sexta-feira, 12 de outubro de 2012

As bodas de Caná (Jo 2,1-11)

       
 No Evangelho de hoje temos mais de uma lição para aprendermos. Primeiro. Bebida alcoólica de vez em quando não é pecado como alguns pensam que basta olhar para a garrafa de pinga já cometeu pecado mortal. Sabemos que a bebida realmente faz mal à nossa saúde, e que devemos evitá-la o máximo que pudermos. Porém, beber na festinha de aniversário da filia, no Natal ou Ano Novo, ou até mesmo uma cerveja aos sábados para se alegrar, não vai causar maiores prejuízos à nossa saúde.
        Jesus estava bebendo vinho com seus parentes e amigos para se alegrar, e transformou água em vinho para salvar a situação da amiga de sua mãe. Desse modo, se beber um gole fosse pecado grave, certamente Jesus não teria feito nada disso. Concorda? Ou sem corda?
        A bebida se torna pecado quando o indivíduo se vicia nela, bebendo todo dia, perdendo o emprego por estragar a sua saúde irresponsavelmente, brigando com a família por chegar frequentemente em casa bêbado.
        Este foi o primeiro milagre de Jesus, e Ele o fez exatamente para obedecer a sua mãe. Pois, apesar de dizer que ainda não tinha chegado a sua hora de fazer milagres, Jesus teve de obedecer à sua mãe, Maria que o colocara em uma situação na qual não podia negar. Ela simplesmente virou para os criados  e disse: "Façam tudo o que ele mandar" e, saiu daquela sala, deixando o Filho em um beco sem saída. Jesus então não tinha outra escolha, senão obedecer a mãe.
        Por falar em mãe, como vai o seu relacionamento com a sua mãe?  Você é daqueles ou daquelas que só agrada a mãe no dia das mães?
        Porque tem gente que é assim. No dia das mães leva flores, lava as louças, até faz o almoço, escreve no cartão que ama a velha, e no outro dia, tudo volta ao normal: Ingratidões, bate a porta, não obedece, e tudo mais aquilo que você tem feito e que tanto tem magoado aquela que te carregou 9 meses no seu corpo, e te deu a vida. Que feio!  Gostaria que alguém fizesse isso com você?  Não? Então porque está fazendo isso com a sua própria mãe?  Reparou que você não a está tratando como gostaria de ser tratado por ela e por seus filhos um dia? Você se lembra de quem disse isso? O próprio Jesus. "Faça aos outros o que você gostaria que eles fizessem a vocês" .
        Prezados irmãos. Temos mais duas coisas muito interessantes ou importantes a considerar neste Evangelho. Jesus ainda não tinha feito nada que o revelasse como Filho de Deus, ou como Deus. A dona da festa ao pedir ajuda a Mãe de Jesus, demonstra que já sabia que Jesus não era qualquer um. Ela, com certeza,  já sabia que Jesus era pelo menos, o Filho de Deus.
        A outra coisa a considerar, é o seguinte: Percebeu que Maria foi a intercessora em favor do pedido da dona da casa? A mulher aflita por que o vinho tinha sido devorado pelos penetras, pede, em outras palavras, a mãe de Jesus que interceda por ela.  
        É isso aí. Nós também podemos pedir a intercessão de Maria pois ela é valorosa, e seu Filho com certeza vai atender os seus pedidos em nosso favor.  
        Mãe de Jesus, nossa mãe, mãe poderosa, mãe da Igreja, mãe da sagrada família, rainha da paz, rogai por nós. Amém.

Sal


Nenhum comentário:

Postar um comentário