quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Quantas vezes devemos perdoar a quem nos ofendeu? (Mt 18,21–19,1)

Quantas vezes devemos perdoar a quem nos ofendeu?
O Evangelho de hoje já é bem conhecido de todos nós. Pedro pergunta a Jesus quantas vezes devemos perdoar quando alguém peca contra nós. A lei antiga dizia sete vezes. Mas Jesus surpreende Pedro com sua resposta: “Até setenta vezes sete.” Que é uma expressão que significa “infinitas vezes”. Em seguida Ele conta a parábola comparando o Reino ao rei que perdoa o empregado que lhe deve uma fortuna, mas que este empregado, não perdoando ao seu devedor, deverá prestar contas ao rei por sua maldade.

Vemos então que mesmo Deus, sendo a Misericórdia Infinita, não perdoa os nossos pecados se não houver uma contra-partida nossa. Se pedirmos o perdão a Deus, Ele há de perdoar, mas Ele quer que também saibamos perdoar a quem nos ofendeu.

Às vezes, na nossa vida, fazemos tantas coisas que desagradam a Deus, mas mesmo assim Ele nos enche de bênçãos e graças. Mesmo sem merecer, Ele nos dá saúde, casa, tempo livre, comida, amigos, roupa, dinheiro, inteligência, estudo, trabalho, família, carro, e tantas outras coisas materiais e não-materiais... Sabemos disso e até agradecemos a Deus por isso... Tudo isso é sinal da misericórdia de Deus na nossa vida... E olhe que nós, na maioria das vezes, nem lembramos de pedir a Deus que nos perdoe pelos nossos inúmeros pecados... Não dá tempo nem de se arrepender deles, e Deus já está novamente nos presenteando...

Poderíamos pensar que jamais faríamos o que esse empregado fez com o seu devedor. Mas no momento em que cobramos de alguém, qualquer coisa que recebemos de graça, como presente de Deus, estamos agindo como esse empregado mau. Às vezes “estrangulamos” as pessoas não fisicamente, mas com pensamentos, palavras, atos e omissões... Imaginemos que o empregado mau, ao saber que seria torturado até quitar sua dívida com o rei, tivesse a chance de voltar atrás em sua atitude com seu devedor... Com certeza o empregado teria perdoado seu devedor.

A lição de hoje é pensar de que forma estamos “estrangulando” as pessoas que nos ofenderam, e procurar perdoá-las setenta vezes sete. Que Deus nos abençoe nesse propósito...

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com
Fonte: http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário