quinta-feira, 26 de julho de 2012

SANTO DO DIA - 26/07/12

Com muita alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant'Ana, padroeira de nossa cidade. O Seu nome não aparece nos evangelhos, nem em notícias sobre a família de Jesus. O nome de Joaquim e Ana aparece primeira vez no Proto-evangelho de S. Thiago. Este escrito, que parece datar do século II, é o primeiro dos evangelhos apócrifos (escritos piedosos, mas cheios de dados fabulosos, sobre a vida de Jesus, não reconhecidos pela igreja como inspirados nem autênticos) do ciclo da natividade.


Em hebraico, Ana exprime "graça" e Joaquim equivale a "Javé prepara ou fortalece".
O nome de Joaquim é um nome bíblico, que significa o homem a quem Jeová confirma. Há vários personagens do antigo testamento com este nome, e é citado por Mateus e Lucas entre os antepassados de José. Com o nome de Ana, aparecem três mulheres na Bíblia: a mãe do profeta Samuel, a mulher de Raquel, parente de Tobias, e a profetisa Ana, que foi ao encontro de Jesus no dia de sua apresentação.

Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant'Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.

Sant'Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.

O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant'Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.
O Proto-Evangelho, em que é difícil separar o puramente imaginário do que possa ser dado da tradição, foi escrito como fim apologético de defender a honra de Maria. Sobre seus pais, teceu uma lenda à base de diversos clichês tirados do Antigo Testamento. Mais tarde está lenda foi incorporada em grande parte pela história e a teologia medieval. Como Joaquim e Ana eram estéreis, e por isto viviam tristes e humilhados. Joaquim se retirou ao deserto para orar, onde permaneceu quarenta dias em completo jejum e oração. Finalmente um anjo apareceu a Ana e outro a Joaquim no deserto para anunciar lhes que teriam um filho, que seria famoso em Israel. Eles prometeram oferecê-lo ao Senhor no templo. De fato, ao nascer Maria, ofereceram-na ainda na infância ao serviço do templo.


A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.


São Joaquim e Sant'Ana, rogai por nós!



Oração de Sant’Ana e São Joaquim
Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant’Ana a graça de darem a vida à Mãe de vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


HINO DE SANT'ANA DE CAICÓ
Letra: Poetisas Palmyra e Carolina Wanderley
Música: Professor Manoel Fernandes


Senhora doce e clemente,
Mãe da Graça e do Perdão,
Abrigai-nos docemente
Dentro em vosso coração (bis).

Salve, Sant'Ana gloriosa,
nosso amparo e nossa luz
Salve, Sant'Ana ditosa,
Terno afeto de Jesus (bis).

Vossos filhos desta terra
vos suplicam que sejais
o seu refúgio na guerra
e sua alegria na paz (bis).


HINO DO PEREGRINO DE SANT'ANA DE CAICÓ
(Livro do Peregrino)


Caicó, sê radiante,
o teu sol já despontou!
Novos raios te iluminam,
Mês de julho já chegou!
Multidões a ti acorrem,
filhos teus em caravana,
tuas filhas vêm de longe:
Peregrinos de Sant'Ana!

Espetáculo de fé,
no sertão do Seridó!
Chega tarde e parte cedo
Quem visita o nosso pó.
Peregrino de Sant'Ana,
sê bem vindo a Caicó.

Jesus Cristo, há dois mil anos,
peregrino nós o vemos
com seus pais ao Santuário,
como hoje nós fazemos.
Catedral é novo Templo,
nossa alma é Belém,
Seridó é Terra Santa,
Caicó, Jerusalém.

Quando chega a despedida,
se apertam corações:
nos olhares a saudade,
na lembrança emoções.
Peregrino, a Catedral
por ti sempre vai rezar.
A Sant'Ana tu prometas:
"Para o ano hei de voltar!".




http://festadesantana.com.br/imagens/audio.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário