terça-feira, 9 de outubro de 2012

Escutar Jesus (Lc 10,38-42)

       
 "Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o queEle ensinava".
        Com todo respeito ao esforço de Marta que cuidava dos afazeres domésticos inclusive para servir uma refeição ao visitante, Maria escolheu a melhor parte, escutar Jesus.
        Nós escutamos Jesus? Será que damos preferência e atenção especial a Jesus quando nos fala?
        Eu ouço Jesus no barulho da brisa que refresca, no canto dos pássaros, no barulho das gotas da chuva, e no quebrar das ondas do mar. Ao olhar o sol e as nuvens eu sinto a presença de Deus.
        Mas é de madrugada que às vezes Jesus me acorda para falar comigo. E eu sinto a sua presença dizendo-me o que eu devo escrever aqui.
        Deus pode nos falar através de uma pessoa amiga ou estranha, através de um acontecimento ou mesmo pelos nossos pensamentos. Mais para ouvir Jesus, é preciso prestar atenção, ficar ligado direto, pois Ele é imprevisível, surpreendente e incrível! Jesus é imprevisível porque o seu momento não tem lugar nem hora certa. É surpreendente e incrível porque pode nos surpreender das maneiras mais incríveis.
        Maria escutava atentamente a palavra de Jesus, quando foi interrompida por Marta que se sentiu prejudicada por estar trabalhando sem a ajuda de sua irmã.  Acontece que Maria preferiu ouvir a palavra de vida eterna que prepara para a missão de conduzir outras pessoas a escutarem, seguir e praticarem os ensinamentos do Mestre. Ensinamentos que nos conduzem à vida eterna.
        E foi por isso que Jesus disse que Maria havia escolhido a melhor parte, embora Marta achasse que era a hora errada de escutar o Mestre.  
        Mas Jesus deixou claro que qualquer hora é hora de escutar a palavra de Deus, que é fundamental para o estímulo ao serviço amoroso à vida, o qual é o caminho para a comunhão com Jesus e com o Pai.
        Jesus não estava desvalorizando o serviço doméstico da mulher quando disse à Marta que ela estava muito agitada com os afazeres. Mas, talvez estivesse empenhado em aproveitar o interesse de Maria, e prepará-la para fazer parte do seu grupo de discípulas, o qual  iria ampliar o envolvimento das santas mulheres nas novas comunidades. Assim, além dos serviços elementares  necessários, as mulheres também foram chamadas a assumir a condição de discípulas. E para tal missão, é  coisa indispensável  dedicar-se à escuta da Palavra, para poder exercer com eficiência crescente a função catequética, não somente através das palavras, mas também pelo testemunho e pelo exemplo.
        Também nós catequistas e líderes comunitários, não podemos sair por aí dizendo qualquer coisa que vier em nossa cabeça. Precisamos ler a palavra de Deus assim como ficar atentos  para ouvir a voz de Jesus que nos fala e nos orienta na caminhada. Ele no ensina, nos ilumina sobre o como devemos proceder, e o que devemos falar quando estamos a evangelizar.
        Fiquemos atentos, pois a qualquer momento Jesus poderá falar conosco.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário