quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A messe é grande e precisa de operários (Lc 10,1-9)

       


        Jesus no evangelho de hoje envia setenta e dois discípulos em missão como preparadores da chegada de Jesus, as cidades e povoados. E Jesus diz que os enviava "como cordeiros no meio de lobos". Pois sabia que a missão seria difícil e perigosa. Jesus os envia de dois em dois, às casas e não para as sinagogas, formando as igrejas domésticas, comunitárias (são as sementes do Reino). E Tinham como missão curar os doentes e anunciar que o Reino de Deus estava próximo deles. Está é a missão de todos os batizados, não somente dos padres, religiosos e religiosas.
        E como disse Jesus: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mandar trabalhadores para a colheita". Seus discípulos são orientados por Ele a não levarem bolsa, sacola, sandálias, nem cumprimentar ninguém pelo caminho, o que nos remete a idéia de cuidado. Porém, a missão e a fé devem ser maiores que o medo. E como mensageiros da paz, ao entrarem em uma casa deverão dizer: "A paz esteja nesta casa!", este era o sinal dos discípulos de Jesus. E eles deverão contar com a boa vontade e acolhida nas casas que entrarem. Comeriam e beberiam o que lhes fosse oferecido. Comer e beber na casa dos gentios era proibido pela Lei do judaísmo. Mas a partir desse convívio nas casas, vão se fortalecendo e se unindo as comunidades missionárias.
        Irmãos. Peçamos em nossas orações que o Pai envie operários para a messe: padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas e você. Ele nos chama, nos envia para levarmos aos pobres, oprimidos e excluídos, a sua mensagem de paz, alegria, e de vida. Lembrando que a missão não é fácil, que precisamos ser perseverantes, ter fé, força e coragem. O mundo oferece inúmeras possibilidades de nos afastar do caminho de Deus. Por isso precisamos ser fortes para vencermos o consumismo, a inveja, ganância, egoísmo, desejo pelo poder. A vida do missionário deve ser diferente, contrária a vida dos poderosos, deve ser uma vida de humildade, sem apego às coisas matérias.  
        Não deixemos que o medo nos impeça de anunciar o Reino de Deus no meio de nós. Reino que é de vida nova, de esperança pra quem vive na pobreza, na violência, no vício, na prostituição...
        Com carinho, um abraço a todos.

Mª Elian.
Fonte: http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário