)

— Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
— Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

— Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.

— Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.

— Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!


Evangelho (Jo 12,44-50)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Comunicado de Missa de 7º dia


O TERÇO DOS HOMENS DO SANTUÁRIO DO ROSÁRIO, juntamente com os familiares de MAJORZINHO convida membros do Terço, parentes e amigos para a missa de sétimo dia do seu falecimento. A missa será celebrada na próxima quinta-feira, 11 de maio, às 19 horas, no Santuário do Rosário.

LITURGIA DIÁRIA - 09/05/2017


Terça-feira: 09/05/2017
Primeira Leitura: At 11,19-26


4º SEMANA DA PÁSCOA
(Branco - oficio do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 19aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu.

20Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. 21E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor.

22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor.

25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 86)

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.
— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

— Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.

— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”


Evangelho (Jo 10,22-30)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.

25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.

29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Procissão Luminosa saindo do Arco do Triunfo pátio da Catedral de Sant'Ana para a Matriz de Fátima


Em comemoração ao centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, o encerramento da Festa da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Bairro Vila do Príncipe será finalizada com uma Procissão Luminosa saindo do Arco do Triunfo, pátio da Catedral de Sant'Ana, ideia do Bispo Dom Antonio Carlos, devido em nossa cidade haver uma construção de homenagem pela passagem da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima por Caicó em 22 de novembro de 1953.

Neste dia todos os movimentos Marianos estarão convidados: TERÇO DOS HOMENS, das Mulheres, das Crianças, da Família, Legião de Maria e etc, junto com os devotos de Fátima para se concentrarem, e as 18hs saímos juntos em direção a Paroquia de Fátima, onde haverá a Missa de Encerramento presidida pelo Bispo.

Neste Dia 13 de maio, dia da padroeira haverá uma extensa programação na paróquia, confira:
05h - Recitação do terço - Mil Ave-Marias
12h  - Missa de Cura e Libertação.
18h - Procissão Luminosa saindo do Arco do Triunfo pátio da Catedral de Sant'Ana para a matriz.
19h - Missa de Encerramento da Festa
Celebrante Dom Antonio Carlos Cruz santos, MSC nosso Bispo Diocesano

LITURGIA DIÁRIA - 08/05/2017


Segunda-feira: 08/05/2017
Primeira Leitura: At 11,1-18


4º SEMANA DA PÁSCOA
(Branco - oficio do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judeia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.

2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.

6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’.

10Isso se repetiu por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.

13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.

17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” 18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”




- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 41)



— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!

— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?

— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até vossa morada!

— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!

Evangelho (Jo 10,11-18)



— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.



Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.

14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai”.




— Palavra da Salvação.



— Glória a vós, Senhor.

domingo, 7 de maio de 2017

PROGRAMAÇÃO DE HOJE A NOITE DA FESTA




PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DA FESTA

Dia 07/05 - Domingo
19h - 6º Trezena e Missa - Noite das Marias, Devotos de Nossa Senhora de Fátima e Comunidade São Francisco de Assis - Umari
Noitários: Todas as Marias, devotos de Nossa Senhora de Fátima e Comunidade Umari
Responsáveis: As Marias, devotos de Fátima e Comunidade São Francisco Umari
Celebrante: Pe. Ivanoff da Costa Pereira
Tema: Liturgia Dominical



PROGRAMAÇÃO SOCIAL


Dia 07/05 -
20h - QUERMESSE
Responsável: Comunidade Umari
Animação: Vital e Teclados

Convite para Missa de 7º Dia de Obetino


Familiares de Obetino convidam a todos os amigos(as) e irmão do Terço para participarem da Missa de 7º dia de seu falecimento que ocorrerá amanhã, 08 de maio (segunda-feira) na Capela de N. Sra das Graças no Abrigo, Rua João Diniz - 17, Bairro Paraíba a partir das 17:30 horas.

Em nome da família e do Terço dos Homens do Terço de São José, desde já queremos agradecer a todos que se fizerem presentes!”

LITURGIA DIÁRIA - 07/05/2017


Domingo: 07/05/2017
Primeira Leitura: At 2,14a.36-41


4º DOMINGO DA PÁSCOA
(Branco - oficio do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

No dia de Pentecostes, 14aPedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.

37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?”

38Pedro respondeu: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.

40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!”

41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 22)

— O Senhor é o pastor que me conduz;/ para as águas repousantes me encaminha.
— O Senhor é o pastor que me conduz,/ para as águas repousantes me encaminha.

— O Senhor é o pastor que me conduz,/ não me falta coisa alguma./ Pelos prados e campinas verdejantes/ ele me leva a descansar./ Para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro,/ pela honra do seu nome./ Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,/ nenhum mal eu temerei;/ estais comigo com bastão e com cajado;/ eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa,/ bem à vista do inimigo,/ e com óleo vós ungis minha cabeça;/ e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida;/ e, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos.


Segunda Leitura (1Pd 2,20b-25)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos: 20bSe suportais com paciência aquilo que sofreis por terdes feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus. 21De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. 22Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. 23Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.

24Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 25Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Evangelho (Jo 10,1-10)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sábado, 6 de maio de 2017

Os 3 C´s de Fátima

Deus passou um século clamando por isso


Eu descobri uma notável citação de são João Paulo II quando estava escrevendo a nova publicação Fátima Family Handbook . Se até então sentia que a mensagem de Fátima era bonita, mas um pouco fora de moda e muito intensa, agora já não acho mais.
Quando o papa João Paulo II chegou a Portugal para beatificar dois dos três pastorzinhos que viram Nossa Senhora de Fátima, ele se encontrou com muitas crianças vestidas com traje tradicional.
“Queridos meninos e meninas! Vi muitos de vocês vestidos como Francisco e Jacinta. Vocês estão muito lindos! Mas dentro de instantes, ou amanhã, vocês mudarão suas roupas e os pastorzinhos desaparecerão. Eles não deveriam desaparecer, deveriam?”
“Não!”, gritaram eles.
Então, o papa resumiu as três práticas-chaves de Fátima que eles deveriam adotar pela Igreja e pelas almas – práticas que, de maneira surpreendente, coincidem com devoções que muitos de nós adotamos recentemente.
Primeiro, são João Paulo II disse às crianças: “Nossa Senhora necessita que todos vocês consolem Jesus, que está triste por causa das coisas ruins que lhe fizeram”.
O drama de Fátima começou em 1.916, quando Francisco tinha nove anos e, juntamente com sua irmã e sua prima, recebeu três vezes a visita de um anjo que lhes traziam a Eucaristia. A mensagem do anjo: “Consolem seu Deus”.
A partir de então, a vida de Francisco, “foi movida por um só desejo”, disse o papa: “consolar Jesus e fazê-lo feliz”.
Os grandes santos de nosso tempo foram movidos por este mesmo desejo, particularmente santa Teresa de Calcutá, em cujas capelas estavam escritas as palavras “Tenho sede” nas paredes próximas ao tabernáculo. A missão de Madre Teresa era saciar a sede de amor que Jesus tinha.
Porém, para muitos de nós “consolar nosso Deus” espiritualmente pode ser a expressão da adoração eucarística. Milhões de pessoas responderam só agora ao pedido de Jesus em Gestêmani.
As capelas de adoração perpétua eram raras e limitadas a algumas comunidades religiosas, até que os primeiros leigos começaram a frequentá-las, no século XX. Agora, são comuns e o Vaticano já identificou milhares delas ao redor do mundo.
Francisco dizia frequentemente: “Quero consolar Jesus no Santíssimo Sacramento”. Um século depois, muitos estão fazendo o mesmo.
Segundo: João Paulo II disse às crianças em Fátima, “Jesus precisa de suas orações e de seus sacrifícios pelos pecadores”.
“A pequena Jacinta sentiu e experimentou pessoalmente a angústia de Nossa Senhora, oferecendo-se heroicamente como vítima dos pecadores”, explicou o papa.
A vida de Jacinta estava marcada pela visão do inferno que Nossa Senhora lhe mostrou, em que ela viu o horror –  e terrivelmente comum – que é para os pecadores abandonar Deus eternamente.
No meio do século, a devoção à Divina Misericórdia se transformou em uma das devoções católicas mais populares do mundo.
O inferno é a verdade tácita que dá poder à Divina Misericórdia. Sem o “lago de fogo” que Fátima nos lembrou, não precisaríamos do “oceano de misericórdia” revelado por santa Faustina.
Terceiro: São João Paulo também disse: Peça a seus pais e professores que os inscrevam na “escola” de Nossa Senhora, para que ela possa ensinar vocês a ser como os pastorzinhos”.
Então, ele falou sobre a consagração a Nossa Senhora de são Luis de Montfort, dizendo: “Foi assim que os pastorzinhos se tornaram santos tão rapidamente”.
Hoje, a “total consagração a Maria” de Montfort cresceu em popularidade, graças ao livro do padre Michael Gaitl 33 Days to Morning Glory, que mostra o quanto foi importante a figura católica mais popular de nosso tempo.
Padre Gaitley parece ter um ou mais livros para cada uma das práticas que são João Paulo II pediu: Consoling The Heart of Jesus 33 Days to Merciful Love, para iniciantes.
No livro, eu chamo essa práticas de 3 C´s de Fátima: consolação, conversão e consagração. E ainda ofereço maneiras práticas de viver cada uma delas em família.
Se alguma vez Deus usou voz alta para chamar nossa atenção, foi para nos alertar em relação a esses 3 C´s, que ele repete infinitamente, usando todos os meios possíveis.
Fonte: https://pt.aleteia.org/2017/05/05/os-3-cs-de-fatima/

LITURGIA DIÁRIA - 06/05/2017


Sábado: 06/05/2017
Primeira Leitura: At 9,31-42


3ª SEMANA DA PÁSCOA
(Branco - oficio do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.

32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Enéias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Enéias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor.

36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as obras boas que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias, ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!”

39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 115,12-17)

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.

— Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhões da escravidão: Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.


Evangelho (Jo 6,60-69)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.

65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.




LITURGIA DOMINICAL ( Para as Missas após as 16hs)

Domingo: 07/05/2017
Primeira Leitura: At 2,14a.36-41


4º DOMINGO DA PÁSCOA
(Branco - oficio do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

No dia de Pentecostes, 14aPedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.

37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?”

38Pedro respondeu: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.

40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!”

41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 22)

— O Senhor é o pastor que me conduz;/ para as águas repousantes me encaminha.
— O Senhor é o pastor que me conduz,/ para as águas repousantes me encaminha.

— O Senhor é o pastor que me conduz,/ não me falta coisa alguma./ Pelos prados e campinas verdejantes/ ele me leva a descansar./ Para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro,/ pela honra do seu nome./ Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,/ nenhum mal eu temerei;/ estais comigo com bastão e com cajado;/ eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa,/ bem à vista do inimigo,/ e com óleo vós ungis minha cabeça;/ e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida;/ e, na casa do Senhor, habitarei/ pelos tempos infinitos.


Segunda Leitura (1Pd 2,20b-25)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos: 20bSe suportais com paciência aquilo que sofreis por terdes feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus. 21De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. 22Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. 23Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.

24Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 25Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Evangelho (Jo 10,1-10)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

LITURGIA DIÁRIA - 05/05/2017


Sexta-feira: 05/05/2017
Primeira Leitura: At 9,1-20


3ª SEMANA DA PÁSCOA
(Branco - oficio do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”

5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. 7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.

10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”. 12E numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”.

15Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.

18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 116)

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
— Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!


Evangelho (Jo 6,52-59)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Nota sobre o local do velório e Missa de majozinho


Desde já familiares e amigos e irmãos do terço consternados com o seu falecimento, avisa que o velório de Majozinho será realizado em sua residencia, onde provavelmente o corpo chegará por voltas das 19hs. E a Missa será amanha dia (05) as 15 hs na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde depois será feito o translado para Jardim de Piranhas onde ocorrerá o sepultamento.


Nota de Falecimento


Faleceu na tarde desta quinta-feira (04), mais um irmão nosso do terço daqui da cidade de caicó, conhecido como Majozinho, bastante conhecido em nossa cidade no qual participava fervorosamente do terço da paroquia de Sant'Ana, como também em todas as atividades religiosas de todas as paroquias da nossa cidade, apesar das suas dificuldades físicas para se locomover, não deixava de comparecer as festividades religiosas, nos deixando o exemplo de devoção e fé, que Deus o acolha em um bom lugar, assim como o nosso irmão Obetino que se foi ontem. Com certeza estas duas figuras ilustre foram uma perca muito grande para o nosso movimento, nos deixa os seus exemplos de dedicação e amor com o Terço, ao qual temos muito em que agradecer pelo seu empenho pelo nosso movimento.

Ainda não temos nada definido sobre o seu velório, pois foi recente, mas assim que possível estaremos abrindo uma nova nota


LITURGIA DIÁRIA - 04/05/2017


Quinta-feira: 04/05/2017
Primeira Leitura: At 8,26-40


3ª SEMANA DA PÁSCOA
(Branco - oficio do dia)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.

28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”

31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém mo explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.

34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”

38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 65)

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.

— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!

— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!


Evangelho (Jo 6,44-51)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Nota de Falecimento


Faleceu na noite desta terça-feira (02), precisamente as 22:30hs o Sr. Obetino, que foi Coordenador do Terço dos Homens da Paroquia de São José, e mesmo apos o seu período de coordenação, ele ainda atuava orientando aos novos coordenadores até o momento em que sofreu um AVC, e vinha lutando para sobreviver há alguns meses, mas como Deus não permitiu que ele permanecesse mais tempo entre nós, fica a saudade e o seu exemplo de dedicação para com o Terço, ao qual temos muito que agradecer pelo seu empenho pelo nosso movimento.

E desde já familiares e amigos e irmãos do terço consternados com o seu falecimento, avisa que o velório está acontecendo no SEMPRE na Av. Cel. Martiniano - 971, e logo mais na Igreja matriz de são José as 16hs Missa de Corpo Presente, seguida do seu sepultamento no Cemitério Campo Jorge.

LITURGIA DIÁRIA - 03/05/2017


Quarta-feira: 03/05/2017
Primeira Leitura: 1Cor 15,1-8


SÃO FILIPE E SÃO TIAGO
(Vermelho - oficio do dia)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze.

6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.




- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 18)



— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.



— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho (Jo 14,6-14)



— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.



Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.




— Palavra da Salvação.



— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

LITURGIA DIÁRIA - 01/05/2017


Segunda-feira: 01/05/2017
Primeira Leitura: Gn 1,26–2,3


SÃO JOSÉ OPERARIO
(Branco - oficio do dia)

Leitura do Livro do Gênesis.

26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”.

27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. 2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 89)

— Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!
— Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!

— Já bem antes que as montanhas fossem feitas ou a terra e o mundo se formassem, desde sempre e para sempre vós sois Deus.

— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

— Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!

— Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Manifestai a vossa obra a vossos servos, e a seus filhos revelai a vossa glória!


Evangelho (Mt 13,54-58)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo …+ segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor