quarta-feira, 15 de maio de 2013

4ª-feira da 7ª Semana da Páscoa


Para que eles sejam um assim como Nós somos Um
João 17,11b-19

Naquele tempo:Jesus ergueu os olhos ao céu e disse:
11b 'Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste,
para que eles sejam um assim como nós somos um.
12 Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste.
Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu,
a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.

13 Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo,
para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada.

14 Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou,
porque não são do mundo, como eu não sou do mundo.

15 Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.
16 Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
17 Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade.
18 Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo.
19 Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade'.

Reflexão
Estamos na novena de Pentecostes, aguardando a vinda do Espírito Santo. Jesus diz que o dom do Espírito Santo só é dado a quem o pede na oração (Lc 11,13). No cenáculo, durante nove dias, desde a ascensão até pentecostes, os apóstolos perseveraram na oração junto com Maria a mãe de Jesus (At 1,14). Por isso conseguiram em abundância o dom do Espírito Santo (At 2,4). O evangelho de hoje continua colocando diante de nós a Oração Sacerdotal de Jesus. É um texto bem bem apropriado para nos preparar nestes dias para a vinda do Espírito Santo em nossas vidas.
João 17, 11b-12: Guarda-os em teu nome!  Jesus transforma a sua preocupação em prece: "Guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que sejam um como nós!" Tudo que Jesus fez em toda a sua vida, ele o fez em Nome de Deus. Jesus é a manifestação do Nome de Deus. O Nome de Deus é Javé, JHWH. No tempo de Jesus, este Nome era pronunciado como Adonai, Kyrios, Senhor. No sermão de Pentecostes, Pedro disse que Jesus, pela sua ressurreição, foi constituído Senhor : “Portanto, que todo o povo de Israel fique bem ciente que a esse mesmo Jesus, que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Messias”.(At 2,36). E Paulo diz que isto foi feito “para que todos proclamem, para glória de Deus Pai: Jesus Cristo é o Senhor!” (Fl 2,11). É o “Nome que está acima de todo nome” (Fl 2,9), JHWH ou Javé, o Nome de Deus, recebeu um rosto concreto em Jesus de Nazaré! É em torno a este Nome que deve ser construída a unidade: Guarda-os em teu nome, o nome que tu me deste, para que sejam um como nós. Jesus quer a unidade das comunidades, para que possam resistir frente ao mundo que as odeia e persegue. Povo unido ao redor do Nome de Jesus jamais será vencido!

João 17,13-16: Que tenham a plenitude da minha alegria. Jesus está se despedindo. Vai partir em breve. Os discípulos e as discípulas continuam no mundo, vão ser perseguidos, terão aflições. Por isso estão tristes. Jesus quer que tenham alegria plena. Eles vão ter que continuar no mundo sem fazer parte do mundo. Isto significa, bem concretamente, viver no sistema do império, seja ele romano ou neo-liberal, sem se deixar contaminar por ele. Como Jesus e com Jesus devem viver na contra-mão do mundo.
João 17,17-19: Como tu me enviaste, eu os envio ao mundo. Jesus pede que sejam consagrados na verdade. Isto é, que sejam capazes de dedicar toda a sua vida para testemunhar suas convicções a respeito de Jesus e de Deus como Pai. Jesus se santificou na medida em que, durante a sua vida, revelava o Pai. Ele pede que os discípulos e as discípulas entrem no mesmo processo de santificação. A missão deles é a mesma de Jesus. Eles se santificam na mesma medida em que, vivendo o amor, revelam Jesus e o Pai. Santificar-se significa tornar-se humano como Jesus foi humano. Dizia o Papa Leão Magno: “Jesus foi tão humano, mas tão humano, como só Deus pode ser humano”. Por isso devem viver na contra-mão do mundo, pois o sistema do mundo desumaniza a vida humana e a torna contrária às intenções do Criador. 

Para confronto pessoal
1) Jesus viveu no mundo, mas não era do mundo. Viveu na contra-mão do sistema e, por isso, foi perseguido e morto. E eu? Será que vivo na contra-mão do sistema de hoje, ou adapto minha fé ao sistema?
2) Preparação para Pentecostes. Invocar o dom do Espírito Santo, o Espírito que animou a Jesus. Nesta novena de preparação a Pentecostes convém tirar um tempo para pedir o dom do Espírito de Jesus.


Jesus roga ao Pai pelos Seus discípulos, e estende a Sua súplica por todos nós que haveríamos de crer Nele, para que sejamos um assim como Ele e o Pai são UM, para que a Sua alegria seja plenamente realizada em nós e para que sejamos consagrados na verdade que é a Sua Palavra rejeitada pelo mundo. Por isso, na nossa carteira de identidade de cristãos autênticos devem constar esses três elementos importantíssimos: a unidade, a alegria e a verdade. Na Sua oração Jesus pede ao Pai a unidade de mentalidade e de coração. Assim, Ele nos distingue daqueles que são do mundo, isto é, daqueles que não o têm como Salvador porque não acreditam que Ele foi enviado pelo Pai. Sabendo que ia para junto do Pai, Jesus pede por todos nós que ficamos aqui a mercê do maligno, que é o príncipe do mundo.

Precisamos refletir nisso: nós estamos no mundo, porém não somos do mundo, porque fomos consagrados a Deus pela Sua Palavra que é a verdade e o mundo prega a mentira. Entretanto, mesmo estando no mundo, nós cristãos, podemos ver a alegria de Cristo realizada na nossa vida. A alegria de Jesus está expressa na Palavra que Ele nos deixou e que nos revela a Face do Pai que é amor, paz, providência, perdão, coisas que o Mundo rejeita porque não compreende.

Quem segue os ensinamentos de Jesus não pode considerar-se propriedade do mundo. Por isso, ele nos envia ao mundo para que todos O conheçam e cheguem a usufruir de tudo quanto nós recebemos. Precisamos ser fiéis ao pedido que Jesus fez ao Pai e nos conservarmos unidos para que sejamos um com Jesus e o Pai.
– Como é o seu modo de pensar: de acordo com o mundo ou como Jesus ensinou? - Você se considera uma pessoa consagrada a Deus?
– Você tem alguma dúvida em relação ao que Jesus veio ensinar?
– Você luta pela unidade da sua família?

Nenhum comentário:

Postar um comentário