terça-feira, 14 de maio de 2013

3ª-feira da 7ª Semana da Páscoa



Jesus reza pelos discípulos

João 17,1-11a

Naquele tempo:1 Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: 'Pai, chegou a hora.
Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti,

2 e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê
a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.

3 Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro,
e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.

4 Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer.
5 E agora, Pai, glorifica-me junto de ti,
com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6
Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo.
Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra.

7 Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti,
8 pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram,
e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.

9 Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo,
mas por aqueles que me deste, porque são teus.
10 Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles.11a Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo,enquanto eu vou para junto de ti'. 

Reflexão
 
Nos evangelhos de hoje, de amanhã e de depois de amanhã, vamos meditar as palavras que Jesus dirigiu ao Pai no momento da despedida. João conservou estas palavras e as colocou como pronunciadas por Jesus durante o último encontro de Jesus com seus discípulos. É o Testamento de Jesus em forma de prece, também chamada Oração Sacerdotal (Jo 17,1-26). 
 
O capítulo 17 do evangelho de João é o final de uma longa reflexão de Jesus, iniciada no capítulo 15, sobre a sua missão no mundo. As comunidades conservaram estas reflexões para poderem entender melhor o momento difícil que elas mesmas estavam atravessando: tribulação, abandono, dúvidas, perseguição. A longa reflexão termina com a oração de Jesus pelas comunidades. Nela transparecem os sentimentos e as preocupações que, conforme o evangelista, estavam em Jesus no momento de ele sair deste mundo para o Pai. É com estes sentimentos e com esta preocupação que Jesus está agora diante do Pai, intercedendo por nós. Por isso, a Oração Sacerdotal é também o Testamento de Jesus. Muita gente, no momento de se despedir para sempre, deixa alguma mensagem. Todo mundo guarda palavras importantes do pai e da mãe, sobretudo quando são dos últimos momentos da vida. Preservar estas palavras é como preservar as pessoas. É uma forma de saudade. 
 
O capítulo 17 é um texto diferente. É mais de amizade do que de raciocínio. Para captar bem todo o seu sentido, não basta a reflexão da cabeça, da razão. Este texto deve ser meditado e acolhido também no coração. É um texto não tanto para ser discutido mas sim para ser meditado e ruminado. Por isso, você não se preocupe se não entender logo tudo. O texto exige toda uma vida para meditá-lo e aprofundá-lo. Um texto assim, a gente deve ler, meditar, pensar, ler de novo, repetir, ruminar, como se faz com um doce gostoso na boca. Vai virando e virando, até se gastar todo. Por isso, feche os olhos, faça silêncio dentro de você e escute Jesus falando para você, transmitindo no Testamento sua maior preocupação, sua última vontade. Procure descobrir qual o ponto em que Jesus insiste mais e que ele considera o mais importante.

João 17,1-3: Chegou a hora!  “Pai, chegou a hora!" É a hora longamente esperada (Jo 2,4; 7,30; 8,20; 12,23.27; 13,1; 16,32). É o momento da glorificação que se fará através da paixão, morte e ressurreição. Chegando ao fim da sua missão, Jesus olha para trás e faz uma revisão. Nesta prece, ele vai expressar o sentimento mais íntimo do seu coração e a descoberta mais profunda da sua alma: a presença do Pai em sua vida.

João 17,4-8: Pai, reconheceram que vim de Ti!  Revendo sua vida, Jesus se vê a si mesmo como a manifestação do Pai para os amigos e as amigas que o Pai lhe deu. Jesus não viveu para si. Viveu, para que todos pudessem ter um lampejo da bondade e do amor que estão encerrados no Nome de Deus que é Abba, Pai.

João 17,9-11a: Tudo que é meu é teu, tudo que é teu é meu!  No momento de deixar o mundo, Jesus expõe ao Pai a sua preocupação e reza pelos amigos e amigas que ele deixa para trás. Eles continuam no mundo, mas não são do mundo. São de Jesus, são de Deus, são sinais de Deus e de Jesus neste mundo. Jesus está preocupado com as pessoas que ficam, e reza por elas.


Para confronto pessoal
1) Quais as palavras de pessoas queridas que você guarda com carinho e que orientam a sua vida? Caso você fosse embora, qual a mensagem que você deixaria para sua família e para a comunidade?
2) Qual a frase do Testamento de Jesus que mais me tocou? Por que?

Fonte: http://viverminhavocacao.blogspot.com.br/2013_05_14_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário