quinta-feira, 9 de maio de 2013

5ª-feira da 6ª Semana da Páscoa



A tristeza se transformará em alegria
João 16,16-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:16 Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.' 17 Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: 'O que significa o que ele nos está dizendo: 'Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo', e:
'Eu vou para junto do Pai'?' 18 Diziam, pois: 'O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer.' 19 Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes:
'Estais discutindo entre vós porque eu disse: `Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis'? 20 Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.

Reflexão:

João 16,16: Ausência e presença. Jesus fala um «pouco» (um mikròn), isto é um tempo muito breve, talvez um «átimo». Deixando de lado de todas as implicações, se quer destacar a brevidade do tempo. Se muito breve fi o tempo que Jesus passou em nosso meio como verbo encarnado, assim também breve será o tempo que passará entre sua partida e sua volta. Não haverá mudança na situação interior dos discípulos, porque a relação com Jesus não muda: é de permanente proximidade. Portanto a visão de Jesus não será interrompida, mas se caracterizará pela comunhão de vida com ele (Jo 14,19).

Interessante é a utilização reiterada do verbo «ver» no v.16: «Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outro vez pouco tempo, e me vereis de novo». A expressão «pouco tempo ainda, e já não me vereis» lembra a modalidade com a qual os discípulos vêem em Jesus histórico o Filho de Deus; a outra expressão «e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo» lembra a experiência de Cristo ressuscitado. Jesus parece dizer aos discípulos que ainda por brevíssimo tempo estarão em condição de vê-lo, reconhecendo-o em sua carne visível, mas, depois, o verão com uma visão diferente enquanto se lhes apresentará transformado, transfigurado.

João 16,17-19: A incompreensão dos discípulos. Enquanto isso, alguns discípulos não conseguem entender o que signifique esta sua ausência, quer dizer, a sua ida ao Pai. Experimentam certo desconforto diante das palavras de Jesus e o manifestam com quatro perguntas, todas elas marcadas pela mesma expressão: «o que significa isto que nos fala?». Outras vezes o leitor ouviu as perguntas que Pedro, Filipe, Tomé e Judas não Iscariotes, agora as dos discípulos que pedem explicações. Os discípulos não conseguem compreender o que ele está falando. Os discípulos não entenderam como Jesus possa ser visto por eles uma vez que volta ao Pai (vv.16-19). Mas a pergunta parece se concentrar sobre aquele «pouco» que para o leitor parece ser um tempo muito, mas muito longo, que jamais acaba, sobretudo quando se vive na angústia e na tristeza. De fato, o tempo da tristeza não passa. Espera-se uma resposta de Jesus, mas o evangelista a deixa para depois e apresenta outra pergunta: «Estais discutindo entre vós porque eu disse : ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?» (v.19).

João 16,20: A resposta de Jesus. De fato, Jesus não responde à pergunta que lhe dirigiram: «o que significa aquele pouco tempo?», mas os convida à confiança. É verdade que os discípulos serão experimentados, sofrerão muito, estarão sozinhos num clima de hostilidade, abandonados num mundo que se alegra com a morte de Jesus, mas lhes assegura que a tristeza deles mudará em alegria. À tristeza se contrapões um tempo em que tudo será mudado. Este inciso adversativo «mas a vossa tristeza se transformará em alegria», destaca esta mudança de perspectiva. Para o leitor é evidente que a expressão «um pouco», «em breve tempo» corresponde àquele átimo ou momento em que muda completamente a situação, mas até aquele instante tudo é tristeza e prova.

Definitivamente, os discípulos recebem de Jesus uma promessa de felicidade e de alegria; em virtude deste instante que modifica completamente a situação difícil em que «os seus», a comunidade eclesial estão vivendo, os seus entrarão numa realidade de mundo iluminada pela ressurreição.
Para uma avaliação pessoal
• Estou convencido que o momento da prova passará e Ele voltará a estar comigo?
• «Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria». Estas palavras de Jesus que efeito tem em sua vida? Como vives teus momento de tristeza e de angústia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário