sexta-feira, 3 de maio de 2013

6ª-feira da 5ª Semana da Páscoa



Ame por completo
João 15,12-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:12 Este é o meu mandamento:amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.13 Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.15 Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor.
Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16 Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi
e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça.
O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.

17 Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

Reflexão:

João 15,12-13: Amar os irmãos como ele nos amou. O mandamento de Jesus é um só: "amar-nos como ele nos amou!” (Jo 15,12). Jesus supera o Antigo Testamento. O critério antigo era o seguinte: “Amará teu próximo como a ti mesmo” (Lv 18,19). O novo critério é: "Amai- vos como eu vos amei”.

João 15,14-15: Amigos e não servos. "Vós sereis meus amigos se fizerdes o que nos mando”, isto é a prática do amor até o dom total de si! Em seguida Jesus apresenta um ideal muito alto para a vida dos discípulos. Afirma: “Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai”. Jesus não tinha mais segredos para seus discípulos. Narra-nos tudo o que ouviu do Pai! Eis aqui o ideal estupendo da vida em comunidade: chegar a uma transparência total, ao ponto de não termos mais segredos entre nós e poder ter confiança plena um no outro, para poder falar da experiência que temos de Deus e da vida e, assim podermo-nos enriquecer mutuamente. Os primeiros cristãos conseguiram alcançar este dia após muitos anos. “Tinham um só coração e uma só alma” (At 4,32; 1,14; 2,42.46).

João 15,16-17: Jesus nos escolheu. Não somos nós que escolhemos Jesus. Ele nos encontrou, nos chamou e no confiou a missão de irmos pelo mundo e produzir frutos, frutos que permaneçam. Nós temos necessidade dele, mas também ele quer ter necessidade de nós e do nosso trabalho para poder continuar a fazer hoje em favor das pessoas o que fazia pelo povo da Galileia. A última recomendação: “Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros!”
 
Jesus é a sabedoria de Deus. Para as primeiras comunidades, Jesus é a manifestação da multiforme Sabedoria de Deus (Ef 3,10). Ele é a Sabedoria de Deus (1Cor 1,24). Mas esta ligação entre Jesus e a Sabedoria de Deus aparece com maior evidência no Evangelho de João. Desde o Prólogo, podemos perceber como as comunidades do Discípulo Amado gostavam de contemplar Jesus como a Sabedoria que existia em Deus antes da criação do mundo (Jo 1,2-5; Sb 6,22). Como a Sabedoria, somente Jesus conhece os mistérios de Deus e os revela à humanidade (Jo 3,11-12; Sb 9,9-18). Há várias outras características da Sabedoria de Deus, acentuadas no Antigo Testamento, que são usadas no Evangelho de João para dizer quem é Jesus para nós.

A Sabedoria convida o povo para um banquete (Pr 9,1-6). Ela diz: "Quem me come terá ainda mais fome e quem me bebe terá ainda mais sede" (Eclo 24,21). No Evangelho de João, Jesus diz: "Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede" (Jo 6,35).

A Sabedoria é "um reflexo da luz eterna" (Sb 7,26). Jesus diz: "Eu sou a luz do mundo" (Jo 1,5; 8,12; 9,5). A Sabedoria diz: "Quem me encontra, encontra a vida" (Pr 8,35). Jesus diz: " Eu sou a ressurreição e a vida!" (Jo 1,4; 11,25; 14,6). A Sabedoria é fonte de água (Eclo 24,30-31). Jesus diz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba! (Jo 7,37).

A Divina Sabedoria é uma videira graciosa com muitos ramos, carregada de flores e frutos. Ela convida as pessoas para que venham fartar-se dos seus frutos e experimentar a doçura de seu mel (Eclo 24,17-22). Jesus diz: "Eu sou a videira, vocês são os ramos" (Jo 15,5). Quem fica unido a ele produz muitos frutos (Jo 15,8).
Para uma avaliação pessoal
1) Amar o próximo como Jesus amou. Eis o ideal do cristão. Como o vivo?
2) Tudo o que ouvi do Pai vo-lo tenho narrado. Eis o ideal da comunidade: chegar a uma transparência total! Eis o ideal da comunidade: chegar a uma transparência total. Como vivemos isso na minha comunidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário