terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dia dos Santos Anjos da Guarda (Mt 18,1-5.10)

Dia dos Santos Anjos da Guarda
        Hoje é dia dos Santos Anjos da Guarda, e nenhuma leitura cairia tão bem como esta de hoje, na qual Jesus fala claramente dos anjos dos pequeninos.
        Já fiz uma reflexão desta passagem em 2007 no dia 14 de agosto, aliás, esta foi a primeira reflexão que eu escrevi aqui (Reflexão do dia 14 de agosto de 2007).
        Mas afinal, o que/quem são os anjos? Qual a função deles? A palavra anjo significa "enviado, mensageiro divino". A cada um de nós, é designado um anjo da guarda, que se encarrega de zelar pela nossa segurança. O tempo inteiro ele está tomando conta de nós, mas nós nem percebemos. Imagine as pessoas que por algum motivo perderam o avião que algumas horas depois sofreu um acidente... Ou as vezes que você ficou preso no trânsito e se atrasou, ou precisou pegar um desvio e se salvou de algum incidente que poderia ter lhe envolvido...
        Sobre isso eu tenho uma sugestão de leitura muito interessante. É um capítulo de um livro em que um médico conhece uma senhora idosa no hospital, e aprende muitas lições com ela. É uma leitura que vale a pena. Para quem interessar, clique aqui (você será direcionado para uma página em que terá a opção de fazer o download do arquivo Anjos.pdf)...

        Para concluir, uma curiosidade: a origem da Oração do Santo Anjo que rezamos hoje é originada de uma antiga festa dedicada aos santos anjos desde o ano 800 d.C, na Inglaterra. No ano 1.111, esta oração foi feita: "Anjo do Senhor, que por ordem da piedosa providência divina, sois meu guardião, guardai-me neste dia, iluminai meu entendimento, dirigi meus afetos, governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém." Perceba que a nossa Oração do Santo Anjo é um resumo da original, com algumas alterações na ordem dos pedidos.
        Que saibamos reconhecer a ação destes anjos de Deus na nossa vida. E que cuidemos bem das nossas crianças, dando a educação para que elas possam crescer em idade e sabedoria.

Jailson Ferreira
jailsonfisio@hotmail.com


Fonte: http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário