sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SANTO DO DIA - 19/10/2012

19/10
São Paulo da Cruz
Paulo Francisco Danei, piemontês, nasceu em Ovala (Itália) no ano de 1694. É o fundador da Congregação dos Clérigos descalços da Santa Cruz e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, título que foi imediatamente simplificado pelo povo cristão, que resumiu no nome 'Passionista" . Com a idade de 19 anos, ouvindo um sermão sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, decidiu dedicar-se ao seu serviço e pensou em executar imediatamente o seu programa alistando-se como voluntário no exército que os venezianos estavam montando para uma expedição contra os turcos. Mas pretensa cruzada tinha em mira só interesses materiais e nada a ver com o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.
Amadureceu a sua vocação dedicando-se à oração e à penitência. Alma eminente contemplativa, passava até sete horas consecutivas imerso em profunda meditação. Aos 26 anos recebeu do bispo de Alexandria, Gattinara, o hábito preto do penitente com os sinais da Paixão de Cristo: um coração com uma cruz em cima, com três pregos e o monograma de Cristo. Convenceu o irmão João Batista a unir-se a ele e juntos se retiraram a um ermo no monte Argentauro, próximo a Orbetello. Viveram aí vida eremítica, em duras penitências. Aos domingos desciam às cidades próximas para pregar a Paixão de Cristo.

Suas missões, marcadas por uma cruz de madeira, obtiveram resultados surpreendentes. O Papa Bento XIII concedeu-lhes a licença de erigir a congregação e ordenou presbíteros os dois irmãos. A Regra inicial, escrita por São Paulo da Cruz, era muito rígida. Paulo, que era prestigiado por bispos e papas (em particular por Clemente XIV, que se incluía entre os seus filhos espirituais), teve de mitigar um pouco a antiga Regra dos passionistas para obter a aprovação eclesiástica definitiva. A congregação masculina logo agregou-se a feminina.

São Paulo da Cruz, morreu com oitenta e um anos de idade, em 18 de outubro de 1775, no convento romano anexo à Igreja dos Santos João e Paulo, no monte Célio. O Papa Pio IX o incluiu no elenco dos santos no dia 28 de junho de 1867.

Nenhum comentário:

Postar um comentário