domingo, 12 de maio de 2013

O Evangelho do Dia - 12/05/2013

Ano C - DIA 12/05

Ascensão do Senhor - Lc 24,46-53

“Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas. Eu enviarei sobre vós o que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do alto.” Então Jesus levou-os para fora da cidade, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. E enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi elevado ao céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria, e estavam sempre no templo, bendizendo a Deus."


Leitura Orante

Oração Inicial


Hoje, celebramos o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais
cujo tema é:
«Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização»
- A todos nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Canto: Por tudo dai graças, por tudo dai graças, dai graças por tudo, dai graças (1Ts 5,18).
(CD Palavras Sagradas de Paulo Apóstolo - Frei Luíz Turra , Paulinas Comep).

Preparamo-nos para a Leitura Orante pensando nas muitas comunidades que, no mundo inteiro celebram a solenidade da Ascensão do Senhor! E pedimos as luzes ao Espírito Santo:
Espírito de verdade,
a ti consagramos a mente e nossos pensamentos: ilumina-nos.
Que conheçamos Jesus Mestre
e compreendamos o seu Evangelho. Amém.

1- Leitura (Verdade)


O que diz o texto do Evangelho?
Lemos atentamente o texto: Lc 24,43-56, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.
Este texto nos faz pensar que todo cristão é chamado a um encontro com Jesus, à conversão, ao discipulado, à comunhão e à missão.

2- Meditação (Caminho)


O que o texto diz para nós, hoje?
O texto nos diz que também nós somos pessoas convocadas para serem discípulas e missionárias de Jesus. Bento XVI, na mensagem para o dia de hoje, afirma: "Estes espaços (redes sociais), quando bem e equilibradamente valorizados, contribuem para favorecer formas de diálogo e debate que, se realizadas com respeito e cuidado pela privacidade, com responsabilidade e empenho pela verdade, podem reforçar os laços de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana. A troca de informações pode transformar-se numa verdadeira comunicação, os contatos podem amadurecer em amizade, as conexões podem facilitar a comunhão. Se as redes sociais são chamadas a concretizar este grande potencial, as pessoas que nelas participam devem esforçar-se por serem autênticas, porque nestes espaços não se partilham apenas ideias e informações, mas em última instância a pessoa comunica-se a si mesma."


Leia a Mensagem do Dia Mundial das Comunicações em http://paulinascomunica.blogspot.com


3- Oração (Vida)


O que o texto nos leva a dizer a Deus? O texto e a reflexão nos sugerem que façamos a deus Criador e autor de todo bem, um Ofertório desta fantástica "era digital" e do fluxo comunicativo ininterrupto da «rede».
Oração: Ofertório da comunicação digital
A cada oferta, pode-se cantar um refrão, como:
Canto: "Deus não está longe de cada um de nós. Nele vivemos, nos movemos e existimos" (At 17,27b-28).

Senhor Deus, modelo de rede na Trindade, onde circula a comunicação perfeita entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, aceita nossos dons.
1- Aceita a oferta de todas as redes sociais virtuais por onde circula a comunicação no mundo inteiro.
2- Aceita todas as mensagens construtivas, mensagens de paz, de justiça e de amor que tornam este mundo mais humano e mais cristão.
3- Aceita, Senhor, o nosso pedido de perdão, e transforma as mensagens que alienam, que despertam maus sentimentos e ações menos dignas.
4 - Aceita também, as mensagens descartadas, que não são conhecidas, e são deixadas de lado porque a elas são preferidas as que dão lucro, alimentam as aparências, a ganância, o egoísmo e o poder.
5- Aceita, Senhor, as imagens e os sons que, instantaneamente, chegam a todos tornando o mundo consciente dos mais diferentes fatos, catástrofes e eventos.
6- Aceita também, Senhor, os milhões de analfabetos digitais que não são incluídos nesta grande mesa da comunicação.
7- Aceita e abençoa todos os portais, sites, canais, redes, e-mails, os aplicativos Web 2.0, que através de textos, arquivos, imagens, fotos, vídeos, que facilitam pessoas e grupos discutirem, debaterem e apresentarem temas variados às comunidades cristãs pautados nos princípios do Evangelho.
8- Aceita e abençoa a todos os que se dedicam a navegar neste "mar profundo" para levar mais longe a Palavra e o amor de Deus.
Senhor, que todos possamos nos dispor a nos lançar "duc in altum" para ampliar sempre mais, em número e qualidade, as conexões das pessoas entre si e contigo no amor, para concretizar teu profundo anseio: "Que todos sejam um". Amém

4- Contemplação (Vida e Missão)


Agora, neste momento de contemplação, nos perguntamos: Qual o nosso novo olhar, a partir da leitura, meditação e oração da Palavra?
O papa emérito Bento XVI nos propõe um olhar novo para o mundo digital. "A autenticidade dos fiéis, nas redes sociais, é posta em evidência pela partilha da fonte profunda da sua esperança e da sua alegria: a fé em Deus, rico de misericórdia e amor, revelado em Jesus Cristo." Este é o novo olhar!


Obs.: Começa hoje, 12, e vai até o dia 19, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Veja mais em http://paulinascomunica.blogspot.com


Bênção


A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho,
qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém!
Canto: Toda língua proclame Jesus Cristo é senhor para a glória de Deus Pai. (Fl 2,11).
Ir. Patrícia Silva, fsp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário