sexta-feira, 8 de junho de 2012

Igreja incentiva católicos a não votarem em corruptos

Às vésperas do início do julgamento do que está sendo considerado o maior escândalo de corrupção da história do Brasil, o Mensalão do PT, a Igreja Católica incentiva seus fiéis a votar em candidatos "ficha limpa".

A Igreja quer aproveitar as eleições municipais desse ano para eliminar do pleito "os candidatos cujas vidas pregressas de acordo com a lei (da Ficha Limpa) contaminam o cenário político e ameaçam a democracia". Para tanto propõe ao seu rebanho e aos eleitores em geral que não venda seu voto e nem o anule, pois quem anula o voto "omite-se e renuncia à possibilidade de participar do processo político". Os conceitos estão no documento "Orientação sobre a participação dos católicos nas eleições" distribuído, pela Arquidiocese através do arcebispo-primaz do Brasil e de Salvador, dom Murilo Krieger.
Um dos principais alertas da Igreja é para que o eleitor "avalie, com cuidado, as campanhas dos candidatos, a quantidade de dinheiro gasto e as promessas feitas. Verifique se eles terão condições de cumprir o que estiverem prometendo". Pede uma "atenção especial" à "propaganda enganosa, à oferta de dinheiro ou favores que visem enganar o eleitor".
Preparado pelo Conselho Presbiteral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com base na mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) "Eleições municipais de 2012" as orientações terão ampla divulgação, conforme explicou dom Murilo.
“A ideia é que os padres incentivem a leitura e a reflexão nos vários grupos. Enfim, queremos que todos tomem consciência, pois estamos preocupados com o seguinte: diante do que aparece na mídia sobre os políticos há o perigo das pessoas descrerem da política, acharem que é uma coisa ruim, quando ela é a arma do cidadão para se defender da corrupção. Se há corrupção é porque a escolha dos candidatos foi errada de quem os elegeu”, declarou, assinalando que além da tomada de consciência em relação ao voto, os brasileiros precisam acompanhar os mandatos de quem elege.
“As pessoas devem acompanhar, se manifestar, elogiando quando uma coisa é bem feita ou reclamar das coisas erradas, através de e-mails e os vários meios de comunicação”. O arcebispo deu "graças a Deus" ao aparecimento da Lei da Ficha Limpa, e "uma lástima" aos ataques que a legislação sofre, e acredita haver a necessidade de se criar uma "cultura política do povo de cobrar dos seus representantes. E se o político representa bem merece ser reeleito, senão é melhor que não receba mais voto".
A reportagem é da Agência Globo, 06-06-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário