quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A matéria da Eucaristia vira dejeto após ser consumida?


Existem 40 formas de se dizer simboliza em aramaico. Jesus não as usou, usando Hoc est Corpus Meum. 

Jesus pede para fazer o que Ele fez. Transformar o pão em Vinho. Fazer o sacrifício que Ele fez. Isto deve ser em memória dEle.

Santo Agostinho também ensinou - Cristo pede para fazer em memória dele, pois ele não está como conhecemos, mas está na forma eucaristizada, com sua alma, corpo e divindade, o mesmo, de forma diferente, que esteve entre nós um dia.

Negar isto é negar 2000 anos de Cristianismo.

Como Jesus pode estar ao mesmo tempo em pé em frente aos discípulos e consigo mesmo na mão? Pelo fato de ser Deus. 

Também não consigo entender como Deus pode sempre ter existido, nem por isto vou negar a Deus. Dizer que Deus é antes de tudo, o que é ser antes de Tudo? Não explica. Só complica. O que é ser antes do tempo, se só consigo compreender no tempo? Ora isto não me autoriza a negá-lo por que não entendi. O mesmo na Eucaristia.

Jesus se dá de uma forma nova na Eucaristia. Na forma de Pão, forma que ele disse ser. Eu sou o pão descido do céu. Se ele é o pão e disse que o Pão é o seu corpo, como não aceitar isto?

Ele disse que o pão que havia de dar é a sua carne para salvação do mundo. SE ele dá pão e diz ser seu corpo, como não entender, que este pão, que já não é mas pão, e sim seu corpo, não é aquele prometido em João?

Por que negar ser o Corpo dEle, o pão, se Ele disse que o pão que dará é sua carne e que além disso teria que dilacerar com os dentes, de forma literal como pede a própria palavra em grego? Como poderei dilacerar Jesus com os dentes se não for pela Eucaristia? 

Ora quem morreu por nós foi a Carne de Cristo e não seu Espírito. Seria os negadores deste fato discípulos de Moon? Moon é quem diz que Cristo fracassou na Cruz, pois sua Carne não salvou ninguém. A Carne de Cristo é divina. E logicamente devemos entender este texto exatamente como explica Santo Agostinho.

Jesus poderia ter comido de si mesmo.
 
Os Judeus tinham 3 sacrifícios diferentes:

- Expiatório - toda a vítima deveria ser queimada para Deus.

- Impetratório - metade da vítima era queimada e metade era consumida pelo sacerdote.

- Pacífico - parte consumida pelo fogo, parte pelo sacerdote e a terceira parte pelos judeus que pediram o sacrifício.

O sacrifício de Jesus para ser perfeito, precisaria compreender em um só os três juntos, ou seja, teríamos que de algum modo comer da vítima. Ou seja Jesus.

E Ele sabia disto, pois disse que sua Carne era verdadeira comida e quem não comesse não teria a vida.

Ora Jesus era sacerdote e ao mesmo tempo vítima. Portanto poderia como sacerdote, comer da vítima, ele mesmo. Não há absurdo nisto. Mas uma lógica tremenda.

Será que Jesus não tem o poder de estar em vários lugares ao mesmo tempo seja no Espírito, seja na Matéria? Será que Jesus tem poder só sobre o Espírito? Ele não mostrou ter sobre a Matéria quando multiplicou os peixes? Como não teria sobre a sua própria?

Respondendo ao título do artigo.  Os Apóstolos estavam com Jesus na barriga? Obvio que não. Pois a Igreja ensina que a Hóstia só contém Jesus enquanto o acidente do pão se mantiver.  Na boca já deixa de ser e se quebra pela ação da enzima ptialina em amido e Cristo já não está ali, mas está agora em nós de forma, agora sim, espiritual.  Cumprimos assim um mandamento do Senhor. Quem não comer da minha Carne não terá a vida eterna. Esta Carne agora estará em nós de forma sacramental. 

Isto é certo. Todo sacramento é assim. O batismo, quando nós nos batizamos, só molhamos a cabeça, ou o corpo e nada mais! Nada mais? Visivelmente não, mas invisivelmente somos nova criatura. Somos Cristãos. Nada ocorreu de milagre visível, nenhum raio caiu, não ouvimos voz alguma, mas no nível invisível ocorreu muita coisa, fomos lavados, morremos com Cristo. Tudo isto ocorre naquele pequeno momento, em que o Padre, ou o pastor - no caso dos protestantes - asperge água em nossas cabeças.

Assim também a Eucaristia. Não precisa sair raios da Eucaristia, ou ela começar a sangrar, para sabermos que ali está Cristo. Ele mesmo disse. E ainda disse a Tomé, bem aventurado aqueles que crêem sem ver. Eu não vejo, mas creio. Mas eu, como São Paulo, bem manda consigo discernir no pão e vinho que vejo, o corpo e sangue de Cristo que não vejo, mas sei estarem ali, por promessa dEle.

Hoc est Corpus Meum.  Assim creio. E esta é a legítima fé da verdadeira religião e única Igreja de Cristo, fora qual ninguém poderá se salvar.

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