segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Para quem quer um sinal de Jesus (Lucas 11,29-32)

 

Para quem quer um sinal de Jesus

        Em algumas cidades por onde Jesus passava, as pessoas pediam sinais, para que pudessem crer nEle. As pessoas deviam pensar: um homem que passa pelas cidades dizendo ser o Enviado de Deus, deveria provar o que diz com sinais extraordinários. Fico pensando se Jesus tivesse esperado mais 2000 anos para nascer nesta geração de hoje... Com certeza, nós também iríamos querer ver sinais que provassem que não se tratava de um impostor.

        Há algum tempo se difundiu na internet o vídeo de um brasileiro que acreditava ser Jesus. Ele morava na zona rural de Caruaru e foi entrevistado pelo repórter de um programa de televisão local. Virou motivo de piada. Veja que ele tinha certeza que era Jesus: http://www.youtube.com/watch?v=xs-TqpPOqRs&feature=player_embedded


      Para entender a resposta de Jesus no Evangelho de hoje, precisamos saber do que se trata o "sinal de Jonas" e o que tem a ver a Rainha do Sul e Salomão com Jesus. Para isso seria necessário ler o Capítulo 3 do livro de Jonas, e o Capítulo 10 do Primeiro livro de Reis.

        Jonas foi um profeta que recebeu uma mensagem de Deus para ir à cidade de Nínive, capital da Assíria, e avisar que Deus iria destruir a cidade se o povo não se convertesse, pois a malícia de Nínive tinha subido até o Senhor! Jonas não realizou nenhum milagre em Nínive, mas toda a população, inclusive o rei, vestiu-se de saco dos pés a cabeça e se sentou sobre as cinzas. Aconteceu que Nínive se converteu, e Deus desistiu de destruir a cidade.

        A Rainha do Sul, mais especificamente de Sabá (provavelmente onde hoje se localiza a Etiópia), era matriarca de um dos reinos mais ricos da Antigüidade. Ela ouviu falar da Sabedoria de Salomão e não acreditou até que foi comprovar, com os próprios olhos, se era verdade. Preparou as perguntas mais difíceis e Salomão respondeu todas. Ela ficou bastante admirada e presenteou Salomão com a maior quantidade de ouro, especiarias, pedras preciosas e madeira que ele já recebera.

        Jesus afirmou que para aquela geração que queria um sinal para poder acreditar nEle, seria dado o sinal de Jonas, ou seja, a profecia. Se Nínive, que era cheia de malícia, foi capaz de acreditar em Jonas, então aquela geração também deveria acreditar em Jesus, que foi maior do que Jonas.

        Do mesmo jeito que a Rainha do Sul veio de longe para comprovar a sabedoria de Salomão, muitos vieram de longe para comprovar a sabedoria de Jesus. A Rainha de Sabá acreditou em Salomão, então aquela geração também deveria acreditar em Jesus, que foi maior que Salomão.

        E a nossa geração, seria classificada de má por Jesus? Não tenha dúvida que sim! E veja que interessante: nós devemos "ser Jesus" para as outras pessoas... Você sabia que o povo escolhido de Deus não foi escolhido para ter privilégios? Veja que a Bíblia não se refere a povo PREFERIDO, mas a povo ESCOLHIDO! Sabe para que Deus escolheu esse povo? Para difundir a Boa Nova do Reino dos Céus... Hoje, você, que está lendo esta mensagem, faz parte do povo escolhido, que tem a missão de difundir o Reino a toda criatura. Como seria bom se Deus aceitasse nossa oferta de uma dose extra de fé e amor por todos aqueles que não crêem, não esperam, não adoram, e não O amam... Por todos esses, Senhor, estamos aqui...



Jailson Ferreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário