terça-feira, 24 de julho de 2012

Quer ser irmão ou mãe de Jesus? Você pode! (Mateus 12, 46-50)

       
Não houve e acredito que não conheçamos uma pessoa que, mesmo com toda sua humanidade, teve uma confiança plena em fazer a vontade do Pai. Para que Jesus chegasse, houve um grande, verdadeiro, sincero e ousado SIM, sem impor limitações ou condições. Esta pessoa foi Maria, mãe de Jesus e nossa Mãe. Durante esta reflexão de hoje façamos este paralelo em nossa vida, com o que Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".
        Muitos pensam que Jesus foi descortês com Maria, mas isto será explicado melhor no final desta reflexão, por Santo Agostinho. Queremos agora é poder perceber, em nosso dia-a-dia, quando estamos ou não fazendo a vontade do Pai... pedindo a graça de nos apresentar como Maria: "Eis aqui a serva do Senhor faça-se, em mim, segundo a Sua vontade". Podemos acordar todos dias e proclamar isto ao Senhor: "Faça-se em mim, no dia de hoje, segundo a Sua vontade." Fazendo assim, conseguiríamos enxergar com outros olhos a nossa vida. Na prática, como funcionaria? Vejamos...
        Ao sair de casa, em seu carro, no trânsito, alguém lhe tranca! Ou até mesmo com um compromisso marcado, você pega um congestionamento que lhe tira do sério... Se ao acordar você proclamou a oração de Maria, imediatamente você colocará estas situações humanas no plano espiritual... Claro, sem se alienar, viu? Mas é óbvio que isto, inclusive, melhoraria a nossa qualidade de vida.
        E é para isso que Deus nos criou: para a felicidade. Para amar, e amando, sentir-se amado. Portanto irmãos, se assim Deus me permite chamá-los, mesmo não nascendo da mesma mãe, busquemos nos aplicar a viver a palavra de Deus por completo, e deixar que ela faça seu efeito em todas as áreas de nosso viver.

Santo Agostinho (†430)
        "O hábito de nossa Escritura santa, com efeito, é de não restringir esse nome de 'irmãos' unicamente aos filhos nascidos do mesmo homem e da mesma mulher... É preciso penetrar o sentido das expressões empregadas pela Sagrada Escritura. Ela tem sua maneira de dizer. Possui sua linguagem própria. Quem ignora essa linguagem pode ficar perturbado e perguntar-se: 'Então, o Senhor tem irmãos?' 'Será que Maria teve ainda outros filhos?' Não! De modo algum! (...)
        Qual é, pois, a razão de ser da expressão 'irmãos do Senhor'? Irmãos do Senhor eram os parentes de Maria... Como se demonstra isso? Pela própria Escritura, que chama, por exemplo, Lot de irmão de Abraão (Gen 13,8 e 14,14). Ele era tio de Lot, e, todavia, chamam-se ambos de irmãos, unicamente por serem parentes. Também Labão era tio de Jacó, por ser irmão de Rebeca, esposa de Isaac. Lede a Escritura e vereis que tio e sobrinho tratavam-se de irmãos."

Ótimo dia.
Raoni Mendes
raonimendes@hotmail.com
Fonte: http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário