sábado, 3 de novembro de 2012

Comentário do Evangelho

Observação ao redor da mesa

Apenas em Lucas temos narrativas, três, nas quais Jesus participa de refeição em casa de fariseus. A reunião em torno da mesa de refeição é a moldura para um ensino de Jesus.
Os fariseus observavam Jesus, procurando alguma falha para condená-lo. Mas, na realidade, é Jesus quem observa os presentes, como escolhiam os primeiros lugares, e faz a sua sábia intervenção.
O banquete das elites é uma imagem da sociedade classista, na qual cada um procura passar por cima dos outros, na busca da ascensão social. O ensino de Jesus é uma subversão dos valores comuns desta sociedade competitiva em busca da riqueza e do poder, expresso na sentença final: "todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".
No Reino de Deus cada um coloca-se em último lugar, como aquele que serve. São os laços do serviço recíproco, no amor, que criam a união da comunidade, como fermento que transforma a sociedade.


Oração
Pai, faze-me humilde e discreto no trato humano. E que eu não aspire grandeza humana. Basta-me ser reconhecido e exaltado por ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário