terça-feira, 12 de junho de 2012

Você é a Luz do mundo (Mt 5, 13-16)

A mensagem de Deus nesta terça-feira nos chama a atenção através das palavras de Paulo, sobre a importância de usarmos nas nossas pregações, palestras, homilias, publicações escritas e encontros da catequese, palavras simples (como Jesus o fez, inventando estórias do dia a dia do povo daqueles tempos) para que todos os ouvintes presentes e distantes possam entender com clareza a Boa Nova a qual fomos designados a transmitir ao mundo. Não fica bem nos apresentarmos ao povo humilde com um ar de intelectual usando um palavreado rebuscado e complicado aos ouvidos daqueles que não tiveram a oportunidade de freqüentar uma faculdade. Isso mais parece uma atitude arrogante, uma demonstração de vaidade e de insegurança da nossa parte. Além do mais o nosso discurso irá passar por cima das cabeças daqueles que nos olham tentando nos entender, mas não o conseguindo, só lhes resta torcer para que  a nossa falácia acabe logo e a missa tenha seu prosseguimento normal.
        Nosso discurso deve estar recheado da sabedoria divina, e não da "sabedoria" humana, como diz Paulo: "Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens."
         No Evangelho de hoje Jesus nos concede a grande honra de sermos a LUZ DO MUNDO. E insiste em afirmar que a nossa luz não deve estar escondida, ou em lugares baixos, mas sim em lugares altos para que todos a vejam.   É importante aqui não nos iludirmos e pensar que Jesus quer que sejamos como aqueles que gostam de aparecer em público. Aqueles que se oferecem para ajudar apenas com o intuito de aparecer, de se mostrar. Pois a virtude da fé e da humildade mesmo não as possuem.   
        Sim, somos a Luz desse mundo, porém a nossa luz não é nossa. Porque NÓS APENAS E TÃO SOMENTE REFLETIMOS A LUZ DE DEUS QUE BATE EM NOSSA PESSOA. E para que  isso aconteça é bom não nos esquecer, que devemos ser dignos de refletir essa luz.
        A única luz que procede de nossa pessoa não reside na nossa sabedoria humana, nas faculdades que cursamos, nos livros que lemos, mas sim EM NOSSAS BOAS OBRAS.  Portanto, a luz do que Jesus nos fala hoje não é a luz da nossa sabedoria, nem da nossa beleza física, muito menos da nossa roupa cara, mas sim das nossas boas obras. E Jesus deixou isso muito bem claro em suas palavras. "Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as VOSSAS BOAS OBRAS ".
        Portanto, caros leitores, está descartada aquela possibilidade de auto-promoção, de me integrar na pastoral dos pobres, fazer um excelente trabalho de "caridade", tornar-me bastante conhecido e  no ano seguinte aproveitar e me candidatar a vereador. Não é nada disso!
        Muitas pessoas já me perguntaram sobre um certo filme da hora cujo título envolve a palavra luz, e que parece ser uma crítica à Igreja Católica. Respondo a essas pessoas que não tenho muito tempo a perder com as agressões a nós dirigidas, por várias razões a saber:
        1 - A LUZ que nós seguimos é a LUZ daquele que disse: "EU SOU A LUZ DO MUNDO" , e não uma luz qualquer inventada ou criada, por um ser humano mortal. Jesus morreu, sim. Mais Ele venceu a morte. E antes disso provou que era o próprio Deus pelos seus milagres.
        Aqueles que seguem outra luz fruto da imaginação humana, se estão nos criticando, é porque estão lendo os nossos escritos inspirados por Deus, e estão acompanhando os nossos passos. E se estão nos verificando assim, é porque não estão satisfeito, completos lá onde estão, não estão contentes lá na sua religião.
        Prezados leitores. Nós  seguimos aquela mesma luz que apareceu a Paulo na estrada de Damasco. Paulo, inimigo dos cristãos, estava em marcha para matar vários deles. E então aquela poderosa luz, tão forte que até o cegara, lhe dissera. "Paulo por que me persegues?"
        Jesus não castigou Paulo deixando-o cego, mais sim devolveu-lhe a visão e o transformou  de perseguidor dos cristãos a anunciador dos ensinamentos de Cristo.
        Prezados irmãos que nos criticam. Se é que tal informação de fato procede. Nós os cristãos seguidores da poderosa luz divina, fazemos hoje como O fez Jesus com Paulo. Venham para cá. Vocês não estão satisfeitos aí? Mudem de caminho! Venha para a verdadeira luz anunciada por Deus!
        Meus irmãos em Cristo, não entendam que estamos nos julgando superiores a vocês. Nós respeitamos todas as religiões. Por isso não agredimos nenhuma delas com palavras vãs. Pois somos todos irmãos, respeitamos vocês. Mais isso não quer dizer que não podemos nem devemos responder a possíveis  agressões. A lógica da convivência humana é assim. Quem agride, esteja certo que se candidatou a uma resposta também agressiva. Pois quem fala o que quer ouve o que não quer.
         PORÉM, SE O REFERIDO FILME NÃO TRATA DE NENHUMA CRÍTICA A IGREJA CATÓLICA, PEDIMOS QUE DESCONSIDEREM TODAS ESTAS NOSSAS PALAVRAS, E DESEJAMOS A VOCÊS A PAZ DE CRISTO JESUS. AMÉM, IRMÃOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário